Praia no outono: Santa Catarina

Uma garça na Praia do Rosa

Quando programei a última escala antes de voltar para casa em Santa Catarina, apostei na possibilidade de poder dar umas caminhadas na praia com sol. O outono costuma ser a estação com tempo mais firme no litoral catarinense. Debaixo do sol, a temperatura passa dos 25 graus (pode chegar até uns 28, 29). À sombra, está gostoso. E de noite, não dá para dormir sem edredon.

Vista da pousada Caminho do Rei

Dito e feito: peguei dias bonitos tanto em Floripa, onde passei dois dias incógnito, quanto aqui na Praia do Rosa, onde bati as fotos do post. Deu até pra entrar n’água — estava menos fria do que eu me lembrava da última vez que entrei no mar em Santa.

Rosa: em direção ao Canto Norte

Claro que não fica assim 100% do tempo — desde a Páscoa o tem feito tempo bom praticamente todos os dias, mas nesta quarta-feira chega uma frente fria com chuva.

No canto norte, olhando para o sul

Mas tanto em Santa Catarina quanto no litoral da Rio-Santos, em termos de clima, o outono costuma ser uma aposta mais bem-sucedida que o verão. E o que é melhor: sem trânsito…

62 comentários para “Praia no outono: Santa Catarina”

  1. Isso é verdade: Floripa nessa época tem sol, dá para aproveitar bem, e sem os engarrafamentos monstruosos nas estradas da ilha.

  2. Eu estou planejando ir pra Floripa a um bom tempo e essa escolha da melhor época para ir tem me dado mais dor de cabeça que qualquer coisa…

    Inverno sai fora porque é frio.
    Um fator que me atrai é o verão porque o dia é longo (fica claro até às 20h!) mas em compensação dez, jan e fev é quando chove mais, sem contar a muvuca que toma conta do lugar…
    Aí tem o outono que todos dizem ser melhor mas o dia já escurece às 18h, e sempre tem a possibilidade de chegar uma frente polar como aconteceu semana passada que despencas as temperaturas…

    Odeio esse clima da parte mais ao sul do Brasil que não concilia um baixo índice pluviométrico com altas temperaturas!!

  3. Sim, no outono o clima em Santa fica firme, mas eu prefiro mesmo é ir pra lá no inverno.

    Garopaba fica uma delícia no frio, a praia é só nossa, dá pra acordar com aquela cerração nos morros, caminhar de moleton na beira da praia, lagartear no sol, tomar um chimas…. coisa bem boa!! :D

  4. Adoro o outono no sudeste, me parece que no sul é a mesma coisa: céu azul, tempo seco, temperatura agradável…

    Aqui no NE, aberta a temporada de calor com chuva.

  5. Ano passado fiz o meu roteiro por Santa Catarina em pleno outono e adorei. Peguei vários dias maravilhosos, temperaturas agradáveis e lugares tranquilos.

    Na praia do Rosa mesmo, teve um dia em que ela estava simplesmente deserta, tínhamos a praia inteira só para nós.

  6. Mais um show da Santa e Bela Catarina.
    Realmente o Outono é a melhor época para se visitar nosso estado.
    Aos fotografos, são as melhores luzes, e o pôr do Sol mais belos.
    Ainda tem o adicional de ser sem filas, com o povo local nos bares (um dos mais bonitos do mundo) e se der sorte rola uma Tainha.
    Como diz o mané “Das um banho, é um monstro”.

  7. Riq,
    Vale lembrar também do litoral capixaba. De abril a junho chove pouco por aqui e o tempo firme dá praia quase todo final de semana.
    Fica a dica!

  8. Que legal ver a foto da Praia do Rosa. Acabei de voltar de lá hoje cedo, fui na sexta a noite e voltei hoje as 6h da manhã. Nada de filas nas estradas, tempo ótimo com sol sábado e domingo.
    Sempre gosto de ir pra lá nessa época do ano, os bons restaurantes continuam abertos, mas sem aquele monte de gente que tem no verão, os preços das pousadas estão melhores e o atendimento fica ainda mais atencioso! Muito bom!

  9. Quando quero passear em Floripa sempre tento programar para março e abril. Aproveito bem mais.

  10. Social comments and analytics for this post…

    This post was mentioned on Twitter by carolmayr: Praia no outono: Santa Catarina http://goo.gl/fb/jUK1h #greader…

  11. RIQ, tem que ser gaudério para entrar na água nesta época.

  12. Olá!
    Só para confirmar tudo o que já foi dito: realmente, o outono em Santa Catarina é uma delícia. Na minha opinião (moro em SC), os meses de março, abril e maio são os mais gostosos com relação ao clima e também ao movimento tranquilo nas estradas e nas praias. Perfeito!
    Junho já é frio para aproveitar o litoral. Aí o negócio é subir a Serra e curtir um friozão mesmo.
    Abraço!

  13. A Praia do Rosa também é uma delícia entre Agosto e Outubro. Temporada das baleias francas! Um super destino com mil coisas para fazer e ótima gastronomia.

  14. Só quem tá por aqui no Rosa todos os dias , como eu, pra contar como é lindo no outono…. praia com pouca gente , tranquilidade , dias de sol e noites de lareira….
    Beijo , Riq…
    Valeu pelo banho de mar INESQUECÍVEL !!!
    Jackie

  15. Concordo com a Silvia, a temporada das baleias é uma excelente época pra se visitar a Praia do Rosa. Estive lá em setembro de 2008 e tive a sorte de pegar 03 dias maravilhosos, com muito sol e baleias claro… Pode ventar e fazer frio também, mas ainda assim a Praia do Rosa sempre vale a pena!
    Abraços.

  16. Outono é realmente a melhor epoca. Eu moro na Alemanha e só consigo ferias para ir pro Brasil ou no outono ou na primavera brasileira. Eu sou de SC e quando finalmente estou por la, sou obrigada a passar uns dias na praia para esquecer os dias cinzentos e chuvosos da Alemanha. Na primavera o mar ainda e super gelado, o outono o clima é realmente mais estavel, faz muito calor no sol e na sombra é mais fresquinho. A temperatura do mar é ideal.Super recomendo ir final de marco/comeco de abril para Florianopolis!

  17. Vou conhecer Florianópolis no feriado de 12 de outubro, passei por aqui pra procurar dicas mas não estou achando. Sugestões são bem vindas!

    Abraços.

    1. A ficha de destino de Florianópolis ainda não está pronta. Garimpe infos nestes posts e suas caixas de comentários (não deixe de clicar nos comentários anteriores: http://www.viajenaviagem.com/category/florianopolis/

  18. Março é um mês excelente para ir à Floripa, faz muito calor, o tempo está firme e os preço beeem mais interessantes. O tumulto também está menor, mas as praias do Norte da ilha ainda estão abarrotadas de Argentinos farofeiros… Praias como Canasvieiras ficam poluídas com o lixo de pessoas mal educadas…

    Praias do sul da ilha são belíssimas e com opções de hospedagem mais em conta, porém sem glamour, em pousadas familiares com bom custo-benefício. O único incoveniente é que o mar é mais frio que as praias do Norte, mas lá é muito mais preservado.

    Uma ótima praia para ir com crianças é a praia do Forte ao lado de Jurerê Internacional é um deleite para adultos e crianças, mar morno, transparente, cheios de peixinhos, sem ondas, bem limpo e preservado.

    Para um café da manhã colonial maravilhoso sugiro o da Pousada Quinta da Bica dágua, para quem estiver hospedado na região central da ilha.

  19. Riq sugiro que na sua próxima viagem à Floripa visite o restaurante Sabor da Costa na Costa da Lagoa da Conceição. Ele é recomendado pela revista Veja, já ganhou vários prêmios, mas tem um estilo simples e descontraído, com uma linda vista para a lagoa, comida excelente, ótimo preço e um passeio na lagoa que por si só já vale a ida até lá, não tem erro.

  20. Olá, Ricardo. Não encontrei um link sobre Bombinhas, mas, se possível, gostaria de saber o que você acha do lugar. Como você, gosto de praia com água cristalina como as ilhas de Paraty, Arraial do Cabo ou Noronha. Mas tb gosto de lugares bem calminhos. Dei uma olhada na internet e Bombinhas me pareceu umm lugar agitado, é isso mesmo?

    1. Monica, Bombinhas fica superlotada no verão, mas fora de temporada é superparada. Na Semana Santa deve ficar mais para cheia, mas não deve superlotar. Indico as pousadas que ficam no canto direito de Bombinhas, com acesso a várias prainhas de águas calmas: Solar das Tartarugas, Caminho do Mar, Villa Paradiso. A pousada mais charmosa é a Mauna Lani, mas esta fica em Bombas, uma praia antes. Porto Belo também tem uma pousada charmosíssima, a Refúgio do Estaleiro.

  21. Riq,

    Queria dicas sobre a praia do Rosa. Algum restaurante imperdível?
    Acho que vamos pegar tempo feio…

    1. Olá, Marisa! Aqui quem fala é A Bóia. A primavera costuma ter muitas frentes frias no Sul e no Sudeste. Mas na Praia do Rosa o Ricardo Freire sempre diz que em caso de mau tempo você finge que está na serra :D

      Os restaurantes da região são ótimos. Experimente os restaurantes da Quinta do Bucanero, da Hospedaria das Brisas e da Regina Guest House. O tailandês Tigre Asiático também é recomendado, mas o Ricardo Freire não deu muita sorte quando foi.

  22. Vou passar pela Quinta do Bucanero entre 03 de junho ate 07, alguém conhece? Como é o tempo nesse mes de junho? Geralmente esfria muito =/? Foi passar minha lua de mel la, e queria aproveitar a praia =)

  23. Olá! conseguir uns dias no final de julho, pra viajar com meu marido e filhos pequenos, será que vou pegar mal tempo, será que dar pra curtir com as crianças? Quero tanto conhecer a cidade é linda nas fotos… mas e o frio.. as praias vão se impossiveis..rsrs.. me ajude.

    1. Olá, Ana! Será inverno e estará frio.

  24. Olá!
    Vou na semana que vem à Floripa.
    Gostaria de saber se durante este período ainda é possível aproveitar as praias. Qual é a mais indicada? As águas das praias do Sul realmente são geladas como dizem? rsrs Help!

    1. Olá, Gizelle! Por favor não saia repetindo perguntas em todos os posts. Respondemos no outro.

  25. Olá estou indo para Balneario de Camburiu no dia 27/04/2013
    gostaria de saber como esta clima nesta epoca do ano para saber o que levar de roupas .Obrigado

    1. Olá, Adriana! Deve fazer dias quentes e noites frescas. Monitore a temperatura nos sites de meteorologia a partir de dois dias antes da viagem.

  26. Olá, estou programando de conhecer Praia do Rosa em meados do Mês de agosto, gostaria de saber como é o clima nessa época do ano, para poder me programar melhor. Obrigado

    1. Olá, Lennon! É bastante frio, mas as pousadas são bem aconchegantes. É uma época concorrida por causa da observação de baleias.

  27. Olá, gostaria de conhecer a praia do Rosa em maio, pois estarei de férias. Neste período é frio, vale a pena?

    1. Olá, Marcelo! Esse período é um pouco frio, mas vale a pena, porque costuma ser ensolarado. Em dias de sol dá para ir à praia de dia (provavelmente sem entrar no mar) e curtir um frio no edredon à noite.

  28. Olá pessoal, estou pretendendo ir para floripa, Camboriu na semana da Oktoberfest em Outubro/13, nesse período o clima é bom para pegar praia nesses lugares, faz sol e calor ?

    1. Olá, Antonio! Deve estar frio! Veja as médias: http://jornaldotempo.uol.com.br/climatologia.html/Florianopolis-SC/

  29. Olá, estou me programando para ir para a praia do Rosa em Julho, pois é as minhas férias, faz muito frio o inverno daí ? é recomendado acampar?

    1. Olá, Juliana! Faz bastante frio. Pode chover. Não é recomendável acampar. É uma época gostosa para curtir o friozinho e ver baleias.

  30. Olá pessoal sou de SP, estou indo para Balneário Camboriu em Novebro dia 18/11/13. Como e o clima ai, da para pegar uma praia tranquilo ou ainda e frio? Já estará encaminhando para o fim da primavera.

    1. Olá, Fabio! Em princípio dará praia, sim; só não dará se passar alguma frente fria. (O que é imprevisível.)

  31. boa tarde, estou programando minhas ferias para chegar em floripa dia 16 de outubro ficar uma semana, vai estar frio ? ou da pra curtir a praia durante o dia ? pretendo ficar na praia de canasvieiras.
    obrigado

    1. Olá, Vinicius! Pode ser que já dê praia; vai depender da passagem ou não de frentes frias.

  32. Quero saber como é o clima nos períodos do meados do mês de setembro? Vou passar uma semana em Florianópolis, e saber como estará o clima é necessário pra fazer as malas.

    1. Olá, Valdete! Você pode ver as médias históricas aqui:
      http://jornaldotempo.uol.com.br/climatologia.html/Florianopolis-SC/

      Fique de olho na previsão do tempo :)

  33. oi, estamos com programação para ir a Santa Catarina, no período de 24 a 28 outubro, e vamos ficar em Penha, vamos levar nossos pequenos para conhecer o Beto Carrero, e gostaríamos de ir a Praia pois me disseram que lá tem praias belissimas… como é o clima nesse período???

    1. Olá, Ana! Você estará na dependência da passagem ou não de uma frente fria. As praias mais bonitas da região ficam em Bombinhas.

  34. Oá, eu e meu marido estaremos indo para Guarda do Embaú dia 24/09 e de 25 a 29 ficaremos na Praia do Rosa e em Laguna no Laguna Tourist Hotel…tem chance de dar praia???ou é mais fácil de ver as baleias???…bjs!

  35. Olá !! pretendo fazer uma viagem com meu marido para Balneário Camboriú. Vou reservar o hotel para dia 26 a 28 de Outubro, a reserva tem que ser feita com um mês de antecedência, sendo assim fica difícil saber como estará o clima . Será que dá pra aproveitar a praia, ainda é frio nessa época?
    Gostaria de dicas de lugares bons e não muito caros para comer em Balneário Camboriú .

    Obrigada !!

    1. Olá, Andreia! Nesta época pode dar praia ou não, dependendo da passagem ou não de uma frente fria. Não se preocupe, a comida não é cara em Balneário. No seu livro 100 praias que valem a viagem, o Ricardo Freire recomenda o Bib’s e o Mundo Selvagem Bistrô, na orla. Na Barra Sul você encontrará pizzarias, temakerias e lanchonetes.

  36. Olá, estou programando minhas férias pra Maio de 2014, gostaria de saber como é o clima nessa época?
    Obrigada.

    1. Olá, Martha! O clima é o que está descrito no post. Maio é outono.

  37. Estou programando ir na semana santa 2014 (meados de abril) pra Jurerê. Como é a temperatura da água, muito fria já? Vamos levar as crianças pequenas.
    Obrigada

    1. Olá, Nice! O Comandante comenta no texto acima :) Dá uma olhadinha!

  38. Olá! estarei visitando Bombas por uma semana, de 02 a 09 de abril de 2014´, será que o tempo colabora e é possível uns banhos de mar? e tem alguma indicação de restaurante e passeio imperdível?? desde já agradeço e elogio o ótimo site.

    1. Olá, Talita! O banho de mar em abril é possível, sim. Os melhores passeios da região são às praias mesmo. Tem também a ilha Porto Belo, onde há um museu ecológico da família Schürmann. O melhor restaurante é o Berro D’Água, em Zimbros.

  39. Olá, estou pretendo ir a Floria no final de maio, lá pelo dia 26 e ficar até no dia 03/06. Gostaria de saber se nesse período é frio em Floripa? E qual seria a melhor opção (hotel bom e barato)para ficar em Jurerê? Ah sim, nesse período, rola tomar banho de mar?

    Aguardo resposta e muito obrigada

    1. Olá, Thalita! No fim de maio você só terá coragem para o banho de mar se houver veranico. Fora de temporada ficar na praia em Floripa não é uma boa idéia. Fique no centro ou na Lagoa da Conceição, de onde é mais fácil se deslocar pela ilha. Um hotel em conta no centrinho da Lagoa é o Hola.

  40. Olá amigos;

    Pretendo conhecer todo litoral catarinense em Agosto. O clima é agradável ou é muito frio? Obrigado

    1. Olá, Jonathan! Infelizmente não temos como prever o tempo. Agosto é inverno e as temperaturas devem ser mais baixas. Para ter uma idéia, dê uma olhada nas médias de Florianópolis: http://jornaldotempo.uol.com.br/climatologia.html/Florianopolis-SC/

ATENÇÃO:
Desculpe, mas esta caixa está inativa e seu comentário não aparecerá. Estamos aprontando um novo Viaje na Viagem. No novo site a caixa de comentários voltará a funcionar. Obrigado pela compreensão!