Trilhas em Itacaré: perigo de assalto mesmo com guias

Trilha para a Engenhoca

Sempre ouvi que não é recomendável fazer trilhas em Itacaré — sobretudo a da Ribeira até a Prainha, a única com saída da “zona urbana” — pela possibilidade de ser assaltado no caminho.

Mas a Ana Carolina de Curitiba traz um relato chocante e um alerta grave: foi assaltada durante uma trilha guiada, e soube de casos escabrosos que em que nem grupos grandes foram poupados.

Eu não gosto de ajudar a alimentar pânico, mas acho um absurdo completo que um lugar cujo diferencial em relação às outras praias sejam justamente as trilhas pelo mato permitir que isso continue acontecendo. É o fim da picada.

Com a palavra, a Ana Carolina:

Estive em Itacaré no mês passado e de lembrança da viagem trouxe um assalto e uma visita à delegacia.

Foi na trilha entre a cachoeira da Usina e a (belíssima) praia de Jeribucaçu. Eu e o marido estávamos com guia contratado via agência, mas mesmo assim o sujeito (que já havia rendido outro casal à nossa frente) nos abordou com uma espingarda velha e uma peixeira, pediu para deixarmos nossas coisas e seguir.

Pensando que ele nem chegou muito perto até acho que tivemos muita sorte (tudo que ficou eu posso comprar de novo), mas mesmo assim quero dar o aviso porque pelo que ficamos sabendo a partir de então, Itacaré está meio perdida em assaltos e afins (embora se tente abafar de todo o jeito para não espantar os turistas – no verão, disseram que havia policiais à paisana em todas as trilhas).

Eu moro numa cidade que tem violência, tem assalto e tudo, mas sei onde é perigoso, evito e aviso a quem posso. Lá ninguém fala nada. Pelo que eu soube é meio certo ser assaltado (ou pior) na trilha da Prainha, por exemplo. Fiquei pasma quando o dono da agência nos disse que um italiano morreu há uns tempos porque tava “marcando” – e me explicou que o “marcando” era fotografar o pôr do sol (17h30, 18h) sozinho na Tiririca e ter reagido quando o ladrão chegou (reagir é marcar, concordo, mas fotografar pôr-do-sol?).

Mesmo o caminho entre o Centrinho e a Tiririca não é recomendado quando escurece (e lá escurece cedo) – falei com uma moça que diz que recomenda aos hóspedes da Tiririca usar táxi para ir ao centro à noite.

Grupos grandes também não estão livres (umas 40 pessoas, indo pela CVC, foram rendidas há uns 2 anos em uma trilha – desde então eles fizeram acordo com uma fazenda e tem permissão para usar uma outra trilha, com exclusividade).

De tudo que eu ouvi, acho que Itacaré é meio roleta russa. Você pode ir e simplesmente encontrar um lugar paradisíaco, trazer fotos lindas e sentir saudades da moqueca e da água de coco. Mas a chance de encontrar a bala existe e é bom ao menos ter ciência dela.

Obrigado pelo depoimento, Ana. Se alguém tiver passado por alguma coisa parecida, por favor nos conte na caixa de comentários.

247 comentários

Em 2007, estive em Itacará com meu marido. Saímos de Recife, onde moramos, para Salvador, de onde seguimos para Arraial d’Ajuda e Itacaré. Não lembro de termos sido avisado em relação a assaltos, sequestros ou qualquer outro tipo de crime em nenhum momento. Para nós, a recomedação de optar por um guia foi somente para não nos perdermos, já que, segundo nos disseram, era comum de acontecer casos em que turistas se aventuravam nas trilhas e acabavam perdidos. Optamos por um guia da cooperativa e fizemos algumas trilhas (inclusive a de Jeribucaçu e Prainha). Foi muito tranquilo! O garoto que ficou conosco era bem divertido e demos boas risadas! Não me senti ameaçada em hora alguma, por isso fiquei surpresa com o relato. Espero que estejam fazendo algo em relação a isso, já que a região é de fato muito bonita e tenho vontade em voltar lá!

Abs!

Nathalia

Nossa o Brasil perde tanto dinheiro do turismo com isto
é revoltante !!!!!!!!!
deveriam dar trabalho para estas pessoas que roubam
assim evitaria isto, e um trabalho relacionado ao meio ambiente
deixar as praias e florestas preservadas,limpas e seguras
teria muitos mais estrangeiros e brasileiros gastando muito dinheiro aqui !
sendo assim cresceria a economia da cidade e do país !!!!!
porque o governo nao percebeu isto ainda ?????????
é taooooo obvio
tem que investir no turismo ecologico e ganhar dinheiro com isto e dar trabalho aos pobres destes lugares para ajudar no turismo
e fazer um controle de natalidade para parar de nascer tanta gente que nao tem condiçao financeira… é este tanto de gente pobre que gera a violencia, eles nao tem estudo nem o que comer… tem que haver controle de natalidade com os pobres e para os que ja estao vivos dar trabalho para ajudar o meio ambiente do Brasil
e tenho dito !

    Nossa, penso a mesma coisa!!! É muito revoltante pagar por um pacote, enfim, ter gastos com uma viagem e chegar lá e ser obrigada a contratar “guias-seguranças”. O que um guia pode fazer frente a bandidos armados por você?
    Pessoas pobre tendo mil filhos e depois roubando…realidade brasileira…enquanto isso, lugares menos belos lucrando horrores com turismo.

Essa historia de ter que contratar guia por questões de violência é muito revoltante e me desanima completamente a viajar pelo Brasil.

Nunca tive problemas em Itacaré, mas estive recentemente em Alcantara-MA com meu namorado e fiquei impressionada com a mesma historinha que era contada pelos guias locais. Ao desembarcar do barco logo fomos abordados por um guia mirim, que nos ofereceu seus serviços. Agradecemos e recusamos, pois estavamos com um guia impresso e nao achamos que fossemos precisar de guia em uma cidade tao pequena. O menino entao nos alertou que seria muito perigoso atravessar uma tal rua da Amargura sozinhos, pois certamente seriamos assaltados (?!)

Pois bem, ignoramos o alerta e prosseguimos a visita, decidindo deixar a rua “perigosa” para o final do dia. Toda hora que um guia nos via andando sozinhos, vinha falar sobre o perigo de passar pela rua da Amargura, e que era melhor a gente ir com um guia, bla bla bla. Meu Deus, o que sera que uma rua de uma cidade tao pacata poderia ter de tao perigosa??

Durante nossa visita à cidade, fomos abordados no total por 7 guias, sendo que muitos deles fizeram questao de ressaltar que uma turista italiana tinha sido esfaqueada no local havia poucos dias, e que estariamos definitivamente “colocando nossas vidas em risco” (sic)

Resolvemos ignorar todos os conselhos e encaramos a famigerada rua sem guia nenhum. E como eu imaginava, pois seria muito exagero uma rua de 200 metros ser TAO perigosa assim, ainda mais em plena luz do dia, nao nos aconteceu absolutamente nada. Inclusive a rua estava completamente deserta… e certamente se algum turista aparecesse, estaria com um guia, pois imagino que muitos temem o pior e acabam cedendo às pressoes.

Enfim, tudo isso pra dizer que infelizmente o Brasil esta muito longe de oferecer uma infraestrutura de turismo decente! Sentir-se obrigado a contratar um serviço somente para nao ser assaltado é o cumulo mesmo!

Galera, assaltos na trilha da Prainha em Itacaré acontecem desde 1998 (ou 97 – já não me lembro bem). Nessa época não tinha estrada pavimentada, não rolava esquema de guias, a cidade era muito pequena, sem resorts e nem pacotes. Como vocês podem perceber, o cenário era bem diferente de hoje. Durante os dias que tivemos lá fizemos várias trilhas, apenas entre amigos. Para nosso espanto, um casal que estava hospedado na nossa pousada foi assaltado por dois caras armados com um facão. Houve, inclusive, boatos de que a menina fora estuprada…. Depois soubemos que não se tratava de um fato isolado e que outros assaltos a turistas já haviam acontecido. Triste, né? O turista vai procurando um paraíso e encontra violência.

Faço trilhas há anos e quase sempre dispenso a companhia de guias por me sentir mais à vontade somente na companhia de amigos. No entanto, em duas situações os guias se tornam indispensáveis e bem vindos: quando o caminho é muito complicado e existe o risco de se perder (Vale do Pati na Chapada Diamantina ou Lençóis Maranhenses) ou quando se trata de parques ou locais com essa exigência (Chapada dos Veadeiros ou Bonito).

Mas, se a contratação do guia for recomendada por questões de violência, melhor mudar de destino!!!

Abs

O que me deixa curiosa é o fato que muito comentam que só há proteção para andar nas trilha se tiver acompanhamento de um guia. Bandido respeita guia e não turismo?

Os assaltos aos turistas é comum em alguns paises. É dinheiro fácil. Não todos os turistas denuncia o roubo, porque é complicado e não sabe com fazer a denúncia.

Eu fui à Itacaré. Tivemos sorte e não nós passou nada ruim. Gostei de Itacaré e penso que é uma lástima que suceda.
É mau pela pessoa que mora e trabalha ali e sobre toudo pelas pessoas que viven do turismo (e são muitas!!!)
Bjs

Eu já estava me sentindo meio gringa de não querer ir a Itacaré com medo dos assaltos, sempre desistia na última hora. Daí, no fim do ano, veio o depoimento decisivo: um amigo de um amigo estava chegando de noite, de SP, e teve o carro interceptado. Foram sequestrados, passaram a noite toda recebendo ameaças dos assaltantes, com armas na cabeça, e só foram liberados quando o dia amanheceu. Quem quer férias com esse risco, gente? E mais: sem querer fazer julgamento nem nada, mas isso de não ser assaltado se faz trilha com gente que conhece o lugar só me soa como lobby – tipo assaltante não assalta grupo de amigo guia? Será que estou exagerando?

    Acho que vc esta certíssima . Se com guia vc não e assaltado, deve ser porque os guias conhecem os bandidos. Que tipo de segurança um guia pode oferecer diante de um bandido armado?

    Boa conclusão essa de que os guias conhecem os bandidos, daí não serem assaltados (se os conhecem, deviam noticiá-los ao Ministério Público). Ou isso os então os guias os contratam, para assaltar os sem-guia. Está com muita cara de conluio ou conivência. O cara é guia ou segurança?

    Eu até acho que ir com guia (ou seja, em grupo) é em princípio mais seguro do que ir sozinho. Agora: essa diferença entre guia experiente e guia novato não me desce de jeito nenhum.

Passei alguns dias em Itacaré acampando na baixa temporada, eu e minha mulher costumamos viajar sem agências e procuramos nos aventurar nas trilhas sem guias, porém tomamos todos os cuidados de segurança possíveis. Quando começamos a fazer as trilhas de Itacaré houve uma imposição, sem guia você será assaltado. Não pensamos duas vezes contratamos um guia, aliás, um guia muito divertido, que nos rendeu belas risadas. Recomendo a todos.
O que nos deixou muito tristes é falta de saneamento, praias como muito lixo, inclusive ajudamos a fazer uma limpeza na praia do Ribeira, não quero fazer comparação com a beleza, mas aqui no sul você não encontra praias com lixo jogado na areia. Está na hora de mudar ou Itararé vai ficar na lembrança

Infelizmente, a violência em Itacaré não é de hoje. Fui assaltada na trilha de Jeribucaçu, voltando pelo Mangue e cachoeira da usina, em NOV/2007, ou seja, há mais de dois anos. Estávamos em mais de 10 pessoas e com dois guias da NV (agência local contratada pela CVC). Tratava-se de um cara todo camuflado, só com os olhos à mostra e com uma espingarda. No começo, até achei que era uma pegadinha do Faustão. Na delegacia, soubemos que eram frequentes os assaltos naquela trilha e em outras. Depois disso, nosso grupo passou a ser acompanhado por seguranças em razão da possibilidade de “vingança” do assaltante. Fiquei aterrorizada. Sai do Rio, onde nunca fui assaltada, para ser vítima desse crime no lugar que se diz ser um paraíso da natureza. E, realmente, lá fazem de tudo para esconder essa violência contra os turistas. Enfim, não recomendo Itacaré a ninguém.

    Cláudia, conosco foi o mesmo “modus operandi”, a sensação de pegadinha e o demorar para cair a ficha – eu cheguei a pensar que fosse um caçador e meu marido um segurança da fazenda (já que é necessário pagar R$5 para entrar na fazenda onde fica a cachoeira).

Com Certeza é preciso abrir bem os olhos …em 2008 tive essa péssima experiência nas dunas de Peró em Cabo Frio , um grupo de 6 Pivetes levou quase tudo que encontrou com a gente . Fiquei sem documentos , maquina digital e dinheiro pra voltar ao Centro de Cabo Frio , Tive que Caminhar quase 10 Km pra encontar Um Dpo por lá .

Final do Mês estava planejando Passar Uns dias no Povoado do Diogo (Litoral Norte da Bahia ) , mas só em saber que ele é cercado de Dunas Fico meio com Pé atrás (Acho que peguei Fobia de Dunas , rsrs)

Riq sabe dizer se a região é segura ?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito