Furacões no Caribe: um balanço

Calma, é só uma tempestadezinha...

É batata: a primeira pergunta que todo mundo faz sobre o Caribe aqui no site tem relação com furacão.

A resposta-padrão é:

Entre julho/agosto e novembro, a possibilidade existe (com exceção de Aruba, Curaçao, Barbados e Los Roques, que estão fora da rota dos furacões). A chance de um furacão pegar você justo na sua ilha e na sua semana é extremamente remota. Se ocorrer, porém, não dá para reclamar.

A Wikipédia tem tudo organizadinho sob a rubrica Atlantic hurricane season. Cada ano tem a sua página. Entrei nelas para fazer uma compilação de que lugares do Caribe sofreram quais furacões em qual época desde 2000. Aí vai o que achei.

Temporada de furacões. Vai oficialmente de 1º de junho a 30 de novembro. Mas quando você lê a notícia de que “começou a temporada de furacões” isso não quer dizer que já tenha acontecido um furacão. Dia 1º de junho dá-se início à temporada de alerta, e isso dispara a notícia. A primeira área normalmente a estar sujeita aos furacões é o Golfo do México. O maior perigo para as ilhas do Caribe começa em agosto e vai até meados de outubro.

Os furacões pegam o Caribe inteiro? Não. Cada furacão descreve uma trajetória própria. Tem furacão que fica só pelos Açores, ou Madeira, ou Bermuda; tem furacão que vai para a costa leste dos Estados Unidos e do Canadá. Quando passa pelo Caribe, um furacão atinge um número reduzido de ilhas (às vezes passa só pelo mar, sem atingir ilha nenhuma).

Como é a temporada? O Caribe não fecha. Centenas de milhares de pessoas continuam viajando para as ilhas, seja para ficar em hotéis, seja para fazer cruzeiros. Esse contingente de turistas aproveita os preços que caem de maneira significativa em relação à alta temporada entre dezembro e abril (do Natal à Páscoa).

E se acontecer um furacão quando você estiver lá? Os furacões costumam ser detectados com dois ou três dias de antecipação, dando tempo para que os cuidados sejam tomados. Não deve ser nada agradável, claro, mas quem sofre mesmo é quem mora no lugar e tem que cuidar para não perder seu patrimônio. Dependendo da intensidade do furacão, você perde de alguns dias a todo o resto das férias.


Vale a pena arriscar? Pegando uma deixa do André Lot, talvez a gente arrisque mais ao passar janeiro no Sudeste, quando é quase certo que haja enchentes. Repetindo: a possibilidade de um furacão pegar você justo na sua ilha, bem na semana em que você foi, é bastante baixa. Mas existe. Se você quer 100% de garantia de que isso não vai acontecer, escolha uma ilha fora da rota dos furacões: Aruba, Curaçao, Barbados ou Los Roques.

As 10 últimas temporadas (fonte: Wikipédia):

2010. 11 furacões, 1 atingindo terra firme no Caribe (Earl em agosto, em St. Maarten e Porto Rico)

2009. 3 furacões, 1 atingindo terra firme no Caribe (Ida, novembro, na costa da Nicarágua)

2008. 8 furacões, 6 atingindo terra firme no Caribe (Dolly, julho, em Cancún; Gustav, agosto/setembro, em Cuba e na Jamaica; Hanna, agosto/setembro, em Turks & Caicos; Ike, setembro, em Turks & Caicos e Cuba; Omar, outubro, St Croix; Paloma, novembro, Ilhas Cayman e Cuba).

2007. 6 furacões, 3 atingindo terra firme no Caribe (Dean, agosto, na Costa Maya/México; Félix, agosto/setembro, na Nicarágua e em Granada; Noel, outubro/novembro, nas Bahamas e em Guardalavaca, Cuba).

2006. 5 furacões, 1 atingindo terra firme no Caribe (Ernesto, agosto/setembro, em Cuba).

2005. A pior temporada: 13 furacões, 7 atingindo terra firme no Caribe (Denny, julho, Cuba/Haiti; Emily, julho, no Yucatán; Ophelia, setembro, nas Bahamas; Rita, setembro, Turks & Caicos; Stan, outubro, Yucatán; Wilma, outubro, Cancún; Beta, outubro, San Andrés).

2004. 9 furacões, 4 atingindo terra firme no Caribe (Charley, agosto, Cuba; Frances, agosto/setembro, Turks & Caicos e Bahamas; Ivan, setembro, Ilhas Cayman e Cuba; Jeanne, setembro, Guadalupe e Punta Cana).

2003. 7 furacões, 1 atingindo terra firme no Caribe (Claudette, julho, Puerto Morelos, Yucatán).

2002. 4 furacões, 2 atingindo terra firme no Caribe (Isidora, setembro, Cuba; Lili, setembro, Ilhas Cayman).

2001. 9 furacões, 2 atingindo terra firme no Caribe (Iris, outubro, Belize; Michele, outubro, Cuba).

2000. 8 furacões, 2 atingindo terra firme no Caribe (Debby, agosto, Barbuda, St.-Barth, Virgin Gorda; Keith, setembro, Belize).

Fora os furacões, como é o clima?

A temporada dos furacões corresponde á época do ano em que há mais calor e possibilidade de tempestades — como no nosso verão brasileiro. (A época mais seca no Caribe é no inverno do Hemisfério Norte, entre dezembro e abril.) Veja nos links abaixo a média de temperatura e precipitação pluvial mês a mês nos principais destinos do Caribe para brasileiros. Como termo de comparação, lembre-se de que no litoral brasileiro é muito raro algum lugar que apresente menos de 100 mm de precipitação em qualquer dado mês.

Temperatura e chuva mês a mês em Aruba

Temperatura e chuva mês a mês em Barbados

Temperatura e chuva mês a mês em Cancún

Temperatura e chuva mês a mês em Curaçao

Temperatura e chuva mês a mês em Havana

Temperatura e chuva mês a mês em Montego Bay, Jamaica

Temperatura e chuva mês a mês em Punta Cana

Temperatura e chuva mês a mês em St.-Barth

Temperatura e chuva mês a mês em St Maarten

Metereologistas: manifestem-se :mrgreen:

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


279 comentários para “Furacões no Caribe: um balanço”

  1. Olá, estou pensando em passar minha lua de mel em Punta Cana do dia 23 ao dia 30 de outubro. Pelo que eu li aqui não dá pra prever muito se terá furacão ou se pegarei todos os dias de chuva. Gostaria de saber se a probabilidade é grande de pegar chuvas em todos esses dias e se, diante desses atuais furacões (Irene e Maria), a chance de ter furacão nos dias que estarei lá é menor. Qualquer informação um pouco mais detalhada poderia me ajudar. Afinal, não quero perder todos os meus dias de lua de mel.
    Ah, estou vendo de ficar no Majestic Elegance, alguém sabe me falar algo sobre ele?
    Obrigado.

    1. Olá, Rafael! A passagem de outros furacões não diminui a chance de passagem de outros.

      Leia sobre este hotel nesta página:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/01/hoteis-de-punta-cana-os-depoimentos-dos-leitores/

  2. Olá gostaria de saber porque acontece tanto furacão no caribe ?
    Se der preciso da resposta ate dia 28/09/2011 OU 29/09/2011, pois meu seminário é para o dia 30/09/2011 ! Obrigada,Beijos.

    1. É uma combinação da natureza, Bárbara, formada por:

      - águas excepcionalmente quentes (lembremo-nos do ensino médio: quanto mais quente um fluido, maior energia ele contém, e energia térmica (calor da água) pode ser convertida para energia cinética (evaporação => ventos), a grosso e simplificado modo)

      - massas de ar na área de convergência intertropical, basicamente, ventos predominantes em todo o mundo a norte e sul do equador em direação oeste (mais fortes) fazendo um “sanduíche” com correntes de vento a leste (mais fracas), que ajudar a “mover” sistemas de tempestades em geral da costa africana ou do meio do Atlântico para a área próxima aos EUA/Caribe.

      Se o Atlântico Sul tivesse águas tão quentes como o Atlântico Norte e a área do Caribe (algo que por sua vez é relacionado a correntes marítimas na superfície (0-400m de profundidade) do oceano, teríamos condições para furacões atingindo a costa brasileira. Mas a corrente marítima oceânica predominante por essas bandas é fraquinha, fraquinha, não esquenta a água, e sem água quente em movimento não há furacão.

      Junte-se a isso o fato de Antártica e Oceano ÁRtico terem dinâmicas distintas, uma é um continente, outro é uma massa de água que congela e descongela todo ano, e o clima no hemisfério Norte é diferente do hemisfério sul.

  3. Olá….estou aqui novamente…
    Estou indo no próximo domingo dia 16 para Cancún.. Gostaria de saber qual as condições de tempo atual por lá, e se dá para ter uma previsão para os dias que estarei lá..
    Grato!

    Clóvis

    1. Olá, Clóvis! Você encontra um link para previsão do tempo e médias de temperatura e chuvas na página-guia de Cancún: http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire/

  4. Vocês teriam alguma informação sobre o clima em Los Cabos, em outubro? Fica na rota de furações?

  5. 29/marcio/2004*hora-07h20-tarde o ciclone extratropical catarina,que atingiu a região sul dopais neste domingo.

  6. Estou pretendendo ir para punta Can em março de 2012, será que con sigo pegar praia nessa época ou estará frio. E quanto aos furacões, qual é a probabilidade do surgimento deles nessa época.
    Que mes voces me indicariam para curtir praia e estar livre de furacões. Grata. Vera

    1. Olá, Vera! Conforme está escrito com detalhes no post (dá uma lidinha, vai… por favor…), a temporada de furacões vai de julho/agosto a novembro.

      Março é uma boa época para Punta Cana.

      Leia também:
      http://www.viajenaviagem.com/2010/11/vou-para-o-caribe-e-me-dei-conta-que-e-inverno-e-agora/

  7. Gente, muita chuva no fim de novembro em Babados?

    1. Alô, Georgia! Gostei de Babados :mrgreen:

      Ainda há boa chance de pegar chuva em Barbados entre novembro e dezembro. Veja as médias de temperatura e chuvas aqui: http://www.weather.com/outlook/travel/businesstraveler/wxclimatology/monthly/graph/BBXX0001

  8. kkkk! ainda bem que tem a bóia pra nos salvar dos Babados..rsrs
    Valeu, gente! Acho que vou adiar as férias…rs

    1. que adiar estarei la em cancum no omni hotel em 10/06/12
      rs…

  9. Ola!
    Pretendo passar minha lua de mel em Punta Cana, na quinzena de Setembro. Pelo que li não teve nenhum furacão lá nos ultimos 10 anos, certo?!
    Em Setembro chove todos os dias na ilha?!

    Abraços! e Ótimo Post!

    1. Alô, Thiago! Esse ano houve uma tempestade forte no final de agosto:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/08/furacao-irene-passa-a-100-km-de-punta-cana-a-leitora-conta/

      Veja as médias de chuva e temperatura em Punta Cana, mês a mês: http://www.weather.com/outlook/travel/businesstraveler/wxclimatology/monthly/graph/DRXX0023

      Não é a melhor das épocas para viajar, mas a chuva não deve arruinar a sua lua de mel. São pancadas como temos no verão brasileiro.

  10. olá!

    Estou fechando minha lua de mel para Cancún em 22 Outurbo de 2012 no Oasis Palm Beach Resort, all inclusive.
    Sobre os furacões só devo pegar se tiver azar, porém sobre as chuvas.
    Será que faz pelo menos uns dias de sol para poder aproveitar bem as praias?
    Existem recomendações de passeios pela região?

    Obrigado!

    1. Olá, Rafael! Os dois meses mais chuvosos do ano em Cancún são setembro e outubro. Se tem vontade de ir pra lá mesmo assim, esteja preparado para isso!

      Leia mais sobre a ilha na página-guia de Cancún: http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire/

  11. Olá,

    Vou viajar para Punta Cana do dia 26/05/12 até 04/06/12…
    Tenho risco de pegar furacão?

  12. Olá,

    Estou pensando em viajar para a riviera maya em na segunda quinzena de junho.. Mas lendo os posts sobre furacões e chuvas fiquei com receio de estragarem a viagem.. Será que junho já pega furacões e chuvas?

    1. Olá, Leo. Está tão claro no texto… por favor, releia. Obrigada.

  13. Tô lendo mto sobre Punta Cana e pensando seriamente em ir pra lá em Agosto….tava achando tudo uma maravilha…até ler sobre furacões….confesso que me deu medo, muito medo!! A moça de uma das agências disse que os preços caem a partir de Agosto por causa da temporada de chuvas, mas pelo que andei lendo não tem tanta chuva assim na época, né? Allguém por aí já foi em Agosto? Pontos contra?

    1. Olá, Cândida! Em média, agosto é o quarto mês mais chuvoso do ano, empatando com junho. Você deve pegar pancadas de chuva, mas não chuva o tempo inteiro. Na verdade, a probabilidade de um furacão escolher justo a sua semana de férias para passar por lá é bem pequena.
      Uma leitora deu um azar desses no ano passado: durante sua viagem, a tempestade tropical Irene passou por Punta Cana. Veja o relato:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/08/furacao-irene-passa-a-100-km-de-punta-cana-a-leitora-conta/

      Isso não quer dizer que vá acontecer com você. Mas, se quiser viajar sem preocupações na cabeça, vá do Natal à Páscoa, quando o tempo é mais seco.

      1. Obrigada!!!Eu li aquele link que mostra ano a ano as passagens de furacões pelo Caribe e vi que é bem pequeno….o que sei é que entre ir pra Disney e pra Punta Cana nessa época a probabilidade de um furacão na Flórida me parece bem maior que na Rep. Dominicana. Acho que vou arriscar….uns dias em Punta, um ou dois em Sto Somingo e um no Panamá….vai dar pra conhecer bastante coisa!

  14. estou com a viagem marcada pra maio 2012 pra cancum
    a temperatura lá é quente ?, sera q pego chuva ? venta muito
    este mes por lá ?
    é bom ter vcs.pra nos orientar rsrsr

    1. Olá, Rose! É um bom mês para ir, sim.

      Entenda Cancún aqui:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

  15. Caros, lua de mel em julho. Barbados, Aruba ou dá pra arriscar Punta Cana??
    Obrigada!

    1. Olá, Samy! É muito difícil furacões aparecerem antes de agosto.

  16. Olá,
    Irei para minha lua de mel em outubro de 2012. Estavamos na duvida se passaremos 1 semana em punta cana ou 1 semana em um cruzeiro saindo de miami. Terias alguma opiniao sobre qual o destino com menor risco de chuvas e tempestade???
    Obrigado

    1. Olá, Thales! A probabilidade é a mesma, todo o Caribe norte tem alta umidade e risco de furacões nesta época.

  17. Boia, não lembro de ter visto alguma menção ao risco de furações em Playa del Carmen. Nas informações aqui do site só há menção ao furação de 2005 que devastou Cancún. Pergunta: será que ir para Playa em agosto envolve risco de se topar com furacões?

    Muchas gracias, Gianna

    1. Olá, Gianna! Playa e Cozumel também foram afetados pelo Wilma. O risco é exatamente o mesmo de Cancún.

    2. Gianna!
      Estive em Cancun em outubro pasado, e era justamente em Playa Del Carmen, que chegaria o furacão, e Cozumel também seria bastante afetado! Mas graças a DEUS não houve furacão lá, só uma forte tempestade!

  18. ´brigadão, Boia!

    Gianna

  19. Olá, achei muito bom o artigo sobre furacões no Caribe e citando as ilhas nas rotas das tempestades, mas alguém sabe infomar se Isla Margarita está nessa lista? Estarei por lá em outubro!

    1. Olá, Vanessa! A ilha Margarita está fora, também.

  20. Oopa..como as pessoas que moram nessas regiões fazem para se protegerem? existe algum tipo de abrigo? numa situação de risco o qual atitude devemos tomar?

    1. Olá, Mariana! Dá para saber da passagem com dois a três dias de antecedência. Há procedimentos de evacuação ou, se não for possível, reforçam-se as janelas e portas, e permanece-se nos lugares mais protegidos de cada estrutura.

  21. Estou fechando pacote para início de julho. Irei com meu marido e uma filha de 12 anos. Nessa época já começam as chuvas, mas são do tipo daquelas no nordeste, quando dão aquelas pancadas e depois abre o sol??? Gostaria de sugestões sobre um bom resort onde possa encontrar atrativos principalmente para a minha filha.
    Quanto aos furacões, nem quero pensar nisso, estou confiante que irei para descansar e desfrutar daquela maravilha. Tudo dará certo!

    1. Olá, Silvana!

      Não dá para prever o que vai acontecer na estação de chuvas nem no Nordeste nem no Caribe:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/12/na-estacao-de-chuvas-chove-sem-parar-ou-so-um-pouquinho/

      Os melhores lugares para encontrar resorts são Punta Cana e a Rivieira Maia (abaixo de Cancún).

      http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/punta-cana-ricardo-freire

      http://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

  22. Olá!
    Fechei um pacotede lua de mel para Cancun no período de 24/10/2012 á 31/10/2012. só que lendo sobre a temporada de furacões, fiquei muito preocupada e agora não tem como cancelar. Tem como você me informar se justamente nesse período o perigo é muito grande e se eu corro risco de infelizmente morrer na minha lua de mel?

  23. Olá! Meu filho sairá em Lua de Mel, vai para Las Vegas e depois segue para Miami para um cruzeiro de 3 dia saindo dia 21/09/12 para as Bahamas e depois ficarão mais 3 dias em Miami. Como é esta época em Miami e Bahamas, muita chuva? Melhor mudar o itinerário?
    Abraço!

    1. Olá, Giseli! É uma época de tempo instável no Caribe. Por isso os preços costumam ser mais em conta.

  24. Olá, boa tarde!
    Estive em Cancun do dia 24/10/2011 á 02/11/2011. E quando estavamos voltando de um passeio em Isla Mujeres, no dia 26/10 recebemos a noticia de que provavelmente passaria um furacão por lá, toda a cidade de Cancun ficou em alerta, coloocaram tapunas nos shopping e em todas a janelas de vidros, na quinta-feira, nada funcionava, nem onibus passavam nas ruas, fomos orientados a não sair do hotel! Confesso que deu medo, o tempo ficou bem escuro, e em Playa Del CArmen estavam jornalista da Televisa esperando pela chegada do furacão! Mas graças a DEUS, na quinta a noite ficamos sabendo que o furacão Rina, não passaria por Cancun, só chegou como uma forte tempestade, mas logo passou. O furacão segiu para Cuba. No outro dia parecia que não tinha acontecido nada, o sol raio muito lindo e as águas azuis turquesa. Minha melhor viagem espero voltar mais vezes!
    Me encantaba pasar mis vacaciones en Cancún
    Besos, hasta otro día!

  25. Olá! Estou olhando um pacote para Cancunpara o dia 13 de Agosto no hotel Crown Paradise Cancun, o que vc acha desse mes?

    1. Alô, Marcela! Agosto é o início da temporada de furacões. Se puder ir antes, melhor. Veja os meses ideais para visitar a ilha na página-guia de Cancún: http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire/

  26. Oi,
    Já fiz um cruzeiro antes pelo Caribe em Fevereiro e foi realmente tranquilo. Porém agora estou com um marcado para 14 a 21 de outubro de 2012. Escolhi o trajeto do Allure que faz: Nassau, Bahamas, Charlotte Amalie, St. Thomas, St. Marteen, Philipsburg. Todas essas estão no roteiro de furacões? Sei que é meio imprevisível, mas você daria um percentual de probabilidade de eu pegar um furacão nesse cruzeiro?
    Em caso de haver uma tempestade, eles simplesmente voltam para Fort Lauderdale ou alteram a rota?
    Muito obrigado pelas informações e parabéns pelo site!

    1. Olá, Guilherme! O roteiro inteiro está na rota dos furacões. Como está escrito claramente no texto, várias vezes, é impossível saber antes de três ou quatro dias. Os cruzeiros mudam a rota se for necessário.

  27. Genteeeeeeeeeeeee
    Amei esse site. Parabéns

  28. Ola primeiramente quero parabenizar pelo site, adooorei! Estou muito em duvida sobre a minha lua de mel e ja consegui sanar muitas delas. Bom é o seguinte, quase estava fechando meu pacote de lua de mel com saida de Curitiba 10/09 para Punta Cana qnd uma agencia de viagens me alertou sobre os furacoes e desisti na hora. Mas vendo o site aqui me animei novamente. Sera que seria melhor entao eu ir para Aruba? La nao tem furacao? ou tbm tem possibilidades nessa epoca? ou tanto faz eu ir para Punta Cana ou Aruba? Ouvi falar que bem essa epoca que vou é o pico dos furacoes! Ah entao nesse periodo la faz calor e tem chuvas de verao, como aqui; é isso ne?! Muito obrigada! Amanda

    1. Olá, Amanda! Está bastante claro no texto. Não há furacões em Aruba.

  29. Em Julho qual o melhor lugar do Caribe pra ir?

    1. Olá, Rubia! Se não quiser dar chance ao azar, Aruba, Curaçao, Barbados e Los Roques ficam fora da rota dos furacões.

  30. Ameiiiiii, este site. Vou me casar em setembro, estava planejando passar minha lua de mel em um belissimo hotel all inclusive em Cancun …depois de ler atentamente todas as informações estou indecisa… Peço ajuda e dica para uma linda Lua de Mel em setembro, resort al inclusive. Bjs, Obrigada.

    1. Olá, Gleise! Se você faz questão de um resort all inclusive, procure na Riviera Maia. Tenha em mente, porém, que setembro e outubro são os meses mais chuvosos do ano.
      http://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

  31. Olá! Eu e meu marido estamos pensando em ir para punta cana em junho. Como é o tempo lá nesse mês? Há ocorrências de chuvas? E quanto ao Grand Palladium Resort&Spa? Alguém pode me dizer alguma coisa a respeito desse resort?

    1. Olá, Juliane! Quanto mais para o fim de junho, melhor o tempo. Maio e o início de junho são chuvosos.

      Leia tudo sobre Punta Cana, inclusive opiniões sobre o Palladium, a partir desta página:
      http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/punta-cana-ricardo-freire

  32. Olá,estarei de férias em setembro 2012,pensei em fazer um cruzeiro pelo Caribe Americano(Nasssau,Bahamas,St Thomas e St Marteen)com marido e 2 filhos(10 e 8 anos),gostaria de saber se há risco de furacões e tempestade nesta época,se realmente vale a pena ir nesta época ou não seria indicado???Obrigada Luciana

    1. Olá, Luciana! Releia o post, por favor, a explicação está no texto, e a decisão é só você quem pode tomar.

  33. Boa noite, estou pensando em embarcar para Nassau em 24 de Setembro de 2012, por 1 semana. Acha muito arriscado? Caso aconteça, o risco é grande, ou apenas perdemos um pedaço da viagem? muito obrigado e parabén pelo site…

    1. Alô, Thales! A natureza é imprevisível :) Para não correr qualquer risco, escolha viajar para uma ilha fora da rota dos furacões.

  34. Olá

    Vou me casar dia 01/11/2012 e pretendo passar minha lua de mel em punta cana ou aruba, tenho milhas para comprar as passagens.
    A duvida é o seguinte, caso escolha punta cana, é melhor fechar as passagens agora ( Pela Gol está 30.000 ida e volta) ou esperar mais para frente, e em relação aos hoteis é melhor fazer a reserva agora ou deixar chegar a temporada de furacões para baixar o preço, se é que baixa mais neste periodo.

    Peço também de uma dica de hotel com cassino.

    Desde já agradeço.

    1. Olá, Leonardo! Se vai comprar com milhas, compre a passagem enquanto houver assento-prêmio disponível. Para comprar os hotéis à parte, espere até 3 meses antes da data, que é quando as tarifas promocionais aparecem nas agências online.

  35. Boia, onde eu consigo os furacões da temporada do ano passado? Nao to encontrando na internet… Esse post é ótimo, muito bem explicado, completinho, ta joia!

    1. Olá, Ana! Um ano não tem nada a ver com o outro; não é garantia de ser igual nem diferente.

      Esta é a página da Wikipedia sobre os furacões do Atlântico no ano passado:
      http://en.wikipedia.org/wiki/2011_Atlantic_hurricane_season

  36. Olá. Bom Dia!
    Estou indo passar minha Lua de Mel em Cancun entre os dia 27 e 03 de Dezembro. Porém fiquei preocupada com os furacões e a possibilidade de chuva. Quais as informações que vc poderia me dizer em relação a esse periodo?
    Desde já agradeço a atenção.

    1. Olá, Tatiana! Está bastante bem explicado no post que dezembro já está fora da época de furacões.

      Leia mais:
      http://www.viajenaviagem.com/2010/11/vou-para-o-caribe-e-me-dei-conta-que-e-inverno-e-agora/

  37. E ai!!!
    EStou querendo passar minha lua de mel em curaçao ou aruba, só que é em 16 setembro 2012, vi que não tem risco de furacões é verdade? Qual é a dica q vc dá entre esses dois lugares e e sobre o serviço all inclusive.
    Abraços

    1. Olá, Luiz! Curaçao e Aruba ficam fora da rota dos furacões. Leia sobre as ilhas:
      http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/curacao-ricardo-freire/
      http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/aruba-ricardo-freire/

      Leia sobre resorts all inclusive aqui:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/04/all-inclusive-como-funciona-onde-funciona-pra-quem-funciona/

      Aruba e Curaçao não são lugares em que o sistema all inclusive seja indicado.

  38. Pretendo me casar em Setembro onde gostaria de saber se Aruba realmente nao tem nenhum risco de furacao.
    Poderia indicar um local com praia lindas em que eu nao corra este risco?

    1. Olá, Hellen! Não passa furacão em Aruba! Mais informações sobre a ilha:
      http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/aruba-ricardo-freire/

  39. Olá! Sem querer ser repetitiva, eu li que a temporada de furacões no Caribe vai de junho a novembro, mas me caso 3 de novembro e gostaria de ir no dia 5 para St Barths. Só estou perguntando pq você disse que geralmente os furacões vão só até meados de outubro… Vc indica acha que é mto arriscado St Barths essa época? Muito obrigada!

    1. Olá, Camila! A temporada de furacões do Atlântico Norte vai de junho a novembro. Eles costumam visitar o Caribe entre agosto e novembro. Isso tudo está escrito no texto de maneira clara.

      Seu casamento é em 5 de novembro. Faça as contas. Não há o que acrescentar ao que já está escrito, reescrito, perguntado, respondido, reperguntado e re-respondido.

  40. Em síntese:

    1. A temporada de furacões no Atlântico Norte vai de junho a novembro.

    2. Os primeiros furacões costumam chegar apenas em agosto.

    3. É bastante difícil que haja um furacão exatamente quando você estiver por lá, mas é impossível garantir que isto não vá acontecer.

    4. Os furacões são previstos com quatro a cinco dias de antecedência, então nunca chega de surpresa. (Não dá para prever antes disso.)

    5. O segundo semestre é também a temporada mais chuvosa (nesta época o Nordeste é mais seco do que o Caribe)

    5. Aruba, Curaçao, Barbados, Los Roques, Cartagena não estão na zona dos furacões.

    [post fechado para comentários]