12 praias em St. Maarten e St.-Martin

Mullet Bay, St. Maarten

O ponto forte de St. Maarten/St.-Martin é, sem dúvida, a praia. À diferença do que ocorre com muitas ilhas do Caribe, a beleza da costa de St. Maarten não se concentra num trecho ou em três ou quatro praias principais. A ilha tem 32 praias — e pelo menos meia-dúzia é nota 100.

Variar de praia todo dia é, para mim, a melhor diversão da ilha. Vamos fazer um tourzinho das principais, começando pela capital do lado holandês, Philipsburg.

Great Bay (perto de Philipsburg)

Great Bay, St. Maarten

Great Bay, St. MaartenGreat Bay, St. Maarten

Uma das mais extensas, começa no calçadão da cidade e vai até o hotel Sonesta Great Bay, no canto direito, oferecido pelos pacotes brasileiros. Não é das minhas preferidas, não. Junto ao centrinho você vê os navios (tanto do porto de cruzeiros quanto do porto-porto). Mas a concorrência entre os locadores de espreguiçadeira torna os preços camaradas.

Little Bay (perto de Philipsburg)

Little Bay, St. Maarten

Uma prainha praticamente privativa do hotel Divi Little Bay. No entanto, é aberta a visitantes (recebe muitos passageiros de cruzeiro). A água é mais cristalina do que em Great Bay, e não se vêem navios.

Maho (ao lado do aeroporto)

Maho Beach, St. Maarten

Maho Beach, St. MaartenMaho Beach, St. Maarten

É o Corcovado, o Pão de Açúcar, a Estátua da Liberdade e a Torre Eiffel de St. Maarten. É inconcebível viajar à ilha e não dar pelo menos uma passadinha na praia dos aviões. O mais incrível é que a praia é linda e perfeitamente usável para fins balneários. O hotel Sonesta Maho Beach fica ao lado.

Mullet Bay (pra lá do aeroporto)

Chegando em Mullet

Mullet Bay, St. Maarten

Mullet Bay, St. Maarten

Pro meu gosto, é a mais perfeitinha de todas. Não há placas; saia da estrada à esquerda assim que você notar que está passando por um campo de golfe. Tem espreguiçadeiras para alugar e a água mais cristalina da ilha em qualquer estação (fiz fotos muito parecidas num mês de dezembro, quando as outras praias estavam menos bonitas do que desta passada).

Cupecoy (última antes da fronteira)

Cupecoy, St. Maarten

É uma praia que está sendo corroída pela erosão; mas em termos de paisagem, é certamente a mais impressionante da ilha: falésias à la Canoa Quebrada, com água caribenha. Indo até o fim da estradinha você acha o sujeito que aluga espreguiçadeiras. Há quem faça nudismo. Vizinho à praia fica um núcleo de edifícios altos (“condos”); alguns funcionam como hotel e/ou flat, como o Sapphire Beach Club (à beira-mar), o The Summit (beira-lagoa) e o The Tower (beira-lagoa).

Baie Longue (primeira do lado francês)

Baie Longue, St.-Martin

Baie Longue, St.-Martin

É uma praia estritamente residencial, circundada por mansões — não espere serviço de bordo. Só que tem mordomia são os hóspedes do Belmond La Samanna, o hotel caixa-altíssima do canto esquerdo (de onde tirei essa foto).

Friars’ Bay (entre Marigot e Grand-Case)

Friars' Bay (Baie des Fraires)

Incluí só para você saber o que é uma praia mais-ou-menos em St.-Martin — seria uma praia especialíssima em qualquer lugar do planeta 🙂

Grand-Case

Grand-Case, St.-Martin

Grand-Case, St.-Martin (hotel Love)

Como eu já disse em outro post, é como ir pegar praia atrás da Rua das Pedras em Búzios. O mar é bonito, mas vale mesmo é pelo almoço light do bar do hotel Love.

Île Pinel

Barcos que saem de Grand-Cul-de-Sac levam até essa ilhota onde há uma praia de águas cristaliníssimas. Não cheguei a precisar ir.

Orient Beach (ou Baie Orientale)

Orient Beach, St.-Martin

Orient Beach, St.-Martin

Orient Beach, St.-Martin

A  mais famosa — e muvucada — da ilha. O lado esquerdo tem um restaurante ao lado do outro, todos com estrutura de aluguel de espreguiçadeiras. O lado direito é oficialmente nudista. Ao longo da praia está um dos hotéis naturistas mais tradicionais do planeta, o Club Orient. (O lado não-nudista também tem hotéis, todos baixos, de bom padrão — e relativamente caros.)

Le Gallion

Le Gallion, St.-Martin

Praia calmíssima, escondidinha perto de Orient Beach.

Dawn Beach

Dawn Beach, St. Maarten

Dawn Beach, St. Maarten

Primeira praia do lado holandês, tem hotéis novos e confortáveis, como o luxuoso Westin Dawn Beach (que você pode ver ao fundo, à direita, na segunda foto).

257 comentários

Ola ric…Considerando q curaçao e st. marteen é preciso carro por toda estadia ,nao sao all inclusive, qual dos 2 ,na sua opiniao ganha em termos de custo (com comida e alugel de carro) x beneficio (mais facilidade de locomoçao para as praias e principalmente a BELEZA das praias).
Obrigado

    St Maarten é mais barato e tem maior número de praias interessantes e diferentes entre si.

    Curaçao tem um centro histórico muito mais bonito e é um pouco mais fácil de se locomover. As praias bonitas são parecidas entre si. É também um lugar mais animado.

    Ainda vai ter muitos posts sobre todas as ilhas do périplo.

Olá, Ricardo,
Em relação a captar a transparência da água, é muito simples. Basta usar na sua lente um filtro polarizador, que elimina os reflexos (inclusive de sol) da água e permite nos ver o que existe por baixo da superficie. Agora, claro que isso depende de qual câmera você usa. Esses filtros são para quem usa câmeras profissionais ou semi – em que você possa intercambiar lentes. Para as câmeras de lentes fixas acho que ainda não inventaram nada…Mas não custa se informar, ok
abraço

Essas fotos são puro deleite, Baie Longue também entrou para as minhas favoritas pelas fotos.

    Quando estive num mês de dezembro a água de Baie Longue estava mais pro azul-marinho. E nesse giro agora ela levou uma vantagem com relação às outras: consegui tirar foto do alto (estava nas dependências do hotel), o que sempre aumenta a transparência.

    É, tem praia que muda mais de “humor”, até eu que quase não pego praia aqui no Rio já cansei de ver águas escuras ou praticamente caribenhas numa mesma praia. Claro que água escura e gelada como em dias ruins nas praias cariocas nem deve existir lá, mas em qualquer lugar do mundo deve haver alguma diferença entre diferentes épocas do ano ou até dias. Este ano em três ocasiões numa mesma praia carioca: janeiro: água morna e com alguns detritos (mais vegetação mesmo, dava para entrar), carnaval: água escura e gelada, tanto que temperatura do ar perto da praia caia vários graus, abril: água clara e fresca (depois das ressacas). Todos os dias foram de sol, então não foi culpa da iluminação, no Rio as condições do mar variam muito mesmo, e não tem uma época que garanta mar claro ou escuro, cada ano é diferente, depdende das correntes.

Essas praias do Caribe tem a agua mais incrivel que eu ja vi. Apesar de não conhecer San Martin, fiquei babando!!!

é cruel ver essas águas azuizinhas em dia ensolarado com o frio chato e cinzento que estou vendo pela janela do trabalho…
arf…

Vc acha que em Aruba e Curacao existe praia desse nível das suas fotos Riq? Em Aruba/Cuaracao vou encontrar alguma, mesmo que distante nessa transparência?

Grande Abraço

    A transparência de Mullet Bay é absurda. Mas em Aruba você encontra águas supercristalinas em Arashi e Eagle (canto esquerdo), e em Curaçao, em Kenepa Grandi/Grote Knip, Cas Abou e Portomari/Port-Marie. Mas em qualquer praia que você entrar você vai ter transparência — que não é captada adequadamente pela lente por conta da refração da luz.

Olá, Ric!
Estou planejando minha viagem de lua-de-mel e estava olhando para ir para o Caribe, mas como vou casar provavelmente, dia 14 de maio de 2011 e essa época é de trabalho, vou deixar o Caribe para depois. Então pensei em passar 3 noites no Ponta dos Ganchos ou no Unique Garden. Coloquei o Unique Garden como segunda opção porque talvez em maio esteja muito frio no Ponta dos Ganchos e não compensaria ir, já que tem a praia, a piscina do bagalô etc. Mas o que você acha? Essa época do ano já está muito frio por lá?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito