8 coisas que você não deve esperar a próxima viagem para providenciar

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Certificado internacional de vacinação

Tomar vacina contra febre amarela

Outro dia uma alma aflita me procurou no Twitter porque tinham informado na Gol que era necessário certificado de vacinação contra febre amarela para viajar a Barbados. Eu respondi que não sabia disso, e que ninguém, em nenhuma das seis ilhas que visitei nesse giro pelo Caribe (incluindo Barbados), procurou pelo certificado no meu passaporte (eu tenho, válido até 2013).

Logo em seguida a coisa se esclareceu -- o certificado seria necessário para quem saísse da Região Norte. Mas essas coisas são obscuras, mesmo. De vez em quando aparece gente que fala da necessidade de vacina contra febre amarela para ir à Colômbia. Quando fui à Venezuela, em 2003 (fazer a foto da Bóia, haha), precisei da vacina -- mas não que a Venezuela exigisse. Voltei via Manaus, e a vacina seria necessária para voltar ao Brasil. Ou pelo menos foi assim que me explicaram.

Por essas e por outras é que eu sempre digo: pessoal, bora tomar a maldita vacina antes que seja necessário. É só passar num posto da Anvisa. É preciso se cadastrar no site da Anvisa (obrigado, Adolfo!); no cadastro você saberá quais postos estão aptos a aplicar a vacina.

A vacina só começa a valer 10 dias depois de tomada -- mas depois continua válida por 10 anos. É melhor tomar agora, que você não precisa, do que cair nesse papo-aranha, em que muitas vezes a gente topa com um funcionário mais realista que o rei, que descobre pêlo em ovo e outros lugares-comuns ainda piores.

A exemplo da vacina da febre amarela, há várias providências que você não deveria esperar pintar uma viagem para tomar:

Ter um passaporte com mais de 6 meses de validade

Alguns países só permitem a entrada de visitantes com passaporte válidos por pelo menos 6 meses depois da chegada. Não é o caso, por exemplo, dos Estados Unidos, que deixam você entrar mas limitam a permanência à validade do passaporte. Mas quem diz que todo atendente de check-in sabe disso? Em alguns aeroportos a moça não vai deixar você embarcar. E a fila do check-in não é o momento mais adequado para discutir legislação. Então não deixe o seu passaporte ficar próximo de vencer. Agende a renovação o quanto antes -- até porque ultimamente a coisa anda enrolada.

A propósito: ter um passaporte

Muita gente aproveita o fato de poder viajar para os países do Cone Sul com carteira de identidade para não fazer passaporte. Na minha opinião, é um erro. Quanto mais carimbos você tiver no seu passaporte, mais tranqüilo é passar pela fronteira de países com imigração encrenqueira. E a tal da carteira de identidade sempre corre o risco de ser recusada por atendentes de check-in ou funcionários de aduana que não achem que você é a mesma pessoa daquela foto de onze anos atrás. Passaporte já!

Visto americano

Não espere aparecer a oportunidade de viajar para os Estados Unidos para solicitar seu visto. Na última hora é um deus-nos-acuda -- o Brasil inteiro está querendo visitar a Flórida. À diferença do que muita gente pensa, não é necessário ter viagem marcada para pedir ou renovar o seu visto americano. Se você não mora numa cidade com consulado americano, fazer antes de precisar faz ainda mais sentido: você aproveita um feriado local ou pede uma segunda ou sexta de folga e faz uma viagenzinha a São Paulo, Rio, Brasília ou Recife para fazer o visto. Às vésperas de viajar, além de difícil de agendar, o procedimento acaba encarecendo a viagem aos Estados Unidos. Antes de precisar tirar o visto, dá para contabilizar o gasto como uma viagem de lazer. Agende já!

Mala boa

A gente só se dá conta de que está precisando de uma mala decente na hora de viajar. Mas aí costuma ser tarde demais. Aproveite a entressafra entre viagens e invista naquela mala bacana de quatro rodinhas (minha recomendação: compre o tamanho médio, de 65 cm de altura com a mala na vertical). Mala boa custa caro, e é bom você fazer esse crediariozinho meses antes de viajar.

Adaptador universal de tomada/cadeado TSA

Dois itens indispensáveis, e que na última hora são complicados de conseguir. Da próxima vez que você fizer compras online, procure esses dois itens e inclua na sua cesta. Poucas coisas são mais chatas do que chegar num lugar e ter que ir atrás de adaptador (pela lei de Murphy, a recepção do seu hotel sempre vai ter acabado de emprestar o último dos adaptadores do estoque).

Pay Pal

Para alugar apartamento ou fazer reservas com fornecedores alternativos, um PayPal (sistema internacional de pagamento entre contas de cartão de crédito) é fundamental. Demora algum tempinho, porém, até que a sua conta seja verificada e validada. Por isso, não espere precisar para abrir uma. Leia como fazer isso neste post aqui.

Esqueci alguma coisa? O que você recomenda que não se espere até a véspera da viagem para providenciar?

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


476 comentários

Cris
CrisPermalinkResponder

Olá, Bóia,

Me ajude numa dúvida sobre o passaporte. O meu passaporte vai vencer no dia 02/01/2013. Como eu estou planejando uma viagem de 32 dias para a Europa em dezembro/janeiro de 2012/2013, sei que deverei renovar/fazer um novo passaporte até abril, mais ou menos. Para evitar qualquer problema, estou pensando em jå fazer a requisição e pagamento agora e fazer o agendamento para uma data próxima.

Mas o "problema" é que estou com passagem marcada para 10 dias em Paris agora no final de fevereiro. Gostaria de saber se eu fizer a requisição hoje, por exemplo, e marcar o agendamento para a confecção do novo passaporte para depois do meu retorno (em 08/03/2012), eu vou ter algum problema com meu passaporte atual ainda válido? A mera requisição, pagamento e agendamento já desabilidade/invalida o passaporte atual ou ele só deixa de valer quando eu efetivamente retirar o novo passaporte?

Tentei essas informações no site da PF e não consegui. Havia um telefone para esclarecimento de outras dúvidas, mas é uma mera gravação que apenas repete o que já tem no site.

Eu sou meio neurótica quanto a essas coisas e tenho medo de se deixar para fazer a requisição para depois de março, o agendamento não estar disponívelel em data próxima e ficar para depois de maio...

Abs,

Cris

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cris! Não se preocupe! O seu passaporte só vai ser invalidado quando carimbarem INVÁLIDO nas folhas dele. wink

Jackie
JackiePermalinkResponder

Vacina contra febre amarela: não pediram pra embarcar do Chile pra Bolívia, via Lan. Não pediram na imigração, nem em La Paz, onde desembarcamos.
Também não pediram na fronteira da Bolívia com o Peru, onde passei a pé (literalmente né).
Abs,

STEPHANIE
STEPHANIEPermalinkResponder

Olá.

Vou fazer uma viagem de navio para argentina (buenos aires) e uruguai (punta del leste e montevideo), será necessaria a vacina de febre amarela?

No aguardo.

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Stephanie. Não é preciso não.

Mas faça essa vacina, assim você não terá mais essa dúvida nos próximos 10 anos.

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Vc saberia me informar se estão exigindo vacina contra sarampo para viagem a Europa?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! Não exigem não. E é infinitamente mais fácil você pegar dengue sem sair de casa do que arranjar sarampo na Europa.

helena kadowaki

infelizmente a europa e o estados unidos tem sim surtos de sarampo e rubeola maior que o nosso pais. o ideal e tomar a vacina triplice em qqer unidade de saude e aproveitar a viagem sem stress

claudia
claudiaPermalinkResponder

as informações são contraditórias anvisa x Tam. É preciso tomar vacina febre amarela p ir a Montevideo saindo de sp?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! Até onde sabemos, não é necessário. Não conhecemos ninguém que tenha sido barrado por não ter a vacina.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! A embaixada uruguaia diz que não é preciso. (Se fosse, acredite, nós saberíamos. O Uruguai é um dos destinos mais buscados neste site.)

http://www.emburuguai.org.br/requisitos.htm

Mas siga o nosso conselho: vacine-se. Livre-se dessa neura pelos próximos 10 anos.

Cris
CrisPermalinkResponder

Olá, bóia e tripulantes,

Voltei à essa página para fazer nova pergunta (meu deus, como sou chata, rs). Bem, como meu passaporte estava com data de validade para o dia 02/01/2013 e estou planejando nova viagem para a Europa para uma data próxima a esse dia ou para fevereiro de 2013, eu aproveitei e assim que voltei de Paris, em 09/03/12, já fiz a renovação e já recebi hoje meu novo passaporte. O passaporte anterior que eu estava usando recebeu o carimbo de cancelado em todas as folhas, menos nas folhas com os carimbos de entrada e saída do Espaço Schengen (3 vezes).

Então, agora tenho um novo passaporte "zerado", "virgem", com novo número, mas gostaria de saber se na imigração em Lisboa (por onde sempre entro) fica algum registro das minhas três entradas e três saídas super dentro das regras, que me "facilitem" das próximas vezes que entrar por lá. Tipo, meu nome (e não número de passaporte, que já é outro agora) fica registrado lá? Eu sempre levo todos os documentos e tudo nos conformes, mas sempre dá aquela pequena ansiedade, ainda mais com um novo passaporte zerado!

Por outro lado, vejo que a Polícia Federal tem aprimorado as técnicas de tirar fotinhos dos cidadãos. Suspeito que até tenha rolado um leve Photoshop na minha fotinho nova, porque fiquei muito bem na foto, hahaha (diferentemento do passaporte antigo, em que eu estava com cara de susto e mal encarada...rs)

Abs,

Cris

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cris! Se você tem o seu passaporte cancelado na mão, leve como backup para qualquer eventualidade. Mas não esquente com isso.

Kathleen
KathleenPermalinkResponder

Boa tarde, estava pensando em planejar uma viagem ingressando na europa pela frança e uns dias depois partir para barcelona.
Ingresso na França: 08-06-2012, em barcelona: 14-06-12. O passaporte vence no dia 11-12-2012, ou seja, a data de entrada na europa estaria conforme os 6 meses de validade (ate 11-06-2012, mas o retorno já teria ultrapassado. Alguma sugestao de como proceder? é verdade que não é possivel renovar passaporte antes de 6 meses da validade? obrigada!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

O passaporte pode ser renovado quando quiseres.
Tens que fazer um novo de qualquer jeito, ninguem vai te deixar sair de lá com passaporte vencido .

Kathleen
KathleenPermalinkResponder

Obrigada pela atenção Sylvia, reli o que eu escrevi e vi que nao fui clara! O passaporte só vence no dia 11-12-2012, se viajar no dia 08-06-12,o passaporte estara com mais que 6 meses de validade. Só que quando foi viajar para outra cidade dentro da europa, dia 14-06-12, por exemplo, só estará com 5 meses e 27 dias de validade.
Achei que pudesse ser um problema porque vi pessoas na internet comentando que a policia federal só renova o passaporte se estiver com no máximo 6 meses de validade, se assim fosse não conseguiria emitir um novo passaporte antes de viajar. Mas se é possível a qualquer tempo, problema resolvido. obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kathleen! É possível renovar seu passaporte, sim. É o mais aconselhável a fazer. (De todo modo, o que eles exigem é uma validade de 6 meses depois da data de entrada, não da de saída).

Kathleen
KathleenPermalinkResponder

muito obrigada Bóia!

Renata White
Renata WhitePermalinkResponder

Olá!
Viajaremos para a Argentina em junho. Gostaria de saber se exige-se algum tipo de vacina para entrar no país. Agradeço pela resposta.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata. Não se exige não.

Lucia
LuciaPermalinkResponder

ola, gostaria de saber se eh possivel traduzir e como faze-lo, o atestado de vacina febre amarela que tenho eh do brasil e eh valido ate 2019, e esta toda em portugues, so que resido no japao e adoro viajar e na asia, sempre esbarro neste assunto devido passaporte brasileiro e eh sempre aquela burocracia ate eles entenderem que nao sou residente do Brasil... Eh possivel tomar esta vacina por aqui?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucia! Você deveria ter trocado o seu certificado nacional por um internacional antes de ter saído do Brasil. Tente resolver com as autoridades sanitárias aí do Japão -- é mais fácil para você ver aí do que a gente descobrir daqui...

Taise
TaisePermalinkResponder

Bom dia,
Sobre a Espanha, preciso tomar alguma vacina?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Taise! Não precisa.

JP
JPPermalinkResponder

Olá Bóia, não entendi uma coisa com relação à vacina:

"Lembre-se que é preciso se vacinar 10 dias antes do embarque; antes disso a vacina não é tida como válida. Leia mais aqui." (http://www.viajenaviagem.com/2010/09/caribe-para-principiantes/)

Se a vacina vale por 10 anos, porque é considerada inválida caso tomada antes de 10 dias do embarque? Por exemplo, minha viagem para Punta Cana está marcada para o dia 09/06/2012. Se eu tomar a vacina dia 15/05/2012,por exemplo, a vacina será considerada inválida?

Ficou meio confuso esta parte "antes disso a vacina não é tida como válida"

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, JP! Se a sua viagem está marcada para 9 de junho, você precisa tomar sua vacina até 10 dias antes disso. Se tomar na véspera, a vacina não estará válida no dia do embarque.

JP
JPPermalinkResponder

Muito obrigado pela resposta e pela prontidão!

Marina Z
Marina ZPermalinkResponder

Vou para Punta Cana dia 8 de junho 2012 e meu passaporte vence em 14 de agosto de 2012. Será que há problemas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina! Há risco de você não conseguir embarcar. Para não dar galho, você precisa de um passaporte válido por mais seis meses.

guilhermina rezende silveira

minha filha vai viajar a rndonia no dia 27 de junho pela gol, moramos em sp, numca viajou a regiao norte, precisa tomar a vacina e aonde. agradeço. guilhermina

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilhermina! Informe-se junto à Anvisa.

Francisca
FranciscaPermalinkResponder

Vou à Nova York dia 23/06 com minhas filhas de 13 anos , e agradeço demais aos posts de voces. Devo andar com o meu passaporte ? Penso em andar com cópia ( de quais páginas ? ). A cópia serve com documentação se for exigido para compras ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Francisca! Se quiser faça uma cópia, mas lugar de passaporte é sempre no cofre. Na hipótese de pedirem alguma identificação em compras, pode mostrar o seu RG brasileiro mesmo, eles só querem ver a sua cara num documento.

Fernando Castro

Olá!
Muita gente defende a ideia de que "passaporte é no cofre".
Não confio muito. Sempre ando com o meu num "money belt", aquelas pochetes (urgh!) que ficam dentro da calça (e não aparecem!).
Acho muito pouco provável eu ser assaltado (assalto, não furto) fora do Brasil. Ou seja, se forem levar minha carteira, provavelmente vai ser um "pickpocket" no meio da multidão.
Com o cofre, já não tenho certeza. Será que não podem abrir no hotel? E se eu precisar do meu passaporte na rua mesmo? Por exemplo, abordado pela polícia...
Sei lá.
Que acham?

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Acho que lugar de passaporte é no moneybelt mesmo, dentro da calça.
No cofre do hotel, apesar de muitos recomendarem, não há garantia alguma de que não haverá problemas - sempre tem alguma história de que abriram o cofre enquanto o hóspede estava fora.

Ademais, você está no estrangeiro e quando alguma autoridade pede identidade, espera que você mostre um passaporte, afinal é um documento mais ou menos igual no mundo todo, portanto fácil de confirmar que é um documento de identidade - ao contrário do RG/CNH/etc, que variam bastante de um país para outro.

Enfim, quando viajo, mesmo tendo cofre disponível em um hotel "de boa procedência", sempre levo o passaporte comigo no moneybelt, dentro da calça. Não incomoda em nada, não aparece e está sempre à mão se precisar.

Lali
LaliPermalinkResponder

Arrasou!
Este post é um soco no estômago pra mim... é que eu sempre deixo tudo p/ última hora, até qdo já agendei a viagem... Só Freud explica...rs. Acho que sou viciada em adrenalina..hehehe. Ano passado, viajei com a família p/ Argentina, e já tinha planos de ir p/ Europa este ano (nosso vôo é amanhã...iupiiiii!). Agora como pode a pessoa que marcou a viagem em fevereiro, deixar p/ fazer as IDENTIDADES da família no início de agosto, a poucos dias da viagem, tendo inclusive que apelar p/ fazer no Rio de Janeiro, porque em Friburgo, onde moramos, não daria mais tempo? Porque diabos eu não fiz logo os passaportes de toda a família? Vai entender.... Bom, a viagem p Paris é só do casal, mas por precaução fizemos o passaportes dos meninos junto, assim como queremos agendar os vistos p/ EUA, embora nem tenhamos uma data ainda. Acho que estou melhorando, hein?

Francisca
FranciscaPermalinkResponder

Olá Bóia, muito obrigada pela rapidez na resposta.

Carmelio
CarmelioPermalinkResponder

Bóia, viajo para o Canadá em outubro e na ocasião restarão aproximadamente 5 meses e meio para que meu passaporte expire. Há problema? Duvida 2 : meus vistos (canadense e americano) estão nesse passaporte. Caso eu faça um novo passaporte terei problemas? Sei que nao tem problema com o visto dos EUA que tem validade de 10 anos, mas e o canadense que é de apenas uma entrada?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carmelio! Faça um passaporte novo. Você apresentará o passaporte antigo junto com o novo enquanto houver vistos válidos nele.

Carmélio
CarmélioPermalinkResponder

Obrigado bóia !

Eneida
EneidaPermalinkResponder

Quanto a vacina de febre amarela, vou ter que discordar como médica da orientação dada aqui. E explicar os motivos. Em tudo que fazemos é bom pesarmos o custo benefício. Toda vacina envolve algum risco. São muito úteis e benéficas quando o risco de contrair a doença é maior do que o risco de efeitos colaterais, que nesse caso, embora raros, existem. Então tomar vacina sem necessidade acaba sendo um risco desnecessário embora pequeno.
http://www.cva.ufrj.br/informacao/vacinas/fam-v.html

Danuzia Porto
Danuzia PortoPermalinkResponder

Olá, Boia viajo para Miami no dia 27/07 e retorno dia 07/08, a minha duvida é a seguinte meu visto americano vence no dia 14/11/2012, há necessidade de renová-lo antes da viagem ou pode ser quando retornar.Obrigada

Luiz Edmundo
Luiz EdmundoPermalinkResponder

Discordo qto pay pal, maior fria que já conheci na vida, um site que não respeita as leis brasileiras de direito do consumidor.
Quem não aceitar meu visa ou amex, sem interferência do pay pal não negocia comigo e ponto final.

Aríete Regina Nickenig

Olá, li sobre validardes de passaporte e visto. Tenho os dois com validade para 04/2013. Será que é aconselhável fazer renovação de ambos para uma viagem em 01/2013? É para os EUA.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aríete! Para os EUA não seria preciso, mas você vai precisar de 6 meses de validade para a maioria dos países. Faça a renovação 8 meses antes de vencer. A renovação do visto também é interessante ser feita antes do fim da validade.

Danuzia Porto
Danuzia PortoPermalinkResponder

Bóia no caso do EUA eu corro o risco de dissabores são renová-lo antes da viagem que ira acontecer em JUL/2012 e o visto vence em NOV/2012?

Aríete Regina Nickenig

Obrigada, acho que é melhor mesmo, assim não corro risco com dissabores a toa.

Nathalia
NathaliaPermalinkResponder

Atenção aos que moram no Rio de Janeiro: há um Centro de Vacinação recém-inaugurado na Rua Evaristo da Veiga, 16, no Centro.
Lá, além de tomar a vacina contra febre amarela, é possível receber o Certificado Internacional de Vacinação, isentando aquela ida chatinha à Anvisa no Galeão. Fui lá hoje, não levei nem 15 minutos.

Giuliana
GiulianaPermalinkResponder

Boa noite Bóia,
Estamos indo a Cancun em agosto. Precisamos tomar a vacina de febre amarela?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Giuliana! Teoricamente só se tiverem conexão no Panamá. Mas recomendamos que todos tomem essa vacina e tenham o certificado internacional para não perder nenhuma viagem nem ter esse tipo de encucação por 10 anos.

Marília Massa Ferreira

Somos um grupo de 15 senhoras, alunas da Unati Uerj e compramos em um agente uma viagem para Buenos Aires. Chegaremos em 13 de setembro, 5ª feira pela Tam ás 13:00 horas. Ficaremos no Hotel NH Florida até o dia 16 de setembro. É nossa primeira viagem em Buenos Aires. São apenas 4 dias e queriamos algumas dicas para ver tanta coisa em tão poucos dias. Onde ir primeiro?? e o tango a noite? Somos da 3ª idade,e queremos fazer algumas compras, roupas de frio, mais em conta.
Antecipadamente agradeço, te acompanho há muitos anos.
um abraço,
Marília

Tânia
TâniaPermalinkResponder

Oi, Riq e Bóia:
No Município do Rio de Janeiro, além do posto da ANVISA mo Aeroporto Internacional, é possível obter o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela em 4 postos de saúde. Para saber onde ficam, basta acessar o link abaixo:

http://cievsrio.wordpress.com/2012/02/17/veja-quais-as-unidades-de-saude-do-municipio-do-rj-que-emitem-o-certificado-internacional-de-vacinacao-e-profilaxia-civp-da-febre-amarela/

Tânia

Betina
BetinaPermalinkResponder

Olá!
Estava procurando informações sobre Punta Cana (que irei em lua de mel em agosto/2012) e achei o seu site... não consigo parar de ler! hehehe
A minha dúvida quanto à vacina é: Estou grávida, estarei de 23 semanas na época da viagem... posso/devo tomar esta vacina? Meu médico não quer deixar e as informações "oficiais" ainda não foram muito claras... um atendente empurra para o outro...
Você tem informações sobre isto? Juro que li vários posts antes de questionar, mas não achei alguém que tenha perguntado algo neste sentido.
OBrigada!
Betina

A. L.
A. L.PermalinkResponder

Se o seu medico diz que não, acho que ninguém mais pode contrariá-lo em termos da vacina ser recomendada, ou não!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Betina! Além do fato do médico ser soberano, reiterando o A.L., a vacina não é exigida pela República Dominicana. O Panamá tampouco exige em caso de conexão.

Luis A A Valadao

Ola Boia! Tudo bem? Por favor se puder me tirar as seguintes duvidas:
Pretendo fazer a travessia do prata de BUQUEBUS, desde BsAs ate a colonia, depois seguir por rutas ate Riveira. Isto com meu carro (placa do Brasil), qual a burocracia para fazer a travessia, documetos do carro e meus?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luis! É preciso um seguro carta verde (as seguradoras têm) e uma série de acessórios, que as seguradoras também informarão. O motorista precisa ser dono do carro para sair do Brasil com ele, ou ter uma autorização registrada em cartório.

Miris Fernandes

Uma coisa que não pode esperar viajar pra comprar é aquele porta dólar, que usamos por dentro da roupa. É imprescindível carregar o dinheiro e o passaporte com você aonde quer que vá, esse papo de deixar no cofre do hotel é furada, o passaporte tem que estar com você. Uma providência legal de se tomar é, ao invés de tirar xerox do passaporte, escaneie as páginas e envie para o seu e-mail,você acessa de qualquer lugar e manda imprimir apenas se for necessário, assim você não carrega mais documentos do que realmente precisa e ainda ajuda o meio ambiente.

Antonio Toledo

Oi Boia!
Por favor,como vamos viajar para o México (Cancun) com conexão em Lima(Peru)será necessário cartão internacional da vacina contra febre amarela?.
Grato,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio! O Peru não exige certificado de vacina contra febre amarela, mas mesmo se exigisse, não haveria problema, porque o vôo da Aeroméxico apenas faz escala, não há nem conexão.

Recomendamos, porém, que você faça a vacina. Um dia você pode perder uma viagem por não ter feito.

George Bacelar

Olá bom dia! Eu tenho algumas dúvidas quanto a vistos e passaportes para Japão, Canadá e França:
1- Quando o avião faz escala em um país que ainda não é seu destino vc tem que ter o visto de lá?

2- Para entrar na Guiana Francesa posso ir só com passaporte?

3- Para viajar ao Japão exigem visto tb?

4- Nesses países posso usar a habilitação CNH brasileira?

Obrigado e desculpe pelas muitas perguntas

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, George! Para a Guiana Francesa é preciso tirar visto. Para o Japão também.

Leia sobre CNH:
http://www.viajenaviagem.com/2010/09/habilitacao-internacional-precisar-nao-precisa-mas-e-bom-ter/

Alana
AlanaPermalinkResponder

"1- Quando o avião faz escala em um país que ainda não é seu destino vc tem que ter o visto de lá?"

George, varia. Presenciei casos de passageiros que iam pros EUA com conexão em Toronto, e a companhia aérea não permitiu o embarque porque precisavam de visto de trânsito canadense.
Neste caso, sugiro procurar a companhia aérea para mais informações.

mila
milaPermalinkResponder

Olá Bóia!!
Poderia esclarecer algumas dúvidas?
Tenho dupla cidadania: bras. e portuguesa. Possuo passaportes dos dois países. Para viajar para EUA com o passaporte português (recente, fiz mês passado)não preciso mesmo de visto? O que é formulário Esta? Vou com minha filha menor de idade e já providenciei o visto dela.
Outra coisa: comprando passagens para New York e para Buenos Aires com o cartão Visa, ganho o seguro ou isso é só para os países europeus?
Mais uma vez agradeço a atenção de vcs.
Obrigada!! Abraços!!
Mila

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mila! Não é todo cartão Visa que dá esse seguro, veja se o seu oferece e emita o certificado no site. Vale para toda viagem internacional, sim.

O Esta é um formulário que precisa ser preenchido (e pago) por quem entra nos EUA com passaporte europeu.

https://esta.cbp.dhs.gov/esta/application.html?execution=e1s1

mila
milaPermalinkResponder

Oi, Bóia! Muito obrigada pela resposta, sempre rapidinha.
Porém, continuei com uma dúvida e já tentei entender no pp site do consulado americano, mas não deu.
Eu posso usar o meu passaporte português para solicitar o ESTA mesmo morando no Brasil e viajando com uma menor de 18 anos (que tem o visto americano, pois o passaporte é brasileiro)?
Estou com medo de chegar lá e me separarem da minha filha e implicarem que uma tem o visto e outra não, só a autorização (ESTA).
Agradeço mais uma vez
Vcs são maravilhosos e já perdi a conta de quantas vezes me ajudaram!
Bjos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mila! Os agentes americanos implicam bastante com quem usa segundo passaporte e normalmente duplicam as perguntas. Mas se você não entrar em contradição nas respostas não haverá problema. Pais e filhos passam juntos na imigração.

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Oi!
Quero ir pra Punta Cana passando pelo Panamá.
Tomei a vacina da febre amarela em 2010, em um posto de saúde. Tenho aquele selinho que eles colocam na minha carteira de vacinação. Como faço pra isso ser válido? Preciso tomar a vacina de novo?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! Você precisa emitir o certificado internacional. A vacina é válida por 10 anos.

Mais detalhes no site da Anvisa:
http://www.anvisa.gov.br/viajante/

Juliana Ortiz
Juliana OrtizPermalinkResponder

Estou indo viajar a Punta Cana com conexão no Panamá dia 24/11/2012 e após ler todas as recomendações do site acabei tomando a vacina da febre amarela, estou com o comprovante do posto mas estou lendo que precisa de um certificado, onde consigo? Moro no interior de Sao Paulo em BOTUCATU, o só vou a Sao Paulo para o vôo que e na madrugada!!!!
Desde ja agradeço e realmente o site de vcs e o menor para dicas de viajem!!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! É preciso ir num posto da Anvisa. O Panamá não exige o certificado.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Vou ao Peru - Cuzco e MPicchu somente -, não passo por Bolívia. Tenho que tomar a mardita vacina?
Abraços,
Luciana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Tome a maldita vacina para não ter essa maldita preocupação por 10 anos. Mas o Peru não exige mais.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Valeu, Bóia! Vou pesar os fatos...

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Olá! Irei de SP para Montevideo no dia 27/11 e não tomei vacina de febre amarela, corro o risco de não poder embarcar?
Abraços
Márcia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! O Uruguai nunca exigiu essa vacina.

Paulo
PauloPermalinkResponder

Boa noite pessoal. Irei viajar pra california em janeiro e queria saber se tem alguma observacao quanto ao cartao de vacinacao.meu voo é da copa saindo de recife com escala no panama. To achando que perdi o meu cartao de vacinacao, devo tomar as vacinas de novo? Quais sao as exigencias com relacao a isso?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! O Panamá não exige vacina para quem faz conexão. Informe-se com a Anvisa sobre uma segunda via do seu cartão, não temos essa informação.

Jorge Valle
Jorge VallePermalinkResponder

Bóia, estou planejando uma primeira viagem de 15 dias pela Europa, incluindo Barcelona, Paris e Veneza. Me disseram que andar com duas malas grandes 9permitidas pela empresa área no voo até lá) é incomodo e complicado. qual seria sua opinião para facilitar minha vida? entre as cidades eud everia viajar de trem ou de avião? Grato.

8 problemas e soluções ao montar um roteiro para o Peru | Sundaycooks

[...] 8 coisas que você não deve esperar a próxima viagem para providenciar no Viaje na Viagem [...]

Ezequiel
EzequielPermalinkResponder

Oi gente, gostaria de tirar uma duvida.
Viajo para a Venezuela essa semana, pretendo ir até Caracas, vou de taxi direto de Pacaraima
Até Santa Elena de lá pego um taxi,
Mais o que eu quero saber é se eu preciso da carteira de Vacina contra febre amarela,
Mesmo porque não dar mais tempo de tirar uma agora, agradeço quem poder me ajudar!
Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ezequiel! Teoricamente é necessário ter a vacina para entrar na Venezuela. Infelizmente não temos relatos de como é a fiscalização do certificado na fronteira terrestre.

Luis
LuisPermalinkResponder

Estive em Pacaraima há 2 anos e ia diariamente a Santa Helena de Uiarén. Na fronteira não há nenhum tipo de controle.

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Boa noite, fiquei sabendo que houve uma alteração e agora é necessário vacinação contra febre amarela com certificado para ir a Punta Cana. Procurei na internet mas não vi nenhuma notícia sobre isso, vocês sabem alguma coisa? Além disso, Punta Cana exige passaporte com mais de seis meses? Grata, Vanessa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! Se você não achou na internet, é boato. Em princípio todo passaporte precisa ter 6 meses de validade.

maria bernadete

Bom dia,

bom, preciso de orientações sobre vacinação internacional. estou indo para Chile, Bolivia e Peru em fev 2013. tenho o certificado de vacinação internacional, com vacina febre amarela vencida em out 2012.
não sei como proceder-preciso tirar atestado internacional de vacinação e vacinar de novo? procurei no HCRibeirao Preto e me disseram para ver o site da ANVISA.
confesso que estou meio perdida e preocupada. Podem me orientar como cumprir mais essa etapa para poder viajar tranquila?
abçs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Bernardete! O link para o site da Anvisa está indicado no texto, é só clicar! wink

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Olá!
Vim aqui relatar caso algum outro viajante passe pela mesma situação que eu.
Eu NÃO posso tomar vacina da febre amarela devido a uma medicação que tomo diariamente. Já tinha me conformado que nunca poderia viajar para Ásia ou alguns países mais complicados da América Latina.
Pesquisando essa semana descobri que existe um jeito! Eu acabei de voltar da Anvisa com um "Certificado de Isenção de Vacinação", que deve ser mostrado com o passaporte para os países que exigem a vacina da febre amarela!
Tive que apresentar atestado médico com endereço completo e telefone do médico, carimbo, CRM e assinatura, falando o motivo que não posso tomar a vacina. Lá no computador da Anvisa dei uma olhada rápida e tem 6 motivos para receber essa isenção, entre eles gravidez e o meu caso "vigência de terapêuticas imunodepressoras".
Tirando um problema na impressora, foi rapidinho e não paguei nada!
Eles imprimiram essa isenção no mesmo papel que imprimem o Certificado Internacional de Vacinação. Tomara que dê tudo certo!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Que ótimo, Fernanda! Obrigada pela informação!

Chris Lu
Chris LuPermalinkResponder

Oi Bóia!!

Realmente é viciante seu blog!!
Fiquei em dúvida: eu vou para a Califórnia em março de 2013, com conexão em Lima e na volta Santiago. Preciso do certificado de vacina internacional? E a febre amarela? Saio de Curitiba.

Obrigada pela atenção

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Chris! Não precisa. Mas recomendamos que você faça sua vacina, para não ter essa dúvida em todas as suas viagens nem perder uma viagem de bobeira.

Chris Lu
Chris LuPermalinkResponder

Oi!

Muito obrigada por mais essa ajuda!

smile

may
mayPermalinkResponder

Bóia, tenho dó de você! Escreve em caps: TODOS TOMEM A VACINA! não importa se vai ou não precisar apresentar a droga de certificado, tem que tomar para a proteção, vai que da uma zebra! (salvo às exceções) ja fiquei muito doente na argentina e nossa, ficar doente no estrangeiro definitivamente não é legal (ainda mais na argentina!) desculpe, mas as pessoas estão muito preguiçosas aqui hahaha

Só gostaria de acrescentar algo sobre "perigo da vacina" dito acima. Sou farmacêutica. As chances de vc contrair febre amarela tomando uma vez a vacina a cada dez anos é tipo como ganhar na loteria. agora ter febre amarela na américa do sul, central e outras areas consideradas endemicas, não (e considerando que muita regioes no brasil são, isso é basico pra qualquer brasileiro) agora se a pessoa toma um ano, depois de três ou quatro anos esquece que tomou e toma de novo e depois de novo é perigoso sim adquirir a doença. acho que a vacina contra febre amarela é uma das únicas que a pessoa corre esse risco, maaaaaaas isso só vale se a pessoa toma 2, 3 vezes a vacina num período menor que 10 anos. No mais, é muito segura, eficaz, grátis e não dói!

jack
jackPermalinkResponder

Olá vou para Punta Cana porém a conexão é em Cararas preciso tomar do CIVP? Existe alguma possibilidade de fazer sem ser pessoalmente, pois moro no interior e o voo sai segunda antes da abertura da ANVISA no aeroporto. Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jack! Se o vôo é da Gol, não há conexão em Caracas, e sim escala, não sendo necessário o certificado.

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Boa Noite! Gostaria de saber o seguinte: Eu minha namorada estamos planejando fazer algums viagens internacionais para ter carimbos no passaporte e entao tentar tirar o visto americano. Comecaremos com o Chile no mes de junho e, nao sei se as autoridades da imigracao chilena carimbam o passaporte na chegada de brasileiros por la. Como pedir para eles carimbarem os passaportes?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! Se você usar o passaporte, será carimbado.

Edu
EduPermalinkResponder

Olá! Meu passaporte vence em setembro e meu visto americano em novembro. Farei intercâmbio no Canadá entre julho e dezembro, com escala nos Estados Unidos. Dei entrada na renovação agora em fevereiro.. Há algum problema em renovar com tanto tempo de antecedência? O visto a ser renovado é o de turismo e ainda não dei entrada no canadense.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Edu! Não há problema.

Edvani
EdvaniPermalinkResponder

Tenho uma viagem para argentina em Julho e vou embarcar com minna identidade ,de la eu vou para estados unidos. Porem tenho dupla cidadania brasileira e portuguesa .ha album problema se eu embarcar na argentina para os estados unidos somente com meus documentos portugueses?obs :vou ficar na argentina por sete Dias.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Edvani! Não há problema.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar