8 coisas que você não deve esperar a próxima viagem para providenciar

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Certificado internacional de vacinação

Tomar vacina contra febre amarela

Outro dia uma alma aflita me procurou no Twitter porque tinham informado na Gol que era necessário certificado de vacinação contra febre amarela para viajar a Barbados. Eu respondi que não sabia disso, e que ninguém, em nenhuma das seis ilhas que visitei nesse giro pelo Caribe (incluindo Barbados), procurou pelo certificado no meu passaporte (eu tenho, válido até 2013).

Logo em seguida a coisa se esclareceu -- o certificado seria necessário para quem saísse da Região Norte. Mas essas coisas são obscuras, mesmo. De vez em quando aparece gente que fala da necessidade de vacina contra febre amarela para ir à Colômbia. Quando fui à Venezuela, em 2003 (fazer a foto da Bóia, haha), precisei da vacina -- mas não que a Venezuela exigisse. Voltei via Manaus, e a vacina seria necessária para voltar ao Brasil. Ou pelo menos foi assim que me explicaram.

Por essas e por outras é que eu sempre digo: pessoal, bora tomar a maldita vacina antes que seja necessário. É só passar num posto da Anvisa. É preciso se cadastrar no site da Anvisa (obrigado, Adolfo!); no cadastro você saberá quais postos estão aptos a aplicar a vacina.

A vacina só começa a valer 10 dias depois de tomada -- mas depois continua válida por 10 anos. É melhor tomar agora, que você não precisa, do que cair nesse papo-aranha, em que muitas vezes a gente topa com um funcionário mais realista que o rei, que descobre pêlo em ovo e outros lugares-comuns ainda piores.

A exemplo da vacina da febre amarela, há várias providências que você não deveria esperar pintar uma viagem para tomar:

Ter um passaporte com mais de 6 meses de validade

Alguns países só permitem a entrada de visitantes com passaporte válidos por pelo menos 6 meses depois da chegada. Não é o caso, por exemplo, dos Estados Unidos, que deixam você entrar mas limitam a permanência à validade do passaporte. Mas quem diz que todo atendente de check-in sabe disso? Em alguns aeroportos a moça não vai deixar você embarcar. E a fila do check-in não é o momento mais adequado para discutir legislação. Então não deixe o seu passaporte ficar próximo de vencer. Agende a renovação o quanto antes -- até porque ultimamente a coisa anda enrolada.

A propósito: ter um passaporte

Muita gente aproveita o fato de poder viajar para os países do Cone Sul com carteira de identidade para não fazer passaporte. Na minha opinião, é um erro. Quanto mais carimbos você tiver no seu passaporte, mais tranqüilo é passar pela fronteira de países com imigração encrenqueira. E a tal da carteira de identidade sempre corre o risco de ser recusada por atendentes de check-in ou funcionários de aduana que não achem que você é a mesma pessoa daquela foto de onze anos atrás. Passaporte já!

Visto americano

Não espere aparecer a oportunidade de viajar para os Estados Unidos para solicitar seu visto. Na última hora é um deus-nos-acuda -- o Brasil inteiro está querendo visitar a Flórida. À diferença do que muita gente pensa, não é necessário ter viagem marcada para pedir ou renovar o seu visto americano. Se você não mora numa cidade com consulado americano, fazer antes de precisar faz ainda mais sentido: você aproveita um feriado local ou pede uma segunda ou sexta de folga e faz uma viagenzinha a São Paulo, Rio, Brasília ou Recife para fazer o visto. Às vésperas de viajar, além de difícil de agendar, o procedimento acaba encarecendo a viagem aos Estados Unidos. Antes de precisar tirar o visto, dá para contabilizar o gasto como uma viagem de lazer. Agende já!

Mala boa

A gente só se dá conta de que está precisando de uma mala decente na hora de viajar. Mas aí costuma ser tarde demais. Aproveite a entressafra entre viagens e invista naquela mala bacana de quatro rodinhas (minha recomendação: compre o tamanho médio, de 65 cm de altura com a mala na vertical). Mala boa custa caro, e é bom você fazer esse crediariozinho meses antes de viajar.

Adaptador universal de tomada/cadeado TSA

Dois itens indispensáveis, e que na última hora são complicados de conseguir. Da próxima vez que você fizer compras online, procure esses dois itens e inclua na sua cesta. Poucas coisas são mais chatas do que chegar num lugar e ter que ir atrás de adaptador (pela lei de Murphy, a recepção do seu hotel sempre vai ter acabado de emprestar o último dos adaptadores do estoque).

Pay Pal

Para alugar apartamento ou fazer reservas com fornecedores alternativos, um PayPal (sistema internacional de pagamento entre contas de cartão de crédito) é fundamental. Demora algum tempinho, porém, até que a sua conta seja verificada e validada. Por isso, não espere precisar para abrir uma. Leia como fazer isso neste post aqui.

Esqueci alguma coisa? O que você recomenda que não se espere até a véspera da viagem para providenciar?

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


476 comentários

Eder Rodrigues

Olá,

Moro na Dinamarca e estou indo para o Egito no proximo mes, ja retirei o visto no consulado daqui, mas tenho duvidas sobre se eu necessito o certificado de vacinacao contra febre amarela mesmo morando aqui. Alguem pode me dar alguma informacao?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eder! Segundo este documento da OMS, você não precisa se vacinar: http://www.who.int/ith/ITH_Annex_I.pdf?ua=1

Eliana Sales
Eliana SalesPermalinkResponder

Eu incluiria o desbloqueio dos cartões de crédito e celular para uso no exterior.

Renato
RenatoPermalinkResponder

Errado. O desbloqueio do cartão deve ser feito próximo a cada viagem e somente para o período da viagem.

Mylena
MylenaPermalinkResponder

Os cartões internacionais (pelo menos os que posso fazem assim) já estão habilitando o serviço com 2 anos de validade - acho que vale a pena fazer, sim!

Abadoon
AbadoonPermalinkResponder

A Eliana não disse que o Cartão deve ser mantido desbloqueado.

Debora Barcelos

Os bancos geralmente pedem pra fazer o aviso viagem de 60 a 2 dias antes da viagem, pois ele tem prazo de validade pra evitar fraudes.

silvio perez
silvio perezPermalinkResponder

É recomendável levar o passaporte vencido e andar com ele, deixando o válido no cofre do quarto do hotel, pois caso você extravie este documento, terá o válido resguardado. É bom levar alguns documentos para, na hipótese de não ter seguido a dica acima, providenciar sua identificação na embaixada brasileira ou na polícia local.

Ana Cristina feijao

Acho que é uma super dica vc levar sempre o seu passaporte com o visto americano ainda que vc va para a Europa, ou outro destino que vc nao precise passar pelos EUA. Isso porque na volta se o seu voo for cancelado ou a empresa aerea entrar em greve (foi o que aconteceu comigo) e o voo que te oferecerem tiver que passar pelos EUA vc tera que necessariamente fazer imigracao nos EUA, Logo, o seu visto americano valido sera necessario.

Flavia Romani
Flavia RomaniPermalinkResponder

Nao so tomar a vacima, mas tirar a cateira internacional de vacinacao (levar a brasileira a um posto da ANVISA e pegar uma em ingles) Alguns paises como a Africa do SUl tem o mosquito mas nao tem a doen,ca e sem o certificado internacional nao entra mesmo....

flavia
flaviaPermalinkResponder

Estou agendando uma viagem a lisboa em novembro teria alguma dica pra me passar.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flavia! Para dicas de Lisboa, veja: http://www.viajenaviagem.com/destino/lisboa/

amanda
amandaPermalinkResponder

Estou indo para Nova Zelândia, gostaria de saber se é exigido carteirinha de vacinação e qual vacina devo tomar??

Obrigadaa!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda! Não são exigidas vacinas.

Jordano Rodrigues

ola! eu e mais 2 amigos estamos planejando viajar por toda a america do sul e central, queremos ir de carro para aproveitar a viagem... mesmo sendo de carro precisamos de algum documento especial ? e os vistos como os faço ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jordano! Para viajar de carro próprio você precisa do seguro Carta Verde. Para viajar pelos países da América do Sul, você não precisa de visto. wink

Karina
KarinaPermalinkResponder

Boa tarde,

Vou viajar para Chile, Argentina e Uruguai em Janeiro e pretendo alugar carro em alguns passeios. Existe alguma exigência da PID (Permissão Internacional para Dirigir) ou a CNH é aceita nesses países? Pesquisando no site do DETRAN-SP, informa sobre a necessidade do documento quando a permanência é de mais de 180 dias (o que não é meu caso), então, fiquei na dúvida. Será que conseguiria me orientar nesse assunto? Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karina! Entre países do Mercosul, a CNH brasileira é aceita.

Rejane
RejanePermalinkResponder

Alguns itens são tão comuns e simples, mas acontece mesmo de na correria esquecermos de providenciá-los. Excelentes dicas e excelente blog!

Sandra
SandraPermalinkResponder

Tenho um check list de todos os itens que vou precisar em uma viagem ( seja para o frio, calor, chuva, praia, caminhada, casamento, etc ), é só conferir antes de finalizar a organização da mala!!! Facilita e você não deixa nada para trás!

Alessandra Castro

Vou para Cancun com meu vôo fazendo uma conexão na cidade do Panamá, preciso tomar a vacina contra a febre amarela e consequentemente ter o cartão internacional de vacinação?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alessandra! O Panamá não exige a vacina para conexões.

Richard Pinheiro

Pretendo fazer um cruzeiro pela Royal Caribbean, no Oasis of The Seas, em novembro de 2015. Preciso de visto americano ou posso tirar aquele que vale por 90 dias? Além disso, como será no fim de novembro, corro risco de pegar o fim da temporada de furacões. Será que a rota do cruzeiro: Fort Lauderdale, Flórida; Labadee, Haiti; Falmouth, Jamaica; Cozumel, México; Fort Lauderdale, Flórida está na rota dos furacões? Abraço e parabéns pelo site!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Richard! O Programa de Isenção de Visto não inclui o Brasil. Sobre os furacões, dê uma lida - http://www.viajenaviagem.com/2010/06/furacoes-no-caribe-um-balanco

Renato
RenatoPermalinkResponder

Olá, de extrema utilidade as dicas, parabéns, pretendo ir a Punta Cana esse ano, já foi pra lá? Tem alguma dica extra? Será que devo levar dólares? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renato!

Leia sobre Punta Cana:
http://www.viajenaviagem.com/destino/punta-cana

Elie
EliePermalinkResponder

Suas dicas são ótimas.
Provavelmente eu serei aprovada para uma vaga de emprego por dois anos no Canadá - Vancouver. Tem dicas para me passar? Check list de itens que eu tenho que providenciar (transferir, cancelar, notificar...) mudar de país exige que pensemos em muitas coisas. Sua ajuda será preciosa.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elie! Dê uma olhadinha em https://expatriados.wordpress.com/ .

Douglas Matos
Douglas MatosPermalinkResponder

Olá. Site muito útil, parabéns! Essa história da necessidade da vacina contra febre amarela está um tanto confusa. Vou para o Panamá e San Andrés* no fim de fevereiro, 3 dias em cada. Está necessário ter a vacina? Devo tomar só 10 dias antes ou posso tomar antes? Tenho que validar e anexar no passaporte? Agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Douglas! Não é necessária vacina nem para o Panamá nem para a Colômbia.

Míriam
MíriamPermalinkResponder

estou planejando ir a Magdalena el viejo no Peru.é necessário fazer troca de moeda antes?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Míriam! Não se compram soles no Brasil. Leve dólares e cartão de crédito.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2014/11/que-moeda-levar-dinheiro-vivo-x-cartao-pre-pago-x-saques-no-debito-x-cartao-de-credito

Jefferson
JeffersonPermalinkResponder

Olá, vou com minha namorada ao México em Abril ( CANCUM), gostaria de saber da obrigatoriedade da carteira internacional de vacinação? Alguem que foi e ja foi obrigado a apresentar? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jefferson! Você não precisa do certificado de vacinação para viajar para Cancún.

Rafael deL
Rafael deLPermalinkResponder

Amigo,

Vou viajar para Orlando com minhas filhas, Vou fazer uma conexão em Bogotá tanto na ida, como na volta. Você sabe me dizer se precisamos tomar a vacina contra febre amarela ? Sabe de existe alguma dica sobre essa conexão ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Não precisa vacina de febre amarela para a Colômbia.

Rita
RitaPermalinkResponder

Eu acresentaria ter os telefones para fazer ligaçoes a cobrar do exterior para o Brasil, via embratel, cada pais tem um numero diferente, e ligaçao a cobrar é sempre mão na roda quando acontece os perrengues!
Ja a vacina de febre amarela, tomem logo pessoal, é DE GRAÇA, e pra ir logo ali no Pantanal tambem precisa vacinar!

Elizandra
ElizandraPermalinkResponder

oi, acabei de fazer o requerimento do passaporte da minha filha que tem 17 anos, em 4 meses faz 18, preciso fazer outro quando ela completar 18.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elizandra! O passaporte estará válido até a data que constar no documento. Passaportes de menores entre 4 e 17 anos têm validade de 5 anos a partir da data em que forem emitidos.

http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/duvidas-frequentes/duvidas-frequentes

Carlos Alberto do Nascimento

Gostei dos comentários, porém, ñ encontrei minha resposta. Viajo p/ o Chile c/ passaporte vencido há 2 meses. Que faço, agora?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Para o Chile você pode viajar com carteira de identidade.

Mariana G.
Mariana G.PermalinkResponder

Bóia, por favor... não encontrei a resposta pra minha dúvida em lugar nenhum...
Meu passaporte vence em outubro/2016 e eu já estou em processo de solicitação de um novo, porém encontrei uma passagem, em um valor que me agradou bastante, para o Chile em setembro e queria aproveitar pra reservar antes que o valor suba, mas no ato da reserva o site solicita o número do passaporte (ou RG), e como eu prefiro viajar sempre com passaporte ao invés do RG, fiquei na dúvida... será que eu posso colocar o número do meu RG na reserva, mas usar meu novo passaporte no embarque?
Espero que possa me ajudar, obrigada desde já!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Informe o número do RG e viaje com seu passaporte; tenha o RG com você e apresente se pedirem.

Mariana G.
Mariana G.PermalinkResponder

Ok, Bóia! Obrigada!! smile

Matheus Casagrande

E sobre a vacina de febre amarela, vale lembrar: pra tomar é rápido, mas pra conseguir o certificado pode demorar.

Renata
RenataPermalinkResponder

Eu também tenho uma checklist, duas na Verdade, uma com planejamento financeiro e outra com lista de viagem smile.
Separo roupas, acessórios, frasqueira, farmacinha, eletrônicos e periféricos (ex: celular + carregador, secador de cabelo + adaptador, lanterna + pilha), documentos e afins...

Sempre bom dar uma olhadinha antes pra saber se tem alguma peça de vestuário importante pra seu local de destino, casacos pesados, botas de neve e coisas que sejam mais difíceis de providenciar com certa antecedência. Assim se tem tempo de pedir emprestado, alugar, comprar ou fazer uma busca de valores na internet pra ver se vale a pena comprar durante sua viagem.
Vou a New Oleans semana que vem pro festival de Jazz, nas minhas pesquisas descobri que se chover, o festival fica cheio de poças e lama e por isso é bom levar uma galocha, bota ou tênis adequados.
Informar-se sempre é bom, por isso estou sempre por aqui!

Cynthia
CynthiaPermalinkResponder

Se o carro for seu, dependendo do país precisa de carta verde do seguro, o carro deve estar no seu nome, revisado, 2 triângulos, cambão...vale a pena entrar nos sites do ministério do turismo de cada país. Se for sair ( e depois entrar) do Mercosul, revistam todo carro, todas as malas, nao pode levar gêneros alimentícios

Ute Rasp
Ute RaspPermalinkResponder

Todas as dicas sao otimas e eu adicionaria carteira internacional de motorista no caso de desejar dirigir no destino; Seguro de saúde e seguro viagem (veja se a bandeira do seu cartão de crédito te dá cobertura, mas só funciona se comprar a passagem aérea com ele); Providenciar remédios de uso contínuo para todo o período da viagem e os leve sempre na bagagem de mão; levar todas as reservas, contratos, passagens e seguros impressos em papel para evitar surpresas nos balcões de atendimento como ausência de internet local e até mesmo de carga na bateria do smartphone. Sempre faço isso e já evitei muita dor de cabeça.

Silvana
SilvanaPermalinkResponder

Boas dicas! Quanto à vacinação da febre amarela, penso que todos deveríamos providenciar... Independente de qualquer viagem.

Ute Rasp
Ute RaspPermalinkResponder

Na última vez que fomos ao Chile partindo do Aeroporto Internacional dos Guararapes em Recife (PE) apresentei minha ID (que tem mais de 20 anos) não aceitaram alegando que o documento tem que ter menos de 10 anos. A sorte foi ter levado o passaporte atualizado. Só saio do Brasil com Passaporte!

Daniel Burnier

Eu estou viajando a cerca de 7 meses (desde Outubro/2015) por toda a América do Sul - em nenhum momento pediram para ver meu certificado de vacina de febre amarela (Inclusive na Regiao Amazonica, Bolivia e Peru). Eu tenho a vacina, mas apenas para mim, por questoes de saúde.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! No Peru não precisa mesmo. Na Bolívia podem pedir (normalmente é mais para extorquir uma propinazinha de viajantes terrestres).

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Boia, eu tomei vacina contra febre amarela em janeiro (pois eu ia trabalhar no meio da selva amazônica) mas tá no meu cartão de vacina normal, só em português. Só esse serviria em uma eventual comprovação ou tenho que ter a carteira internacional? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! Tem que ter o certificado internacional para entrar em países que exigem a vacina.

Lucia vasconcelos gavioli

Vou viajar para Londres em 15 de julho, meu passaporte brasileiro vence em dezembro(5meses),tenho passaporte Italiano, sempre entro com ele, preciso renovar o brasileiro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucia! Você vai sair e entrar no Brasil com seu passaporte brasileiro, entrar e sair da Europa com o seu passaporte europeu. O Brasil evidentemente não pede nenhum excesso de validade a brasileiros nem para sair nem para voltar, basta o passaporte estar válido. De todo modo, não é inteligente ficar com passaporte perto de expirar. Se você se descuida, o passaporte perde e validade e você pode deixar alguma viagem escapar porque não tem como sair do Brasil.

Norma Teixeira

Este site é de serviço de grande utilidade!! Adoro!!!

Andre
AndrePermalinkResponder

Nao votei as 2 eleicoes e n justifiquei, posso ser barrado pela pf de viajar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! Isso só é verificado na feitura ou renovação do passaporte. Quando for renovar seu passaporte, você precisará antes regularizar a situação no seu cartório eleitoral (pagar multa baratinha).

Marcelo Jesus
Marcelo JesusPermalinkResponder

Exatamente. E o valor da multa é ridículo, uns R$3,50 por cada turno de votação que a pessoa não compareceu e não justificou.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Bom eu queria saber se presiso tomar a vacina. Em agosto saio de brasilia,faco escala no panama e sigo para nassau?e necessario? O meu marido também?ele tem 65 anos?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Bahamas exigem a vacina de brasileiros.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar