Barbados: as praias

Enterprise Beach (Miami Beach), Barbados

A ilha de Barbados é banhada pelo Caribe nas direções oeste e sul. É uma costa bastante ocupada, em que as construções costumam chegar até à areia. Se não há avenidas beira-mar, tampouco existem arranha-céus — tirando o Hilton e outro hotel nas cercanias da capital, Bridgetown. Como normalmente estão fora da visão de quem passa de carro, as praias podem ser difíceis de achar e, eventualmente, de entrar. Mas são todas públicas: uma vez que você entra por um acesso sinalizado, pode transitar pela areia mesmo em trechos ocupados por hotéis de luxo.


Visualizar Barbados: as praias em um mapa maior

OESTE (West Coast)

O metro quadrado mais caro de Barbados está ao norte da capital, Bridgetown. O trecho mais metido deste litoral é conhecido como “Platinum Coast” (Costa de Platina), porque reúne alguns dos hotéis mais luxuosos da ilha (o mais mais mais é o Sandy Lane). Pela dificuldade de estacionar e pelos poucos pontos de acesso, é um trecho do litoral pouco amigável ao passante. Se você não estiver hospedado num hotel por aqui, o mais provável é que visite essa costa vindo pelo mar, num passeio de catamarã.

Colony Club Beach

Colony Club Beach, Barbados

Colony Club Beach, Barbados

Esse é um exemplo de praia que você encontra ao se hospedar num hotel da West Coast: faixa de areia estreita, mar calmíssimo. Peguei uma época de mar feio (para o padrão de Barbados). Em condições ótimas esta água fica azul-bebê. O hotel em questão é o Colony Club (oferecido pelas operadoras de pacote brasileiras).

Mullins Bay

Mullins Bay, Barbados

Mullins Bay, Barbados

Se você está de carro, esta é a sua melhor opção na West Coast. A praia (a última do trecho-filés, um pouco antes de Speighstown) é visível da estrada, impossível de perder. Estacione numa rua lateral e aproveite a infra: o restaurante é ótimo e aluga espreguiçadeiras.

BRIDGETOWN

Para o meu gosto, as praias mais bacanas da ilha estão imediatamente ao sul da capital. Por ali a areia é branquíssima e o mar estava transparente até nesta época ruinzinha que eu tive o azar de pegar.

Carlisle Bay

The Boatyard, Carlisle Bay, Barbados

Carlisle Bay, Barbados

É a primeira praia colada na cidade, com bolsões de estacionamento fáceis de achar. Dá para alugar espreguiçadeiras em barracas rústicas que também proporcionam serviço de bordo. Mas o mais bacana, na minha opinião, é entrar pelo Boatyard, um bar de praia que cobra entrada e tem um píer próprio. De vez em quando faz promoções de bebidas all-inclusive. Para quem procura algum agito durante o dia, é a pedida. À noite, vira balada.

Praia do Hilton

Praia do hotel Hilton, Barbados

Maior hotel da ilha, o Hilton está plantado em frente a uma prainha nota 10. Eu cheguei pelo estacionamento, deixei meu carro e atravessei o lobby sem ser importunado — mas acredito que isso não seja muito legal, não. Mas na praia havia vários barbadianos, que certamente vieram pelo outro lado (deve haver algum acesso).

SUL (South Coast)

É o quadrante mais democrático (e animado) da ilha, ideal para quem não quer ficar isolado num hotel de luxo. A ocupação da costa também é praticamente ininterrupta (há muitos hotéis à beira-mar também), mas quem gosta de variar de praia encontra bons trechos aonde levar sua toalha ou alugar uma espreguiçadeira.

Rockley/Accra Beach

Rockley/Accra Beach, Barbados

Boardwalk, Barbados

Uma das poucas praias visíveis da estrada, está num trecho sem construções à beira-mar (deve ser por isso que é chamada de “parque”). Nos cantos esquerdo e direito é possível alugar espreguiçadeiras (o bar do canto esquerdo é bem bom). No canto direito começa a Boardwalk, um deck à beira-mar onde estão instalados alguns restaurantes bem bacanas, como o Tapas e o Black Pearl.

Dover Beach

Dover Beach, Barbados

A mais badaladinha das praias da costa sul. Tem um pequeno estacionamento (e dá para estacionar nas ruas próximas) e alguns quiosques. Fica imediatamente ao sul do Gap, a rua da muvuca; dá para ir (ou vir) caminhando.

Maxwell Beach

Maxwell Beach, Barbados

Trecho selvagem de praia, sem serviços, entre Dover e Oistins. A areia é superbranca. E tem coqueiros!

Enterprise/Miami Beach

Enterprise Beach (Miami Beach), Barbados

Primeira praia passando o vilarejo de pescadores de Oistins (onde você vai vir pelo menos na noite de sexta-feira para comer peixe frito), Enterprise (também conhecida como Miami) é a praia favorita dos nativos.

SUDESTE (Southeast coast)

O lado leste da ilha recebe águas do Atlântico. O mar aqui é bem mais violento do que nos lados oeste/sudoeste. Mas a costa é bem menos ocupada.

Crane Beach

Crane Beach, Barbados

Crane Beach, Barbados

É a praia mais famosa da ilha. Fica ao pé de um penhasco onde está instalado o hotel The Crane, o mais antigo clássico de Barbados. Como eu já disse anteriormente, este não é o tipo de praia que me levaria ao Caribe… o mar é violento e perigoso.

LESTE (East Coast)

A costa leste da ilha tem o mar decididamente bravo. É bonito para passear de carro, já que o horizonte e o mar não fogem do seu campo de visão.

Batsheba

Batsheba, Barbados

Batsheba, Barbados

Batsheba, Barbados

(Diga: “Baxiba”.) A mais importante das praias do leste é uma meca de surfistas. Com efeito: o ambiente está mais para North Coast do Havaí do que para Caribe. As formações rochosas são lindas. O banho é perigoso. Há quiosques, restaurantes e outro clássico da ilha, o hotel The Atlantis.

Leia também:

Todas de Barbados no Viaje na Viagem


97 comentários para “Barbados: as praias”

  1. Pessoal, acabei de voltar de lá no último sábado e gostaria de deixar meu agradecimento à equipe do viaje na viagem. Eu e meu marido tivemos férias maravilhosas lá! Pegamos um tempo ótimo, com muito sol e mar perfeito em todos os sentidos: azul, lindo e calmo em alguns trechos e azul, lindo e com ótimas ondas em outros lugares (meu marido pega onda e até Kelly Slater, que é o maior surfista dos últimos tempos, estava lá tb!)

    Alugamos um carro (e super recomendo, já que fui eu quem dirigi na maior parte do tempo) e é tranquilo dirigir na mão inglesa, mas realmente alguns trechos são realmente estreitos, mas no 2º dia vc já acostuma..

    Quanto ao pessoal que está na dúvida se vai pra lá ou pra Punta Cana, por exemplo, digo que são propostas de caribe totalmente diferentes:
    Eu Punta vc fica num resort all inclusive e só sai do hotel pra fazer passeios pra algumas ilhas próximas ou fazer uma noitadinha, fora do resort/praias o lugar é feio e pobre e fala-se espanhol.

    Em Barbados, o país é minúsculo, porém uma graça, até nos trechos mais pobres (fora da zona turística) vc não vê uma diferença muito grande de classes sociais.. é tudo bem arrumadinho e as pessoas são muito simpatiquinhas e amistosas. Eu me misturei muito mais com os nativos em Barbados do que em Punta e fala-se somente inglês. Quanto à beleza das praias, ambos os lugares são lindos, mas eu curti mais a praia em frente ao meu hotel de Barbados (Accra/Rockley Beach) do que o a praia de Bavaro em Punta Cana (onde ficam a maioria dos resorts).

  2. Também escrevi um post sobre as belíssimas praias de Barbados..
    http://contandoashoras.com/2013/03/27/as-belissimas-praias-de-barbados/

    E ainda, escrevi um post com informações práticas sobre a ilha, como as coisas funcionam por lá..
    http://contandoashoras.com/2013/02/20/barbados-informacoes-praticas/

  3. Olá, eu e meu marido estamos planejando ir para Barbados entre os dias 28/12/13 a 08/01/2014, ele surfa e queria saber qual melhor praia para ficarmos, pois gostaria de ficar numa praia bem do estilo caribe e talvez alugar um carro para ir para outras para ele surfar, o que vcs me aconselham, pois queria um hotel que fosse se não pe na areia bem próximo da praia e com bares, restaurantes….próximo que possamos ir a pé a noite. Aguardo resposta. Obrigada.

    1. Olá, Jessica! Como está bastante bem explicado no post, as praias para surf ficam na costa leste, que é menos movimentada. Vocês vão precisar decidir entre ficar junto às praias de surf ou ir e voltar todos os dias.

      Leia mais sobre Barbados:
      http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/barbados-ricardo-freire

  4. Ola!
    Estou indo para Barbados dia 20/07 com crianças de 5 e 11 anos. Gostaria de saber se tem dicas de quais os programas mais indicados para fazer com eles. Obrigada

    1. Olá, Patricia! Além de curtir as praias com as crianças, você pode também fazer alguns passeios: http://www.viajenaviagem.com/2010/08/10-passeios-em-barbados/

  5. Olá Ricardo,
    Vamos viajar para Barbados em março de 2014. Iremos em 3 casais e estamos pensando em alugar uma casa para o período ( com serviço e cozinheiro). O que vc acha? Alguma dica para não entrarmos em uma fria? Qual praia vc indicaria? Somos do estilo mais sossegado.
    Obrigado e parabéns pelo site.
    Rui

    1. Olá, Rui! Aqui quem responde é A Bóia! As praias estão comentadas no post acima :)

      Veja dicas de hospedagem aqui:
      http://www.viajenaviagem.com/2010/09/7-hoteis-em-barbados/

      Caso prefira alugar uma casa, veja como não cair em roubadas ao contratar serviços pela Internet: http://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas/

ATENÇÃO:
Antes de perguntar, veja se a dúvida já não está respondida no texto. Perguntas redundantes e comentários em maiúsculas serão apagados. Obrigado!