Caribe: primeiro furacão do ano passa por St. Maarten

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Earl na AccuWeather

Seguuura peão! Agora que o Brasil anexou o Caribe a seu mapa de férias, notícias de furacão ficam mais importantes. E nos ajudam a entender como funcionam e equacionar o risco que se corre ao viajar para lá nesta época.

Nesta segunda-feira, dia 30, o primeiro furacão do ano, o Earl, tocou St. Maarten (e assustou St.-Barth) a caminho da costa leste dos Estados Unidos. Outras ilhas afetadas foram Porto Rico, Antigua, Saba e Statia (Santo Eustáquio). Não houve danos maiores senão cortes de energia, pequenos focos de inundação em partes baixas, galhos caídos por toda a ilha e uma ou outra casa destelhada. O governo decretou toque de recolher e quem estava hospedado à beira-mar sofreu com o barulho do vento durante a noite.

Um repórter da CNN que estava em Marigot, no lado francês da ilha, enviou vídeos como este:

27CDB6E-AE6D-11cf-96B8-444553540000" id="ep">

A maioria dos vôos para Porto Rico e St. Maarten foi cancelada por dois dias, e muitos navios de cruzeiro aportaram esperando o furacão passar ou mudaram suas rotas.

Na prática, quem estava em St. Maarten perdeu dois dias de férias para o furacão -- como poderia ter perdido para para um frente fria. A diferença é que frente fria não dá medo e permite que se saia do hotel (mas em compensação você não volta com uma história interessante para contar em casa).

Twitter - furacão Earl em St Maarten

Twitter - furacão Earl em St Maarten

Twitter - furacão Earl em St Maarten

Twitter - furacão Earl em St Maarten

O que eu acho importante ressaltar é que, se por um lado quem calhou de ir a St. Maarten justo nesta semana deu azar, quem estava em Punta Cana, Cancún, Barbados, San Andrés ou Cuba (ou ainda Aruba, Curaçao e Los Roques, que estão fora da passagem de furacões) nada sofreram.

E assim será até o fim da temporada, em novembro: furacões passarão de tempos em tempos, algumas ilhas serão prejudicadas, a maioria sairá ilesa. Chame isso de roleta caribenha.

Passado o Earl, as atenções se voltam para dois novos possíveis furacões: Fiona (que já está sendo rebaixada a tempestade tropical e deve atingir apenas as Ilhas Virgens Americanas) e Gastón, que está se formando na costa oeste africana.

Aos ressabiados, sempre é bom lembrar que setembro marca o início da melhor época para ir ao Nordeste (no Ceará, no Maranhão e no Piauí já está ótimo desde julho).

Leia também:

Furacões no Caribe: um balanço


48 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Claudia Beatriz
Claudia BeatrizPermalink

Pois é... pena que a JetBlue não vá para o Nordeste! smile
Estou aqui pensando se vou gastar uns dias do meu passe em setembro pelo Caribe! Punta Cana e Aruba estão na lista. Mas vamos ver.. as taxas, que são separadas do passe estão ficando salgadas.
Os furacões nem me assustam. Até por aqui eles podem pintar!

Gustavo Soares
Gustavo SoaresPermalink

Aproveito o ensejo do furacão, e as altas ondas que devem estar batendo por lá agora, para acrescentar um detalhe para surfistas que forem a St. Martin: não carece levar prancha, mas dá para surfar sim. Existe um clube de surf da Quicksilver em Le Galion, muito bacana aliás, e o pico é uma bancada de coral amigável, daqueles arredondados em cima, com algas, sabe? Boas direitas, acessíveis por um barquinho do próprio clube. O esquema é chegar antes das 9h e assuntar com os franceses ali sobre o horário da próxima partida. Eles tem um quiver gigante para alugar, e são até amistosos (considerando a sobreposição de dois atributos marrentos, surfistas + franceses).

Tamara
TamaraPermalink

Oi, Riq, ótimo e esclarecedor post...

Vc cita San Andrés entre os "ameaçados" por furacões, mas a olha tb está fora da rota (pelo menos até onde sei).

A ameaça lá são só os raios que despedaçam aviões (mau gosto?).

Bjim

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Como fica bastante ao norte da costa sul-americana, sempre pensei que fizesse parte. Você tem toda a razão, San Andrés está fora da zona de risco.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Janelas quebradas, como alguém relatou, é algo comum: em Havana eu só entendi a razão das cortinas do Meliá Cohiba serem pesadonas e PAVOROSAS (bloqueando a vista para o Malecón) depois de ler o manual-hurricane - as ditas eram feitas justamente para segurar os estilhaços.

Leandro
LeandroPermalink

E olha que o centro da tempestade passou relativamente longe da ilha (o vento máximo ficou perto de 100km/h nas partes mais expostas da ilha, mas na parede do olho passava de 200 kmh), Anguilla ficou mais perto do centro mas ainda fora da zona dos ventos máximos, imagino quem estava em Cancun em 2005 quando o centro do furacão passou diretamente pela cidade em passo de tartaruga, deixando grandes estragos para trás. Nos próximos dias nenhuma ameaça relevante para o Caribe, apenas o Fiona que está mais fraquinho que uma frente fria e não deve se intensificar, e se o fizer será longe da região.

Alexandre
AlexandrePermalink

Eu estava em Miami em 2005 quando o Wilma passou por lá, foi um furacão relativamente forte e eu não gostaria de passar novamente pela experiência, não foi uma história interessante. Depois daquela vez estudei um pouco mais sobre os furacões no Atlantico Norte, e o pico da temporada é metade de agosto até a metade de outubro, logo decidi que nesses dois meses posso deixar de ir pro Caribe e cidades costeiras nos EUA,ou vou antes , ou vou depois! Os riscos sãopequenos , tem de ter azar pra estar justamente no lugar em que o furacão passa, mas eu passei pela experiência e não tenho a mínima vontade de repetir.

Lucas
LucasPermalink

Minha lua de mel será na semana q vem, dia 07/09/2010 em Punta Cana..
Tô preocupadaço aqui..
E agora???
Será que prejudicou muito a região???

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Passou longe de Punta Cana, Lucas. O pessoal ficou em alerta, mas apenas nublou e choveu.
http://www.tripadvisor.com/ShowTopic-g147293-i28-k3893139-o20-Has_earl_made_the_waves_bigger_yet-Punta_Cana_Dominican_Republic.html

É isso que é importante saber sobre os furacões do CAribe: cada um tem sua trajetória. Eles não atingem todas as ilhas de uma região a cada passada. Nos lugares próximos, mas não afetados, chegam apenas como tempestade/frente fria.

Dejalmir
DejalmirPermalink

Grande Ricardo, depois que te achei as coisas ficaram mais claras para viajar... estarei indo para Punta Cana dia 11 de setembro, será que tem alguma tempestade ou tornado previsto para esta semana?? nao estou a fim de desistir agora que está tudo acertado.
abraço!!

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Essas coisas só se sabem entre 3 e 5 dias antes de acontecerem. Para os próximos dias estavam previstos dois furacões que já foram rebaixados a meras tempestades.

ruy mendes
ruy mendesPermalink

para quem vai ao Caribe no segundo semestre: top 10

-nº 10- bem feito, quem mandou ser tão pão duro

-nº 9- puxa, que azar que nós demos...

-nº 8- seguraaa, que ondão

-nº 7- eu te disse, eu te disse

-nº 6- pra não dizer que não falei das ondas

-nº 5- benhê, tô com medo

-nº 4- cancun, méxico 2010 highlights: furacão plus ataques dos "zetas" narcotraficantes

-nº 3- quem muito pouco quer pagar, nada tem

-nº 2- Caribe no 2º semestre- Puntz, que cana

-nº 1- St. Maar... mamãe socorro, ten

Leandro
LeandroPermalink

Tecnicamente San Andres não está totalmente fora da rota, mas é muito mais raro algum passar diretamente sobre ilha, bem mais raro do que nos destinos mais conhecidos do norte e centro do Caribe. A última vez foi em 1961, embora depois disso outros tenham passado por perto. Um pouco de cultura inútil: de acordo com uma pesquisa, um furacão mais perdido que pinguim nas praias baianas atingiu a costa ao norte de Caracas em 1672, e outro passou por Cartagena na Colômbia em 1588, baseado nisso nenhuma área do Caribe estria 100% invulnerável a furacões, só que em lugares como esses e, por exemplo, Aruba, é tão raro que as chances passam a ser matematicamente desprezíveis. Mas o que interessa é que não faz nenhum sentido um turista repensar suas férias em San Andrés (e muito menos nas antilhas holandesas) por causa da temporada de furacões, e mesmo no trecho mais vulnerável no norte caribenho a previsão pode ser feita com até mais uma semana de antecedência e a chance de passar um justo na semana que escolheu para viajar é ínfima.

Flora
FloraPermalink

Nesta época do ano é complicado...Eu não iria.
Fui final de Fevereiro começo de Março, já tinha até a promoção da American de metade das milhas e não perdi 1 diazinho sequer.

Erzita R Correa
Erzita R CorreaPermalink

Vou para St Martin neste sabado. Sera uma viagem segura por 7 dias ou vale a pena cancelar? Alguem sabe a resposta?

ENRIQUE RODRIGUEZ
ENRIQUE RODRIGUEZPermalink

Vou passar final de ano em NY. Dia 05 de Janeiro vou para Miami para fazer uma viagem pelo Caribe até dia 28 de Janeiro quando volto de Miami para SP. Minha idéia é ficar 5 dias em Turks and Caicos, apôs St Bart, depois Antigua e finalizar em Trinidad e Tobago. Como faço para programar os vôos entre as ilhas. Existe alguma linha local que faça essas rotas? Tentei pela AA mais não é possivel...Alguem tem alguma dica? Tb dicas de hoteis bacanas nesses locais?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Nâo é assim que o Caribe funciona. Em http://www.expedia.com você verá algumas possibilidades de conexão (algumas cias. regionais não aparecem).

De T&C você teria que voar a St Maarten via Miami. De St Maarten poderia voar a St Barth e Antigua (não há vôos entre St Barth e Antigua). Trinidad deve ser só via Miami ou Barbados.

Simplifique. Se quiser pular de ilha em ilha, pule por ilhas próximas entre si. O Caribe não vai sair do lugar.

Fabi
FabiPermalink

Nossa!! eu cheguei dia 29 de St. Maarten! Pegamos dias maravilhosos, somente um dia o furacao Danielle que passava pela Florida agitou o mar de St. Maarten, ficou nublado com periodos de chuva forte... mas nos outros 6 dias, muito sol, mar calmo, perfeito!!! Segui todas as suas dicas Riq, inclusive as da materia da revista da Gol! Fui de pacotão da CVC (que nao é o meu estilo de viagem! costumo viajar por conta própria) mas dessa vez nao tinha tempo para organizar tudo e surgiu uma semana de ferias... entao, eu e meu marido decidimos pelo pacotão e foi simplesmente PERFEITO!!!! A cvc mantem uma brasileira lá que dá todo suporte, dicas, etc... ela fica de manha e a noite no hotel sonesta maho beach. E ainda com todas as suas dicas Riq(praias, restaurantes em grand case etc...) só penso em voltar!!! Fiquei maravilhada com Anguilla e St. Barth tb! Achei St. Maarten um destino super completo no Caribe (mais que aruba, curacao, los roques, cartagena que tb sao muito legais!). Mas St. Maarten conjuga tudo : excelentes praias, compras, restaurantes, infra etc... Nota 10!!

Di
DiPermalink

Qual o pacote CVC que inclui St Barth e St Maarten?

Fabi
FabiPermalink

Di, nao inclui! Fizemos bate e volta a partir de st. maarten por nossa conta. Mas é bem tranquilo... dá para rodar as 2 ilhas inteiras... lógico que uma ou 2 noites em st. barth seria perfeito! assim que a gol começar a fazer esse voo regular, eu pretendo voltar, passando 2 noites em st. barth, 2 noites em anguilla e o restante em st. maarten. Vale muito a pena!

Ilanna
IlannaPermalink

Ricardo, adoro fazer snorkel. Queria saber se entre Curacao e St. Maarten, qual dos dois lugares teria as praias mais azul-bebê e com mar mais transparente para que pudesse aproveitar melhor a atividade. Obrigada.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

St Maarten tem mais praias bonitas (em número) do que Curaçao, simplesmente porque tem mais praias (a costa de Curaçao é mais rochosa). Mas me parece que Curaçao tem mais pontos de mergulho bacanas mais próximos à costa. Em Curaçao você não precisa necessariamente pegar passeio de barco para fazer snorkel; Portomari, por exemplo, tem dois recifes (um natural, um artificial) para seus freqüentadores.

Os dois lugares são points de mergulho. Sugiro você consultar agências e sites especializados para o tira-teima.

http://www.viajenaviagem.com/2010/09/caribe-para-principiantes/

Ilanna
IlannaPermalink

Ricardo, uma última pergunta: sucintamente, independente do número de praias, qual ilha você diria que tem as praias mais atraentes para nós, brasileiros no aspecto Caribe (água cristalina, de cores espetaculares)?
Obrigada.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

As duas têm praias cristalinas de cores espetaculares. St Maarten tem mais praias. Curaçao tem mais atrativos. Escolha sua ilha pelo tipo de atividades/acomodação/estilo que você procura, não pela água, que é linda em todas as que têm vôos do Brasil.

Leia por favor:
http://www.viajenaviagem.com/2010/09/caribe-para-principiantes/

Patrícia
PatríciaPermalink

Ricardo,
Estou vendo td para viajar para St. Maarten do dia 02/10/2010 ao dia 09/10/2010. Tem alguma previsão de furacão para esse período?
Obrigada

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Existe a possibilidade entre agosto e novembro. A possibilidade é remota. Só dá para prever a passagem depois que a tempestade se forma, normalmente na costa atlântica da África, com uns três ou quatro dias de antecedência.

http://www.viajenaviagem.com/2010/06/furacoes-no-caribe-um-balanco/

Carol
CarolPermalink

Ricardo,

estou indo para Aruba e Curação na próxima semana. (viajo nesse sábado). Estou lendo algumas notícias referente ao furacão Igor e a previsão do tempo em Aruba não está lá essas coisas.

A minha dúvida é: Ao entrar em sites com a previsão do tempo, eles informam chuva, tempo nublado, chuva a noite. Esse tipo de chuva no mês de Setembro seria a nossa chuva aqui de verão?
Estou com medo de pegar essa frente fria e não conseguir aproveitar o que Aruba tem a oferecer.

Obrigada.

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

A meteorologia trabalha com o pior cenário. A umidade nesta época é alta, então se há possibibilidade de pancada de chuva, o que predomina na previsão é chuva. Vá tranqüila, você não vai perder nenhum dia de praia.

Carol
CarolPermalink

Muitíssimo obrigada!
Agora é aguardar o dia chegar ... ansiosa! smile

Leandro
LeandroPermalink

E continua a temporada de furacões bastante ativa este ano, mas a boa notícia é que as tempestades tem se formado e permanecido no meio do nada sem ameaçar os princiapis destinos, apenas as Bermudas podem sofrer algum efeito do Igor mas nada devastador. Para relembrar, segue um vídeo feito durante o furacão Wilma em Playa del Carmen (2005) com música legal, vale conferir a praia com um "look" irreconhecível: http://www.youtube.com/watch?v=e_vtA4o5I9E

Kenny
KennyPermalink

Eu estava nun cruzeiro e passamos por San Marteen no dia 27/08. Graças a Deus não sentimos nada.
Somente me Miami no dia 31/08 que o vento estava muito forte, efeito do mesmo furação.
Pura sorte!! Nossa viagem não sofreu nenhuma interferencia, mas fomos avisados pela Royal Caribean que o furação estava proximo.

Thelma
ThelmaPermalink

Riq lendo as previsões sobre as rotas dos furacões,
fiquei na duvida se Cuba esta ameaçada nesta época do ano.
Li que Cartagena,San Andres não fazem parte da rota é isso mesmo?
Obrigada!

paty
patyPermalink

ola, estou indo pra punta cana no comecinhho de novembro (feriado)...o q vc me diz sobre furacoes nesse periodo por la?
obrigada!

Cláudia
CláudiaPermalink

Olá! Estou vendo uma viagem p/ o Caribe entre 25/11 a 03/12, já havia reservado p/ Cancun qdo fiquei sabendo que é rota de furacões e cancelei, pedi a agente p/ me orçar p/ Aruba....será aniversário de casamento...não conhecemos nada do Caribe...qual a sugestão para se começar a conhecer?? Por qual ilha, sem ter o risco de furacões?? Obrigada.

Alexandre
AlexandrePermalink

Oi Ricardo,

Estou indo para St Maarten na 2a semana de novembro.

Pelo que vc descreveu, os incovenientes causados por este furacão foram pequenos comparados com um pior cenário.

De qq forma, pegunto se, ainda assim, vc acredita em reflexos, como estragos e danos nos hotéis que cheguem a atrapalhar minha estadia nesta época?

Parabéns pelo blog!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Rapaz, tudo é imprevisível. Mas veja: já se se passaram 60 dias de temporada de furacões e só unzinho deu uma atrapalhadinha nesta ilha. Nas outras de destinos de brasileiros, necas.

erivan nascimento silva

oi sou militar daqui de manaus estamos em alerta p prestar ajuda humanitaria ai mas ate agora nao tenho certesa o q esta acontecendo e nem mesmo sei se vai sair mesmo.

fernanda
fernandaPermalink

Estou em dúvida San Martin ou Barbados?
Alem pode me ajudar?
Fernanda

fernanda
fernandaPermalink

Obrigado pela dica.
Estou com dúvida onde ficar, eu li que é melhor ficar na costa oeste, mas tenho duas opções de hotel DIVI SOUTHWIND (que fica na costa sul ) e Coconut Court Beach (costa sul ou oeste??).
As praias da costa sul, tem muita onda?
O acesso da costa sul para costa oeste é complicado? Longe?
Obrigado
Fernanda

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Fernanda, há posts específicos sobre hotéis e praias de Barbados na página de Barbados. Por favor discuta esses assuntos nos posts devidos. Este post fala sobre furacão e sobre St Maarten, dois assuntos que não têm nada a ver com esses.

http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/barbados-ricardo-freire

O Coconut Court fica na costa sul. As praias da costa sul são calmas, as que têm onda são das costas sudeste e leste, isso está claro no post.

http://www.viajenaviagem.com/2010/09/7-hoteis-em-barbados/

http://www.viajenaviagem.com/2010/08/barbados-as-praias/

Se precisar continuar qualquer um desses assuntos, por favor use os posts certos.

fernanda
fernandaPermalink

Muito Obrigado pelas dicas. E me desculpe.
Vou usar o post correto.
Obrigado
Riq.

A Bóia
A BóiaPermalink

Este post se refere a um acontecimento de 2010.
Para informações sobre furacões no Caribe, consulte este post:

http://www.viajenaviagem.com/2010/06/furacoes-no-caribe-um-balanco/

Para informações sobre o Caribe, comece por esta página:

http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z