Caribe: primeiro furacão do ano passa por St. Maarten

Earl na AccuWeather

Seguuura peão! Agora que o Brasil anexou o Caribe a seu mapa de férias, notícias de furacão ficam mais importantes. E nos ajudam a entender como funcionam e equacionar o risco que se corre ao viajar para lá nesta época.

Nesta segunda-feira, dia 30, o primeiro furacão do ano, o Earl, tocou St. Maarten (e assustou St.-Barth) a caminho da costa leste dos Estados Unidos. Outras ilhas afetadas foram Porto Rico, Antigua, Saba e Statia (Santo Eustáquio). Não houve danos maiores senão cortes de energia, pequenos focos de inundação em partes baixas, galhos caídos por toda a ilha e uma ou outra casa destelhada. O governo decretou toque de recolher e quem estava hospedado à beira-mar sofreu com o barulho do vento durante a noite.

Um repórter da CNN que estava em Marigot, no lado francês da ilha, enviou vídeos como este:

A maioria dos vôos para Porto Rico e St. Maarten foi cancelada por dois dias, e muitos navios de cruzeiro aportaram esperando o furacão passar ou mudaram suas rotas.

Na prática, quem estava em St. Maarten perdeu dois dias de férias para o furacão — como poderia ter perdido para para um frente fria. A diferença é que frente fria não dá medo e permite que se saia do hotel (mas em compensação você não volta com uma história interessante para contar em casa).

Twitter - furacão Earl em St Maarten

Twitter - furacão Earl em St Maarten

Twitter - furacão Earl em St Maarten

Twitter - furacão Earl em St Maarten

O que eu acho importante ressaltar é que, se por um lado quem calhou de ir a St. Maarten justo nesta semana deu azar, quem estava em Punta Cana, Cancún, Barbados, San Andrés ou Cuba (ou ainda Aruba, Curaçao e Los Roques, que estão fora da passagem de furacões) nada sofreram.

E assim será até o fim da temporada, em novembro: furacões passarão de tempos em tempos, algumas ilhas serão prejudicadas, a maioria sairá ilesa. Chame isso de roleta caribenha.

Passado o Earl, as atenções se voltam para dois novos possíveis furacões: Fiona (que já está sendo rebaixada a tempestade tropical e deve atingir apenas as Ilhas Virgens Americanas) e Gastón, que está se formando na costa oeste africana.

Aos ressabiados, sempre é bom lembrar que setembro marca o início da melhor época para ir ao Nordeste (no Ceará, no Maranhão e no Piauí já está ótimo desde julho).

Leia também:

Furacões no Caribe: um balanço


48 comentários

Tecnicamente San Andres não está totalmente fora da rota, mas é muito mais raro algum passar diretamente sobre ilha, bem mais raro do que nos destinos mais conhecidos do norte e centro do Caribe. A última vez foi em 1961, embora depois disso outros tenham passado por perto. Um pouco de cultura inútil: de acordo com uma pesquisa, um furacão mais perdido que pinguim nas praias baianas atingiu a costa ao norte de Caracas em 1672, e outro passou por Cartagena na Colômbia em 1588, baseado nisso nenhuma área do Caribe estria 100% invulnerável a furacões, só que em lugares como esses e, por exemplo, Aruba, é tão raro que as chances passam a ser matematicamente desprezíveis. Mas o que interessa é que não faz nenhum sentido um turista repensar suas férias em San Andrés (e muito menos nas antilhas holandesas) por causa da temporada de furacões, e mesmo no trecho mais vulnerável no norte caribenho a previsão pode ser feita com até mais uma semana de antecedência e a chance de passar um justo na semana que escolheu para viajar é ínfima.

para quem vai ao Caribe no segundo semestre: top 10

-nº 10- bem feito, quem mandou ser tão pão duro

-nº 9- puxa, que azar que nós demos…

-nº 8- seguraaa, que ondão

-nº 7- eu te disse, eu te disse

-nº 6- pra não dizer que não falei das ondas

-nº 5- benhê, tô com medo

-nº 4- cancun, méxico 2010 highlights: furacão plus ataques dos “zetas” narcotraficantes

-nº 3- quem muito pouco quer pagar, nada tem

-nº 2- Caribe no 2º semestre- Puntz, que cana

-nº 1- St. Maar… mamãe socorro, ten

Grande Ricardo, depois que te achei as coisas ficaram mais claras para viajar… estarei indo para Punta Cana dia 11 de setembro, será que tem alguma tempestade ou tornado previsto para esta semana?? nao estou a fim de desistir agora que está tudo acertado.
abraço!!

    Essas coisas só se sabem entre 3 e 5 dias antes de acontecerem. Para os próximos dias estavam previstos dois furacões que já foram rebaixados a meras tempestades.

Minha lua de mel será na semana q vem, dia 07/09/2010 em Punta Cana..
Tô preocupadaço aqui..
E agora???
Será que prejudicou muito a região???

Eu estava em Miami em 2005 quando o Wilma passou por lá, foi um furacão relativamente forte e eu não gostaria de passar novamente pela experiência, não foi uma história interessante. Depois daquela vez estudei um pouco mais sobre os furacões no Atlantico Norte, e o pico da temporada é metade de agosto até a metade de outubro, logo decidi que nesses dois meses posso deixar de ir pro Caribe e cidades costeiras nos EUA,ou vou antes , ou vou depois! Os riscos sãopequenos , tem de ter azar pra estar justamente no lugar em que o furacão passa, mas eu passei pela experiência e não tenho a mínima vontade de repetir.

E olha que o centro da tempestade passou relativamente longe da ilha (o vento máximo ficou perto de 100km/h nas partes mais expostas da ilha, mas na parede do olho passava de 200 kmh), Anguilla ficou mais perto do centro mas ainda fora da zona dos ventos máximos, imagino quem estava em Cancun em 2005 quando o centro do furacão passou diretamente pela cidade em passo de tartaruga, deixando grandes estragos para trás. Nos próximos dias nenhuma ameaça relevante para o Caribe, apenas o Fiona que está mais fraquinho que uma frente fria e não deve se intensificar, e se o fizer será longe da região.

Janelas quebradas, como alguém relatou, é algo comum: em Havana eu só entendi a razão das cortinas do Meliá Cohiba serem pesadonas e PAVOROSAS (bloqueando a vista para o Malecón) depois de ler o manual-hurricane – as ditas eram feitas justamente para segurar os estilhaços.

Oi, Riq, ótimo e esclarecedor post…

Vc cita San Andrés entre os “ameaçados” por furacões, mas a olha tb está fora da rota (pelo menos até onde sei).

A ameaça lá são só os raios que despedaçam aviões (mau gosto?).

Bjim

    Como fica bastante ao norte da costa sul-americana, sempre pensei que fizesse parte. Você tem toda a razão, San Andrés está fora da zona de risco.

Aproveito o ensejo do furacão, e as altas ondas que devem estar batendo por lá agora, para acrescentar um detalhe para surfistas que forem a St. Martin: não carece levar prancha, mas dá para surfar sim. Existe um clube de surf da Quicksilver em Le Galion, muito bacana aliás, e o pico é uma bancada de coral amigável, daqueles arredondados em cima, com algas, sabe? Boas direitas, acessíveis por um barquinho do próprio clube. O esquema é chegar antes das 9h e assuntar com os franceses ali sobre o horário da próxima partida. Eles tem um quiver gigante para alugar, e são até amistosos (considerando a sobreposição de dois atributos marrentos, surfistas + franceses).

Pois é… pena que a JetBlue não vá para o Nordeste! 🙂
Estou aqui pensando se vou gastar uns dias do meu passe em setembro pelo Caribe! Punta Cana e Aruba estão na lista. Mas vamos ver.. as taxas, que são separadas do passe estão ficando salgadas.
Os furacões nem me assustam. Até por aqui eles podem pintar!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito