Habilitação internacional: precisar, não precisa -- mas é bom ter

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Permissão Internacional de Dirigir

A pergunta aparece todo dia -- só muda o endereço: "Precisa carteira internacional de motorista para dirigir em ...?".

A resposta mais comum para esta pergunta é:

- Não.

Locadoras de carro nos Estados Unidos, na América do Sul ou no Caribe nunca pedem a carteira internacional. Na Europa, de vez em quando aparece uma locadora na França ou na Itália que requer o documento. Mas a praxe é não pedir.

Na África, no Oriente Médio, na Austrália e na Nova Zelândia, porém, não se aluga carro sem habilitação internacional.

Mas quer viajar em paz? Faça a sua habilitação internacional. Da última vez que eu aluguei carro na Europa, eu fiz a minha.

Por que ter habilitação internacional ("Permissão internacional de dirigir", ou PID, no jargão oficial):

- A razão principal, em qualquer lugar do mundo (mesmo naqueles em que as locadoras não exigem o documento) é garantir encontros mais tranqüilos com a polícia rodoviária. Um guardinha pode encasquetar que você está dirigindo sem habilitação internacional. E terá dificuldade de localizar os números que procura na nossa carteira.

Mas atenção:

Como lembra o André Lot, a PID só é válida junto com a carteira de motorista nacional. Por isso, mesmo que você tire a sua habilitação internacional, leve sempre a carteira brasileira junto.

Como e quando tirar sua carteira internacional:

Antigamente era moleza fazer uma PID. Bastava ir a um desses postos habilitados a fazer exame médico/psicotécnico para renovação de carteiras. Mas já há algum tempo o PID passou a ser feito única e exclusivamente direto nos Detrans. Cada estado tem uma burocracia diferente, então procure o Detran da sua jurisdição.

Quando fazer? A melhor época é no início da validade da sua carteira brasileira, já que a validade da habilitação internacional coincide com a da carteira nacional.

284 comentários

josinaldo
josinaldoPermalinkResponder

Habilitacao da china vale aquí no brasil

José Roberto
José RobertoPermalinkResponder

Eu tirei minha carteira internacional(PID) cheguei aqui nos EUA e disseram que não posso dirigir com ela não, me disseram que eu tenho que tirar habilitação demovo aqui Estado Unidos! Eu preciso ou não? Oque fazer então? Perdi dinheiro fazendo esta ( PID)? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José! A PID normalmente não é considerada nos Estados Unidos. Na maioria dos estados, a sua carteira brasileira permite que você dirija por alguns meses. Mas se você estiver morando ou passando uma longa temporada, vai precisar tirar uma carteira local. Verifique a lei do seu estado.

Europado
EuropadoPermalinkResponder

Se estiver na Europa durante o tempo válido (acho que um ano?) e voltar p Brasil por uma semana, o período de validade da carteira nacional reinicia?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Europado! Desculpe, não entendi sua pergunta.

Mas dá para dizer que a PID vale apenas por um ano.

Gustavo
GustavoPermalinkResponder

Eu entendi a pergunta. Na Europa, a cnh brasileira vale por 1 ano. Ao sair de la por uma semana, a carteira nao volta a valer por nais um ano. Para que comece a contar um novo periodo de um ano, é necessario passar ao menos 6 meses "fora" para que possa iniciar nova validade de 1 ano. Abraco

Ricardo Garcia

Aluguei carro para girar pela África do Sul ao longo de 10 dias. Estou tentando tirar a PID aqui em Minas, mas, já fui avisado de que não será emitida em tempo de eu viajar. Assim, gostaria de saber se terei dificuldades de retirar o carro locado? Grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Comunique-se com a sua locadora para ver se exigem.

Diego Vilar
Diego VilarPermalinkResponder

Relação do DENATRAN contendo lista com todos os países signatários da Convenção de Viena e que, portanto, aceitam o PID: http://www.denatran.gov.br/informativos/20070611_permissao_internacional.htm

Maria van Tol
Maria van TolPermalinkResponder

Boa tarde, a PID é aceita para dirigir no Japão? Obgda

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! Sim, a PID é aceita no Japão e você precisa dela para dirigir por lá.

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar