Habilitação internacional: precisar, não precisa -- mas é bom ter

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Permissão Internacional de Dirigir

A pergunta aparece todo dia -- só muda o endereço: "Precisa carteira internacional de motorista para dirigir em ...?".

A resposta mais comum para esta pergunta é:

- Não.

Locadoras de carro nos Estados Unidos, na América do Sul ou no Caribe nunca pedem a carteira internacional. Na Europa, de vez em quando aparece uma locadora na França ou na Itália que requer o documento. Mas a praxe é não pedir.

Na África, no Oriente Médio, na Austrália e na Nova Zelândia, porém, não se aluga carro sem habilitação internacional.

Mas quer viajar em paz? Faça a sua habilitação internacional. Da última vez que eu aluguei carro na Europa, eu fiz a minha.

Por que ter habilitação internacional ("Permissão internacional de dirigir", ou PID, no jargão oficial):

- A razão principal, em qualquer lugar do mundo (mesmo naqueles em que as locadoras não exigem o documento) é garantir encontros mais tranqüilos com a polícia rodoviária. Um guardinha pode encasquetar que você está dirigindo sem habilitação internacional. E terá dificuldade de localizar os números que procura na nossa carteira.

Mas atenção:

Como lembra o André Lot, a PID só é válida junto com a carteira de motorista nacional. Por isso, mesmo que você tire a sua habilitação internacional, leve sempre a carteira brasileira junto.

Como e quando tirar sua carteira internacional:

Antigamente era moleza fazer uma PID. Bastava ir a um desses postos habilitados a fazer exame médico/psicotécnico para renovação de carteiras. Mas já há algum tempo o PID passou a ser feito única e exclusivamente direto nos Detrans. Cada estado tem uma burocracia diferente, então procure o Detran da sua jurisdição.

Quando fazer? A melhor época é no início da validade da sua carteira brasileira, já que a validade da habilitação internacional coincide com a da carteira nacional.

274 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
josinaldo
josinaldoPermalinkResponder

Habilitacao da china vale aquí no brasil