Pacatuba, o Pantanal sergipano
Pertinho de Aracaju — 45 km ao norte — está escondida uma das paisagens originais do Nordeste: o chamado Pantanal sergipano, em Pacatuba. Eu já tinha lido muitas menções a essa região, mas sinceramente não imaginava que fosse tão bonita.
Para chegar lá, você vai precisar de um carro e de perguntar pelo caminho, porque a sinalização é precária. Mas é só não esquecer as palavras-chave (Lagoa Redonda e Ponta dos Mangues) que você chega lá.
Saia de Aracaju pela ponte estaiada sobre o Rio Sergipe, que leva a Barra dos Coqueiros, e siga as placas para Pirambu. (Ali você pode querer dar uma paradinha para ver a estação pioneira do Projeto Tamar no Brasil.)
Continue para o norte e saia da estrada quando aparecer a placa para Lagoa Redonda. Ainda não é o Pantanal, mas é um cartão-postal: uma lagoa faz curvas acompanhadas por uma duna. Lindona.
Querendo continuar até a praia, você vai ver isso:
Volte um pouco pela estrada e vire à direita para continuar a Ponta dos Mangues. Dali a quinze, vinte minutos você vai ver a paisagem mudar. Do seu lado direito você vai ver dunas altas, mata, mangue e lagoas, numa composição que eu duvido que você tenha visto por aí.
O ponto mais bonito é o Mirante do Robalo. Não tem placa. Mas não precisa de placa. Não dá pra não parar.
(Eis aí um lugar à espera de um operador de ecoturismo competente, que monte passeios pelas lagoas e dunas.)
Mais adiante a estrada bifurca. À esquerda você vai para Brejo Grande, na margem sergipana da foz do São Francisco. À esquerda você vai para a praia de Ponta dos Mangues.
O Carlos Nascimento me levou para um ponto adiante do que os turistas freqüentam. É o lugar onde os pescadores mantêm seus barcos, num braço do rio São Francisco, com o oceano bem ao fundo.
Chegamos na maré baixa. Estava uma aquarela.
O mais bacana de Aracaju: não tem passeio repetido 😀
Comentários
Sou de Graccho Cardoso Mais não sabia que Existia tantas paisagem lindas Coisas maravilhosas parabéns Grande Abraço Amarilio Mota
Vocês sabem de alguma empresa que faça este passeio? Não encontrei nenhuma.
Olá, Luciana! Hoje em dia o melhor é se hospedar na região. Há até uma pousada de charme, a Paka Bangalôs.
Morei em Aracaju, bairro Coroa do meio, fiquei três anos e oito meses a trabalho, capital maravilhosa, conheci muitos lugares lindos mas esse Pantanal sergipano vou ter que retornar a Sergipe para conhecer, sei que vai valer muito apena. Estive em Pirambu, fui também a Pacatuba, tudo belo. Fico grato pela oportunidade.
Quero conhecer esse paraíso.
Gostei desse local, mas queria saber se mesmo sem infraestrutura de turismo (que até prefiro que não tenha), consegue-se fazer passeios e ficar uns dias por lá. Dá p juntar com a viagem ao Xingó?
Inaugurado em dezembro passado, o ecoprivillege Hotel chegou para suprir a carência de hospedagem desta magnífica região, por gentileza entre na página http://www.ecoprivillege.com.br e vejam esse magnífico Hotel.
Estive ontem 20/02/22 apreciando partes dessa paisagem exuberante lá pras bandas de lagoa redonda, Pirambu e Pacatuba. Pense num lugar paradisíaco. Amei a experiência e já tô programando o retorno 🙂🙂
Gostei muito logo vou aí .
Estou indo conhecer com a família, já fui trabalho o lugar é muito lindo mesmo. Eu notei duas hospedaria mas não cheguei a cotar valores, mas é um paraíso , de Aracaju pra lá é algo em torno de 1h e 40mim andando a 80km, pista com alguns trechos irregulares e um pequeno trecho em obrigado cesca de 15km de estrada de barro, mas, já em obras no momento desse comentário.