Pacatuba, o Pantanal sergipano

Pacajuba, SE

Pertinho de Aracaju — 45 km ao norte — está escondida uma das paisagens originais do Nordeste: o chamado Pantanal sergipano, em Pacatuba. Eu já tinha lido muitas menções a essa região, mas sinceramente não imaginava que fosse tão bonita.

Para chegar lá, você vai precisar de um carro e de perguntar pelo caminho, porque a sinalização é precária. Mas é só não esquecer as palavras-chave (Lagoa Redonda e Ponta dos Mangues) que você chega lá.

Pirambu, SE

Saia de Aracaju pela ponte estaiada sobre o Rio Sergipe, que leva a Barra dos Coqueiros, e siga as placas para Pirambu. (Ali você pode querer dar uma paradinha para ver a estação pioneira do Projeto Tamar no Brasil.)

Continue para o norte e saia da estrada quando aparecer a placa para Lagoa Redonda. Ainda não é o Pantanal, mas é um cartão-postal: uma lagoa faz curvas acompanhadas por uma duna. Lindona.

Lagoa Redonda, SE

Querendo continuar até a praia, você vai ver isso:

Pacatuba, SE

Volte um pouco pela estrada e vire à direita para continuar a Ponta dos Mangues. Dali a quinze, vinte minutos você vai ver a paisagem mudar. Do seu lado direito você vai ver dunas altas, mata, mangue e lagoas, numa composição que eu duvido que você tenha visto por aí.

Pacatuba, SE
Pacatuba, SE
Pacatuba, SE

O ponto mais bonito é o Mirante do Robalo. Não tem placa. Mas não precisa de placa. Não dá pra não parar.

Mirante do Robalo, Pacatuba, SE
Mirante do Robalo, Pacatuba (SE)

(Eis aí um lugar à espera de um operador de ecoturismo competente, que monte passeios pelas lagoas e dunas.)

Mais adiante a estrada bifurca. À esquerda você vai para Brejo Grande, na margem sergipana da foz do São Francisco. À esquerda você vai para a praia de Ponta dos Mangues.

O Carlos Nascimento me levou para um ponto adiante do que os turistas freqüentam. É o lugar onde os pescadores mantêm seus barcos, num braço do rio São Francisco, com o oceano bem ao fundo.

Ponta dos Mangues, Pacatuba (SE)

Chegamos na maré baixa. Estava uma aquarela.

Ponta dos Mangues, Pacatuba (SE)

O mais bacana de Aracaju: não tem passeio repetido 😀

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    82 comentários

    Riq, que lugares lindos, e totalmente fora de circuito! Agora só faltam as dicas de pousadinhas bacaninhas pra gente ir correndo visitar essa maravilha! Boa viagem, continue postando fotos lindas assim!

    ¡Bellísimo paisaje! Estas fotos de Pacatuba han quedado grabadas en mi retina… son imágenes que dejan huella.

    É válido lembrar que boa parte do que está sendo apresentado faz parte da Reserva Biológica de Santa Isabel e nesta condição, não está aberta a visitação. Tal fato contribui para o cenário preservado. Ou seja, nada de operador consciente de ecoturismo!
    Abraço e parabéns por retratar tão bem nossa beleza.

      Mais um exemplo dos exageros da legislação ambiental brasileira. Ou pode tudo como em qualquer capital, ou pode nada. Sou contra o
      “fechamento” de áreas para qualquer visitação pública ainda que contida e de baixo impacto. É uma política totalitária que espero seja revertida o mais rápido possível.

      “Visitação pública contida e de baixo impacto” é uma coisa muito difícil de acontecer no Brasil. Vide o que acontece em Noronha hoje em dia. É melhor que fique fechado, então.

    Que delícia de lugar! Algumas fotos tuas me lembraram minha viagem aos lençois maranhense e me deu uma vontade de viajar de novo pra essas bandas daí! Inspirador, com certeza!

    Lugares lindos e desconhecidos para a grande maioria. Caramba! Você e o Carlos nos brindam, de uma tacada só, com rio, mar, vegetação deslumbrante. Só faltou uma comidinha.

    Paisagem realmente incrível, e espero que realmente seja descoberta por operador consciente e sensato!!!
    Que tua viagem nos traiga mais lugares como este, beijos

    Riq, estou até envergonhada das modestas dicas que passei pra vc… Em 48h vc já conhece mais Aracaju que eu.. Que lugar maravilhoso, deste eu não tinha nem ouvido falar. Amei!!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito