Rússia, agora sem precisar visto: quem se habilita?

Praça Vermelha, Moscou

Com o recente acordo entre Brasil e Rússia, já em vigor, proporcionando isenção recíproca de visto de entrada para turistas, começam a pipocar nas caixas de comentários perguntas sobre a Rússia.

Nunca fui à Rússia, e o site ainda não foi presenteado com nenhum relato de viagem (não, não estou cobrando o PêEsse, imagina, jamais faria isso, deixa o menino terminar o doutorado em paz… hehe). Por isso resolvi organizar as informações disponíveis neste post.

Desde sempre o ponto de partida que sugiro aos potenciais viajantes são os posts russos do Arquivo de Viagens, da Luisa. É um relato riquíssimo, que combina o grande trabalho de pesquisa da Luisa com as coisas que ela aprendeu in loco.

Leia no Arquivo de Viagens, pela Luisa:

Rússia: idealizando a viagem

Transportes: a escolha e a reserva

Hotéis: a escolha e a reserva

Chegando em Moscou

Moscou

Moscou: o metrô

Moscou: a periferia

Anel de Ouro: Sigiev Posad

Anel de Ouro: Rostov Veliky

Anel de Ouro: Yaroslavl

Anel de Ouro: Vladimir e Suzdal

Anel de Ouro: Kostroma

Ferrapontov

Kazan

São Petersburgo

Novgoro

Arkahngelsk

Ilha de Kizhi

Rapidinhas sobre a Rússia

O café da manhã  na Rússia

Os aeroportos russos

Dirigindo na Rússia

Táxi na Rússia

Os trens russos

Os russos e o cartão de crédito

Aprendendo um pouco de russo

Já a Deise de Oliveira, do Viagem pelo mundo, leva uma grande vantagem sobre qualquer um de nós: ela estudou língua e literatura russas. Sua viagem à Rússia já rendeu vários posts, e de vez em quando volta em cartaz numa lembrança ou numa foto da semana.

Todas de Moscou no Viagem pelo mundo, por Deise de Oliveira

A Dri Miller, do Dri Everywhere,  que mora em Londres, também já se aventurou por terras russas. Quando viu a low-cost bmi lançar um vôo baratinho a Moscou, catou o maridão e embarcou para um viagem pá-pum.

Todas da Dri Miller em Moscou, no Dri Everywhere

Pros que se viram em inglês, a melhor fonte de informações na rede é o site Way to Russia. Tem tudo o que você precisa saber sobre Moscou, São Petersburgo, Anel de Ouro, Trans-siberiana, dinheiro, trens, hoteís, o escambau.

Melhor fonte em inglês: WayToRussia.net

E finalmente, pra quem tem a manha de usar o tradutor automático do Google, de repente pode valer a pena consultar as guias (em russo!) do Time Out para Moscou e São Petersburgo

Time Out Moscou (em russo)

Time Out São Petersburgo (em russo)

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


183 comentários

Sei que o melhor é aguardar o fim da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, mas, alguém chegou a visitar a Rússia desde o início da guerra? Como foi? Obrigado

    Olá. Eu e minha família estivemos em Moscou há 03 semanas e sinceramente, de todos os países que já visitei (e olha que foram muitos, viu!), sem dúvida essa foi a melhor viagem já realizada. Eu e meu filho amamos. Tanto na chegada quanto na saída, tivemos que explicar para os agentes da imigração que passaporte brasileiro não precisa de visto para turismo até 90 dias (eles não sabiam e foram pesquisar), além de checarem minusiosamente os passaportes para confirmarem a veracidade deles. Imigração super tranquila! Ficamos 5 dias maravilhosos em Moscou (só faltou a neve para ser perfeito). Comida maravilhosa; segurança em todo lugar (para mim, quanto mais, melhor); povo muito educado e prestativo em nos ajudar quando precisávamos. Porém um importante detalhe que fará a diferença para que sua viagem seja ótima ou frustrante: ninguém fala uma letra sequer em inglês, absolutamente nothing. Como minha viagem foi ótima? meu filho tem 19 anos e fala 7 idiomas, incluindo o russo, claro. Foi por causa dele que fui totalmente tranquila viajar. Outro detalhe muito importante: atualmente nenhum aplicativo de rede social funciona (tudo bloqueado): nada de Facebook, Messenger, Google maps, cartões de crédito e débito. Incrivelmente somente o WhatsApp está em uso. Ou seja, ou vc já leva um roteiro já impresso ou tenta pedir informação com palavras chaves em russo (ninguém fala inglês, como mencionei). Fiquei impressionada com a prestatividade das pessoas em querer nos ajudar, mas isso pq meu filho se comunicava com as pessoas em russo. Mais alguma pergunta sobre minha viagem, pode fazer que eu responderei o mais breve possível.

Olá! Vi alguns comentários, mas ainda não está claro para mim o seguinte: os turistas brasileiros precisam apresentar ou não uma carta convite ao chegar à imigração russa? Está claro para mim que não precisamos e vista, mas não encontro uma informação objetiva sobre o problema dessa carta-convite. Não sei se a reserva do site (no meu caso, do Booking) por si só já basta como comprovante de hospedagem…

Grato,
Samuel

    Olá, Samuel! Não é difícil passar pela imigração da Rússia. Só por desencargo de consciência, leve os comprovantes de reserva e a passagem de volta organizados numa pasta.

Bom dia , estou vom viagem marcada para Moscou e Sao Peterburgo mas tenho receio devido essa iminencia de guerra. è perigoso? melhor adiar ?

Pessoal,

Como funciona para quem tem dupla cidadania? Estou na Europa com passaporte europeu (sem carimbo de entrada no passaporte brasileiro). Quero tirar umas “férias” na Rússia. Posso entrar e sair com o passaporte brasileiro mesmo sem ter carimbo de entrada na Europa?

    Pois é, imagino que sim também! Seria bom alguém relatar se já foi assim 🙂

    Será interessante então, pelo jeito quando sair do país europeu, vou apresentar o passaporte brasileiro (sem carimbo de entrada na europa). Conexão em outro país europeu – e agora – vão carimbar?. Chegando na Rússia, passaporte brasileiro de novo. Que loucura, é isso mesmo?

    Taí uma curiosidade, o que importa para uma companhia aérea? Eles têm algum interesse em ver carimbos? Ou só querem que o seu passaporte apresentado te deixe entrar no país de destino?

    Fiz da seguinte forma em 2010: na chegada e saida da europa passaporte europeu (nao levou carimbo), na chegada e saida da Russia passaporte Brasileiro (carimbado). No embarque da Europa para EUA apresentei no embarque meu passaporte brasileiro (com visto na epoca) e saida da Europa na migracao meu passaporte Europeu (com o qual eu entrei novamente na volta da Russia). Tem que estar atento se os nomes batem com passagens, conheco pessoas que tem passaportes com ultimo sobrenome distintos por diversas razoes.

    Em alguns lugares – nao lembro se na Russia – me perguntaram sobre a falta de carimbo e eu explico sobre situacao de mais de uma nacionalidade.

    Nao me lembro de ter visto funcionarios de nenhuma cia aerea no check in olhar as paginas dos meus passaportes por evidencia de carimbos, eles olham a nacionalidade e vistos e cartoes adicionais (como o green card dos EUA) quando necessario. Em algumas viagem ate’ carimbei as vezes passaportes distintos, claro que entrando e saindo do pais com o mesmo.

Uma duvida que me surgiu sobre a Russia, após o conflito de Criméia. Após as sanções impostas pelos EUA, companhias como Visa e Mastercard deixaram de fornecer suas solucoes de pagamentos no país.
Isso significa que os cartoes destas bandeiras nao são mais aceitos em toda a Rússia?
Algum turista que visitou o país recentemente poderia esclarecer?

Bom dia.Estarei viajando para a Russia (St. Petersburg) no periodo de 06 a 09 de maio e gostaria de confirmar que não há necessidade de visto.Outra coisa. Qual o valor exigido, por pessoa, da cobertura para despesas médicas?Obrigado.José Luis.

    Olá, José Luis! Você não precisará de visto, desde que o prazo da sua permanência na Rússia não ultrapasse 90 dias.

    O valor exigido para cobertura de despesas médicas é de no mínimo 30.000 euros.

Moscou acabou escrito com w por causa do corretor ortográfico do telefone celular. Mas mesmo assim, obrigada pela explicação e pelo opinião sobre a minha viagem!

Olá , tenho passagem comprada para conhecer Moscow em setembro, mas estou com muito medo depois desses problemas com a Ucrânia . Como viajante profissional você acha que seria o caso de cancelar a passagem e esperar as coisas acalmarem ?

    Olá, Livia! Em português do Brasil Moscou é com u mesmo. Em Portugal eles escrevem Moscovo. A transliteração do russo é Mockba.

    Não há a menor possibilidade de os acontecimentos da Criméia e da Ucrânia repercutirem na Rússia. Só tenha receio de viagens à Criméia e à Ucrânia.

Bom dia Ricardo! Aproveitando que vou peregrinar em Santiago de Compostela, gostaria de conhecer antes outro país (tenho 10 dias disponíveis antes), pensei em Moscou/Sao Petesburgo…sugeriria outro ao invés da Russia? falo muito pouco ingles, entendo menos ainda, russo então nem pensar.. sou craque em espanhol. Vou sozinha e pela CVC. Já conheço Praga, Viena, Berlim, Amsterdan. Dicas por favor!!!!
Se a idéia boa for a Rússia sugiram por favor hoteis centrais com custo/benefício para uma brasileira curiosa e analfabeta no idioma. Gracias!

As mais necessárias palavras russas
Não é obrigatorio falar russo fluente mas saber pronunciar e compreender algumas palavras e expressões em russo pode facilitar muito a sua estadia em Rússia.
1. Saber os numerais em russo (de 1 a 10)

Especialmente se você quiser tomar um táxi , especialmente se táxi não é oficial . Muitas vezes , os motoristas de táxi estão tentando tomar mais de um estrangeiro , aproveitando que ele não conheça os preços locais. Por isso tem que aprender os números e negociar o valor com antecedência, antes de subir no táxi.
2. “Blin”
A palavra “blin ” significa “panqueca”, mas os russos pronunciam esta palavra muitas vezes durante um dia. Não porque estão com fome, “blin” é uma interjeição usada em situações muito diferentes.Pode expresar surpresa, raiva, decepação…

3.”Gde” significa onde

Palavra muito útil, por exemplo, quando você precisa encontrar algo . Com esta palavra não será necessário usar qualquer verbo, só tem que dizer depois de “gde”o nome do lugar , da comida ou da estação de metro. As pessoas entendem imediatamente o que você quer dele , e ajudam.

4.”Da, da, da” significa “Sim , sim, sim”

Os russos nunca dizem apenas “da”(sim) mas repitam esta palavra três ou quatro vezes . Em que a primeira palavra soa mais do que os outros.

5.”zhenschina” (mulher) e “devushka” (menina)

”Zhenschina “Mulher ” – um dos nomes mais comuns que pode ouvir aqui – nas ruas de Moscou e São Petersburgo. Por isso é melhor aprender esta palavra. Bem, a ” devushka ” também, este tratamento é mais egante e cortês para uma senhora, não importa de que idade.
6.”Zazhigalka” significa “isqueiro”

Muito útil para aqueles estrangeiros que fumam .

7. “Zdes” signica “aqui” e “tam” significa “lá”

Pode ser útil para se comunicar com os motoristas de táxi (especialmente ilegais) que as vezes não sabem a onde ir.

8. “konechna ” significa “é claro”
Os russos usam esta palavra muito freqüentemente. Parece legal . Especialmente quando você não tem idéia do que está falando a gente. Você pode simplesmente dizer “konechno ” – e vai parecer que você sabe falar fluente em russo. Além disso, esta é uma outra maneira de concordar com alguém.
9. “Piva” significa “cerveja”
Saber os nomes das bebidas locais é importante, parece mais importante do que quaisquer outras saudações e palavras básicas . Com palavra “vodka” tudo é fácil. Mas se você pronuncia “cerveja” em russo vai ter a simpatia do garçom no restaurante e ele não vai enganar a você.
Catarina, guia turistica em Sao Petersburgo, falo portugues, [email protected], http://www.cadi.spb.ru

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito