Direito de resposta da Rail Europe

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Rail EuropeEu já tinha editado o texto deste post assim que -- depois de muitos telefonemas que davam no vazio, email via site não-respondido, contatos via Twitter com a Rail Europe internacional e um representante brasileiro -- recebi esclarecimentos da Rail Europe.

Como ainda assim a Rail Europe pede para que esta nova mensagem, enviada ontem, seja publicada na íntegra, então aqui está.

Prezado Sr. Ricardo Freire,

Como responsável da Rail Europe para América do Sul, agradeço a possibilidade de esclarecer a situação por Vossa Senhoria relatada. Importa salientar, de início, que somente tomamos conhecimento do conteúdo de sua publicação indiretamente por meio de colegas do trade. Em nenhum momento anterior à veiculação da matéria (ou imediatamente subseqüente à sua publicação), cuja substância implica em agravo à imagem da empresa, foi nos dada oportunidade para estabelecermos os fatos desde a perspectiva da pessoa moral diretamente implicada. De fato, a tentativa de comunicação invocada por Vossa Senhoria através do sítio de relacionamentos "Twitter" não poderia bastar à satisfação do dever de informar à interessada, sobretudo porque o contato realizado na referida rede de relacionamentos se direcionou à Rail Europe Group, com sede nos EE. UU., sociedade empresária distinta à Rail Europe 4A, responsável pelo mercado brasileiro.

No concernente às alegações sobre o atendimento da empresa, parece-nos temerário pretender fundamentar uma crítica especializada com comentários anônimos pontuais, em número e proporção claramente insuficientes para descaracterizar o padrão do atendimento no desempenho de nossas atividades. A Rail Europe (um joint-venture das ferrovias francesas, SNCF e suíças, SBB) opera no Brasil há quinze anos, investindo na educação dos agentes de viagens brasileiros e, recentemente, também do consumidor final, sobre os produtos disponíveis e as alternativas mais convenientes para viajar de trem na Europa. Em sua condição de distribuidor oficial das diferentes ferrovias européias, a Rail Europe foi designada como intermediária para aproximar o produto do consumidor brasileiro, adaptando-o às suas necessidades e, eventualmente, viabilizando ofertas especiais em seu benefício. Os relatos dos problemas com os cartões de crédito no site das ferrovias dão conta da necessidade de uma empresa que trabalhe localmente, para o mercado brasileiro exclusivamente.

Para responder às necessidades do mercado, a Rail Europe lançou há um ano e meio, um site exclusivo para o Brasil, com toda a oferta de trens da Europa, incluindo as ofertas especiais para o mercado não-europeu. O site raileurope.com.br está em português, permite o pagamento em moeda local, aceita cartões de crédito brasileiros e evolui à medida que identificamos novas necessidades do cliente brasileiro.

Mais de 2000 clientes brasileiros compram no site www.raileurope.com.br mensalmente. Para nós, um cliente insatisfeito é sempre motivo de revisão e de possibilidades de melhoria do serviço e do atendimento. Estamos no processo permanente de melhoria e incentivamos o feedback dos nossos clientes que nos ajuda a revisar nossos processos. Entretanto, consideramos que as 14 reclamações (nos termos de Vossa Senhoria: “nada menos que 14 reclamações”) não constituem conjunto de fatos suficiente para que se aconselhe os leitores a “Não compr[arem] passagens pela RailEurope Brasil”.

Felizmente, o desenvolvimento e funcionamento do nosso site no Brasil é um sucesso em termos de aceitação do público em geral e a Rail Europe está reconsiderando algumas questões relacionadas com o atendimento e a operação. Confiamos que estas mudanças que são iminentes colaborem para a redução a zero da porcentagem de reclamações (atualmente de 0,09%).

Aproveitamos também a possibilidade para esclarecer alguns erros conceptuais surgidos a partir do seu comentário: as reservas de trem são obrigatórias na maioria dos trechos de alta velocidade e internacionais, que são os mais procurados pelos clientes brasileiros. Quando o cliente compra um passe tem acesso a uma tarifa mais econômica para reservar os assentos, chamada “passholder”. O risco de deixar a reserva para o ultimo momento, na estação, poderia gerar o pagamento da tarifa cheia, em lugar da tarifa preferencial por ter um passe. A Rail Europe, como especialista em produtos de trem na Europa, desaconselha a reserva na Europa dos trechos de reserva obrigatória.

Ademais, os bilhetes físicos são imprescindíveis na hora de utilizar os serviços de trem comprados, ao menos que o cliente tenha escolhido a opção de e-ticket (TOD, disponível só para alguns trechos). A impressão dos intercâmbios de emails ou da reserva confirmada, segundo aconselha o blog, não tem nenhum valor aos efeitos da utilização dos serviços.

Também informamos que o atendimento do site funciona normalmente, sem interrupções de nenhum tipo, e convidamos a todos que tiverem dúvidas sobre o funcionamento do site a contatar os canais oficiais mencionados no site: fulfillment@raileurope.com.br

OBS.: De modo a não obstaculizar o pleno exercício do direito de resposta, peço-lhe a publicação in integrum do conteúdo da carta.

Maria Corinaldesi

Representante da Rail Europe 4A

América do Sul

124 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Mirella Cozzi
Mirella CozziPermalink

Ricardo,
Jamais imaginei q uma empresa tão conhecida tratasse com tamanho descaso os seus clientes e, com base nisso e tb por ter sentido dificuldade em adquirir os bilhetes diretamente na ferrovia austríaca, comprei pela Rail Europe 2 bilhetes de trem de 1ª classe, hora certa, trajeto direto. Qual não foi a minha surpresa ao receber os bilhetes sem indicação de hora, do trem, dos assentos, nenhuma indicação sequer da companhia q opera a linha. Revirei o site da Rail Europe, por sinal muito ruim, e não encontrei nenhuma informação satisfatória. Mandei e-mail p eles e, enquanto aguardo a resposta, vim até seu blog em busca de um possível esclarecimento p o meu problema e me deparo com o inimaginável. Vc teria alguma informação p me fornecer sobre esses bilhetes quase 'em branco' q recebi? Vc sabe dizer se eles resolveram os problemas dos 'reclamantes'? Para qual número de telefone vc ligou? Não acho nenhuma indicação de telefone no site.
Obrigada pela atenção, Mirella

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Está com jeito de que você vai ter que fazer a reserva de trem/assento ao chegar. Mas sendo primeira classe não deve haver problema, é só o perrengue de ir à estação.

(Me abstenho de mais comentários, vai que eles queiram outro direito de resposta....)

shock

Carmélio Dias
Carmélio DiasPermalink

Olha, caí aqui meio que por acaso, pesquisando umas coisinhas para uma viagem que estou planejando. Devo dizer que poucas vezes li algo tão pedante quanto essa resposta da representante da Rail Europe 4A. A impressão que ficou pra mim foi péssima. Nota zero em comunicação e relações públicas.

Mirella Cozzi
Mirella CozziPermalink

Ricardo,
muito obrigada pela atenção, pelo visto vc corre esse risco mesmo = )
Eu é q não posso correr o risco de chegar em Viena e não ter assento disponível p Zurique em plena alta estação.
Fiquei muito insegura depois do q li tanto aqui quanto no site Reclame Aqui. Parece que, apesar de serem zelosos com a própria imagem, não estão muito preocupados com os clientes, visto q não responderam ainda as mensagens q enviei e as dos outros 28 reclamantes do site citado.
Tudo indica q vou ter q impetrar uma ação contra essa empresa, uma vez q comprei um produto e ela me entregou outro.
Quem sabe assim conheço o advogado q escreveu esse "direito de resposta" ? Tomara q ele compre o trem p vir a Recife na Rail Europe = )))

Mirella Cozzi
Mirella CozziPermalink

Ricardo,
a Rail Europe me mandou hoje esta resposta:
"O seu pedidio está correto.
A ferrovia não liberou reservas para este trecho,portanto, no dia de embarque, você deverá verificar a disponibilidade de assentos do trem.
Atenciosamente,
Rail Europe"
Resta saber o q farei se não houver disponibilidade de assentos, sendo o bilhete q me enviaram válido apenas p o dia 07.01.2011.
Na verdade, não foi esse o produto q eles ofereceram e q eu comprei.
Pelo menos agora, depois do seu post, eles estão respondendo os contatos.
Obrigada mais uma vez pela atenção.

Tatiana
TatianaPermalink

Ah se eu tivesse lido estes post antes !!!
Comprei passagens de Paris para Londres pela Rail Europe há 3 dias, porém, durante a compra não apareceu numero de reserva e até agora não recebi qualquer email... A ultima tela que apareceu durante a compra dizia que esta havia sido realizada com exito...
Mandei mensagens através do site mas até agora nenhuma resposta... Ja procurei por telefones, mas pelo jeito nao existe !
E agora ? algeum sabe como posso agir?
Obrigada,
Tatiana

Tamara
TamaraPermalink

Tatiana vc recebeu as passagens?

Silvia Miron
Silvia MironPermalink

Ricardo, comprei 5 bilhetes de Paris para Londres com a Rail Europe, no dia 02/03 para partida dia 19/04. recebi por sedex apenas os bilhetes de ida os de volta ainda não, pois comprei separado. Mandei 2 emails para eles, mas ainda não me retornaram.
Por favor, se tiver me informe o número de telefone do representante do Brasil,
Atenciosamente
Silvia Miron

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvia! Aqui quem responde é A Bóia.
Infelizmente não temos nenhum vínculo nem podemos dar nenhuma informação sobre a Rail Europe. Tudo o que temos é esse email formal da empresa. Enviamos nosso pensamento positivo grin

Maria Esther Mello
Maria Esther MelloPermalink

Ricardo,
Durante o feriado de Carnaval compramos pela RailEurope passagens para o trecho Budapeste-Ljubljana e Lubljana-Zagreb. Já recebemos os tickets! O trecho Budapeste-Ljubljana já com o nr. do trem, coach and seat numbers - validade 30/04/2011 a 30/05/2011 - viagem prevista para 30/4. O trecho Ljub-Zagreb em aberto,sem o train nr., coach and seats. Espero que dê tudo certo na viagem da Eslovênia para a Croácia ...viagem prevista para 04/05. Até agora tudo certo com a Raileurope ... espero que continue assim. Até este momento tudo perfeito.

Ana Pfitscher
Ana PfitscherPermalink

Tsc, tsc, tsc...
Depois desse "direito de resposta" tão pedante, eles realmente acham que alguém vai ter confiança na empresa???
Foi muito bom ter lido esse post e me prevenido de eventuais dissabores! Já tirei a raileurope da minha lista de favoritos!

Paulo Cesar
Paulo CesarPermalink

venho por meio desta informar o total descaso dessa empresa raileurope.com.br pelas pessoas q usam o site na compra de ticktes de trem. Eu comprei uma ticket a duas semanas e ateh hoje nao obtive resposta da empresa com a confirmação da minha passagem, duas semanas!!!!...vergonha total, estou agora enviando e-mails para empresas especializadas no assunto achando ateh q isso se trata de um golpe contra consumidores q acreditam no que diz o site.

Mauro
MauroPermalink

Caros amigos, estou me juntando a vocês nesta porcaria de empresa. Comprei 4 passagens em 10 de Março com entrega via Sedex 10. Até o momento, só tenho o email de confirmação da reserva e pagamento.

Não consigo achar nenhum meio de contato a que respondam.

Fujam !!

Mauro

Leonardo
LeonardoPermalink

Comprei na Rail Europe e não tive confirmação.Mandei 3 email para endereços diferentes e não tive resposta alguma.A empresa não funciona na Brasil.NÃO COMPRE!

Viviane
VivianePermalink

Comprei meu passe no dia 20 de março, na 3a feira ele chegou. Porém, havia comprado em uma "promoção" que daria um dia grátis no meu passe (http://www.raileurope.com.br/special-offers/article/eurail-select-pass-para-viajar-por). Meu passe chegou com os dias normais (sem nenhum dia a mais). Já mandei e-mail, e não me responderam. Hoje a tarde vou tentar ligar pra um telefone que encontrei aqui no site do viajenaviagem.

Andre L.
Andre L.Permalink

O que me deixa meio triste é saber que, 6 meses depois, essa parte da mensagem da empresa não parece ter sido levada tão a sério:

"Para nós, um cliente insatisfeito é sempre motivo de revisão e de possibilidades de melhoria do serviço e do atendimento. Estamos no processo permanente de melhoria e incentivamos o feedback dos nossos clientes que nos ajuda a revisar nossos processos."

Viviane
VivianePermalink

Como já era esperado, tentei ligar par o número de telefone que eu tinha conseguido, mas ninguém atende.
Um absurdo isso.

ANTONIO
ANTONIOPermalink

Ricardo,

Ah, se eu tivesse lido esse post antes ! Comprei quatro trechos de trem, primeira classe para Austria, Alemanha e Rep. Checa com esses famigerados a uma semana e não chegou ainda. Viajo em 10 dias, so quero ver.

A empresa não atende ao telefone e o formulario de contacte-nos do site não funciona.

Se eu não receber as passagens em até 3 dias antes da viagem vou mover uma ação no Juizado Especial contra eles sem dó nem piedade. Recomendo a todos fazerem o mesmo.

João Guilherme
João GuilhermePermalink

Já cheguei no blog pela resposta da Eurorail, comprei um ticket na primeira classe pra mim e minha namorada já tem 2 semanas e nada, já mandei e-mail, tentei ligar e o caramba, sem resposta.

Se não receber essas passagens em tempo hábil, vou seguir o exemplo do camarada Antônio. Por sinal, queria saber se eles já debitaram no Cartão de Crédito do Antônio, pois no meu ainda não.

Abs!

Mauro
MauroPermalink

Amigos,

Sou o mesmo do post lá de cima. Recebi meus bilhetes... comprei 2 cabines em 1a.classe e recebi 4 bilhetes de 2a.classe todos separados. Detalhe que viajo com pessoas idosas.
Liguei e fui até o endereço que consta no envelope do envio (Praça Charles Miller - SP) e lá é o prédio da Central de Intercâmbio. A recepcionista me olhou com aquela cara de "se F***" e disse que eles "abandonaram o andar"...

Empresa de M***, vou direto ao juizado especial.

FUJAM ! Ainda mais.

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalink

Desisti de comprar minhas passagens pela Rail Europe. O site deixa muito a desejar, dá poucas informações,não oferece a reserva dos assentos, enfim, tem muito para evoluir, para não deixar os potenciais clientes inseguros.
Depois que li os posts aqui, fiquei aliviada por não ter comprado lá as passagens.
Vou tentar pela renfe ou atrapalo mesmo. Com certeza, funcionam, e não são esnobes como a Rail Europe. A carta acima ("direito de resposta" ??? Está mais para um "fora", mas sem respaldo algum. Basta ler os posts acima) é de uma grosseria sem precendentes, para uma empresa que precisa conquistar o público e sua confiança para fazer negócios.

DAlva
DAlvaPermalink

Estou indo, com mais cinco amigos, para londres, paris, bruxelas e amsterdam no próximo mês. Aí comprei, no meu cartão de crédito, passagens do eurostar e Thalys pela TGV-europe. Como o site não aceitou a operação de compra dos seis bilhetes de uma só vez tive de fazer três compras com dois passageiros em cada compra e como usei apenas o meu cartão de crédito, o meu nome saiu em todos os comprovantes de compra. Quero saber se vai ter algum problema, pois o nome dos demais não saiu nos bilhetes, apenas o meu. O que você acha que devo fazer? (Obs: Os bilhetes não são reembolsáveis).

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Dalva! Se você estiver junto não tem problema não!

Mariana Lins
Mariana LinsPermalink

Sou mais uma sem resposta da empresa. Comprei três passagem Paris-Londres pelo site. Tudo foi confirmado. O valor já foi debitado no cartão de crédito e pago inclusive. Após mais de 20 dias recebi um e-mail informando que houve um problema e que os bilhetes foram cancelados e o dinheiro reembolsado. Mentira!!!
Escrevi à empresa e não obtive resposta. Não explicaram o motivo do cancelamento e o valor não foi reembolsado.
Mais uma: no site não tem nenhum e-mail direto para reclamação. Apenas podemos enviar mensagens pelo site, o que dificulta a comprovação da reclamação.
O que fazer?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! Contacte a administradora do seu cartão para saber se o dinheiro será reembolsado na próxima fatura.

Alguns leitores têm conseguido ser atendidos reclamando no site internacional da Rail Europe.

Cristiane  F.
Cristiane F.Permalink

oi pessoal

eu iria esta semana comprar minhas passagens de trem dentro da Italia e Italia-Paris, mas depois de enviar email pelo site pedindo informações e depois de ler tudo isso: DESISTI!

Por favor, alguem saberia me informar outra maneira de comprar estes passes de trem e que entreguem no Brasil ou outra forma?
Obrigada
Cristiane

Cristiane  F.
Cristiane F.Permalink

oi Bóia
obrigada pela resposta

Mas por este site nao entendi muito bem se eles enviam os bilhetes para o Brasil. Vc sabe?
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristiane! Os bilhetes da Trenitalia são ticketless -- impressos em casa.

Se você quiser comprar em português e receber os tickets na mão antes de sair do Brasil, pode comprar (com sobretaxas) em http://www.ttoperadora.com.br .

Cristiane  F.
Cristiane F.Permalink

oi Bóia

é que o site da Trenitalia nao aceitou meu cartão de crédito
mas já contactei a ttoperadora, vou pagar um pouco mais, mas pelo menos tenho certeza de chegarem os tichets sem o stresse da Raileurope;

MUITO OBRIGADA pela dica!

Marcos Pires de Almeida

Sou mais uma vitima do site raileurope.com.br. Nao comprem nada neste site! Nao há endereço físico, telefone e nem respostas a e-mail. Comprei um passe e recebi, porém chegando em Roma tentei marcar dois assentos para a Franca com 5 dias de antecedência. Nao havia lugares. Como era o trecho mais caro, pedi o cancelamento do passe lá mesmo. Bem... ai começou o tormento! 840 euros que nao consigo rever de maneira alguma. me informaram que os donos do site estão na Argentina. Enfim, o site brasileiro virou uma "arapuca"! Ano passado conotei no site americano da eurail e nao tive problemas.

Andre L.
Andre L.Permalink

Aproveito o caso para deixa o alerta, que nào tem a ver com a Rail Europe mas com passes de trem em geral.

As cias. ferroviárias europeias, notadamente Trenitalia e SNCF, estão adotando cada vez mais restritas "cotas de venda" de assentos em trens em horários mais concorridos e internacionais para quem está usando passe. É algo análogo aos lugares limitados para passageiros viajando com milhas.

Vale lembrar aos demais leitores que nenhum passe de trem te dá garantia de haver lugares em trens cuja reserva é obrigatória. Como há cada vez mais trens com reserva obrigatória, uma das vantagens de passes de trem - a de se viajar a qualquer momento e ajustar o roteiro conforme der vontade - está desaparecendo rapidamente.

cjayme
cjaymePermalink

acabei de comprar os tickets neste site raileurope. Infelizmente só vi este blog apos a compra. Recebi o email de confirmação e imprimi os tickets em casa, mas estou inseguro. Algo que achei estranho é que os bilhetes parecem nao estarem na mesma baia (4 bilhtes). Recebi os numeros 23, 24, 27 e 28.
pergunta: alguem já comprou e nao teve problemas?

Ulrich Dressel
Ulrich DresselPermalink

Também estou fazendo uma péssima experiência com esse serviço. Venderam um bilhete "print at home", modalidade que sequer existe para o passe. Não enviaram mail de confirmação com possibilidade de rastrear o sedex, que nem sabia que fora enviado, e 8 dias após a compra e a dois dias da partida para a Europa ainda não me chegou. Não encontro mais o número da Argentina, único contato possível com a raileurope. Não responderam meu mail. É um horror!

Anp
AnpPermalink

Comprei o Select pass 3 paises pensando que iria economizar. A surpresa veio ao entrar no site e tentar fazer a reserva dos assentos. o Noturno euronight cobra além de suplemento de R$ 380,00 para casal + R$ 140,00 de taxa de reserva. e os diurnos mais baratos cobram R$ 48,00 + 70,00 de taxa de reserva. Vou arriscar reserva em Viena para tentar ir para Zurich. pois fiz as contas e se eu for reservar pelo site somente 3 trechos vou gastar R$ 800,00, mais da metade do passe.Alguem sabe se ha problemas em reserva na estação de Vienna para zurich em 13 Ago e zurich para roma em 15Ago, e se é mais barato que esse SITE CALOTEIRO!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anp! O Ricardo Freire desrecomenda passes por esse motivo: sempre há sobretaxas em trens rápidos e necessidade de reservas à parte. Faça suas reservas assim que chegar à Europa, sai mais barato do que fazer no site.

Anp
AnpPermalink

Obrigado A Bóia! excelente dica, Vou fazer as reservas mais imprescindíveis assim que chegar a EUROPA. Outra dúvida que tenho é: inicialmente ficarei alguns dias em lisboa(até 25 de julho), será que tem algum problema em eu fazer algumas reservas LÁ! "na estação Ferroviaria do Oriente" utilizando o selec pass(as reservas seriam de Vienna para zurich em 13 Ago e zurich para roma em 15Ago), ou será que terei que chegar em vienna para poder fazer tal reserva. Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anp! Sim, tente fazer na estação. Se não fizerem darão a orientação de onde houver um escritório da Rail Europe para fazer.

Joemar Zagoto
Joemar ZagotoPermalink

Não li os posts e também acabei comprando bilhetes de Londres p/ Edimburgo pelo site na RailEurope.com.br. Acho que cai no golpe... Comprei dois bilhetes de ida e volta (um p/ mim, outro p/ mimha esposa), mas recebi apenas um número de "e-ticket", do qual consta apenas o nome minha esposa. E mais: não há qualquer qualquer menção aos assentos. Parece que c/ apenas um "e-ticket" eu não vou conseguir retirar todos os bilhetes na estação de trem. Tentei contato várias vezes pelo canal "contate-nos" do site da RailEurope.com.br mas, como resposta, tenho recebido e-mails automáticos sem qualquer relação c/ meu questionamento. O telefone anunciado no site não funciona (ninguém atende!!!). Viajo no dia 29/09 e não sei o que fazer...Alguém saberia me dizer se vou conseguir retirar os bilhetes com apenas um número de "e-ticket"...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Joemar! Seu caso não parece grave, não! Se é um e-ticket, então o documento vale para embarcar. Não sabemos como funciona nas cias. britânicas, mas no continente todos os bilhetes saem no nome da pessoa que comprou; essa pessoa apenas precisa estar entre os passageiros. Se der, passe numa estação ao chegar para ver se consegue marcar lugar!

Joemar Zagoto
Joemar ZagotoPermalink

Olá! Gostaria de agradecer a "Bóia" pela ajuda!!! Enfim, consegui contatar a companhia pelo tel 0800 892 3012 e fui atendido em "portunhol". Segundo me informaram, um "e-ticket" é realmente suficiente para retirar todos os bilhetes. Agora estou mais confiante... A única coisa estranha é que debitaram no meu cartão de crédito um valor menor (cerca de 30%) do que o "pago" quando fechei a compra no site. Isso me deixou um pouco grilado. Espero que dê tudo certo!!! Obrigado.

Larissa
LarissaPermalink

Olá, pessoal! Também realizei a compra de 2 bilhetes para ida e volta de Londres a Paris, conforme o procedimento do site da RailEurope. Já recebi o e-mail de confirmação da reserva e o link para o acesso aos bilhetes que contem todas as informações do Trem/Horários/Assentos/Carro/Passageiros/Partida e Destino, porém o valor correspondente aos bilhetes ainda não foi debitado de minha conta e só li esses posts após a compra. Mandei alguns e-mails para obter algumas informações à Raileurope e até o momento só recebi um retorno com pouca informação.
Pessoal, será que terei problemas? Alguém pode me ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Larissa! Você já tem o bilhete? Se tiver, deve dar tudo certo!

Larissa
LarissaPermalink

Olá, A Bóia!

Já estou um pouco mais tranquila, pois hoje consegui entrar em contato com a companhia da Argentina, onde tirei minhas dúvidas. Espero que dê tudo certo!!!
Obrigada!

Denis Milanello
Denis MilanelloPermalink

Boa tarde, A Bóia...

Pelo que vi acima, sou mais uma vítima do site da RailEurope.
Tentei comprar ontem, 16.out, um trecho de trem de Amsterdam para Paris, com meu VISA, para Jan.2012.
No final da compra: "cartão não aceito" e "compra cancelada".
Aí veio a surpresa... Tentei comprar o mesmo produto com outro cartão (de outra bandeira); acusou que aquele produto já havia sido comprado!
Contactei a central do VISA, e realmente consta lá que a compra foi autorizada em meu cartão.
Ou seja, não tenho nenhum comprovante do site da compra, e não recebi nenhum email de confirmação, porém o valor será debitado em meu cartão.
E só consigo cancelar esse débito, após o contato com a tal empresa, que é impossível de se conseguir.
Como devo proceder?
Agradeço a atenção.
Denis Milanello

BethN
BethNPermalink

Aconteceu parecido comigo semana passada, liguei para o 0800 mencionado acima e fui muito bem atendida, em português, e foi tudo resolvido (faltava eu dar um último clique...)

Nina
NinaPermalink

Optei por comprar meu passe pela Eurail. Não tive problemas com o site, nem com o pagamento. O passe chegou antes do prazo estipulado.

Abraço aos viajantes!!

Sanchez
SanchezPermalink

Ric e Bóia
Comprei dois bilhetes de Paris(CDG) para Avignon, do tipo retirar na estação. Não me lembro se a reserva estava incluída,mas como no email que me enviaram constam os números do trem, vagão e assentos estão aparecendo, parece que está tudo certo e não terei que fazer mais nada além de retirar os bilhetes na estação. Estou certo?
obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sanchez! Siga as instruções do recibo -- alguns bilhetes precisam ser retirados com o cartão de crédito que foi usado na operação (neste caso, é preciso validar o ticket na maquininha na entrada da plataforma), enquanto e-tickets possibilitam subir direto no trem.

Sanchez
SanchezPermalink

Bóia
Minha dúvida é com a relação de necessidade de fazer reserva. Como disse acima, já tenho o número do vagão e dos assentos no recibo, então suponho que a reserva já está feita automaticamente e não tenho que fazer reserva. Estou certo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sanchez! Se você tem número do assento, você tem reserva grin

Sanchez
SanchezPermalink

Bóia,
Obrigado. Eu sei que parece óbvio mas tem tanta "pegadinha" que a gente quer ter certeza!!!!

Janaina
JanainaPermalink

Alguem sabe me informar se agora a RailEurope esta funcionando e entregando em casa os bilhetes corretamente ?

obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Janaina! Não têm aparecido reclamações. Parece que muitas passagens já podem ser impressas em casa, sem precisar de envio pelo correio. Apenas compare com as tarifas que você pode conseguir diretamente nos sites das ferrovias européias e veja se o sobrepreço vale a comodidade.

Machado
MachadoPermalink

Bóia, por gentileza, será que poderia orientar se seria viável comprar as passagens de trem direto raileurope na seguinte situação? viajaremos de Praga para Berlim 03/05 e depois em 08/05 de Berlim para Amsterdam. Nossa preocupação é quanto ao prazo para recebimento das passagens via DHL, confiabilidade que este site tem. Ou se indicaria algum outro site para efetuarmos estas compras. Desde já, agradecemos

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Machado! Compre na bahn.de/international, agora eles emitem passagem por email mesmo com partida em outro país (no caso, Praga, na República Tcheca).

Machado
MachadoPermalink

Muito boa noite!
Agradecemos vossa atenção e indicação. Tentaremos fazer as compras das passagens. Ótimo feriado e Feliz Páscoa.
Abraços.

Maria
MariaPermalink

Gente, to com uma dúvida danada agora, depois de ler tanta coisa. rss..Comprei o trecho madri-barcelona e no bilhete (print-home) tem os numeros: Plaza 11, plaza 12. Desculpe minha ignorancia, mas esses são os numeros dos lugares?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria! São os lugares, sim. Deve estar escrito também o número do vagão.

Anelisa Marques
Anelisa MarquesPermalink

Olá, bom dia!!
Estou com uma preocupação.. comprei bilhetes da Raileurope ida e volta para duas pessoas, de Londres para Paris.. Assim que efetuei a compra me enviaram um email de confirmação, com o link Print @ Home.. nos bilhetes tem meu nome, horario do trem, poltrona, data.. esta tudo certinho.. Queria saber se eu posso ficar tranquila? quando eu chegar lá eu vou embarcar com o bilhete imprimido tranquilamente? Essa não é só uma reserva de assentos não? Eu até mandei um email para eles perguntando se era reserva de assentos somente, e me responderam que não.. que são os bilhetes mesmo. Sera que eu posso confiar?
Aguardo, obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anelisa! Se tem os assentos, já tem a reserva.