Iberostar Bahia, o resort que deslanchou a onda all-inclusive

Iberostar Bahia

A rede espanhola Iberostar é uma das gigantes do mundo dos resorts all-inclusive. Foi a partir da inauguração do Iberostar Bahia, em 2006, que o esquema all-inclusive começou a deslanchar no Brasil. Até então era um sistema exótico, visto pelo consumidor brasileiro como uma marca registrada do Breezes, na vizinha Sauípe. Com o grande sucesso do Iberostar (impulsionado por preços bem atraentes praticados no início), a concorrência foi reagindo, e o sistema se alastrou primeiro pelo norte da Bahia, depois a Alagoas, até conquistar grande parte dos resorts que não se localizam dentro de cidades ou vilarejos.

O hotel recebe muitos estrangeiros; todas as atividades são conduzidas em português, espanhol e inglês.

No fim de 2008 o complexo ganhou um segundo resort, mais luxuoso, o Iberostar Praia do Forte (leia sobre ele aqui). Os hóspedes do Iberostar Bahia não têm acesso ao Iberostar Praia do Forte (mas os do Iberostar Praia do Forte podem freqüentar o Iberostar Bahia).

A localização

Iberostar Bahia

3 km ao norte do vilarejo de Praia do Forte. Há traslados de van pela manhã e à tarde (informe-se no stand de passeios, junto à recepção). De dia é possível ir caminhando pela areia (na maré baixa a areia está mais propícia à caminhada). O aeroporto de Salvador fica 58 km para o sul (a estrada está inteiramente duplicada até 5 km antes da entrada do complexo).

A praia

Iberostar Bahia

Iberostar Bahia

De mar aberto, de tombo, com ondas e repuxo freqüente. Não é calminha como na Praia do Forte, não. Neste trecho do litoral norte baiano a água costuma estar turva.

As instalações

Iberostar Bahia

No prédio principal, térreo, de pé direito altíssimo, estão a recepção e os restaurantes. Os mais de 600 apartamentos se distribuem em três blocos, posicionados de maneira perpendicular à praia, intercalados pelas piscinas.

O spa fica no caminho do Iberostar Praia do Forte. As quadras de esporte e o campo de golfe ficam na parte de trás do terreno — mas a academia é perto do mar.

O bloco mais próximo da recepção e dos restaurantes é o Edifício 2. Mesmo ficando nele, prepare-se para caminhar bastante — você vai precisar, para queimar as calorias incluídas…

Os apartamentos

Iberostar Bahia

Espaçosos, decorados em cores vibrantes. O frigobar vem abastecido, e está incluído. Têm sacada, mas não têm rede. Os apartamentos do bloco 1 e a ala esquerda (norte) do bloco 2 dão para a piscina tranqüila. Caso a sua varanda dê para a piscina animada, porém, não é grave: a música só começa a tocar às 10h. Se você não quer subir escadas, avise ao fazer reserva: os blocos não têm elevador.

Piscinas

Iberostar Bahia: piscina com música

Há dois complexos de piscinas. Você escolhe se quer agito ou sossego.

Iberostar Bahia: piscina com música

Entre os blocos 2 e 3 ficam as piscinas animadas — com bar molhado, música alta e atividades o dia inteiro. É aqui que você vai entrar em contato pela primeira vez com o jingle do Iberostar, usado em todas as atividades. O refrão “animação é muito bom!” pega feito chiclete de ouvido.

Iberostar Bahia: piscina quieta

Entre os blocos 1 e 2 ficam as piscinas quietas, sem som alto nem animação. Por ali você só ouve eventualmente alguma algazarra de crianças, quando elas estiverem fazendo em atividade no kid’s club. (Querendo sossego total, basta pegar um lugar na piscina quadrada de pólo aquático, junto à praia — na foto abaixo –, onde não há barulho nenhum.)

Iberostar Bahia: piscina quietíssima

Kid’s club

Iberostar Bahia: kid's club

O clubinho fica junto à piscina tranqüila e serve mais como ponto de encontro e dispersão. As atividades monitoradas são itinerantes, aproveitando a estrutura do hotel.

Copa do bebê

Tem papinhas.

Refeições

Iberostar Bahia: chef da estação baiana no jantar

Refeições

Os buffets são do tipo pantagruélico, com uma profusão de estações. (A mesa de doces é quilométrica; há também um buffet de sorvete com três sabores e coberturas). Na minha estada peguei camarões graúdos.

Iberostar Bahia: estação baiana no buffet de café da manhã

No café da manhã, destaque para a estação de iogurtes, variadíssima.

Iberostar Bahia: buffet do almoço

O almoço é servido no restaurante da praia. Perto da piscina tem baiana do acarajé.

As opções de lanche entre as refeições são variadas, com pizza, batata frita, cachorro quente, hambúrguer, bolos (tem saladas e frutas também).

Para jantar, além do restaurante principal, há dois restaurantes à la carte — um de teppan-yaki, o Sakura, e outro de comida mediterrânea, o Mare Nostrum. Os hóspedes têm direito a um número limitado de reservas nos restaurantes à la carte, de acordo com o número de noites da sua estada. Quem fica até 3 noites pode fazer uma reserva; de 4 a 6 noites, duas reservas; de 7 a 10 noites, três reservas. As reservas são feitas na mesa de Relações Públicas (tem uma em cada prédio e outra perto da recepção), das 8h15 às 17h (faça o quanto antes, os lugares são limitados).

Bebidas

Iberostar Bahia: chopp

Na época de nossa visita, as cervejas eram Sol e Kaiser, e os refrigerantes, Coca-Cola. Se este for um item essencial à sua decisão, recomendo comunicar-se diretamente com o hotel para se informar sobre o acordo vigente. O whisky, Red Label. Há vodka Smirnoff, mas você precisa pedir; o default dos barmen é usar Natasha ou Raissa. Há frutas frescas para caipiroscas. Os vinhos são espanhóis; o espumante, Terra Nova brasileiro (especifique brut se não quiser que sirvam demi-sec). Água de coco é servida em copo nos bares; perto da praia tem um quiosque para quem quer tomar no próprio coco.

Entretenimento noturno

Iberostar Bahia: shows

Toda a noite é mostrado um show diferente, muito bem produzido, apresentado por artistas que também fazem parte da equipe de animadores. Depois do show abre a boate. Teatro e boate têm bares abertos, dentro do sistema all-inclusive.

O spa

Tem sauna seca e a vapor e tratamentos de banhos quentes em piscinas de diferentes temperaturas, além de massagens e salão de beleza. Tudo isso é cobrado à parte.

Golfe

O green fee é cobrado à parte. É possível também fazer aulas de golfe.

Um cantinho

Iberostar Bahia - sala de ginástica

A academia de ginástica com vista para o coqueiral e o mar.

Passeios

Uma agência de receptivo (a Grou) tem um stand onde você pode comprar passeios como o tour histórico a Salvador, passeio a Mangue Seco, passeios de quadriciclo na Reserva de Sapiranga ou no Castelo Garcia d’Ávila . O traslado à Praia do Forte é feito duas ao dia, em vans. Alugando um carro você pode ir facilmente à Praia do Forte (3 km), Imbassaí (8 km), Itacimirim (15 km), Arembepe (35 km ao sul)à praia nudista de Massarandupió (32 km ao norte) e Mangue Seco (160 km). O Pelourinho está a 85 km.

Iberostar Bahia

O hotel Iberostar Bahia, na Praia do Forte…

  • É para você: que quer se esbaldar na farra all-inclusive, comendo, bebendo e aderindo às brincadeiras sem pensar em dieta ou nos micos. (E quando quiser dar um tempo, a piscina calminha está sempre à disposição.)
  • Talvez não seja pra você: que faz questão de uma praia mansa, ou que não curte tanto estímulo à animação, ou que procura uma experiência mais brasileira, menos internacional.

Leia mais:

Passagens mais baratas para Salvador com nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro em Praia do Forte na Rentcars em até 10 vezes

171 comentários

Estive com meu marido e filho na primeira semana de janeiro no Iberostar Bahia e realmente ele é muito bonito e bem decorado e a descrição do Ricardo foi super fiel ao que encontramos, com exceção de alguns problemas graves que nos surpreenderam como a limpeza dos bares , água da piscina , comida e a isolação acustica dos quartos . Nos sete dias que estivemos lá , como temos criança pequena , tivemos contato com muitos pais que levavam as crianças no clubinho do hotel( que tem ar condicionado super forte prejudicando as crianças) e todo dia ficávamos sabendo de uma criança ou que estava com infecção no ouvido ou com febre. Ficamos preocupados pois os relatos tanto dos monitores qto dos pais é que haviam várias crianças procurando o posto médico do hotel com virose. No quinto dia nosso filho pegou a tal virose e ficamos os 2 últimos dias de viagem no quarto. Também tive uma infecção no ouvido que a médica informou que é devido a água de piscina contaminada. Suspeitamos que a contaminação tanto no ouvido qto a virose se deu ou nas piscinas mal cuidadas ( com pouco cloro ou não limpas o suficiente) , ou devido aos copos mal lavados, pois viamos sempre nos bares os barmans “molhando” os copos sujos na hora só com água e sem sabão , a limpeza não é um forte nos treinamentos aos funcionários . Realmente é um hotel para aqueles que fazem questão de buffets gigantescos mas com pouca qualidade. Os doces eram feitos com aquela gordura artificial , só são bonitos , mas o gosto é sempre o mesmo . No restaurante dito frances no cardápio dizia sopa com aspargos selvagens ( quase não tinha aspargos e o pouco que tinha não era selvagem). Não existe nenhum estimulo a higienização da mãos visto que todo mundo usa as mesmas pinças do buffet.
O único dia que o buffet estava com ingredientes de melhor qualidade como presunto crù, camarões e carré de cordeiro, foi no dia que deixaram a ficha de avaliação do hotel nas mesas dos hospedes . Será que foi por acaso? E também o único dia da semana que alguem da cozinha perguntou se estava tudo bem.

Adoro o IberoStar Bahia… tudo perfeito. Tenho vonta de ficar no Praia do Forte pela questão da comida. Será que compensa?

Estive em novembro de 2011 no Iberostar Bahia e não tenho do que reclamar, tubo muito bom, serviço e instalações. Visitei também o Ibero Star Praia do Forte, e sinceramente fico com o Bahia pela animação.

Olá Ricardo, como ouvinte da BandNews, sempre que posso fico atento aos seus relatos e super dicas aos os futuros viajantes. E quero aproveitar para parabenizá-lo pelo site que consegue dar uma noção geral do local, particularmente em relação ao Iberostar Bahia e Praia do Forte onde estive com minha família em julho passado. Por acaso e sorte tivemos a oportunidade de conhecermos e usufruir dos dois Iberostar ao mesmo tempo. Como o Bahia estava em manutenção (menos os restaurantes e piscinas), pudemos usar todo o complexo livremente. E posso afirmar que suas dicas são corretas e que ambos os hoteis são muito bons, cada um com seus encantos. Posso acrescentar que a equipe de animação do Bahia é super animada! Não vemos a hora de voltarmos!
Abraço!

Olá, estou na duvida entre Iberostar e o vila galé marés (guarajuba) quero ir agora no inicio de 2011. Qual seria o melhor nos quesitos de alimentação, pisinas, noite e bebidas principalmente. Otimo site!

    Olá Pedro

    Eu, acabei por acaso, fui ao iberostar bahia e ao vila galé mares na minha lua de mel, com minha esposa.Fiquei dois dias no Iberostar,porque o vila galé estava “lotado”, mesmo reservando três meses antes.Comparando os dois:
    Quartos: Vila galé – excelente tudo , mas não tem banheira no quarto
    Ibero – Grande, cama muito boa, frigobar sempre cheio e banheiro com banheira em todos os quartos.

    Restaurantes: Vila galé: Tem três, mas pra mim somente um , porque os outros são cheios de frescuras, o da praia nem se considera , porque só serve lanches , pizzas e frituras;
    Ibero: Tem mais restaurantes e todos muito bem servidos, sem falar no japonês e no principal que tem muita comida mesmo!!

    Tranquilidade: Ibero menos tranquilo que vila galé , menos animação.

    Atendimento: Ibero 10 a zero no vila galé, precisei pedir mais de 5 vezes e sair do quarto para discutir com o gerente para trocarem uma lampada no vila galé, mas tirando isso o resto foi normal.

    Posso dizer que o ibero pra quem procura comer bem e beber bem é melhor que o vila galé que é um lugar paradisiaco muito bonito mesmo.

    Eu vou agora no final de março para o Ibero,
    então
    faça sua escoha

Eu fui ao Makenna Resort esse ano e adorei!!
É um resort de luxo, com poucos chalés. Nada a ver com o estilo do Iberostar. O atendimento é impecável, os funcionários te conhecem pelo nome e a comida é simplesmente excelente, comi um risoto de lagosto fantástico, e o mais fantástico é que estava incluso na diária!!!
O spa tem tratamentos divinos, o chalé é enorme e tem uma banheira de hidromassagem com uma espuma de banho que nunca usei melhor!
recomendo demais, um excelente programa a dois!!!

Riq e trips
Estou perguntando aqui, porque napágina geral de resorts nao é possível:esse Makenna Resort é legal?
Entrei no site, e me pareceu ser…cheguei até lá através da UOL, pois a obra recebeu um premio.
Nao tinha ouvido falar até entao…fiquei curiosa!

    Nunca tinha ouvido falar. Procurei na internet. Não é um “resort”, é um hotel de luxo. Tem só 16 chalés. Está no início da rodovia Ilhéus-Itacaré. Ali a praia é selvagem, mas tem ondas intermitentes e água mais para bege do que para azul. Não sei se é páreo para a FAzenda da Lagoa, não.

    Eu também olhei o site e tive essa impressao, de hotel de luxo ; interessante até agora estar pouco divulgado!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito