Quarenta e sete (minha crônica no Divirta-se do Estadão)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

É Natal!

Na busca de assunto para a crônica me dei conta de que sexta-feira – hoje, para você que me lê; depois de amanhã, para eu que escrevo – é meu aniversário. E que passarei minha data natalícia, veja que falta de criatividade, em Natal. Nasci no Rio Grande do Sul e, quarenta e sete anos mais tarde, eis-me aqui no Rio Grande do Norte. Não deixa de ser uma trajetória impressionante.

Existe um ramo da astrologia que calcula o quadrante mais auspicioso do planeta para você passar o seu aniversário. Nunca mais ouvi falar disso – o que é uma pena. O turismo astrológico – viagens zodiacais! – teria tudo para ser um grande nicho de mercado. Aproveite a promoção para você, leonino, que precisa passar o aniversário em Dubai. Montevidéu para librianos: tudo previamente decidido, para você não precisar escolher. Pernambuco e Alagoas, a combinação perfeita para arianos com ascendente em Peixes!

Em termos turísticos, porém, sempre pensei no aniversário como uma oportunidade de festejar o seu Réveillon pessoal por uma fração do preço do Réveillon do resto da humanidade (sobretudo da humanidade brazuca). Há cinco anos, passei  meu Réveillon pessoal – meu verão de 42 – em Fernando de Noronha, economizando milhares de reais. Desta vez passo meu Réveilon pessoal em Natal, o que seria motivo para boas festas ao quadrado.

Mas não vai ter festa: estou viajando a trabalho. No fim da tarde, se tudo der certo, vou dar uma parada e pedir uma caipiroska de caju (está na época) e brindar à minha total falta de nostalgia. Nunca tive saudade da infância (muito pelo contrário), e não daria nenhum mês de vida para ser jovem de novo. Gosto cada vez mais de ter consciência das minhas habilidades e das minhas limitações. Melhor do que ter fôlego ilimitado é saber usar o fôlego que resta.

Se bem que de vez em quando olho para trás e me surpreendo com decisões que tomei. De onde apareceram aqueles espamos de maturidade? Como eu podia ser tão mais ajuizado com vinte e dois anos do que agora à beira dos cinqüenta? Como pude escolher tão cedo, e tão bem, a pessoa com quem dividiria a minha vida?

Boa viagem pra você também.


130 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
silvia
silviaPermalinkResponder

Feliz aniversario atrasado e parabens pela sensibilidade do texto.
Continue sempre essa pessoa solidaria, atenciosa e sensivel

Augusto
AugustoPermalinkResponder

Feliz aniversário Riq,
Estar satisfeito com as escolhas que tomamos ao longo da vida é o que importa. Vc tem muitas razões para carregar esta satisfação.
Abçs

PêEsse
PêEssePermalinkResponder

Pessoal, outubro de 2010 pode até ser o mês dos setenta anos do Pelé ou dos cinqüenta do Maradona, mas o que importa mesmo é que foi o mês em que eu jantei com o Ricardo Freire no dia de seu aniversário de 47 anos. Dar os parabéns aqui pelo site é muito bom, mas pessoalmente, comendo polvo, lagosta, bebendo champanhe e tendo como companhia um dos caras mais agradáveis e mais gente-fina que já tive a oportunidade de conhecer é bem melhor.

É clichê mas é verdade: o aniversário era dele mas quem ganhou o presente fui eu.

Ricardo, uma vez mais e sempre e por tudo (vida e obra): PARABÉNS!

claudia
claudiaPermalinkResponder

Haja fôlego " que lhe resta " !!
Viajamos nesse sopro, eu e minha familia, e lhe desejamos
"DE-COM-FORÇA" muuuuuuuuuuita saúde pra continuar mantendo
bem alimentado esse figado que nos abastece, sempre, de muito
bom humor !!

Axé total !!

Abraço forte,

claudia vieira

Maryanne hotelcaliforniablog.wordpress.com

Que bonitinho, adorei. Vcs dois se merecem. Beijao e parabens atrasado.

li
liPermalinkResponder

Parabéns!!!!
Tenho quase metade da sua idade, mas vou levar essa daqui pra vida :"Melhor do que ter fôlego ilimitado é saber usar o fôlego que resta"!

bjos

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Já dei parabéns pelo twitter, mas fica aqui tb registrado (atrasada q estou, como sempre...): feliz aniversário, Comandante! Muitas viagens, muitas esquinas, cupcakes e insanidades, q são essas coisitas q fazem a vida da gente mais leve!

E tô esperando sua visita aqui em casa, hem? smile

Beijão e tudo de bom sempre pra vc!

Marilia Marconi

Oi, Riq!
Feliz aniversário atrasado (pra compensar e me redimir pelo atraso: diretamente de Santiago! smile)
Lindo texto!! (como de costume, aliás).
Pra vc não se sentir tão mal por ter passado trabalhando, posso te dizer que meu reveillon pessoal coincide com o reveillon do meu trabalho: justo no dia do meu aniversário é que acaba o recesso de fim de ano... sad Volto a trabalhar sempre na maior ressaca moral!!! rsrs
beijitos!

Cris Campos
Cris CamposPermalinkResponder

Ausentíssima que ando e um pouquinho atrasada, parabéns Riq-escorpião! smile

Wander
WanderPermalinkResponder

atrasadão, mas com muita sinseridade : Paz e Bem.

valéria feitosa

Que a vida continue a te presentear com este seu contageante estilo de escrever.Espero que você curta esta sua passagem por sua bela cidade Natal , a nossa Natal a princesinha do nordeste .
Mutio sucesso para vc

Lu
LuPermalinkResponder

Puxa, só agora li. Parabéns atrasados, mas de coração! Tudo de bom. Que vc continue sendo essa pessoa especial, c/idéias sempre iluminadas!! Mta saúde, amor e paz ... e viagens incríveis!! Adorei o comentário sobre as escolhas ... realmente, vc escolheu a pessoa certa!!
Bjs,
Lu

zuzu
zuzuPermalinkResponder

Riq
Continuo pensando na sua cronica, nunca vi declaração de amor tao sublime!!!
Este texto tocou de verdade todos os seus leitores!

Ricardo Freire

eekops:

Luciano
LucianoPermalinkResponder

Mais do que atrasado... PARABÉNS!
Um abraço

Cibi
CibiPermalinkResponder

Riq,

PARABÉNS!!!!!!!!!!!!(atrasado, mas em tempo...)
E que crônica tocante....de coração!

E que os próximos 47, sejam ainda mais felizes e compartilhados com quem se ama de verdade...
Abraços,
Cibele

Denise Mustafa

só li agora e emocionei! lindo! :*

Beatriz Marques Dias

Só pude ler sua crônica agorinha, depois do evento de inauguração do Vila Galé Cumbuco. Adorei a idéia do turismo astrológico, vou me informar para tentar algo do gênero no meu!!
E olha, sobre passar o seu niver sozinho, trabalhando, não foi por falta de convite não, adoraríamos que tivesse ficado mais um pouquinho e passado conosco!!! O bolo tinha sido até encomendado, mas voce foi embora tão cedinho...foi pena! Abraços, Bia

Ana
AnaPermalinkResponder

Felizzzzzzzzzz aniversário!!! Vc é mto querido.
Saúde!!! Sem te conhecer pessoalmente 47 anos bem vividos tenho certeza!
Abração. Ana Cris

Érica França

Parabéns! E que bom que vc tem pique de sobra pra aproveitar sempre!!

Gaby
GabyPermalinkResponder

Oi Riq,
Espero que voce me perdoe pelo atraso, mas no proximo ano (depois de anotar devidamente esta data na minha agenda, porque a memoria nao eh lah essas coisas)isso nao se repetirah.
Desejo que voce tenha muita saude e que essa escolha acertada de amor dure e perdure, confirmando que ele, o amor, tem um tipo muito particular de sabedoria que nos leva as boas escolhas, aquelas que fazem da nossa caminhada algo especial.
Sou uma admiradora dos seus textos, do bom astral e da inteligencia impressos neles, mas principalmente sou uma admiradora da pessoa atenta e generosa que sei que voce eh.
Muitas alegrias na sua vida e que voce encontre sempre pessoas de boa vontade como voce.
Um abraco afetuoso e sempre grato.
Gabriela (gabgaby)

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Riq, eu pensei muito em vc antes, mas no dia sai de Amsterdam, passei em Bruxelas e cheguei em Epernay com tudo fechado. Mas eu te mandei boas vibes bebendo vinho, acredite! Mas conexão que é bom para te dar parabéns, só hoje rsrs