Costa do Sauípe, nova de novo

Costa do Sauípe: Sauípe Park

Quando foi inaugurado, perto do final de 2000, o complexo de resorts da Costa do Sauípe inventou um destino do nada. Como assim? A gente ainda estava tentando se entender com praias que sempre existiram mas que só então estavam sendo descobertas — Itacaré, Maraú, Carneiros –, quando veio alguém e resolveu pôr uma praia zero km no mapa.

Costa do Sauípe: calçadão

O conceito era ousado e nunca foi imitado: um condomínio de cinco resorts e seis pousadas, pertencentes a quatro grupos diferentes (o jamaicano SuperClubs, o francês Sofitel/Accor e o americano Marriott/Renaissance nos resorts, e a Sauípe S.A. nas pousadas), compartilhando a mesma estrutura de lazer (golf, náutica, equitação, tênis, spa) e um centro de convivência, a Vila Nova da Praia.

Costa do Sauípe: mosaico no calçadãozinhoCosta do Sauípe: mosaicos no calçadãozinhoCosta do Sauípe: mosaico no calçadãozinho

Logo de saída o projeto apresentou duas qualidades inegáveis. A primeira: o paisagismo. Nunca antes na história deste país um resort tinha preservado tamanha faixa de vegetação junto à praia. Em vez de terraplenar e gramar tudo, como era o padrão, Sauípe manteve as dunas, lagoas e o manguezal entre os hotéis e a areia. Resultado: na inauguração o paisagismo já estava bonito.

Costa do Sauípe, entre os hotéis e o mar

A outra grande qualidade era a Vila Nova da Praia, uma shopping a céu aberto imaginado com a arquitetura de vilarejos nordestinos, com uma praça e umas ruelas laterais. Um achado.

Costa do Sauípe: Vila Nova da Praia

O tempo passou, e a operação compartilhada do complexo por redes diferentes provou-se uma idéia pouco funcional. O único sucesso retumbante da primeira década de Sauípe foi o Breezes, operando em sistema all-inclusive e funcionando praticamente como um hotel à parte, desconectado do condomínio.

Nos dois últimos anos, a Sauípe S.A. acabou assumindo os resorts (o último a ser encampado será o Breezes, dia 1º de janeiro de 2011). E, antes das férias de julho de 2010, relançou a Costa do Sauípe, inteiramente reformulada.

Agora há três hotéis funcionando no sistema all-inclusive (Sauípe Class, antigo Marriott; Sauípe Fun, antigo Renaissance; e Sauípe Park, antigo Sofitel Conventions), um hotel mais sofisticado, com meia-pensão e bebidas à parte (Sauípe Premium, antigo Sofitel Suites) e quatro pousadas, apenas com café da manhã. Os hóspedes das pousadas podem comprar passes diários para usar as piscinas e aproveitar o all-inclusive dos hotéis. Os hóspedes dos all-inclusives podem usar as piscinas (e os bares) dos demais all-inclusives.

Nesta nova fase, a Costa do Sauípe está focada em oferecer um bom custo x benefício. Não espere buffets pantagruélicos: almoços e jantares são variados e bem-servidos, mas não exagerados. E as bebidas são de boas marcas.

Costa do Sauípe

O grande trunfo de Sauípe está na estrutura, que é mega.

Costa do Sauípe: Kid's Club

A maior novidade da nova fase é o Kid’s Club, que funciona onde antes era a Pousada da Aldeia (a mais bonita e mais próxima do mar). A arquitetura de vilarejo faz o clubinho ter cara de escola do interior (o que vem a calhar, já que também há atividades educativas, como a aula de culinária). O horário de funcionamento é longo: das 8h às 22h. Ao lado, o que era o Restaurante da Dadá tornou-se um restaurante exclusivo para crianças. Mesmo as crianças hospedadas no Sauípe Premium (que não é all-inclusive) têm direito ao all-inclusive no Kid’s Club.

Costa do Sauípe: Kid's Club

As outras atrações do complexo estão em outras áreas, longe dos hotéis. Um ônibus circular passa de 20 em 20 minutos e leva a todos os centros de lazer.

Dois desses centros valem como passeios: a náutica e a fazendinha.

Sauípe Náutica

A Sauípe Náutica funciona à beira da Lagoa da Vaca Tonta. Por ali há caiaques, escorregador, pedalinhos (incluídos) e tirolesa (paga à parte).

Sauípe Náutica

Sauípe Náutica

Sauípe Country

O Sauípe Country é o antigo centro eqüestre. Ver os cavalos no estábulo é de graça (mas fazer atividades de equitação custa à parte). Ao lado, a Fazendinha tem vacas, cabritos, coelhos, galinhas d’angola, patos; toda manhã as crianças podem ordenhar a vaquinha.

Sauípe Country

Sauípe Country

O campo de golf de 18 buracos — um item que normalmente só interessa a iniciados — em Sauípe ganha um interesse maior, porque uma aula coletiva consta do pacote all-inclusive. (Se você se animar, pode depois fazer um pacote de aulas.)

Sauípe Golf

Pertinho da Vila Noda Praia, o conjunto de quadras do Sauípe Tênis inclui o estádio onde se realiza o Brasil Open. Dá para jogar na quadra em que Guga, Nadal e Ferrero já pisaram.

Costa do Sauípe: Vila Nova da Praia

Mas o meu xodó em todo o complexo — sempre foi — é a Vila Nova da Praia. E ela está mais bacaninha do que nunca. Agora tem até artesanato de rua, com artesãos muitíssimo bem escolhidos. O coreto da praça tem música desde as 18h30, e lá pelas 21h sempre rola um samba-reggae ou capoeira, antes do show de música do Teatro da Vila.

Costa do Sauípe: Vila Nova da Praia

Hóspedes dos hotéis têm direito a reservas (limitadas) nos restaurantes da vila (um japonês, um baiano, um italiano e um mexicano) dentro do sistema all-inclusive. Mas mesmo quando você não tiver reserva, vale a pena sair depois do jantar e fazer o footing da noite, comer uma tapioca doce antes de domir, tomar a última cerveja assistindo ao show. O consumo é pago à parte, mas é um programa que dá uma outra dimensão à experiência de resort.

Costa do Sauípe

Essa é a minha recomendação para curtir Sauípe: experimente não ficar só na piscina. Não tenha medo de se afastar da batata frita e da Skol — elas vão estar lá quando você voltar. Percorra os caminhos sob o coqueiral — são lindíssimos. Leve as crianças à lagoa e à fazendinha. E não deixe de ir à vilinha à noite. Isso faz toda a diferença.

Leia também:

Sauípe Class, o certinho

Sauípe Fun, o animado

Sauípe Park, o verde

Sauípe Premium, o charmoso

Sauípe Pousadas, as econômicas

208 comentários para “Costa do Sauípe, nova de novo”

  1. Boa noite e parabéns pelo site!
    Preciso realmente de ajuda!
    Eu, meu marido e meus gêmeos( 2anos), queremos viajar agora em março por ser fora de temporada, pois detesto enfrentar filas e aglomerados e o único resort que conheço é o iberostar. Queremos uma resort beira mar mesmo, com linda praia p entrar com as crianças, serviço de babá e um quarto confortável e novo( sem mofo).
    Vc pode nos ajudar? Obrigada!

    1. Olá, Patricia! O mais novo entre os resorts é o Grand Palladium, que tem dois anos. É preciso pegar uma jardineira para chegar à praia.

  2. Bom dia! queria o telefone do Resort Sauipe Park all inclusive, para saber os valores de diarias p/ 3 pessoas em maio.

    1. Olá, Ana Claudia! Clique no link do hotel no texto, você chegará ao fone.

  3. Adorei suas informações. Estou querendo ir para Sauípe Class em setembro. Hj eu liguei para a central de informações e algumas coisas divergem do postado aqui. a atendente Jéssica informou que o sistema all inclusive é só para o hotel em que o hóspede está hospedado. Só pode usar a piscina dos outros hotéis. Em relação ao passe para quem se hospeda nas pousadas e quer usar os bares e piscinas dos hotéis o valor está 85 reais. Vc tem como entrar em contato e confirmar essas informações para atualizar o seu post?

    1. Olá, Cristiane! O post é de 2010 e não foi atualizado depois disso. Políticas e preços mudam o tempo todo em resorts; acredite no que a atendente disse.

  4. Boa tarde
    Acho interessante o Post se atualizar para informações novas de 2013. Muita gente procura este destino Costa do Sauipe eu mesmo estou indo pela segunda vez pra lá.

    Obrigada

    1. Olá, Claudia! Contamos com o relato dos leitores para manter os posts sempre atuais. Quando voltar, deixe o seu ;)

  5. Olá, gostaria de ficar no Sauípe Park. Alguem sabe da real situação do local (2013).
    Vejo muitas reclamações mas queria ver opnião de quem acabou de chegar de lá esse ano. Obrigada

    1. Olá, Fabieane! Leia as opiniões dos leitores do VnV sobre o Sauípe Park:
      http://www.viajenaviagem.com/2010/10/resorts-all-inclusive-no-nordeste-sauipe-park/

      Veja também os relatos de ex-hóspedes no Booking.

  6. Boa tarde,
    Gostaria de saber o que esta incluso no sauipe class ( all inclusive).

  7. Pretendemos passar 8 dias no final do ano com voces.Gostaria que nos ajudassem na escolha entre sauipe-class ou sauipe-fun.Temos um netinho de 2 anos com problema serio de alergia respiratoria e alergia a mofo e fiquei preocupada com alguns comentarios negativos de hospedes com relação a limpeza e mofo nos quartos .Aguardo resposta com transpparencia.Muito obrigada.

    1. Olá, Maria Ines! Não somos o site do resort, não :D

  8. Olá!

    Qual dos hotéis seria o ideal para lua de mel?

    1. Olá, Fabio! O mais sofisticado é o Premium.

  9. Já fomos 3 vezes para Costa do Sauipe (fun, premium e club) e desta vez estamos em dúvida entre escolher Vila Galé eco resort do cabo ou sauipe premium. Qual vc sugere? Casal com 2 filhos

    1. Olá, Viviane! A praia do Vila Galé é melhor (mais calma), mas se você curte o esquema de Sauípe, o Premium funcionará como um upgrade.

  10. Olá pessoal,
    Adorei as dicas… Estou pensando em fechar com a CVC o Sauípe Club (apesar de me parecer mais simples e ser o mais barato, pensei que posso aproveitar os outros hoteis da rede). Vou em 4 adultos e 1 criança. Os passeios para Salvador (histórico) é 140 reais por pessoa? É apenas uma empresa que faz esse passeio? Entre ele e o Gran Oca em Maragogi, qual será o melhor?
    Obrigada

    1. Olá, Aline! Temos uma resenha da época em que o Gran Oca ainda era Miramar, mas você pode ver os relatos de quem passou por lá mais recentemente aqui:
      http://www.viajenaviagem.com/2013/07/45-resorts-opiniao-leitores/

      Não temos informação de preços de passeios; consulte o resort!

  11. É a primeira vez q vou para um resort gostaria de saber de é preciso levar produtos de higiene pessoal como shampoo etc e como faço para fazer as reservas nos restaurantes no pacote all incluse, obrigado

    1. Olá, Angela! Tem sabonete, shampoo e condicionador em todos os apartamentos; leve apenas se você faz questão da marca que usa. Ao chegar você receberá as instruções sobre o funcionamento da reserva para os restaurantes à la carte no seu período de hospedagem (essas regras podem mudar ao longo do ano).

  12. Boa tarde,estarai hospedado no Sauipe Fun nop carnaval de 2014 e gostaria de saber as marcas de cerveja ou chopp q vcs trabalham.
    Obeigado

    1. Olá, Marcelo! Para esse tipo de detalhe atualizado, o melhor é ligar para o hotel.

  13. Pq vcs nunca falam no Sauípe Club me diz se tem diferença para o Park, Class, Fun… Pq o único diferenciado dos quatros é o Premium. Mas vcs não citam o Club. Obrigada

    1. Olá, Nilce! Quando o Ricardo Freire esteve pela última vez no complexo Sauípe, o Club ainda funcionava como Breezes. Você pode ler sobre as características físicas do hotel aqui:

      http://www.viajenaviagem.com/2010/10/resorts-all-inclusive-na-bahia-breezes-costa-do-sauipe/

      Na alimentação e no serviço, o Club se equivale ao Class, ao Fun e ao Park. Só o Premium é diferente.

  14. Oi! Estou indo com marido e filhos pequenos para o sauipe Club no feriado de 1 de maio. Minha duvida é se pego um transfer do aeroporto de salvador ou se alugo um carro. O preço está saindo quase igual. Alguem sabe me dizer se por perto tem algum passeio a se fazer para valer a pena alugar um carro?
    Obrigada

    1. Olá, Fabiane! Por perto, com carro alugado, você poderia conhecer a Praia do Forte (20 km), onde ficam as tartarugas do Projeto Tamar. Também estão próximas Imbassaí (10 km), Itacimirim (30 km) e Arembepe (50 km ao sul). É possível contratar passeios à parte, no resort.

      Leia mais sobre as praias aqui: http://www.viajenaviagem.com/2012/12/praias-bahia-salvador-guarajuba-itacimirim-praia-forte-imbassai-sauipe-mangue-seco/

  15. Oi Ricardo e Bóia!
    Vou com meus irmãos e filho de 12 anos para Costa do Sauípe em novembro, para uma Convenção, do dia 20 a 26 de novembro. Mas nossas férias começam dia 15 e pensamos em ir antes, ficar esses dias em outra praia pelas redondezas. Seria legal um estilo diferente, mais “aventura”, ficar em um hotel ou pousada gostosa mas que não seja resort… Pensamos na Península de Maraú, mas depois vimos que é meio longe. Alguma sugestão? Agradeço muito! Ana Paula

  16. Ah, esqueci de dizer: seria legal esse lugar ser perto de algum vilarejo onde pudéssemos passear e jantar à noite :) Nada muito balada… Obrigada de novo!

  17. Obrigada, vou olhar então :)

ATENÇÃO:
Desculpe, mas esta caixa está inativa e seu comentário não aparecerá. Estamos aprontando um novo Viaje na Viagem. No novo site a caixa de comentários voltará a funcionar. Obrigado pela compreensão!