Aruba + Curaçao: o Ricardo acaba de voltar e conta tudo

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Eagle Beach, Aruba

Olhem que ótimo relato do Ricardo, que fez um bem-bolado entre Aruba e Curaçao:

Passei as 4 primeiras noites em Aruba e depois 2 noites em Curaçao, retornando pra Aruba no penúltimo dia à noite. Na minha opinião, Curaçao é um lugar mais interessante. As praias são mais bonitas (não que as de Aruba sejam ruins) e a cidade em si é muito legal. Rodar por Otrobanda e Punda a pé é gostoso. No caminho para as praias, parem pra observar os flamingos numa área de preservação.

Aruba realmente é bem americanizada. Pessoalmente não curto isso. Ficamos no Radisson em Aruba. Muito bom hotel e fica numa localização privilegiada. Palm Beach é legalzinha, mas curti mais Arashi e Baby (aqui pra mergulhar é muito bom… mas precisa passar pelas rochas, senão voccê vai ficar naquela piscina de agua rasa e leitosa -- passando as pedras a água fica cristalina e cheia de peixes e corais interessantes. Como sou mergulhador, adorei, tanto que no último dia voltei apenas para Baby pra mergulhar de novo). A água do mar em Aruba tem esse aspecto porque a areia é beeeem fininha e branca e se mistura fácil na água. Em Curaçao é mais granulosa e pesadinha, apesar de branca também.

De um modo geral Curaçao é um pouco melhor pra compras. Em Aruba a Lacoste tava com um precinho um pouco melhor, por isso compramos as camisas em Aruba. No free shop de Curaçao tinha umas promoções bem interessantes. Comprei um Azzaro Chrome 100ml por 36 dólares. Em qualquer outro lugar tava 60 dólares. Pena que não tive tempo de olhar outras coisas, pois o vôo já estava quase saindo.

Compramos no duty free shop de Aruba uma garrafa de Blue Label por 140 dólares. No free shop de SP tava 154. Veuve Clicquot por 58 dólares no mercado Super Food em Aruba, mais em conta que os 64 dólares dos free shops.

Eletrônicos não ví muita vantagem, então não trouxe nada.

Segui as dicas do pessoal e compramos coisas no mercado pra lanches e café da manhã. Compramos umas duas sacolinhas térmicas, enchíamos de gelo de manhã e colocávamos a cerveja e água.

Alugamos carro por todos os dias e não me arrependo. Apesar das dicas do pessoal de que não precisava, é muito mais cômodo e perde-se menos tempo. Além disso, a madame agradece por não ter que ficar perambulando de ônibus ou táxi com sapato de salto. Cada diária ficou em 36 dólares e a gasolina custa pouco (cerca de R$ 1,90).

Quanto aos dólares, levamos apenas 200 pra cada pessoa. Foi suficiente. Concentrávamos mais os gastos no cartão, pois a cotação é mais vantajosa, mesmo considerando o custo extra do IOF. Além disso, ganha-se milhas pra próxima viagem.

O clima nas duas ilhas nesta época (a mais chuvosa) parece muito com o de Salvador no verão. Fazia entre 31 e 33 de máxima e estava úmido. Como estou acostumado… Choveu um pouco, mas não incomodou não. Chovia mais à noite ou pela manhãzinha. Pegamos sol todos os dias nas praias.

Kenepa Grandi/Grote Knip, Curaçao

As praias de Curaçao, como disse, são mais legais. Primeiro fomos em Port-Marie, privada, e achei bem legal. Depois Cas Abou. Mesmo nível e privada também. Quando fomos a Kenepa Grandi (Grote Knip) o queixo caiu. Apesar de pública, foi a melhor da viagem (tirando Baby na parte do mergulho). Que praia fantástica e não tava cheia.

As praias são lindas e limpas e ninguém te incomoda. Só lamento ter observado um grupo de paulistas – deu pra ver pelo sotaque – sujando uma das praias. Garanto que a maioria dos paulistas não fariam isso, assim como a maioria dos nordestinos não são mal-educados, como se apregoa tanto pelo Sul/Sudeste.

No mais, relaxem e curtam. Não fiquem obcecados em querer economizar em tudo. Às vezes o barato sai caro. Comíamos todo dia em bons restaurantes. Penso que o turismo abrange a gastronomia. Não deixem de ir ao Aqua Grill e o Giannis em Aruba. Mas pelo amor de Deus, não vale a pena ir ao Buccaneers. Horrível. Comida esquentada em microondas. Foi o pior. Em Curaçao, não deixem de saborear o “beef tenderloin” no De Gouverneur – atenção, fica no andar de cima. No de baixo é outro restaurante. Jantamos no Fort Nassau noutra noite e gostamos também. Nada excepcional, mas a vista lá de cima foi imperdível.

Em Curaçao ficamos no Kura Hulanda. A localização é excelente. Preferimos ficar no centro, pertinho da ponte que liga Otrobanda a Punda. Os quartos, razoáveis.

Lugares bons em Curaçao pra um lanche: Eet Cafe de Buren. Peçam um Bitterbalen – uns croquetes fritos, bem crocantes e sequinhos.

Em Aruba, no Paseo Herencia, shoppingzinho em Palm Beach – onde compramos na lacoste --, comam no Taste of Belgium. Bem saboroso o camarão ao alho.

Em Curaçao, aproveitem as promoções de relógios na Freeport. Tem dois em Punda, cada uma com preços e relógios diferentes. Comprei um Victorinox Swiss Army pela metade do preço. Parada obrigatória na Penha de Curaçao. A maioria dos perfumes e cosméticos foi da Penha. Mas no free shop de Curaçao tinha umas promoções bem interessantes como mencionei acima.

No mais, aproveitem, relaxem, se percam, se virem, perguntem na rua e gastem dinheiro sem culpa. Assim a viagem fica mais gostosa. Excesso de planejamento atrapalha.

Uma dica final: abusem do protetor solar. E nada de passar só no ombro e costas. O que tinha de americano camarão lá não era brincadeira. Como lá fica a apenas 800 milhas da linha do Equador a incidência solar é forte. Se forem mergulhar passem atrás das pernas por favor, senão vai queimar.

Um abraço a todos e obrigado pela oportunidade. Foi bom ler as dicas aqui antes de viajar e espero ter dado minha contribuição.

A gente que agradece, xará! Volte sempre pra contar suas viagens!

Leia mais:

Guia de Aruba

Guia de curaçao

83 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Sula
SulaPermalinkResponder

OOOO rapaz..... vc nao estava num tour pelos resort???? Nao precisa de uma assistente? hehehehe
Se precisar, é só chamar rss

Caroline®
Caroline®PermalinkResponder

Não tem nada a ver com o assunto do post, mas eu queria saber se alguém conhece as baladas de Buenos Aires.... Tô indo pra lá semana que vem, e querendo conhecer la noche "arrentina"...

Ricardo Freire

Então pergunte em qualquer post de Buenos Aires. Não adianta nada essa informação ficar armazenada aqui. Não bagunce o site, please...

http://www.viajenaviagem.com/americas/buenos-aires-ricardo-freire

Seguros Fácil

Puts que vontade que deu de entrar nesse mar transparente agora, puta calor aqui em Curitiba!

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

o calor já tá indo pro brejo... temporalzinho escureceu o céu...

Victor-pr
Victor-prPermalinkResponder

Achei meio desnecessário essa parte dos comentários sobre os paulistas. Apesar da negação, parece preconceito ao contrário... e só aprofunda as diferenças...

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Curaçao está na minha lista de próximos destinos!

Eduardo Melnick

Ricardo,

Com qual companhia vc voou de uma ilha para a outra? E o aluguel do carro foi ela internet ou alugaste lá mesmo?
Abraço

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Acredito que tenha sido esta: http://www.fly-inselair.com

Ricardo Freire

O xará eu não sei, mas eu voei nela. E aluguei carros na Expedia em todas as ilhas do Caribe onde estive em junho.

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Oi Ricardo!
Tudo bem?

Fiz a mesma viagem que o seu xará na minha lua de mel, agora no começo de novembro também. Aliás, até pedi várias dicas para vc antes de ir.

Bom, como vcs me ajudaram quando fui, vou contar as minhas impressões.

Aluguei carro nas duas ilhas. Sem dúvida isso ajuda demais!

Também cheguei primeiro em Aruba. A ilha é super organizada, mas bem americanizada mesmo. Eu também pessoalmente não curto muito, mas o legal disso é que todo mundo está super bem preparado para receber turistas. De certa forma, é interessante.

Faço coro com o Ricardo sobre os complexos que o Renaissance construiu na chegada dos cruzeiros em Aruba e Curaçao. Realmente é bem legal para quem desce do navio e também para quem passeia pela ilha.

Em Aruba, fiquei no Bucuti em Eagle Beach. A praia é vizinha a Palm Beach e bem mais tranquila. Como estava de carro, me deslocar ate Palm Beach a noite demorava 5 min.

A praia na frente do hotel é bem bonita, então saimos duas vezes para pegar praia em Baby Beach, que de fato é linda!

Concordo que a gastronomia faz parte da viagem. Em Aruba, acrescentaria o Screaming Eagle, um restaurante bom modernoso no caminho de Eagle Beach para Palm Beach. O restaurante tem uma proposta muito legal, com camas ao invés de mesas. A comida também é excelente.

Já em Curaçao, o carro foi ainda mais indispensavel. Optamos por ficar no Hyatt, mesmo sabendo que ele era longe de tudo. Valeu a pena... O hotel é novissimo e maravilhoso. O unico inconveniente era que demoravamos 30min todos os dias a noite para chegarmos a Punda. Mas de novo... Como estavamos de carro, a gente acabou desencanando... Afinal estavamos de férias! E o dificil mesmo é dirigir na Marginal Pinheiros todos os dias, né?

Quanto as praias, as de Curaçao realmente são mais bonitas que a de Aruba. Kenepa Grandi parece uma foto de um banco de imagens... Mas também gostamos muito de Port Marie! Como somos mergulhadores amadores, o snorkeling é o favorito. E para quem gosta de snorkel, Port Marie é um mergulho maravilhoso!!!

Quanto a gastronomia, jantamos em lugares melhores em Aruba do que em Curaçao. A comida do Fort Nassau eu também não achei nada demais (para falar a verdade, achei até um pouco ruinzinha). Só valeu mesmo pela vista. Jantamos também no Rif Fort, no Mambo Beach (na praia do Seaquarium) mas só valem pelo lugar. Nenhum desses lugares tem uma comida espetacular. Jantamos também um dia no Iguana café, aquele das mesinhas que fica a beira mar em Punda, em frente aos casaroes historicos. É bem legal sentar la e observar o movimento dos barcos e a ponte que abre e fecha para a passagem deles.

Uma coisa que eu fiz que foi bem legal foi nadar com os golfinhos na Dolphin Academy em Curaçao. Para quem não é mergulhador e não está acostumado a ter contato com peixes e afins, é uma experiecia muito bacana. Eles interagem mesmo com vc, deixam ser tocados e o passeio rende fotos lindas, já que um fotografo profissional entra na agua junto com vc para registrar tudo. O unico problema é que a brincadeira toda com a compra das fotos sai meio salgada... (algo em torno de 200 dolares). Mas para quem tem vontade, posso dizer que vale muito a pena. Eu não me arrependo.

Quanto a compras, também achei Curaçao melhor que Aruba. Nao compramos tanta coisa, mas algumas coisas que compramos em Curaçao valeram a pena.

E quando eu fui, a cotação do Florin (moeda das duas ilhas) estava com uma cotação praticamente igual a do real. Então facilitava na hora de pagar, para termos noção de quanto estavamos gastando.

O unico porem da viagem foi realmente o clima. Pegamos chuva quase todos os dias em curaçao. Quando não amanhecia chovendo, chovia a tarde... Mas como estavamos lá mesmo, o jeito foi desencanar da chuva e aproveitar mesmo, porque vale a pena!

bjo

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Faltou só um detalhe: Vale acrescentar que a Avianca foi uma grata surpresa na viagem. Vôos pontuais, o embarque mais rápido que eu já vi e aviões novinhos.
Já de Aruba para Curaçao fomos de Insel Air. Posso dizer que cruzar o mar do Caribe em um bandeirante foi uma experiência no mininmo curiosa... rsrsrsrss

Na gastronomia, um dia a noite também fomos ao Governour em Curaçao. Mas lendo os relatos, acho que não demos sorte. Fomos super mal atendidos, a comida veio fria e um dos pratos estava impossível de comer...

fernando
fernandoPermalinkResponder

Ola Vanessa

Me da uma dica, estou indo para aruba e reservei o bucuti resort,oq vc me fala do hotel? se acha melhor eu optar por outro lugar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! O Bucuti fica num trecho da praia de Eagle/Manchebo em que não há uma avenida beira-mar entre o hotel e a praia.

Querendo agito à noite, é melhor ficar em Palm Beach. Querendo sossego, vai gostar do hotel.

Leia sobre as diferenças de localização das praias de Aruba:
http://www.viajenaviagem.com/2011/08/aruba-as-praias/

Henrique
HenriquePermalinkResponder

Olá Vanessa, estou muito interessado em ir p/ O Bucuti... o que me diz do hotel ? E da praia ? Muito obrigado !!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Henrique! Veja a diferença entre as praias neste post:
http://www.viajenaviagem.com/2011/08/aruba-as-praias/

Juliano
JulianoPermalinkResponder

Ricardo,
Estou fazendo uma ampla pesquisa de hoteis para Aruba, e encontrei preços muito agressivos no site aruba.com.br. Achei o Westin, por exemplo, a $160 com café em abril. Você tem referência desse site?

Ricardo Freire

É da Turnet, uma agência especializada em resorts e que também atua com destinos no Caribe. Uma das estratégia deles é construir sites com os nomes dos destinos ou dos hotéis, com anuência destes.

Juliano
JulianoPermalinkResponder

Entendi, mas a diferença em relação a outros sites é gritante. Dá pra confiar? voce reservaria? Obrigado

Ricardo Freire

Sim. Quanto à diferença gritante, veja se não é por causa de aéreo não-incluído, ou veja se os preços anunciados estão válidos na época que você quer. Você pode comparar com preços de diárias avulsas em sites como http://www.hoteis.com (que sempre tem preços ótimos para o Caribe).

Val
ValPermalinkResponder

já reservei com a Turnet duas vezes, Aruba e Comandatuba.
pode confiar!

Luiza
LuizaPermalinkResponder

Olá,
Voltei de Aruba faz dois meses...Não fui a Curaçao, por isso não posso comparar, mas valeu muito a pena ter comprado cosméticos na Ilha (perfumes, maquiagem, hidratantes e etc). A Loja Maggy´s tem $$$ excelentes.
Em relação aos preços do free shop deu pra economizar entre US$ 5 e US$ 15 por produto...
Tem lojinha no Paseo Herencia (Palm Beach)e uma maior em Main Street (Oranjestad).
Espero ter contribuído wink

Junior
JuniorPermalinkResponder

Ricardo,
Voce me indica algum studio ou apartamento em aruba? estou procurando uma opção de hospedagem mais barata, porém confortável e bem localizada, de preferencia em palm.
Obrigado. Parabens pelo trabalho.

Marcio Sousa
Marcio SousaPermalinkResponder

Ricardo,

adorei achar seu "guia" sobre Aruba, gostaria de tirar mais algumas dúvidas: Estou indo a Aruba em Maio em Lua de Mel, de lá gostaria de visitar outro local, você considera Curaçao a melhor opção? E quanto a viajar em Maio, é uma boa data?

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Eu acho Curaçao um boa opção. Eu faria as duas em uma mesma viagem, desde que o tempo não seja curto. Se você estiver indo via Estados Unidos poderá fazer um stopover lá também.
A empresa que voa de Aruba para Curaçao (e vice-versa), em voo direto, é a: http://www.fly-inselair.com

Marta
MartaPermalinkResponder

Acabei de chegar de Curaçao-Aruba (dia 12/12) e infelizmente não conseguimos ver as belezas das praias de Curaçao. Acontece que, para surpresa até dos nativos que nunca tinham visto tanta chuva, chuveu mais do que o normal na semana anterior, tanto que as ruas ficaram alagadas. No sábado em que chegamos, inclusive, choveu o dia todo e no domingo também. Só na segunda é que o tempo começou a melhorar, de modo que todas as praias estavam com muita água e algumas até sem acesso. E nada da cor do mar que a gente tanto espera quando se pensa em Caribe. Uma pena...Mas, viagem tem disso mesmo, sobretudo se você viaja pra praia num periodo de chuva...
Todavia, conhecemos duas brasileiras na loja de locação de carro que se tornaram excelentes companheiras de viagem, tornando inclusive os dois dias inteiramente nublados bastante divertidos. Realmente vale muito a pena o aluguel. Rodamos todas as duas ilhas de cabo a rabo.
Para mim, no entanto, o ponto alto de Curaçao foi o nado com os Golfinhos na Delphin Academy. Imperdível!!!
Achei o Renaissance de Curaçao muito bom, excelente atendimento e ótima comida. O staff do hotel é muito prestativo. Os drinks do bar da piscina são muito bons e a piscina do hotel é fantástica!
Já em Aruba, o mar estava com uma cor incrível, apesar de que para mergulho não estava ainda muito boa, achei um pouco turva. A mais bonita e imperdível é Baby Beach!!! Rodamos a ilha toda e foi muito legal. Andamos por todas as praias, pelo Parque Nacional, pelas cavernas, fomos à ponte natural, às ruínas, ao farol etc.
O voo de Curaçao para Aruba deu um medinho, mas foi muito bonito e super rápido, uns 30 minutos. Voamos de Inselair.
O ponto alto de compras realmente é cosméticos, perfumes, óculos, joias e relógicos. Eletronico não dou muita bola, então não saberia falar se estava barato ou não.
Em Aruba, ficamos no Westin, que é muito bom! Gostei bastante. As nossas companheiras de viagem ficaram no Renaissance e não gostaram muito (em comparação com o de Curaçao).
A viagem foi muito boa, apesar da chuva. Tanto que já quero voltar, ou melhor nem queria tem saído de lá. O povo é simpatissímo, muito pretativo e bastante educado.
Agora, o voo da Gol foi brincadeira. Na ida, serviram um sanduba frio e aquele pacotinho ridiculo de club social. Na volta, apenas um sanduba, pelo menos quente. Achei um absurdo. Não tinha nem um telinha para filmes, muito menos música para passar o tempo. Ou seja, só não foi pior porque só foram 5 horas de voo. Mas cheguei no hotel morta de fome. Resultado: voo internacional nem pensar pela Gol!!!
Fica então meu relato. As dicas de todos foram excelentes! Valeu!!!

Junior
JuniorPermalinkResponder

Marta,
O passeio na ponte natural, juntamente com a piscina Conci, realmente vale a pena? Você chegou a conhecer a Palm Island?

Ricardo Freire

A ponte natural desabou. Esse lado de Aruba na minha opinião é desperdício de dinheiro para brasileiros: te tiram do Caribe e te levam para o costão...

Não fui à Palm Island, deve valer pelo passeio de barco.

Marta
MartaPermalinkResponder

Tive um dia inteiro para rodar toda essa parte da ilha. Não achei desperdicio, porque estava de carro alugado, então ficamos um tempão em Baby beach (que vale muito a pena e é super linda!), e depois saimos rodando toda a parte que faltava, que achei bem bonita. Fomos no final de tarde. Não pagamos o preço por cabeça, que senão me engano era U$$ 75 por pessoa de jipe (um esquema tipo safari). Esse preço, achei meio caro, mas como alugamos um carro ficou barato. A ponte natural não é nada demais. Acho que se tivesse pago os U$ 75 teria ficado meio p. Mas, com o carro, valeu a pena rodar por tudo. Na piscina Conci não fui, nem em Palm island...

thaiz
thaizPermalinkResponder

ricardo: gostaria de saber sua opiniao sobre a cia aerea flydae, pois e a que mais da opcoes de voos. vc indicaria outra? aruba e curacao a partir de caracas tem outra forma de ir ou so aereo? grata thaiz

Ricardo Freire

Indico a Insel Air, que tem confirmação imediata pela Expedia, http://www.expedia.com . Se você comprar pela DAE vai ter que mandar um scanner do seu cartão de crédito para confirmar a operação.

Juliano
JulianoPermalinkResponder

Já usei a DAE e deu tudo certo. Agora vou usar a Insel e comprei direto pelo site deles e recebi o ticket na mesma hora. Mas é possível comprar também pelo Expedia.

Daniel
DanielPermalinkResponder

Bom, como sempre as dicas do site estão excelentes.
Estava pensando em mudar meu destino do início de dezembro de Punta Cana para Aruba/Curaçao, seja porque estas últimas parecem ter um perfil mais parecido com o meu, seja porque achei passagens mais baratas pela Gol.
Minha dúvida é: a chuva desse período é muito intensa, daquelas capazes de estragar a viagem e o visual do lugar? Ou são chuvas passageiras, em que o céu abre novamente? Digo isto porque pegar céu nublado num paraíso desses deve ser um desperdício...
Uma curiosidade inusitada: na data que estou olhando, o trecho CUR-BSB está mais barato do que AUA-BSB, muito embora seja o mesmo vôo, que sai de Curaçao e faz escala em Aruba. Vai entender...rs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! Você encontra informações sobre o clima em Aruba e Curaçao na página-guia de cada ilha:
http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/aruba-ricardo-freire/
http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/curacao-ricardo-freire/

Em dezembro é possível pegar alguma chuvinha, sim, mas nada que estrague a sua viagem.

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

Realmente o site da gol... ppffffff!!!!

Mario
MarioPermalinkResponder

Gostaria de saber sobre a língua falada la, pois so falo mesmo portugues e um pouco de ingles, como funciona la da para se virar como nosso bom e velho portugues? pois vou sozinho,e estou com tudo pronto para ir e so nao fui ainda devido a esse medo da lingua, outra a que preco voces compram as camisas da lacoste em aruma ou em curaçao .....grato pelos comentarios

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Mario! O Ricardo Freire fez um post justamente sobre isso. Leia, mantenha o bom humor, capriche na mímica e boa viagem! http://www.viajenaviagem.com/2010/09/nao-falo-ingles-posso-viajar-ao-exterior-mesmo-assim/

Carlos Augusto

Caro Ricardo estou pretendendo ir a Aruba e Curaçao em março de 2012 com m inha esposa, pretendo passar 7 dias por la e gostaria de saber como faço para programar a passagem de uma ilha para outra pois na internet não consigo encontar voos entre ambas. 7 dias são suficientes para as duas? Gostaria que voce desse essa dica para nós.

Abraços Carlos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos Augusto! Aqui quem responde é A Bóia. Você pode comprar passagens facilmente pela http://www.expedia.com . O Ricardo Freire recomenda a Insel Air. Se os vôos ainda não estiverem aparecendo é porque não entraram no sistema. Mas há muitos vôos por dia, não se preocupe.

Deixe 4 dias para a ilha pela qual você tenha maior expectativa. Não programe vôo entre elas no mesmo dia do seu vôo de volta ao Brasil; isso é uma fonte de stress e transtornos. Durma na véspera já na ilha de onde parte o seu vôo.

Leia mais sobre cada uma das ilhas;

http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/aruba-ricardo-freire

http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/curacao-ricardo-freire

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Acho 7 dias muito pouco para ambas as ilhas. Você acabará fazendo tudo correndo, não descansando e não aproveitando tudo. No dia do deslocamento você ainda perderá a maior parte dele. Vale mais a pena conhecer bem apenas uma das duas ilhas ou aumentar o tempo para 10 dias.

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Boa noite!!!

Estava planejando ir para Aruba em fevereiro com meu filho de 03 anos e marido, mas aí encontrei essa página e fiquei tentada a ir para Curacao também...

Será que vamos conseguir aproveitar levando nosso filho? Claro que nosso foco não eh balada e sim as praias e a naturaza...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Com carro e dividindo a semana meio a meio, Curaçao é um destino bem interessante de combinar com Aruba.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/aruba-ricardo-freire
http://www.viajenavaigem.com/americas/caribe-a-z/curacao-ricardo-freire

Christiany
ChristianyPermalinkResponder

Boia, gostaria de saber se em Aruba possui hotéis no estilo Barceló Bavaro Palace Deluxe em Punta Cana, é que estou querendo ir para Aruba mas estou procurando Resorts em Aruba como este que fiquei em Punta Cana e que também tenha uma praia muito boa como lá.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiany! Aruba não tem resorts ao estilo de Punta Cana, não. O único maiorzinho é o RIU, mas ainda assim ocupa um terreno estreito para o gênero. A praia em Aruba é boa, mas o modo de usar é diferente: não recomendamos all inclusive. É para curtir a vida fora do hotel.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/aruba-ricardo-freire

http://www.viajenaviagem.com/2010/04/pequeno-guia-para-descobrir-a-sua-ilha-no-caribe/

Christiany
ChristianyPermalinkResponder

Muito obrigada Bóia pela sua informação.

At.

Claudio Gonser

Olá Ricardo e equipe!Antes de tudo agradeço pela ajuda nos posts.Vou para Curaçao em maio passar uma semana em lua de mel.Pesquisando intensamente sobre aonde ficar,me atraiu a proposta do Blue Bay.Alugarei um carro por todo o período.Vc me recomenda ele ou outro parecido?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudio! Um leitor ficou no Blue Bay e gostou:
http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/curacao-ricardo-freire/comment-page-2/#comment-97817
As dicas do Comandante para hotéis em Curação e as melhores localizações estão na página-guia da ilha: http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/curacao-ricardo-freire

Victor Stocco
Victor StoccoPermalinkResponder

Olá! Estou programando uma viagem para Aruba-Curaçao em julho. Você aconselharia ficar 5 dias em Curaçao e 5 em Aruba ou 6 em Curaçao e 4 em Aruba? Pelo que li Curaçao tem mais coisas para fazer...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Victor! Deixe a ilha pela qual você nutre mais expectativas para o fim. Fique mais tempo na ilha que mais oferece o que você busca.

Nayara
NayaraPermalinkResponder

Olá!! Estou planejando uma viagem para o ano que vem. Como irei em outubro e quero evitar trombar com um furacão (rs) escolhi fazer Aruba e Curação. Entretanto estava pensando em passar por Miami na volta... Vc acha viável? E sabe qual a melhor companhia para voar Curação/Miami?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nayara! A American voa de Curaçao a Miami. Verifique todas as possibilidades em sites como http://www.expedia.com ou http://www.kayak.com .

Pedro
PedroPermalinkResponder

Boa noite,

eu e minha futura esposa estamos querendo ir para Aruba/Curaçao. A viagem ocorreria no início de outubro. É um bom mês para realizar a viagem? Será que chove muito?

Outra dúvida que temos é quanto ao aluguel do carro: precisamos ter carteira internacional para conseguirmos realizar o aluguel? Ou basta a nacional?

Muito obrigado pela ajuda!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! Não é preciso a carteira internacional no Caribe.

Leia sobre chuvas:
http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

Pedro
PedroPermalinkResponder

Muito obrigado Bóia! Para viajar preciso apenas de passaporte, certo?

PS: Estão de parabéns! O site de vocês é ótimo! =)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! Precisa de passaporte e cartão de crédito.

Cassia Araujo
Cassia AraujoPermalinkResponder

Olá !!!! Sou fã de carteirinha deste site e nunca viajo sem consultar as dicas, sempre perfeitas. Amo praia e Caribe, já estive em Cancun, Punta Cana, Bahamas, St.marteen e no ano que vem queria conhecer Aruba e Curacao. Destes lugares que conheci a minha eleita ainda é Cancun. Será que Aruba e Curacao vão me surpreender??? A viagem será em setembro/2013, mas estou pesquisando. Queria saber se é uma boa época do ano ou se chove muito. Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cassia! A essa altura você já sabe que cada ilha do Caribe tem sua história e personalidade. Consulte os guias e veja o que esperar de Aruba e Curaçao:
http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/curacao-ricardo-freire/
http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/aruba-ricardo-freire/

Para saber sobre as chuvas, consulte o Praiômetro!
http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

Michele
MichelePermalinkResponder

Olá!
Vou me casar em Setembro e estou procurando um local para passar lua de mel. Pensei em Aruba e Curaçao.
Como vou de Aruba para Curação?
E qual hotel você me indicaria?
Vi em uma de suas respostas que você não aconselha os "all inclusive". Estava pensando no RIU.

7 dias seriam suficientes para visitar os 2 locais?

Fico no aguardo.

Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michele! Leia sobre a dobradinha Aruba/Curaçao neste post: http://www.viajenaviagem.com/2013/01/caribe-que-ilhas-da-para-combinar-na-mesma-viagem/

Clique nos links para saber mais sobre as ilhas e ver dicas de hospedagem.

Cristiano
CristianoPermalinkResponder

Vou pra Curaçao e Aruba em março. Alguém sabe um bom lugar pra comprar material de mergulho e se os preços são legais? Vou passar no freeshop do Panamá que falam que é muito bom, mas dificilmente vai ter material de mergulho.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiano! É possível alugar snorkel nas praias particulares como Cas Abao e Portomari.

Para comprar, tente esta loja:
http://scubastoreandmore.net/index.html

(Fica meio fora de mão, você vai perder uma manhã.)

Jordana
JordanaPermalinkResponder

Olá Ricardo! Olá Boia!

Estamos pensando em passar nossa lua de mel em Curacao! Vamos ficar 5 dias, é preciso alugar carro para se movimentar por lá?! Qual a melhor praia de acordo com a visita de vocês? E qual o hotel mais próximo?

Obrigada!

Daniella T. Lucas

Olá, ficarei 6 dias em Aruba, porém gostaria de fazer um bate e volta para Curação para nadar com golfinhos, vocês indicam?! Dá pra ir pela manhã e voltar a noite? Vou gastar muito!?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniella! Não achamos que valha a pena. Um leitor testou o esquema: http://www.viajenaviagem.com/2012/06/curacao-marcio-antonio/

Felipe
FelipePermalinkResponder

Pessoal,

Estou pensando em ir para Curaçao e Aruba agora em Julho.
Gostaria de saber a média de gastos/dia para um casal(passeios, carro, alimentação.

Obrigado,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! Não tratamos de despesas pessoais porque são... pessoais. Você consegue simular quanto sai o aluguel do carro e orçar passeios pela Internet. Leia sobre alimentação aqui: http://www.viajenaviagem.com/2011/03/quanto-vou-gastar-em-alimentacao/

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Boa noite Ricardo
Estou indo p/Aruba no começo de Maio, adorei suas dicas!
Vc sabe se o site booking p/ reserva de hotel é seguro?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruna! Quem responde é A Bóia. É sim!

Samuel
SamuelPermalinkResponder

Olá,

Estarei indo para Aruba, a ideia é 10 dias, mas vi que dá pra ir tb em Curação, como fazer, preciso de um voo de Aruba para curação?

Quantos dias seria interessante eu ficar em cada lugar?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Samuel! Falamos sobre a dobradinha aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2013/01/caribe-que-ilhas-da-para-combinar-na-mesma-viagem/

Se você vai passar 10 dias, 5 em cada está bacana.

Ederli
EderliPermalinkResponder

Olá

Vou a Curaçao e fiquei surpresa por não ser possível ligar a cobrar para o Brasil.
Alguém tem dicas a respeito?
Também gostaria de saber sobre Wi-fi na ilha.

Obrigada

Márcio
MárcioPermalinkResponder

Oi, Ederli

Fui a Curaçao em junho/2012 e usei a rede wi fi em vários restaurantes, bem como no hotel em que fiquei hospedado, o Hilton. Usava sempre o skype pra ligar para o Brasil.

Alguns locais com rede wi fi grátis:
Plein Cafe e Eet Cafe de Burein, ambos no centro (Punda), ideais para um café da manhã;Starbucks, em frente ao Renaissance; McDonalds em Punda; Riffort Bar, vizinho ao Renaissance; restaurantes Pampus e Mundo Bizarro, em Punda.

Artemis
ArtemisPermalinkResponder

Primeiro lugar: adoro este blog, consulto muito!! Estou indo para Curaçao semana q vem, alguem sabe se vale a pena, se tem como comprar um chip, simcard pre pago para usar a internet na ilha?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Artemis! Ainda não temos depoimentos de quem tenha comprado um simcard local. Com certeza você poderá usar o wifi no hotel e em alguns restaurantes.

Fabiana
FabianaPermalinkResponder

Estou indo para Aruba e Cureçau em setembrob e estou em dúvida se consigo usar o cartão de debito (aquele que a gente carrega) lá. Alguém já usou?

Marcio Antonio

Fabiana, eu usei e funcionou (usei mais o de crédito, mas o de débito funcionou em lojas e caixas eletrônicos)

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalinkResponder

Olá Ricardo, muito obrigada pelas dicas!!!
Me responde uma coisa quais as opções de vôos de Curção para Aruba. Você pagou muito caro pelas passagens?
Agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Claudia! A melhor companhia que faz o trecho é a InselAir. Para consultar preços e horários, use sites como o Submarino Viagens ou o site da companhia.

RMotta
RMottaPermalinkResponder

Gostaria de saber o nome e localização de restaurantes que servem comida vegetariana em Aruba (Hotel Radisson) e Curaçao (Hotel Sunscape).
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, RMotta! Para encontrar restaurantes vegetarianos em Aruba e Curaçao, veja o site Happy Cow:
http://www.happycow.net/north_america/aruba/
http://www.happycow.net/north_america/curacao/