Entrando na Europa: como é a imigração em Madri Barajas

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Aeroporto de Barajas, Madri

A partir do finzinho de março de 2011 o Brasil terá dois vôos diretos a Barcelona, ambos saindo de São Paulo: um pela Iberia e outro pela Singapore. Eu ia fazer um post metido a engraçadinho, insinuando se a imigração em Barcelona seria mais amistosa do que a de Madri, quando tive uma idéia muito mais útil: perguntar a vocês que chegaram por Barajas como foi a passagem pela imigração.

Como se sabe, o aeroporto de Madri é o campeão em repatriamento de brasileiros. As maiores vítimas são jovens, maiores candidatos à imigração ilegal e à prostituição. As deportações mais escabrosas costumam ser de estudantes e de artistas que viajam para apresentações.

As exigências da imigração para admissão de turistas compreendem 1) passagem de volta; 2) hotéis reservados (ou carta-convite de quem vai hospedar você); 3) seguro-saúde de 30.000 euros válido para o Espaço Schengen; 4) comprovação de 60 euros por pessoa por dia de permanência.

(Muitos entendem esses 60 euros ao pé da letra, como dinheiro vivo; eu entendo que um extrato do dia anterior do seu Visa Travel Money e dos cartões de crédito com os limites de gastos são suficientes.)

O problema é que, mesmo com tudo em cima, se o guardinha não for com a sua cara, babau. Naquele momento ele é a lei; admite e repatria quem ele quiser, sem direito a apelação.

A gente só fica sabendo dos casos mais injustos de deportação. Mas como há quatro vôos diários do Brasil para Madri (cinco, nos dias que a Air Europa opera desde Salvador), é de se supor que a maioria passe ilesa.

Então: conte pra gente como foi a sua passada pela temível imigração de Barajas. Pediram para ver seus comprovantes? Você precisou mostrar dinheiro vivo? Viu alguém ser barrado?

A caixa de comentários é toda ouvidos.


894 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

mario
marioPermalink

mas eu gostaria de saber se é obrigatorio esse seguro saude

no caso se eu for com todas as exigência menos o seguro sera que entra ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mario! Para a Espanha especificamente o seguro não é obrigatório. Mas é recomendável, porque para ser atendido pelo INSS local você precisaria tirar um certificado aqui no INSS do Brasil.

Na França e na Alemanha o seguro é obrigatório.

Vanessa
VanessaPermalink

Minha imigraçao em Madrid foi super tranquila...são carrancudos, mal humorados, mas não tive nenhum tipo de problema.

francisca
franciscaPermalink

como faço para tirar esse certificado aqui no inss do brasil
só com esse certificado nao precisa do seguro saude,vou pra bruxela.
vou por madrid.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Francisca! Na Bélgica você precisa de Seguro Schengen. Não adianta. Só Portugal, Espanha e Itália têm o acordo com o Brasil.

Não é uma economia que valha a pena, acredite.

Leia:
http://www.aquelapassagem.com.br/seguro-ou-assistencia-de-saude-de-viagem-necessarios-atencao-as-suas-regras/

layla santos
layla santosPermalink

Olá boia, vou registar minha voltar aqui! O policial em Barcelona na imigração da volta olhou p meu passaporte que ja estava com 39 dias na Europa e perguntou onde eu tinha ficado esse tempo todo lá se em casa de amigos ou hotel , eu falei nao comprendo ... de proposito! Ele ficou olhando as outras folhas do meu passaporte e olhou p data de entrada e perguntou desde que dia eu estava la , eu olhei p mesma data que ele estava olhando e disse o dia que ele estava olhando tanto quanto eu, ai ele carimbou minha saida com aquela tipica cara de europeu " poucos amigos" que a gente vê pelas ruas. Ve se pode ! A ida foi tranquila pela imigração ja registrado aqui no dia 24 de dezembro e a volta eu achei que ele queria encher a paciência um pouquinho ... devia esta soltando fogos pq a gente esta saindo do país deles ... vai entender !

Fernando
FernandoPermalink

esses europeus seguem sendo prepotentes, estão necessitando da nossa grana, ingressam aqui só com passaporte sem agende da federal ficar fazendo perguntinhas, não esta na hora do Brasil adotar uma reciprocidade com esses europeus que vem pra cá, façam ficar em filas, serem tratados como criminosos que eles aprendem rapidinho, mesma coisa o visto para os USA, gastamos muita grana para os americanos sobreviverem a crise e ainda assim colocam mil e uma dificuldades para obter o visto ou renovar.

Felipe
FelipePermalink

Boa tarde "Boia",

estarei viajando à Espanha e Russia em 2 meses, porém minha passagem aerea saiu apenas com meu primeiro sobrenome.
Há algum risco de ter problemas por esse motivo, tanto no embarque quanto nas imigrações?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Felipe! Se este sobrenome aparecer no passaporte, não há problema.

Juliana
JulianaPermalink

Bóia e pessoal,

vocês viram? o Brasil aprovou que irá usar a mesmas medidas q o espanhois usam com a gente na entrada da espanha!! Eles terão que apresentar passaporte com validade de 6 meses, passagem de volta, carta convite ou hospedagem, e 170 reais por dia q passar aqui!!
Eu ameeeeeeeeeei essa decisão!!! Apesar que estou com medo da minha ida a espanha, mesmo ido imigrar por lisboa, vcs acham q eles podem imigrar querer dificultar nossa entrada???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! A única conseqüência desta medida, se divulgada na Espanha, será a diminuição ainda maior de turistas espanhóis no Brasil.

Nishan
NishanPermalink

O turista espanhol que realmente tenha condições de visitar o Brasil continuará a vir. Possuir passagem de volta comprada, passaporte válido e dinheiro para se manter por aqui durante sua estadia é o mínimo que se exige em qualquer país que se visite.

Muito boa a decisão e inacreditável até hoje não ser exigido nada deles para entrarem no país.

mari
mariPermalink

Boa noite,irei p roma, mas minha imigração sera por madri, estamos em 3 ( eu, minha filha de 17 anos e nosso amigo) temos passagens ida e volta, reservas de hoteis e trens, extrato do visa travel e dos cartoes de credito, seguro saude,declaraçao de vinculo empregaticio aqui no Brasil, devo ficar com medo da imigração? podemos entregar isso os 3 juntos? pois as reservas dos hoteis estao no meu nome.algum conselho? obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mari! Está tudo certinho. Tentem passar juntos. Mas para não dar espaço para chabu, faça cópias das reservas, mesmo no seu nome, para o seu amigo ter à mão também, caso precise passar separado.

Felipe Tavares
Felipe TavaresPermalink

Bóia,

Essa declaração de vínculo empregatício é obrigatória? Extrato do cartão de crédito é a fatura? Estou levando em moeda o equivalente a 45 euros por dia, e ainda tem o cartão de crédito internacional!!! Chegarei pela Singapore, em Barcelona...será que a imigração lá é mais rigorosa?
Abs,
Felipe

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Felipe! Não temos ainda relatos sobre a chegada por Barcelona. A Espanha não está mais tão implicante quanto já foi.

Se você chegar a precisar apresentar declaração de vínculo empregatíciio é porque a coisa vai estar preta.

Marcos Kamada
Marcos KamadaPermalink

Olá Ricardo
Vou fazer uma viagem com a minha esposa para Paris e Londres em Julho de 2012, com escala no temido aeroporto de Barajas.
Já fui a Madrid uma vez, visitando a cidade, porém agora, só vou passar por lá para pegar o voo para Londres.
Meu passaporte antigo venceu. Estou com um passaporte novo.
Já vou levar seguro viagem, vouchers de hotéis, voucher de transfer, passagens de ida e volta e o dinheiro pedido em euros e libras + cartão de crédito internacional. eu te pergunto: a imigração espanhola continua mandando brasileiros embora mesmo com todos os documentos? Outra coisa, tenho medo de ficar perdido no aeroporto de barajas até achar o local de conexão... sad

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcos! Leia os comentários anteriores, a coisa está mais tranqüila.

Se você vai a Londres via Madri, sua imigração será feita em Londres. Em Madri você estará em trânsito.

Leda maria Saboia Bezerra

Olá!! Cheguei em Madrid com tranquilidade. Levei a carta convite, passagens , fui de madrid a Oviedo de ônibus,reservas de hoteis , seguro de 30mil euros.A imigração viu que eu estava organizada, que não iria para ficar. Eu acho que eles têm toda razão em exigir toda a documentação. É uma segurança pra eles e pra nós. O que acho, é que o Brasil sempre esteve errado abrindo as portas pra todo mundo.

Marcos Kamada
Marcos KamadaPermalink

Bóia, eu desço do avião em Madrid e algumas horas depois pego o voo para Londres no Barajas mesmo. Mesmo assim a imigração é em Londres? Mesmo estando já no aeroporto em Madrid? Obrigado desde já!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcos! A Grã-Bretanha não faz parte do Espaço Schengen. Ao chegar avise o pessoal de apoio que você está em trânsito para Londres, e será encaminhado para lá sem passar pela imigração. O vôo Madri-Londres é "internacional". Se fosse para qualquer destino do Espaço Schengen, seria doméstico.

Alexandre
AlexandrePermalink

Ola, em julho irei para Praga, Munique e Viena, com conexao em Madri ou Barcelona (ainda nao defini). Estou eu e um amigo, temos mais de 35 anos, pretendemos levar toda documentaçao necessaria (seguro saude, 60, oo euros por dia, reservas de hotel pelo booking.com nas 3 cidades, bilhetes de trem, voucher do transfer em Praga). Ainda assim estou preocupado com a conexao na espanha (2 hs). Podemos passar pela imigraçao juntos? Os extratos de cartao de credito e de vinculo empregaticio devem ser originais? Ja li relatos de agentes que nao aceitaram os documentos de vinculo e extrato por estarem em portugues.
Akguem ai pode me tranquilizar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alexandre! Só parentes podem passar juntos.

Os agentes de imigração podem alegar o que quiserem, têm autoridade absoluta. Podem duvidar de uma declaração de vínculo empregatício em espanhol, também.

Mas leia os comentários anteriores, a encrenca tem sido mínima, leve seus documentos de viagem organizadinhos e não haverá problema.

Se ainda ficar encafifado, entre por qualquer outro lugar na Europa.

Alexandre
AlexandrePermalink

Em relaçao a passar separados ou juntos, temos as reservas de hotel no mesmo quarto, alem disso meu amigo nao fala espanhol (o meu e ruim, mas melhor que o dele). Mesmo assim e melhor passarmos separados? Quanto a entrar via Barcelona ou Madri, existe algum diferença importante quanto a imigraçao?

Tks

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alexandre! Vocês podem tentar, mas normalmente mandam quem não é parente voltar para antes da linha amarela.

Levem todos os documentos em duplicata. Não temos relatos da chegada em Barcelona, o vôo é muito recente.

Repetindo: se você está com muito medo da Espanha e não comprou as passagens, entre por outro ponto.