Entrando na Europa: como é a imigração em Madri Barajas

Aeroporto de Barajas, Madri

A partir do finzinho de março de 2011 o Brasil terá dois vôos diretos a Barcelona, ambos saindo de São Paulo: um pela Iberia e outro pela Singapore. Eu ia fazer um post metido a engraçadinho, insinuando se a imigração em Barcelona seria mais amistosa do que a de Madri, quando tive uma idéia muito mais útil: perguntar a vocês que chegaram por Barajas como foi a passagem pela imigração.

Como se sabe, o aeroporto de Madri é o campeão em repatriamento de brasileiros. As maiores vítimas são jovens, maiores candidatos à imigração ilegal e à prostituição. As deportações mais escabrosas costumam ser de estudantes e de artistas que viajam para apresentações.

As exigências da imigração para admissão de turistas compreendem 1) passagem de volta; 2) hotéis reservados (ou carta-convite de quem vai hospedar você); 3) seguro-saúde de 30.000 euros válido para o Espaço Schengen; 4) comprovação de 60 euros por pessoa por dia de permanência.

(Muitos entendem esses 60 euros ao pé da letra, como dinheiro vivo; eu entendo que um extrato do dia anterior do seu Visa Travel Money e dos cartões de crédito com os limites de gastos são suficientes.)

O problema é que, mesmo com tudo em cima, se o guardinha não for com a sua cara, babau. Naquele momento ele é a lei; admite e repatria quem ele quiser, sem direito a apelação.

A gente só fica sabendo dos casos mais injustos de deportação. Mas como há quatro vôos diários do Brasil para Madri (cinco, nos dias que a Air Europa opera desde Salvador), é de se supor que a maioria passe ilesa.

Então: conte pra gente como foi a sua passada pela temível imigração de Barajas. Pediram para ver seus comprovantes? Você precisou mostrar dinheiro vivo? Viu alguém ser barrado?

A caixa de comentários é toda ouvidos.


894 comentários

Entrei em 2007, no auge das repatriações. Fui sozinho, tinha 25 anos na época e estava de “mochilão”. Me assustei quando vi tudo aquilo acontecendo, e encarei a fila da imigração bem receoso. No entanto, acho que dei sorte, pq peguei o “guardinha” de bom humor, ou sei lá, ele nem olhou p/ minha cara !! Pegou meu passaporte, não perguntou nada e nem olhou p/ minha cara. Até pensei que se estivesse com o passaporte de outra pessoa eu entraria do mesmo jeito, pq ele nem levantou a cabeça p/ me olhar.

A volta foi mais chata, pois peguei um vôo Londres-Madrid e esqueci de preencher a ficha de imigração. Quando cheguei no portão p/ sair, os guardinhas quiseram comprovante de tudo, além de serem mto mal educados e com uma cara de “faz-alguma-coisa-que-te-prendo-agora”.

Enfim, é muito loteria, infelizmente. Vc pode ter tudo certo, comprovantes, etc, e pegar o cara num dia ruim e ele te mandar de volta. Ou o contrário também. Vai saber ….

Entrei em 2008. Estava com tudo em ordem, mas o guarda não pediu absolutamente nada. Ele mal olhou na minha cara para ver se o passaporte era o meu mesmo…

Eu fui no ano passado e foi terrível. O agente de imigração fazia uma pergunta, ficava me medindo uns 5 minutos, depois mais outra pergunta e um tempão em silêncio. Entre os questionamentos que foram feitos, destaco: Por que você (mulher, jovem, brasileira, solteira) está viajando sozinha? Quem pagou sua viagem? Mas como você é formada sendo tão jovem (Oi?)?
Isso porque eu tinha todos os comprovantes: hotel, seguro, vínculo com o Brasil, passagens de volta, de renda, dinheiro para todos os dias, cartão internacional…
Nessa brincadeira, que levou mais de 40 minutos, quase perdi a minha conexão para Lisboa.
Nesse ano entrei via Portugal, devidamente acompanhada, e foi tranquilo.

    Para os padrões espanhóis imagino que tenham considerado vc muito jovem para estar formada. Eles passam anoooooos na faculdade, se formam super tarde e começam a trabalhar mais tarde ainda. É normal um espanhol conseguir o primeiro emprego aos 26, 28 anos, ou até mais tarde, o que pra nós é totalmente fora dos padrões…

    Que terror!! Espero que você não passe nunca mais por esse tipo de situação !
    Cheguei à Europa por Madrid em 2005, mas não tive nenhum problema. De qualquer maneira, estava munido de uma carta da empresa comprovando um treinamento. Não foi necessário apresentá-la. Depois, partindo de Madrid pra viajar p/ outros países europeus foi como viagem doméstica, não houve passagem pela imigração/alfândega.

    As reações dos agentes de imigração (de qualquer país) variam muito. Cada caso é um caso. Mas na Europa eles parecem ser um pouco mais exigentes (chatos). Mulheres jovens e solteiras tem que ter um cuidado especial, porque parece que a regra é desconfiar de todas, dado que as redes de prostituição oriundas da América Latina estão bem estruturadas, principalmnete na Espanha e Itália.

    Talita… e’ obvio que o cara estava pensando que voce e’ prostituta… fico contente que voce tinha seus comprovantes!

Entrei com minha esposa, na Europa por Madrid no dia 27/setembro e não ocorreu nada de problema, em 2006 também havia entrado por Barajas e não tenho reclamação. Em 2008 quando entrei por Londres, a entrevista foi muito mais ampla.
Nos solicitaram a passagem de volta somente.
No guichê ao lado uma passageira foi encaminhada para o reservado.

Indo para Londres, entrei por Madrid duas vezes em voos da Aerolíneas Argentinas – em 2007 e em abril deste ano (em meio às cinzas vulcânicas…). Foi muito tranquilo, nem me pediram para ver todos os documentos – que, claro, eu tinha! Também não vi ninguém ser barrado. Abraços!

Nunca entrei direto por Madri. Passei por Barajas em conexão para o Marrocos. Entrei por Algeciras, onde a migra não olhou e nem carimbou meu passaporte.

Porém, uma amigona foi barrada em Madri em 2009. Estava indo de férias sozinha e foi obrigada a voltar, mesmo tendo seguro, reserva de hotel, dinheiro e passagem de volta. Desde então, passei a boicotar a Espanha no blog e não recomendo a ninguém entrar por lá. Até porque a Iberia é uma péssima companhia aérea.

    Acho complicado generalizar assim. Em todos os países já houve alguém “devolvido” ao Brasil nos seus aeroportos.

    Concordo. Mas foram as exceções, não a regra, como parece ser na Espanha.

    saiu na folha esta semana que 8 em 10 prostitutas na espanha sao brasileiras!!! terrivel… se nao fazemos nada para melhorar a situacao destas mulheres no brasil entao a espanha faz a parte dela: restringe a entrada de quem quiser…

Eu entrei por Mdrid em 2008 com a minha mãe. Foi super tranquila a imigração. Ele só perguntou oq íamos fazer na Europa, não pediu nenhum documento nem comprovante de nada e teminou dizendo pra minha mãe q ela tinha sorte de ter uma filha tão bonita. hahahah acho q ele foi com a nossa cara! Mas acho tb q o fato de ter carimbos prévios de entrada na União Européia e visto americano ajudaram… em menos de 2 minutos passamos pela imigração com um “Benvenidos a España” =)

Já entrei diversas vezes por Madrid e nunca tive problemas. Já entrei até sozinha algumas delas e não me fizeram NENHUMA pergunta. Só carimbaram meu passaporte. Pode ser sorte…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito