Entrando na Europa: como é a imigração em Madri Barajas

Aeroporto de Barajas, Madri

A partir do finzinho de março de 2011 o Brasil terá dois vôos diretos a Barcelona, ambos saindo de São Paulo: um pela Iberia e outro pela Singapore. Eu ia fazer um post metido a engraçadinho, insinuando se a imigração em Barcelona seria mais amistosa do que a de Madri, quando tive uma idéia muito mais útil: perguntar a vocês que chegaram por Barajas como foi a passagem pela imigração.

Como se sabe, o aeroporto de Madri é o campeão em repatriamento de brasileiros. As maiores vítimas são jovens, maiores candidatos à imigração ilegal e à prostituição. As deportações mais escabrosas costumam ser de estudantes e de artistas que viajam para apresentações.

As exigências da imigração para admissão de turistas compreendem 1) passagem de volta; 2) hotéis reservados (ou carta-convite de quem vai hospedar você); 3) seguro-saúde de 30.000 euros válido para o Espaço Schengen; 4) comprovação de 60 euros por pessoa por dia de permanência.

(Muitos entendem esses 60 euros ao pé da letra, como dinheiro vivo; eu entendo que um extrato do dia anterior do seu Visa Travel Money e dos cartões de crédito com os limites de gastos são suficientes.)

O problema é que, mesmo com tudo em cima, se o guardinha não for com a sua cara, babau. Naquele momento ele é a lei; admite e repatria quem ele quiser, sem direito a apelação.

A gente só fica sabendo dos casos mais injustos de deportação. Mas como há quatro vôos diários do Brasil para Madri (cinco, nos dias que a Air Europa opera desde Salvador), é de se supor que a maioria passe ilesa.

Então: conte pra gente como foi a sua passada pela temível imigração de Barajas. Pediram para ver seus comprovantes? Você precisou mostrar dinheiro vivo? Viu alguém ser barrado?

A caixa de comentários é toda ouvidos.


894 comentários

Já entrei duas vezes por Madrid e foi super tranquilo.
Mas sp fico preocupada. Sei lá, a gente organiza a viagem com tanto afinco, tanto desejo de curtir, que se me mandassem de volta, iria ficar revoltada.
Ab,
Cinthia.

Gente, vou p/ Madri encontrar meu marido que irah direto de lisboa no dia 19 de dezembro.

Soh que as reservas do hotel estarão no nome dele. Terei algum problema com a imigração?

    Não, Dayse. Se perguntarem, explique e não se contradiga. Se quiser, leve uma cópia da passagem do seu marido.

Entrei por Madri em Agosto de 2009. O Oficial da Imigração apenas perguntou qtos dias ficaria, eu respondi: 12 dias, depois me perguntou 3 vezes seguidas se eu tinha parentes na Europa, eu olhei bem para ele e falei 3 vezes não!

Ele carimbou meu passaporte e não disse mais nada.

Deportação injusta em Barajas – Cabeça de bacalhau?

Se ouve muita história sobre supostamente impedirem injustamente a entrada por Barajas, mas alguém conhece algo assim pessoalmente?

Receio que de 02 hipóteses uma: a pessoa não preenchia os requisitos para ingressar legalmente na Europa (hospedam, valor mínimo/dia, etc.), ou não conseguiu fazer a prova de que estava apta a ingressar.

Passei pelo menos umas 3x por lá e não vi nada do que não se veja para entrar na Argentina, por exemplo.

O atendimento, aliás, é até melhor do que aquela grosseria toda quando chegamos no NOSSO país, ao passar pela Pol. Federal.

Gente, é só levar os comprovantes todos que os oficiais lá em Barajas até agradecem a organização; não foi isso o que houve com a colega que acima relatou portar uma pasta-catálogo e foi até elogiada?

Acho que o interesse maior deles é que entremos na Europa e lá deixemos nossos muitos Euritos, não é?

Acabei de chegar esta semana de madrid/barcelona e foi tudo muito tranquilo. Mesmo sendo mais velhos, eu e meu marido não precisamos responder e nem mostrar nada. Havia muita gente entrando de todas as idades e ninguém foi barrado e nem sofreu nenhum constrangimento. O terminal 4 do aeroporto Barrajas é maravilhoso e vale a pena ter tempo para explorá-lo. Fomos e voltamos de Iberia. Embora os aviões sejam mais antigos, os voos de ida e volta foram ultra tranquilos, com filmes a bordo, comissários gentis e temperatura agradável, diferente da Alitalia que utilizamos há alguns meses e que passamos muito calor. Pelo custo/benefício e pelo voo direto recomendo a Iberia para quem vai a Espanha. De resto é só aproveitar, pois Madrid é simplesmente maravilhosa!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu e meu marido entramos por Madrid em agosto último. Não nos pediram nada, nem perguntaram nada. Mas já temos mais de 40…

Passei pela imigração de Madri em setembro de 2008, fazendo conexão, pois meu destino final era Milão.

Não tive qualquer problema, mesmo em tese sendo de grupo de risco – 27 anos na época, acompanhado da namorada de mesma idade – apresentei apenas o passaporte e o tíquete para a perna de Milão, o atendente não falou sequer “hola”, talvez porque a imigração estava extremamente lotada naquele momento.

A única observação é que, conforme outros relataram, o descaso no carimbo foi enorme – praticamente apagado, o que quase me deu problemas quando passei na imigração – também em Madri – na volta para o Brasil. O que minimizou foi o fato de o carimbo da minha namorada estar bem mais nítido.

Riq,
Nunca tive problemas mas, como sou + velha, talvez seja por isso. Jea passei por lá umas 4/5 xs.
Bjs

Uma questão para o perguntódromo: Estou cotando passagens para a Europa em fevereiro e a diferença de preço entre Ibéria e outras está muito grande. Por que é tão mais barato? O serviço é muito ruim? Fiquei intrigada.

    Estratégia de preço, apenas. Mas cote daqui alguns dias. Em geral, cias como Air France, TAP e Lufhtansa vivem reduzindo preços quando Iberia e Alitalia (as campeãs em puxarem fila de descontos) tomam essa iniciativa.

    Quando usei a Ibéria em 2008, achei o avião horrível. Nada de entretenimento de bordo, sequer um filmezinho nas velhas TVs de tubo ou a revista da cia. aérea. O avião era muito, muito, muito velho.

    O vôo atrasou 3 horas na ida e 1h30 na volta, o que me acarretou problema nas conexões.

    Os comissários eram bem humorados e gentis, único ponto positivo que consigo lembrar do vôo.

Meu marido e eu fomos em junho de 2010 para Portugual com conexão em Madrid. A fila da imigração estava enorme e lenta, tanto que todos os que estavam no nosso voo perderam as conexões.
Fizeram uma porção de perguntas de praxe para mim e depois, em separado, para o meu marido(as mesmas perguntas).
Levamos TODOS os documentos necessários(seguro,euros,cartões, extratos, etc), mas não pediram para ver.
Foi a segunda vez que entramos na Europa por Madrid(a outra foi em 2000) e achamos que desta vez estavam muito ríspidos e mal-humorados.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito