Entrando na Europa: como é a imigração em Madri Barajas

Aeroporto de Barajas, Madri

A partir do finzinho de março de 2011 o Brasil terá dois vôos diretos a Barcelona, ambos saindo de São Paulo: um pela Iberia e outro pela Singapore. Eu ia fazer um post metido a engraçadinho, insinuando se a imigração em Barcelona seria mais amistosa do que a de Madri, quando tive uma idéia muito mais útil: perguntar a vocês que chegaram por Barajas como foi a passagem pela imigração.

Como se sabe, o aeroporto de Madri é o campeão em repatriamento de brasileiros. As maiores vítimas são jovens, maiores candidatos à imigração ilegal e à prostituição. As deportações mais escabrosas costumam ser de estudantes e de artistas que viajam para apresentações.

As exigências da imigração para admissão de turistas compreendem 1) passagem de volta; 2) hotéis reservados (ou carta-convite de quem vai hospedar você); 3) seguro-saúde de 30.000 euros válido para o Espaço Schengen; 4) comprovação de 60 euros por pessoa por dia de permanência.

(Muitos entendem esses 60 euros ao pé da letra, como dinheiro vivo; eu entendo que um extrato do dia anterior do seu Visa Travel Money e dos cartões de crédito com os limites de gastos são suficientes.)

O problema é que, mesmo com tudo em cima, se o guardinha não for com a sua cara, babau. Naquele momento ele é a lei; admite e repatria quem ele quiser, sem direito a apelação.

A gente só fica sabendo dos casos mais injustos de deportação. Mas como há quatro vôos diários do Brasil para Madri (cinco, nos dias que a Air Europa opera desde Salvador), é de se supor que a maioria passe ilesa.

Então: conte pra gente como foi a sua passada pela temível imigração de Barajas. Pediram para ver seus comprovantes? Você precisou mostrar dinheiro vivo? Viu alguém ser barrado?

A caixa de comentários é toda ouvidos.


894 comentários

Riq
Já entrei por Barajas “n “vezes, já que sempre vou a Barcelona e nao havia voos diretos, e por pior que fosse a Ibéria, era mais rápido entrar pela própria Espanha do que por outro país europeu(exceto Portugal, que dá mais ou menos o mesmo número de horas totais).
Sempre dizia que nunca tive nenhum problema,mas, desta última vez(agosto deste ano), o fiscal foi bem mais chatinho e exigente. Havia mudado de passaporte, pois o antigo estava vencido, entao era apenas minha segunda viagem a Europa neste novo(só havia o carimbo de Portugal em abril e Eua em maio). Só que eu, que nao sou boba nem nada, estava carregando meu antigo(e carregado, rsrs)passaporte. Entao quando ele começou a perguntar de carta convite, isso ou aquilo, eu lhe disse em espanhol: “Olha, já entrei mil vezes por aqui e já fiz várias viagens para a Europa”. E fui sacando meu passaporte antigo, e mostrei a ele.
Daí ele ficou fazendo gracinhas inúteis sobre quanto eu havia viajado, perguntou de Omã, carimbou rapidinho e me dispensou.
Sorte que eu tinha este passaporte antigo(que aliás tem o visto americano), senão poderia complicar.
Uma dica : sempre levar seu passaporte antigo se vc tiver com o novo quase “virgem”, e , pricipalmente se este antigo passaporte tiver o visto americano.
Eu nao tinha a tal carta convite, tinha dinheiro vivo(pensei nisso pouco antes de viajar, pois nunca carrego, só um pouco), cartoes,reserva de volta, etc.
Se eu nao tivesse o passaporte antigo nao sei o que iria acontecer. Sei que fiquei um pouquinho tensa. Estava viajando sozinha.
Como diz o Riq, mesmo se vc tiver tudo, se o cara da imigraçao quiser, ele te manda de volta por critérios bem “frouxos”.

Sempre entro por Madri , nunca tive nenhum problema . Acho que proporcionalmente Madri não deporta mais que nehum outro Hub na Europa, é questão de um numero maior de vôos para o destino ..

Já entrei várias vezes. É só estar razoávelmente arrumado, que o maximo que me perguntaram eram quantos dias iria ficar.

Em regra os barrados são pessoas mal arrumadas, e, numa atitude preconceituosa, aqueles que são afro descentdentes. Não estou de modo algum apoiando isto, só estou constando um fato.

Entrei duas vezes por Madrid, ambas viajando de Iberia (mesmo motivo de sempre, mais barata, mas péssima… fazer o q? ainda tenho q economizar alguns trocados para fazer uma viagem pra europa..rs..).

Em 2009, entrei por Barajas, numa conexão para Paris. Tinha todos os documentos necessários e o medo de todos os brasileiros. Fui no mesmo balcão que o meu acompanhante e a mulher somente perguntou qual o motivo da viagem e qto tempo. mais nada.

Agora em outubro, estava com todos os documentos na mochila e fui no mesmo balcão do meu acompanhante. Não me fizeram nenhuma pergunta. Só carimbaram. Talvez pelos outros carimbos da viagem anterior.

A saída por Barajas q é uma maravilha, só falta te darem “adeusinho”…rs.. querem mais é que vc vaze mesmo!! Não precisa nem tirar a bota na hora de passar pelo detector… No melhor estilo “tá indo pro Brasil? Então pode explodir o avião, se quiser”.. hahaha..

abs.

Ah, eu não tinha visto americano nessa época. Mas tinha muitos carimbos de viagens recentes.

Eu adoro Madri, e sempre que possível entro na Europa por ali, assim já aproveito pra passar uns dias ali e bater ponto nos meus lugares favoritos da cidade. Nunca tive problemas com a imigração, mas isso não quer dizer nada, porque velhinhas gordas não têm perfil de quem vai viver de prostituição na Europa, né? Em todo o caso, no rol dos meus conhecidos que também são adoradores de Madri, há algumas pessoas com perfil mais adequado ao caso, e eu nunca ouvi falar de qualquer problema vivido por alguém desse grupo.

Riq, lá no Inquietos eu conto em dois posts sobre a situação em Madrid. Um post é sobre situações felizes e outro sobre uma amiga inadmitida.

https://inquietosblog.com.br/dicas-gerais/deportacao-na-europa
https://inquietosblog.com.br/dicas-gerais/deportacao-na-europa-ii

Mas para resumir eu entrei umas 4 vezes em 2008 e nunca tinha nem hotel, nem dinheiro, nem carta-convite (como meu marido estava morando em BCN eu ia bem relax). Mas sempre tinha seguro-viagem e cartão de crédito.

Quando eu botei o pé em Barajas na primeira vez me dei conta que não tinha nada! Pensei: é hoje que me mandam embora!

Que nada, sempre entrei super tranquila! Mais de uma vez ainda brincaram comigo dizendo: como você viaja!

Ou seja, é uma questão de sorte, definitivamente.

Também acho complicado generalizar. Tem gente sendo deportada todos os dias em diferentes aeroportos. Uma amiga ficou 3 horas retida nos Estados Unidos, tendo que tirar roupa e tudo até que deixaram que ela entrasse. Ela tem um passaporte ultra carimbado.
Sei de outro caso, que deportaram em Madrid, mas a pessoa vinha sem nenhum euro em espécie. Ia ficar na casa de um parente e ñ tinha carta-convite!
Quando voltei do Brasil, viajei com um guri simpático de 22 anos, primeira vez na Europa, que estava meio com medo de Barajas, fiquei aguardando sua passagem, e foi tudo realizado em menos de 1 minuto.

Passei por lá em 2009, foi apenas uma conexão vindo de Israel com direção a SP, chegava pela manhã e saía a noite, aproveitei para passar o dia pela cidade no onibus turistico 🙂
Estava sozinho, solteiro e passei tranquilamente, não me pediram nada nem olharam nada.

Fui com meu marido para Paris via Madrid e não tivemos problema algum. Não pediram nenhuma documentação, mal olharam para nós.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito