Entrando na Europa: como é a imigração em Madri Barajas

Aeroporto de Barajas, Madri

A partir do finzinho de março de 2011 o Brasil terá dois vôos diretos a Barcelona, ambos saindo de São Paulo: um pela Iberia e outro pela Singapore. Eu ia fazer um post metido a engraçadinho, insinuando se a imigração em Barcelona seria mais amistosa do que a de Madri, quando tive uma idéia muito mais útil: perguntar a vocês que chegaram por Barajas como foi a passagem pela imigração.

Como se sabe, o aeroporto de Madri é o campeão em repatriamento de brasileiros. As maiores vítimas são jovens, maiores candidatos à imigração ilegal e à prostituição. As deportações mais escabrosas costumam ser de estudantes e de artistas que viajam para apresentações.

As exigências da imigração para admissão de turistas compreendem 1) passagem de volta; 2) hotéis reservados (ou carta-convite de quem vai hospedar você); 3) seguro-saúde de 30.000 euros válido para o Espaço Schengen; 4) comprovação de 60 euros por pessoa por dia de permanência.

(Muitos entendem esses 60 euros ao pé da letra, como dinheiro vivo; eu entendo que um extrato do dia anterior do seu Visa Travel Money e dos cartões de crédito com os limites de gastos são suficientes.)

O problema é que, mesmo com tudo em cima, se o guardinha não for com a sua cara, babau. Naquele momento ele é a lei; admite e repatria quem ele quiser, sem direito a apelação.

A gente só fica sabendo dos casos mais injustos de deportação. Mas como há quatro vôos diários do Brasil para Madri (cinco, nos dias que a Air Europa opera desde Salvador), é de se supor que a maioria passe ilesa.

Então: conte pra gente como foi a sua passada pela temível imigração de Barajas. Pediram para ver seus comprovantes? Você precisou mostrar dinheiro vivo? Viu alguém ser barrado?

A caixa de comentários é toda ouvidos.


894 comentários

Ricardo, entrei em Madrid saindo de São Paulo. Tinha 23 anos, não comprovei hospedagem (a reserva do hostel estava de uma amiga que morava na Alemanha e me encontraria horas mais tarde), seguro saúde e os tais 60 euros diários. Então, acho que é uma coisa deles irem com a sua cara mesmo.

Entrei por Madri dia 05.10.2010 e não tive o menor problema…nem pediram nada e anda me perguntaram

Em dezembro de 2008.
Estava sozinha e pediram que mostrasse as reservas que possuia.
Tinha tudo impresso, portanto, sem problemas.

Riq,
Fui em maio deste ano com meu marido e foi absolutamente tranquilo. Tinhamos tirado cópia de um monte de coisa, até contracheque, mas a única pergunta que nos fizeram foi quanto tempo ficaríamos na Europa. E depois, um boa viagem simpático.
Meus pais tinham ido um ano antes e também não tiveram nenhum problema.

[]s!

Riq,
Quando eu fui, no comecinho de 2008, com 23 anos, sozinha e com passaporte recém-inaugurado (ou seja, total grupo de risco!), foi tranquilo. Claro, eu estava preparadíssima, levei comprovantes de reserva, passagem de volta, algum dinheiro vivo e cartões… Mas o agente só perguntou mesmo quantos dias eu ficaria, e quis ver meus cartões de crédito (não o saldo, só o cartão mesmo!). E foi isso. No fim, achei bem tranquilo, mas não sei muito bem como estaria agora…
Bjs.!

Foi muito tranqüila, passei direto, eu e minha noiva. Eu ainda tentei mostrar alguns comprovantes (hotel, passagem, dinheiro vivo etc), mas o servidor que lá estava (acho que ra um policial) nem deu bola heheheheheheh

Só perguntou de onde nós éramos, onde iríamos nos hospedar e o motivo da viagem.

Meus sogros também não tiveram qualquer dificuldade.

OBS: famos todos pela Ibéria.

Abraços

Fui duas vezes:
em 2008 logo após aquela estudante de física da USP ser barrada.
Disseram que ela era muito bonita pra ser estudante de fisica (não é educação fisica) hehehe.
Eu e minha namorada passamos direto sem problemas.
Tinhamos uma conexão pra paris.

Em maio deste ano fui com minha filha e também passamos direto.
Fui pela Airchina.
Em todos eu tinha o seguro obrigatorio e etc, mas não precisei mostrar nada.

outra coisa…….o hotel já ta pago e eu vou ficar dez dias.
me ajuda ai Ricardo!
curto mto seu blog….através dele tô planejando Amsterdam e Praga no ano q vem!
abco

    Bruno, lembra de organizar seus documentos em uma “pasta catálogo” como disseram a Malu e o Moisés! Causa uma ótima impressão! (tb sou adepta dessa organização total!)

tô indo pra Barcelona mês q vem…. tô com passagem d i/v, seguro d viagem 30mil euros, 1570 euros, um cartão d débito meu e um d crédito do meu pai, comprovante d matricula d facu…..vou fazer imigração em lisboa….vcs acham q eu vou ter problemas?
OBS: 1º viagem a europa e passaporte liso rsrsrsrsrs (por enquanto)!

    Cara, vai tranquilo… Fiz imigração em Portugal esse ano e segui pra Barcelona, passaporte liso, 21 anos. Só perguntaram o que eu tava fazendo lá e carimbaram. Eu tava meio nervosa e não entendi o português do gajo, mas foi bem tranquilo.

Entrei algumas vezes por Madrid. A última foi em 2009. Sempre é muito tranqüilo e não me pedem nada mais que meu passaporte e o papel que a gente preenche no avião, mas sempre indico as pessoas para levarem a mão pelo menos o básico que eles pedem. Não custa nada levar o endereço da sua acomodação (com telefones), o seguro viagem (que é importante mesmo) e o print da passagem.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito