Noite de Natal fora de casa: o que fazer?

Rockettes no Radio City Music Hall

De vez em quando essa pergunta aparece em alguma caixa de comentário; só muda o endereço. Trata-se de um campo delicado, porque envolve duas coisas bastante pessoais: família e, eventualmente, religião.

Mesmo que a gente viaje com a nossa família mais imediata, a gente sempre vai sentir falta da família estendida. E sair para jantar num restaurante na noite de Natal simplesmente não faz parte da nossa cultura (além de custar caro pra chuchu).

O que fazer?

Bom. A minha melhor dica para a noite de Natal é: voar. As passagens na noite de 24 para 25 são as menos caras, e às vezes são as únicas que restam. A confraternização a bordo costuma ser engraçada; todo mundo vira uma grande família de sem-Natal, então fica (quase) divertido.

Fora de casa, a coisa depende de onde você se hospedar. Resorts (no Brasil ou em qualquer lugar do mundo) e pousadas (aqui no Brasil), por exemplo, sempre têm jantares especiais. Acaba baixando um espírito natalino espontâneo.

Difícil é quando você está hospedado num hotel convencional, numa cidade estranha.

Acho que eu nunca vivi esse problema (sou adepto mesmo de voar nesta noite), mas deixo aqui três pitacos, para abrir a caixa de sugestões.

1) A ceia bacana no quarto do hotel, que eu recomendo para o Réveillon, também funciona no Natal. Passe a tarde em mercados e delicatessens, faça uma decoraçãozinha, fotografe tudo.

2) Se a decisão for jantar fora, eu escolheria o restaurante pelo cenário. Quanto mais bonito/extravagante, melhor.

3) Mesmo que você não seja religioso, pegue carona nas celebrações. A Missa do Galo é uma linda hora para visitar uma igreja. A noite de Natal também costuma ser pródiga em concertos. Compre os jornais do lugar, procure no google, e você vai achar alguma coisa para ter lembranças especiais desta noite.

E você? Já passou um Natal fora de casa? O que fez?

E se você mora no Exterior, o que você recomenda para um brasileiro fazer na sua cidade nesta noite?

84 comentários para “Noite de Natal fora de casa: o que fazer?”

  1. Riq! Sempre adivinhando pensamentos! Este ano vou passar do dia 24 para 25 voando, pela Air France. Estou curiosa se haverá algum tipo de comemoração ou ceia especial :) embora isso não me importe muito. O duro foi aguentar a cara feia da família: Vão viajar justo nesse dia? :D
    Mas como vc disse a diferença de valores é considerável, para 2 pessoas uns 1200 reais a menos do que no dia anterior ou posterior.
    Depois volto para contar!

    1. Fran não espere muita coisa… Minha primeira viagem a Europa foi na virada do Ano sai o RJ no último voo a deixar o Galeão em 2004.. Saimos um pouco antes da meia noite e o comandante nem sequer se dignou a dar um feliz ano novo para os passageiros e tripulação… Quanto a comida nada de novo e sem sequer um golinho de espumante para a econômica
      Mas pela diferença de valor tenho que dizer que valeu a pena.. Isso sem falar que consegui viajar deitado em 3 assentos :D

    2. Fran
      Já eu fiz o trajeto oposto Paris-Rio no dia 31 e teve comemoração sim, teve até meia taça de champagne para os passageiros. Mas isso foi no tempo de vacas gordas da Air France, antes do acidente. Agora tem até voo voltando no meio do caminho por não tem banheiro p/ usar na aeronave. veja em http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rj/banheiros+param+de+funcionar+e+voo+da+air+france+retorna+ao+rio/n1237715799763.html

  2. Eu já saí por SP procurando restaurantes abertos no calor da hora. Maior dificuldade.
    Acabei achando um japonês na Liberdade e fiquei por lá. No ano seguinte, repeti a dose. Só que dessa vez fui direto ao japa.
    Gostei da ideia de voar. Vou pensar nisso!

  3. Passei um Natal em um albergue em NY, onde jantamos (eu, uma argentina e uma australiana) uma massa com ingredientes diversos da geladeira comunitária.

    Depois saímos a passear de ônibus pela cidade.

    Foi divertido e diferente. Coisas que só acontecem viajando.

  4. Já passei vários. Minha família sempre foi pequena e meus pais eventualmente curtiam viajar. Não vou mencionar Miami e NY com apartamento ou casa porque aí funcionou o esquema de ceia em casa – o que também é uma delícia, fazer compras e preparar a ceia em um país diferente.

    Mas rolou um Natal em Viena, jantamos num restaurante italiano arrumadinho muito gostoso, e de quebra ainda fomos ver a Missa do Galo na Catedral com coro e tudo. Foi muito bacana. Aliás eu curto a vaibe Missa do Galo em lugar estranho (tenho uma outra história, em São Francisco sobre Natal e Missa do Galo – e sacristia -, mas isso é só pro inner circle, hahaha)

    Ano passado meu filho não estaria comigo. A conselho do Ricardo, caí fora de São Paulo (aliás, ainda bem, caso contrário teria passado Natal em São Luiz do Paraitinga e minhas férias teriam sido arruinadas) e fui pra Santo André na Bahia. Sozinha. Cheguei no dia 23. Dia 24 eu estava ceando numa mesa com 8 ou 10 pessoas, uma delícia, foi maravilhoso ver que é bom arriscar na vida. Recomendo.

  5. Nos últimos anos, sempre passei o natal viajando.
    É bem mais barato do que o reveillon e levo minha (pequena) família comigo.
    No ano passado, estávamos em Bonito e o hotel não providenciou nada. Embora eu já soubesse, fiquei meio decepcionada por não encontrar restaurantes abertos!
    Bem, já deu para perceber que não sou muito religiosa, mas ficar sem jantar e sem ceia é demais, né?
    Neste ano o La Torre vai oferecer ceia (já me certifiquei), mas o que mais vale a pena é pagar, por uma semana, um terço do preço de reveillon e com a economia já garantir a viagem da páscoa.
    Caso eu opte alguma outra vez por um hotel sem ceia, vou seguir a dica da delicatessen (se na cidade tiver, não é o caso de Bonito) e montar uma ceia no quarto.
    Quando viajo com amigos também fazemos um amigo-secreto para animar a noite.

  6. Taí um negócio que eu nunca fiz, acredita? Natal sempre foi em família lá no interiorrrr… Esse ano estava cogitando uma escapadela, mas ainda não consegui converser o Kiko :)
    Vou aproveitar para ver as dicas do pessoal :)

    1. Ave… além de não aprender mais inglês, estou desaprendendo o portugês, socorro! converser = convencer … ops!

  7. Pois é, este ano passarei o Natal com a família, em Roma.
    Alguém sabe dizer se é possível assistir à missa do Galo lá em Roma? Imagino ser muito difícil entrar na catedral, mas será que é legal assistir do lado de fora?

    1. Natália,
      dentro da basílica de S.Pedro, só com convite, mas o povão pode assistir do lado de fora na Piazza S. Pedro, pois tem telões (pelo menos em 2007 quando estive lá, tinha). Vá preparada para o frio, pois venta bastante e a sensação térmica quase chega a zero.
      abraços

    2. continuando, se vc procurar uma igreja menos popular, certamente conseguirá entrar sem problemas. A catedral de Roma, a San Giovanni in Lateran, também tem missa do galo, mas em algumas o horário é diferente, não é meia-noite. Seria bom procurar na internet os horários certos.

    3. então Nathália, eu e meu marido também passaremos o Natal em Roma. E a idéia foi exatamente ir na Missa do Galo. Também pensamos em improvisar uma ceia no hotel, só para nós 2 mesmo.}
      Mas se alguém mais tiver sugestão de algo pra fazer em Roma na noite de Natal (que não seja gastar “rios de $” em restaurantes, rsrsrsrs) fique a vontade para entrar em contato comigo. :)

    4. Ah, Rita, obrigada pela resposta.
      Pois é, Camila, até esse post não havia pensado nas dificuldades em arrumar um restaurante para a ceia sem gastar rios de $!

      Realmente, fazer comprinhas e curtir a ceia no hotel é uma boa, principalmente estando a família toda reunida (estaremos em 5).

      Mas, se alguém tiver qualquer sugestão, fica à vontade! :P

    5. Ano passado passei a noite de natal em Roma. O custo benefício do restaurante foi caríssimo. Ali perto da Fontana di Trevi tinham vários restaurantes aberto. No dia seguinte fui na benção de Natal do Papa, muito legal.

      Esse ano vou passar voando pela Tam rumo a Londres.

  8. Na Disney é cheio mas é LINDO, em NY foi no Tavern on the Green, no Rio no Copacabana Palace …esse ano no Club Med Itaparica….

    Amo!

  9. Quando era possivel reunir toda a grande-familia , passávamos muitos natais em hotéis e foi sempre uma delicia.A semana do natal costuma ter tarifas menos abusivas do que a virada e é uma ótima oportunidade para reunir todos num clima de férias de verão , eliminar a trabalheira de ceia + decoração + presentes .
    Passar o natal fora é para mim um objeto de desejo ,
    mas que só é viável enquanto podemos decidir para onde e quando levar os filhos .

  10. Que coincidência: ontem mesmo apareceu um casal lá no blog perguntando sobre isso.

    Eu sou favorável à Missa do Galo, em qualquer lugar em que você esteja. Em NY há várias opções, além da St. Patrick, que fica lotada demais e tem um esquema muito chato para entrar. Tem a St. Ignatius, que é belíssima, a St. John the Devine. Enfim, não faltam alternativas.

    Se você pretende jantar fora, aconselho checar com o restaurante de sua escolha se eles estarão abertos, qual será o menu e a que custo. Não deixar para escolher um restaurante na última hora é uma boa pedida.

    Uma curiosidade: os cinemas, em Manhattan, ficam lotados neste dia. Acho que quem não tem/não gosta de família se esconde neles.

    A opção de voar no dia 24 é fantástica para quem não liga para o Natal. Uma vez, indo de Roma para NY com a British, éramos os únicos na executiva, e a tripulação nos deu o mesmo chapéu de Papai Noel que eles tinham, e sentaram para comer e bater papo conosco. Foi divertido.

    A coisa mais importante a lembrar, como bem falou a Flavia, é abrir-se a novas experiências porque nada nunca será igual ao Natal ao qual você está habituado.

  11. Meu comentário foi pro spam, :cry:

    1. 0 meu tambem.

  12. Adoro passar o Natal fora de casa com a pequena-familia, alem de viajar, ainda fico livre do trabalhao de reunir a grande-familia.

    Ja passei em Fortaleza no Vila Gale ( meio depre), na pousada do Rio Quente ( meio farofa), e 2 vezes na pousada do Toque ( maravilhosos).

    Esse ano penso na possibilidade de aproveitar a vontade de ir a Santiago + semana do Natal…

    1. Tava mesmo pensando nisso. Será que ainda dá tempo?

      Eu nunca gostei do Natal, acho que pq meu pai não ligava e minha mae se esforçava pra ser divertido e acabava não sendo.

      Casei e meu marido tb não gosta pois o pai faleceu entre o Natal e o Ano Novo.

      Meu sonho de consumo é viajar no natal. Mas ainda estamos na fase de fazer média com as famílias que se dão bem (a minha e do maridão).

      Mas esse ano eu queria fugir. Será que dá tempo de ir a Santiago? Vou pesquisar.

      1. Elaine, da tempo sim.
        Tem passagens pela TAM e varias opcoes de hospedagem no http://www.hoteis.com , a precos convidativos.
        Holiday Inn Express a R$ 198,00 a diaria!

        1. Ana, achei mesmo! Tô fazendo as contas e vendo se ficamos no Radisson. Parece bem bacana. Vamos ver se vai dar. Tenho até domingo pra resolver. Beijos e obrigada.

  13. Este ano eu e minha familia vamos passar o Natal em NY. Chegaremos no dia 24Dez.
    Nossa grande questão é: como sera nossa Ceia de Natal?
    Estarei atenta às dicas de vocês.
    Diariamente leio o VnV e tenho encontrado sugestões muito legais.
    Obrigada Ricardo, obrigada a todos!

    1. Lucia, procure opçoes no opentable.com

      1. Val, obrigada pela dica.

  14. Eu sempre viajo com minha família mais imediata em Natal. Cada ano nós viajmos para um lugar diferente. Normalmente, no meu país. Nós olhamos para acomodações agradáveis e bons restaurantes nas proximidades. É complicado, porque em Natal acomodação de qualidade, muitos estão fechados, porque são lugares pequenos, com poucos funcionários e dar-lhes a festa para estar com a suas famílias.

    Uma parte da vida da minha família, mora em Alicante e da família do meu marido, em Barcelona. Buscamos um pouco de relaxamento entre as festas familiares.

  15. Natal e Ano Novo Couchsurfing, sempre tem uma familia disposta a adotar um viajante solitario, ou varios viajantes que se juntam p nao passar as datas em branco! Algumas comunidades de Couchsurfers no Brasil e no mundo fazem ate eventos especiais para as datas! :) Aprovadissimo! Esse ano vai rolar festa do Couchsurfing do Rio!

    1. Fiz isso ano passado, em Santiago!

  16. Esse ano vou estar em Toronto no natal! Se alguém tiver alguma sugestão será muito bem vinda…

  17. Natal em casa, à beira do lago, com casa cheia;
    Réveillon à beira mar com pouca gente.
    Itacaré me traumatizou…

  18. Passei o Natal duas vezes em BsAs. A primeira, em um hostel, fizemos uma festa no terraço com gente do mundo inteiro. Bêbados, todos se entendiam e foi bem divertido. Na segunda, de apartamento alugado, fiz um jantarzinho com meu marido. Comemos e ficamos na sacada vendo como os portenhos do prédio da frente comemoravam o Natal. Foi diferente e também divertido. Recomendo disposição e tudo dá certo.

  19. Com meus pais e irmãos, passávamos os natais em hotéis, principalmente no Radio Hotel em Serra Negra, e era uma delícia.
    Com meus filhos e marido sempre fiz em casa e juntava as duas famílias…trabalho!!!!!!!
    O mais gostoso foi quando passamos na Disney com nossos filhos, na época com 8,9 e 10 anos. Inesquecível.O Reveillon foi no Epcot, deslumbrante.
    Agora com os 3 casados, netinho e mais 3 famílias para conciliar resolvi fazer um almôço no domingo anterior ao Natal e liberar todos. Sem stress.
    Vamos sempre à missa do Galo e depois, eu e meu marido, vamos brindar. Punto e basta.

    1. Sábia criatura! Há uma frase, não me lembro a autoria, que diz assim: família só serve pra tirar fotografia e passar doença… :wink:

    2. Parabéns Malu,
      sempre é dificil conciliar filhos, com as respectivas familias de noras e genros.
      Sábia decisão fazer um evento num horário alternativo!

    3. Família é uma delícia e uma benção, em qualquer época do ano.
      As vezes estressa, mas nos momentos mais difíceis é nela que encontramos apoio e solidariedade. Só acho que não é legal ficar o ano todo de intrigas e fazer uma ceia de Natal fingindo que está tudo bem. Família é sempre. Eu amo Natal e os últimos tem sido, com parte da família, em Costa do Sauípe. Todos os anos o hotel oferece uma ceia para todos os hóspedes, com música, tudo lindo, bem no clima.
      Sensacional!!!

      1. Concordo totalmente. Minha familia se dá bem o ano todo e vários finais de semana são infinitamente melhores que a noite de Natal.

        Sei lá, Natal tem que ser sempre. Desejar o bem sempre. Fica meio artificial se for só no Natal.

        E a coisa da obrigação também. Alguém sempre tem muito trabalho…sei lá não gosto disso.

  20. Oi

    Eu já passei o Natal em Londres. A programação foi ceia no hotelzinho com quitutes comprados no mercado e depois Missa do Galo na St. Margareth’s Church, ao lado do Parlamento e da Westminster Abbey. A cidade estava morta. Neste link tem a programação das missas de Natal em Londres:
    http://www.viewlondon.co.uk/whatson/christmas-eve-services-london-feature-530.html

    Acho que a principal decepção que nós, brasileiros, passamos no Exterior, tanto no Natal quanto no Reveillón, é por causa da tradição da “meia-noite”. A gente tá acostumado com uma “virada”, com a troca de presentes, com a ceia. Na Europa, as tradições são mais diurnas e familiares, e se estendem durante um período longo (não se concentram em intensas 24h, como aqui).

    Morei em Barcelona, mas nunca não passei Natal e Reveillón por lá, porque aproveitava para viajar. A melhor experiência de todas foi em Portugal, na casa da família de uma amiga minha. É o que eu recomendo: se você tiver conhecidos, vá passar as festas na casa deles. É a melhor maneira de mergulhar na cultura.

    No mais, o Natal é lindo na Europa porque todas as cidades têm feiras natalinas, as igrejas têm programações diferenciadas e a oferta musical (principalmente erudita) se intensifica.

    Se alguém se interessar por conhecer as tradições catalãs de Natal, eu escrevi sobre elas há um booom tempo. Mas, como tradições por lá não saem de moda, segue valendo:

    http://vouviajar.blogspot.com/2006/11/natal-e-reveillon-as-tradicoes-catalas.html

    Saludos, Lu

  21. Natal 2008 em Punta del Este, sem ter um lugarzinho legal sequer para jantar. Deixei para ver na hora e poucos restaurantes abriram e, os que abriram e valiam a pena estavam todos reservados. Acabei comendo um chivito com minha esposa num lugar bem furreco. Reservar é obrigatório. Ah, e é essencial combinar um táxi com antecedência, pois eles simplesmente somem na noite do dia 24/12 em Punta (só ficam táxis no Conrad, mas é bacana ir até lá e sair rodando numa Mercedes…não tem preço). Mas, de todo modo, uma caminhada à noite pela Mansa é muito bonita, pois os prédios estão super iluminados e há uma queima de fogos bem feitinha.

    Este ano a noite do 24/12 será em Barcelona. Acho que vou ter que reservar um restaurante com alguma antecedência, não é? Já recebi aqui algumas sugestões, mas estou aberto a mais, por favor.

  22. Passamos um natal em Maceió em 2008. Percorremos, durante o dia, toda a orla buscando hotéis ou restaurantes, mas não encotramos lugar nenhum que tivesse ceia natalina.

    E o pessoal ainda respondia nesses locais que lá se comemora mesmo é são joão(!?!?!?!?!?!!?!?!?!?!?!?!?!!).

    Este ano estaremos em Istambul. Li que eles até têm colocado papai noel em shopings, mas não encontrei nada sobre o funcionamento da cidade. Acredito, e espero, que seja um dia como qualquer outro por lá. Assim não perdemos um dia de viagem.

  23. Ano passado fomos para NY dia (voo lotado, Guarulhos bombando, uma surpresa!), e este ano vamos para Montevideo no dia 24. Gosto da opção de comprar quitutes na rua e fazer a ceia no quarto!! E realmente as passagens ficam beeeeeeeeeeeem mais baratas, é uma boa.

  24. Nos últimos 4 anos sempre passo Natal fora com meu marido e 2 filhos.
    O ano passado foi na Pousada do Toque, em 2008 em Curaçao, em 2007 no Club Med Trancosao, em 2006(as crianças eram menores), no Beach Park em Fortaleza…
    É ótimo: descomplicam ceia e presentes.
    Este ano vamos com a família de minha irma, que mora parte nos EUA, parte na Itália, pra Riviera Maya!
    Acho que estando com as pessoas que se ama de verdade nao há problema em passar o Natal fora.
    Em todos os lugares que fomos havia ceias especiais.

  25. Já passei muitissimos Natais fora de casa, longe da família; mas gosto especialmente de passá-los em Alemania, especialmente em Berlin. O mercado natalino em gendarmenplatz é lindo, a cidade tem milhões de diferentes atividades para todos os gostos e bolsos!!!
    A única coisa que pega é o -8 graus na rua….

  26. Eu e o JC passamos no interior da França, mas tínhamos para onde voltar na hora da ceia, que é muito diferente da nossa (não o perú e o presunto, mas mariscos como a vieira, escargot, pães, chocolates e muito vinho). O almoço de Natal foi a reunião mais importante. O legal é que todas aquelas cidadezinhas ficam no espírito de Natal, o povo sorria e nos cumprimentava, perguntavam-me de onde vinhamos e desejavam, assim que entravamos nos lugares: Joyeux Noël. Até o caixa do posto de gasolina ficou de papo, fiquei impressionada com toda aquela gentileza, diferente do estressado parisiense.

  27. Há! As feiras de Natal são muito interessantes e vendem muitos mariscos, embutidos, queijos a depender da região.

  28. Já fui à ceia do Four Seasons em Buenos Aires, excelente. Duro mesmo foi encontrar táxi na volta para a Recoleta.

    Mas inesquecível mesmo foi passar o natal ceiando no antigo Windows of the World, no topo do falecido Wolrd Trade Center, em Nova York. O restaurante era meio modernoso-cafonão, mas a comida era boa e o cenário “externo”, impressionante. E é algo histórico, por motivos óbvios. Entrou para minha história, dos meus pais e irmãos, porque a gente nunca mais vai poder repetir a experiência, pelo menos não naquele local…

  29. Nos ultimos anos, eu e minha esposa temos passado as festas de fim de ano fora, ja foram Paris, Lisboa, Porto e Missouri (este na casa de amigos). Geralmente o jantar de natal realizamos no restaurante do hotel em que nos hospedamos para não ter problemas com deslocamentos e, como nunca haviamos tido problema o excesso de confiança nos fez passar um aperto na cidade do Porto onde o hotel não estaria aberto para o jantar na noite do dia 24/12 por ser feriado e todos os restaurantes que tentamos também não ofereceriam a ceia! Mas, para nos salvar, a recepcionista foi muito solícita e terminou descobrindo que o único lugar que estaria aberto seria o restaurante do hotel Sheraton, fizemos as reservas e fomos passar por lá.

    Neste ano iremos passar em Munique e, como seguro morreu de velho, já efetuamos a reserva no restaurante do próprio hotel.

  30. Passei um natal em Buenos Aires e a ceia foi numa casa de tango no Puerto Madero (acho q o nome era Madero Tango, ou algo assim). Foi incrível- além de um show de tango super moderno, teve confetes, mascaras de papai noel e até contagem regressiva, parecia o reveillon. Acabamos ficando amigos do pessoal que ficou na nossa mesa e foi super animado. Esse ano chegamos- eu e meu marido, em Paris dia 24/12 a tarde e estou bem preocupada pq tudo q estou tentando reservar está super caro e nosso reveillon já vai gastar nossa “cota” de caro dessa viagem. Já não sei o q fazer, se espero para ver por lá – tipo chego no hotel, pego indicações e já vou para a rua, ou se reservo no caro mesmo e estouro meu orçamento… Caso alguém tenha passado um natal em Paris e puder ajudar, ficarei muito grata…
    abçs

  31. Eu nunca dei bola pra natal, quando criança, porque passava sempre com uma parte da família que não era exatamente o melhor exemplo dos valores celebrados em tal data, hehe… Já adolescente, em 95, meus pais inventaram de passar o natal fora e acabamos no…Paraguai! No tal do Yatch & Golf,Casino, Exportacion, Importacion e etc Paraguayo, pertinho de Assuncion e voando…American Airlines! Guarulhos-Silvio Pettirossi nonstop, num tag on que existia na época :) Soa programa de índio, é quase programa de índio, mas era um lugar bacana e o único detalhe é que passamos o natal propriamente dito no quarto, porque meu pai estava de cama com insolação depois de passar o dia no campo de golfe. Um ano depois passamos em Nova York e jantamos com outra família de amigos que encontramos na cidade por acaso em um restaurante do SoHo e só. E em 2000, passei sozinho em Sydney, por pura preguiça de descobrir o que meus amigos que moravam lá iam fazer. Larguei o celularzinho alugado no silencioso, ignorei os programas, pedi um monte de comida, duas garrafas de Penfolds e dormi na minha manjedoura king size sem arrependimentos. Desse ano em diante eu já não morava na casa dos meus pais e desde então meu programa de natal tem sido me convidar pra casa de amigos, coisa que vou fazer novamente este ano porque a minha futura esposa vai viajar com os pais e meu trabalho vai me segurar por aqui. Abs Riq

  32. Eu acho que qdo a família é pequena e ñ dá prá cacifar uma viagem, uma ceia em hotel é uma boa opção. Aqui no Rio, sempre há turistas que tb ñ tem o que fazer e acabam indo ceiar no htl. O preço é um pouco salgado, mas vale a pena, pois acaba virando uma grande festa, e a comida tem sempre algo de interessante. Ano passado, encontrei a Meilin na ceia do Natal num htl na Av. Atlântica.
    Lu

  33. eu tambem ja passei o Natal com minha familia num Hotel e foi otimo. Sem arvore, sem muitos presentes, só nós e muitas horas de conversa. Nós fomos um dia antes no mercado e compramos um monte de comida tipo aperitivo, arrumos tudo no quarto e passamos o natal “mais familia” que tivemos! otimo!

  34. Já passei o Natal 3 vezes em Foz do Iguaçu, duas no Mabu Termas e uma no Bourbon. O Mabu foi mais animado, a ceia foi melhor, tem presente p/ todo mundo (fotografia tirada na entrada da ceia é entregue em porta retrato no dia seguinte), Papai Noel para a criançada, banda, realmente foi muito bom. Nossa família é grande, fomos em 25 pessoas, fizemos amigo secreto, enfim, uma super festa de Natal sem se preocupar com nada. Passamos outro em Gramado e nem preciso falar que também foi super especial, com toda a programação da cidade voltada para a ocasião. Não quisemos ceia, jantamos fondue num dos vários rodízios e depois fomos na Missa do Galo naquela igreja linda de lá. Bom, este ano vamos somente eu e meu marido passar o Natal em Ushuaia. Aí vim pesquisar uma dica para ceia na noite de Natal, já que vamos chegar lá no dia 24 à tarde, queremos ter um lugar já definido de saída. Riq e cia, qual a boa para o Natal no fim do mundo?!

    1. Onde passou o Natal em Foz ? É legal ?

      1. Atenção Antonio! Vamos repetir o que Angela escreveu:
        “Já passei o Natal 3 vezes em Foz do Iguaçu, duas no Mabu Termas e uma no Bourbon. O Mabu foi mais animado, a ceia foi melhor, tem presente p/ todo mundo (fotografia tirada na entrada da ceia é entregue em porta retrato no dia seguinte), Papai Noel para a criançada, banda, realmente foi muito bom. Nossa família é grande, fomos em 25 pessoas, fizemos amigo secreto, enfim, uma super festa de Natal sem se preocupar com nada.”

  35. Olha,

    Eu e meu amor nos presenteamos uma viagem de niver de casamento então iremos para 4 paises da Europa e no Natal estaremos em Londres,Reveillon em Paris, se vcs souberem de algum dica hiper legal e happy, me conta tá???
    nildinhalife@htomail.com
    Beijossssss

  36. Eu e meu namorado estaremos em Paris. Se alguém tiver dica para a ceia de Natal… já pesquisei uns restaurantes pela internet, mas com indicação é melhor! Muito obrigada

    1. Tati,
      Se você quiser comodidade, os hoteis de rede sempre tem uma ceia nos seus restaurantes. Jantar no bateaux parisien também é uma boa idéia. Dá para reservar pela internet. A Maria Lina do conexão paris informa que o restaurante alcazar estará aberto (www.alcazar.fr). O ideal é reservar.

  37. Amigos que moravam em Paris nos levaram ao Bofinger ( http://www.bofingerparis.com ). É clássico, lindo e combina com o clima do Natal. Eles aceitam reserva pelo site, o que é indispensável.Boa viagem!

    1. Ótima lembrança! Brasseries sempre são um bom lugar para ir em festas, e o Bofinger é das mais classudas.

  38. Indico o La Regalade. Bistrô fantástico.

  39. Estarei de passagem por Foz do Iguaçu no Natal e gostaria de saber se alguem indica algum local lá para passar.

  40. Estou indo para Buenos aires e gostaria de saber se alguém sabe o horário de missa na Catedral na noite de natal. agradeço.

    1. Ano passado foi às 22h.
      http://www.laprensa.com.ar/Note.aspx?Note=351011

      Confirme ao chegar. Essa é uma informação bastante fácil de conseguir localmente.

  41. Para quem esteja em Lisboa, recomendo as igrejas do Chiado, em especial a N.Sa. da Encarnação, que fica em frente à da N.Sa. do Loreto (dos italianos). Não sei dizer se será à meia noite, penso que ano passado tenha sido. Mas vale dar uma voltinha no Chiado pra descobrir (pra mim sempre vale!).

  42. O melhor natal da minha vida foi em GRAMADO no Rio Grande do Sul!!!! Aquilo é que é natal!

  43. Gente, passarei o Natal em Foz com a família, ficarei no Hotel Rouver. Alguém indica algum restaurante??

    1. Olá, Jacqueline! Os melhores restaurantes de Foz estão em Puerto Iguazú. Recomendamos o Aqva e o Quincho do Tío Querido.

      Vamos subir a sua pergunta para o Perguntódromo.

  44. Como enviar uma pergunta ao “perguntódromo”?

    1. A Boia escolhe perguntas que podem ter relevância para outros, ou gerar um post, ou colher informações. Para evitar haver 300 perguntas lá também.

    2. Olá, Alguém! Completando a gentil explicação do André, você precisa perguntar num post pertinente. Se a gente não souber a resposta, ou se entender que vale a pena coletar outras dicas e opiniões, a gente sobe para o Perguntódromo. Como a pergunta já estará num post pertinente, as respostas ficarão armazenadas no lugar mais propício para futuras pesquisas.

  45. Oi Jacqueline!

    Também recomendamos o Acqua. Muito bom e estilozinho. Quando fomos (em 2010) os preços eram inacreditavelmente baratos! Mas, acho que a situação economica mudou um pouco, pode ser que não seja mais assim.

    Um abraço!

    Luciana

    1. Luciana, o Acqua fica aonde, Puerto Iguazú ou Foz?
      Como é a comida por lá??
      Vou dar uma pesquisada..rs rs
      Brigadão!

      1. Luciana, esse restaurante é o Aqva que o RF recomendou?
        Já estava doida pra ir nele, mas depois que vc comentou que os preços são bons me atiçou ainda mais!

  46. Vamos passar o Natal em Buenos Aires, vamos ficar no Hotel Bristol (é no centro, sei que o Comandante não recomenda, mas só li o post depois que já tinha fechado o pacote…buááááá).
    Estamos muito preocupados em onde passar a véspera de Natal. Alguém pode nos salvar? Li no tópico de um amigo acima sobre o Four Seasons e em outro tópico sobre show de tango, alguém mais pode nos ajudar?

    1. Olá, Viviane! Além dessas dicas, considere também a ceia pique-nique de que o Comandante fala no post ;) Em Buenos Aires o que não faltam são coisinhas gostosas para comer.

  47. Tbém vamos (eu e meu marido) passar o Natal em Buenos Aires no Hotel Bristol. Estamos pensando em jantar num restaurante em Puerto Madero, mas estamos preocupados com a volta para o Hotel, pois pelo que estou lendo em vários sites de pessoas que já foram para lá nessa época, é que os táxis costumam sumir no final da noite de natal. Alguém pode me ajudar! Vale mais a pena fazer um jantar no quarto do hotel ou jantar fora?

    1. Olá, Clenia! Você pode tentar deixar um táxi agendado. Ceia no quarto do hotel pode ser uma boa; você vai encontrar muitas comidinhas gostosas para comprar. Se preferir sair, siga a recomendação do Comandante e cacife um jantar inesquecível :)

  48. Boa tarde! Vou passar o Natal em NY com minha família e gostaria de alguma dica de restaurante para jantar na noite do dia 24. Obrigada.

    1. Alô, Bianca! Uma leitora fez essa pergunta recentemente! Veja: http://www.viajenaviagem.com/americas/nova-york-ricardo-freire/comment-page-16/#comment-166838

  49. Uma boa dica para quem gosta de coisa diferente é passar oNatal e o reveillon na Patagonia. Passsei com a familia e no dia 24 fizemos uma trilha no Glaciar Perito Moreno na cidade de El Calafat, foi show, no meio da imensidão azul fizemos um brinde simples com panetone e vinho que a própria empresa da trilha ofereceu, vale comprar um vinho bom e levar na mochila. Na noite no hotel que agora não lembro o nome teve um jantar de primeira com menu degustaçao e papai noel chegando e distrinuindo presente para a garotada. Inesquecível. O Reveillon fizemos na cidade d Ushuaia e a diversão lá é fazer um churrasco(argentino) na floresta então assim fizemos, com trilha numa landhover emoção e parada na floresta com a obrigação de juntos catarmos galhos para preparar o fogo o resto foi com a equpe qu e tinha tudo, ambiente simples mas tudo de qualidade e tudo do necessario, comemos um churasco maravilhoso, com pão de linguiça, vinho bom e no fim ainda teve cafezinho, se juntaram anós um grupo de ciclista de vários lugares do mundo. ah e antes ainda experimentamos andar de trenó puxado pelos cães, não havia neve, mas os cães puxam o trenó mesmo assim, com rodas pq faz parte do treino deles para quando o inverno chegar eles estarem preparados. Mas nessa épca de verão o frio continua, porem tem vida para ser observada. Pinguins, lobos marinhos, castores , o verde da mata e o espetáculo dos icebergs. Só recomendo. Demais!

  50. Gente … Esse ano vou passar o Natal em Lua de Mel em POrtugal! Meu noivo e eu estamos um pouco preocupados porque é a primeira vez que vamos a POrtugal e não sabemos o que fazer na Noite de Natal! Alguem pode nos ajudar!

    1. Olá, Marliria! Nossas melhores dicas para Natal em qualquer lugar do mundo estão no post acima e nesse aqui:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/12/noite-feliz-pra-viagem-como-passar-o-natal-fora-de-casa/

ATENÇÃO:
Desculpe, mas esta caixa está inativa e seu comentário não aparecerá. Estamos aprontando um novo Viaje na Viagem. No novo site a caixa de comentários voltará a funcionar. Obrigado pela compreensão!