América do Sul: RG ou passaporte?

Entrando no Uruguai com passaporte

Existe um acordo, começado no Mercosul e depois ampliado para todos os países da América do Sul com exceção das Guianas, que permite aos cidadãos circularem livremente pelas fronteiras portando apenas o documento nacional de identidade.

Ou seja: dá pra viajar (por ordem alfabética) pra Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela só com RG original.

A carteira de motorista só é aceita na fronteira de Foz de Iguaçu, mas permite viajar no máximo 30 km território argentino adentro. (Não há controle na fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.)

Porém… a questão é cheia de pegadinhas. Para começar, a carteira de identidade precisa estar em bom estado. Você tem que estar reconhecível na foto. Há quem diga que só as carteiras emitidas há menos de 10 anos têm validade. (Esta parece ser uma lenda urbana, ou pelo menos uma regrinha válida apenas para argentinos em viagem.)

O grande defeito desse acordo é que a validade da carteira é decidida ao bel prazer de quem tem o poder de deixar você passar ou não. Desde o funcionário do check-in da cia. aérea (ah, não posso deixar a senhora embarcar com essa carteira velha não) até o guardinha da fronteira do país X com o Y que pode alegar isso ou aquilo pra descolar uma propinazita.

Minha recomendação: faça um passaporte. Renove sempre o seu passaporte antes de 6 meses do vencimento. Viaje sempre com o seu passaporte. Mesmo que seja pra Argentina ou pro Uruguai.

Um passaporte dentro da validade nunca é questionado. Um passaporte com carimbos vale mais na hora de você passar por uma imigração na Europa ou pedir visto pros Estados Unidos.

E viajando com o passaporte você pode deixar o dito cujo no cofre do hotel e sair na rua, aí sim, com o seu RG.

Resumindo: dá, sim, pra viajar pra qualquer lugar e atravessar qualquer fronteira na América do Sul (fora as Guianas) só com carteira de identidade. Mas vá com o passaporte. É muito melhor.

Leia mais:

Passagens mais baratas para a América do Sul no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões com a Viator

383 comentários

Isso mesmo, passaporte sempre! Por segurança, por comodidade e pelo gostinho dos carimbos 😉

Passaporte sempre, só na primeira vez em Montevideo que eu não tinha e foi uma compra por impulso que usei RG, depois disso não arrisco mais e coleciono carimbos da América do Sul. Muito mais cômodo e para as comprinhas apresento o RG.

Prefiro o passaporte, sem dúvida. Até porque a chance de você acabar perdendo aquele papel que lhe entregam na entrada do país (com a carteira de identidade) e que deve ser devolvido na saída é maior do que perder o passaporte.

Riq, sem querer ser chato, mas na listagem dos países faltou o Peru.

Riq, eu sempre vou com o passaporte, justamente para ganhar mais carimbos (e pq meu RG é de 1993). Pode ser até lenda urbana, mas eu acho que os carimbos impressionam sim na imigração.

Eu nunca ando com meu passaporte na viagem, ele fica no hotel. Para me identificar, sempre usei a CNH e nunca tive problemas.

E realmente isso de RG é um sorteio. Numa viagem de fim-de-ano da empresa, uma das colegas foi só com a carteira de motorista (que não aceitaram) e não tinha passaporte. O que ela fez para embarcar? Foi na delegacia dentro do aeroporto, fez um termo que o RG dela foi roubado e embarcou lépida e faceira para Buenos Aires. Só com um mero termo, sem foto nenhuma!

Eu fui pra Bs As. em novembro com passaporte. Primeiro, porque passaporte é documento pra viagem internacional, de que adianta ter e não usar? Segundo, porque meu RG tá velhão, e eu não ia correr risco. Terceiro, porque o passaporte era novinho, e eu queria uns carimbos nele. 😀

Provavelmente irei à Londres em julho, c/ um passaporte novinho em folha, mas penso seriamente em levar o vencido (que tem um visto americano válido), just in case…

    Não é opção. Vc TEM que andar com o passaporte antigo neste caso. 😉

Sem falar que a capinha do passaporte serve p/ colocar o certificado de vacinação contra febre amarela, os telefones do Embratel Direto, papelzinho da imigração, o antigo papelzinho de declaração de bens da Receita… 😉

Cansei de ir pro Uruguai só com RG, e também já fui para Argentina, Chile e Paraguai só com ele. Mas… já vi gente sendo barrado suficientes vezes prá dizer que vale mais a pena não se arriscar e levar o passaporte sempre que puder.

Eu já fui barrada em Ezeiza porque meu RG era novinho em folha. Nunca mais! Passaporte, sempre!

Ao menos na fronteira da Argentina com Foz do Iguaçu, a CNH também é válida! Em setembro de 2010, viajei com um amiga e ela usou. O taxista disse que era uma reivindicação antiga deles que havia sido atendida recentemente.

    Se isso estiver ocorrendo, é um “jeitinho” ilegal que deveria ser denunciado às autoridades argentinas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito