América do Sul: RG ou passaporte?

Entrando no Uruguai com passaporte

Existe um acordo, começado no Mercosul e depois ampliado para todos os países da América do Sul com exceção das Guianas, que permite aos cidadãos circularem livremente pelas fronteiras portando apenas o documento nacional de identidade.

Ou seja: dá pra viajar (por ordem alfabética) pra Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela só com RG original.

A carteira de motorista só é aceita na fronteira de Foz de Iguaçu, mas permite viajar no máximo 30 km território argentino adentro. (Não há controle na fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.)

Porém… a questão é cheia de pegadinhas. Para começar, a carteira de identidade precisa estar em bom estado. Você tem que estar reconhecível na foto. Há quem diga que só as carteiras emitidas há menos de 10 anos têm validade. (Esta parece ser uma lenda urbana, ou pelo menos uma regrinha válida apenas para argentinos em viagem.)

O grande defeito desse acordo é que a validade da carteira é decidida ao bel prazer de quem tem o poder de deixar você passar ou não. Desde o funcionário do check-in da cia. aérea (ah, não posso deixar a senhora embarcar com essa carteira velha não) até o guardinha da fronteira do país X com o Y que pode alegar isso ou aquilo pra descolar uma propinazita.

Minha recomendação: faça um passaporte. Renove sempre o seu passaporte antes de 6 meses do vencimento. Viaje sempre com o seu passaporte. Mesmo que seja pra Argentina ou pro Uruguai.

Um passaporte dentro da validade nunca é questionado. Um passaporte com carimbos vale mais na hora de você passar por uma imigração na Europa ou pedir visto pros Estados Unidos.

E viajando com o passaporte você pode deixar o dito cujo no cofre do hotel e sair na rua, aí sim, com o seu RG.

Resumindo: dá, sim, pra viajar pra qualquer lugar e atravessar qualquer fronteira na América do Sul (fora as Guianas) só com carteira de identidade. Mas vá com o passaporte. É muito melhor.

Leia mais:

Passagens mais baratas para a América do Sul no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões com a Viator

383 comentários

COMO DEVO AGIR E O QUE DEVO EVITAR PARA FACILITAR AS CHANCES DE MEU VISTO PARA OS EUA SER APROVADO ? ESTOU COM ENTREVISTA AGENDADA PRA ABRIL DE 2011 E GOSTARIA DE ALGUMAS DICAS A RESPEITO.
Obrigada

    MArcela, esse nervosismo faz parte do roteiro do visto. MAs a dica é sempre a mesma, se comporte naturalmente e leve documentação de tudo que pode comprovar seu vínculo com o Brasil como extrato de conta corrente, IR, diploma de curso superior, holerith, carteira de trabalho, IR de empresa em seu nome se for o caso, comprovante de casamento com a documentação citada acima do seu marido…. Na verdade, esse monte de papel vai servir para te dar segurança, pq na hora eles não vão pedir absolutamente NADA disso. Vão só perguntar o que vc vai fazer lá, qdo volta e algumas perguntinhas bestas. A não ser que vc não tenha curso superior, more em Governador Valadares, seja jovem, solteira, de classe D ou E, insegura e sem saber responder qdo volta, o que vai fazer lá e onde vai ficar, sua chance de ter o visto aprovado é de 99,999999%. Relaxa. Só esse Caps Lock já denuncia que vc está muito nervosa…. Se vc não deve, vai por mim, relaxa.

Se você ainda não tirou o passaporte e quer viajar para a Argentina , vá tranquilo com uma carteira de identidade com menos de 10 anos. Guarde o papel com o carimbo da imigração para entregar na volta!Esta é uma das vantagens de viajar aqui no Mercosul!
http://www.jovensdeespirito.com.br

Eu já usei passaporte para passar na divisa com a Argentina em Foz do Iguaçu. Meu RG ainda é o primeiro que tirei, anos 80, cada de adolescente….Fiquei com carimbo de entrada e saída com a mesma data…

acabei de voltar do chile e da argentina só com rg e no problem. cheguei a pensar que não ia conseguir entrar pq não vi ninguém com rg, toda a brasileirada estava com passaporte. mas com o preço do passaporte e validade de apenas 5 anos, vou deixar pra fazer o meu só quando for pra fora da américa do sul.
os 2 velhos passaportes que tenho tem carimbos o bastante pra apresentar em migração na europa.

Um amigo meu foi impedido de embarcar para um dos países do Mercosul pelo fato de sua carteira ter mais de 10 anos. Pelo menos essa foi a explicação dada à ele. Com isso ele acabou perdendo o curso pago pela empresa…

Como o PeEsse falou, o documento para viajar para o exterior é o PASSAPORTE. Os depoimentos comprovam isso. Deve-se ler a legislação específica da cada acordo internacional desses…
A legislação de documento de identidade:
Decreto 7.166/2010 – Cria o Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil (validade de 20 anos);
Lei 7116/83 | Lei nº 7.116, de 29 de agosto de 1983 – Assegura validade nacional as Carteiras de Identidade regula sua expedição e dá outras providências. (alguns estados como o Ceará diz que são 10 anos, alguns lugares – como bancos – aqui na BA tb só aceitam com validade inferior a 10 anos).
Carteira de Habilitação não garante entrada em outro país, assim como a Carteira de Identidade Profissional (Conselhos Profissionais como: CRM, COREN, CREFITO, etc) que são ESTADUAIS, não valem nem em outro estado.
Algumas empresas de turismo esquecem de mencionar esse tema ao venderem pacotes e assimilados.

    Carteiras de IDentidade Profissional tem fé pública em todo o território nacional. A repartição ou empresa que recusá-las, exceto em casos que tornem difícil a identificação (documento deteriorado, foto irreconhecível), é ilícito recusar as mesmas. Vc pode até processar alguém que, podendo exigir, se recusar a aceitar sua CNH ou carteira do CREA.

Para quem quer viajar para a Europa, a dica do passaporte e excelente.

Particularmente, eu levo para a America do Sul, apenas a identidade, que incomoda menos no “money belt”, e ando com uma copia autenticada e a carteira de advogado.

Ser roubado de um passaporte não deve ser bom. Sugiro scanear passaporte e documentos, e deixar num e mail tipo g mail ou yahoo.

Ate agora nunca tive qualquer problema, mas como foi lembrado, papel da imigração não e para ser perdido.

Sempre viajo com passaporte. Além das facilidades relatadas, acho legal colecionar os carimbos das minhas viagens. Tb costumo guardá-ls no hotel. E qto à CNH, até nos USA já apresentei como documento de identidade na hora de passar o cartão de crédito. Nunca recusaram.

Nós também sempre levamos os passaportes. Depois, durante a viagem deixamos no hotel e para passear levamos uma cópia colorida. Até agora, não tivemos problemas. Também acredito que quanto mais carimbos, melhor. Os funcionários da imigração sempre dão uma olhada neles.

Sobre esta frase: “Um passaporte com carimbos vale mais na hora de você passar por uma imigração na Europa ou pedir visto pros Estados Unidos”, me parece corretíssima.

Em dezembro, ao chegar em Lisboa, o oficial da imigração abriu por acaso o passaporte da minha esposa bem na página do visto americano. Notei que ele claramente leu o visto e então pegou o meu passaporte e checou se eu também o tinha. Como foi positivo, ele não nos perguntou nada além do hotel em que ficaríamos.

Fiquei com a nítida impressão de que o visto americano foi como uma chancela de confiabilidade em nosso favor.

    Para mim, é justamente isso. Vários carimbos de entrada e saída em outros países significa que você entrou e saiu várias vezes e não causou problemas, ou seja, a tendência é essa para o próximo país que vc está tentando entrar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito