América do Sul: RG ou passaporte?

Entrando no Uruguai com passaporte

Existe um acordo, começado no Mercosul e depois ampliado para todos os países da América do Sul com exceção das Guianas, que permite aos cidadãos circularem livremente pelas fronteiras portando apenas o documento nacional de identidade.

Ou seja: dá pra viajar (por ordem alfabética) pra Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela só com RG original.

A carteira de motorista só é aceita na fronteira de Foz de Iguaçu, mas permite viajar no máximo 30 km território argentino adentro. (Não há controle na fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.)

Porém… a questão é cheia de pegadinhas. Para começar, a carteira de identidade precisa estar em bom estado. Você tem que estar reconhecível na foto. Há quem diga que só as carteiras emitidas há menos de 10 anos têm validade. (Esta parece ser uma lenda urbana, ou pelo menos uma regrinha válida apenas para argentinos em viagem.)

O grande defeito desse acordo é que a validade da carteira é decidida ao bel prazer de quem tem o poder de deixar você passar ou não. Desde o funcionário do check-in da cia. aérea (ah, não posso deixar a senhora embarcar com essa carteira velha não) até o guardinha da fronteira do país X com o Y que pode alegar isso ou aquilo pra descolar uma propinazita.

Minha recomendação: faça um passaporte. Renove sempre o seu passaporte antes de 6 meses do vencimento. Viaje sempre com o seu passaporte. Mesmo que seja pra Argentina ou pro Uruguai.

Um passaporte dentro da validade nunca é questionado. Um passaporte com carimbos vale mais na hora de você passar por uma imigração na Europa ou pedir visto pros Estados Unidos.

E viajando com o passaporte você pode deixar o dito cujo no cofre do hotel e sair na rua, aí sim, com o seu RG.

Resumindo: dá, sim, pra viajar pra qualquer lugar e atravessar qualquer fronteira na América do Sul (fora as Guianas) só com carteira de identidade. Mas vá com o passaporte. É muito melhor.

Leia mais:

Passagens mais baratas para a América do Sul no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões com a Viator

383 comentários

Moro em Mato Grosso do Sul, portanto, próximo da fronteira com o Paraguai e Bolivia. Também não é longe de Foz do iguaçu, partindo do sul do Estado de MS (Mundo Novo). Todos deram opiniões respeitáveis. Dá pra ver que tudo é muito complexo quando se trata dos nossos “hermanos”, tanto argentinos, quanto paraguaios e bolivianos. RG serve, mas “dependerá” do humor do agente fronteiriço. CNH pode até valer, mas vc correrá um risco tremendo e, como disse uma colega num dos posts acima, dependendo vc nem entra no duty free de Puerto Iguazu. Em Ciudad del Leste, então, se prepara para ser abordada a todo o instante. Lá tem sempre alguém querendo uma propina. O melhor é pegar um taxi em Foz e marcar hora pro taxita de pegar no fim da tarde. Não arrisque a viagem. Leve um passaporte válido. Ah! Para entrar de carro na Argentina ainda tem a frescura de uma tal “carta verde”, que é só pra arrancar dinheiro dos turistas brasileiros. Engraçado que eles entram no Brasil sem qualquer problema!!

Fernanda, infelizmente o acordo para entrar na Argentina com a CNH foi de apenas 3 meses (Nov. Dez. e Jan. se não me engano) e parece que não foi renovado. Sem o RG só se for com o passaporte.

A CNH não é aceita como documento no Mercosul. Mas, em geral, não é exigido nenhum documento para entrar no Paraguay por Foz. E quando é exigido, ele o é somente do lado brasileiro, pela Pol. Federal, mas mesmo assim, muito raramente. E neste caso, a CNH vale. O mesmo não vale para entrar na Argentina por Foz. A Aduana argentina é super rígida, exige documentos sempre e não aceita CNH de jeito nenhum. Se você fizer compras, e voltar de a pé, passando pela Aduana brasileira, o que você deverá ter em mãos é o seu CPF.

    Boa tarde Joao vicente,
    bem deixa eu so atualizar suas informaçao, o sistema entre os paises paraguay e brasil esta mudando o pedido de documento agora esta mais frequente, porem pode ser usado RG, CNH E PASSAPORTE. menores somente acompanhado do pai ou mae, ou o responsavel que acompanhar com uma autorizaçao que tem no site da policia federal assinada pelos pais ou pea pessoa ausente na viagem.
    agora na argentina esta sendo aceita a CNH porem somente a viagem ate puerto iguazu nao mais de 40km, entao se quer ir nas cataratas pelo lado argentino pode usar rg, cnh e passaporte.

    atencisosamente.
    45 9132-4841 vivo
    45 9974-3278 tim

    [email protected]

    wladimir simoes amaral

Olá Fernanda,
Minha filha foi com amigos de carro para a Patagônia e foi na fronteira com o Uruguai que o amigo motorista se tocou que não havia levado o RG nem o passaporte. E não teve jeito: uma outra amiga despencou de São paulo para levar o documento. Mas, tudo bem, eles passaram e a gentil moça seguiu junto com eles.

Oi Rosa:
Obrigada pela informação! entretanto se alguém tiver uma experiência mais recente (ocorrida depois desse acordo que citei datado em dez2010) eu agradeço também! rsrsr.
Boa semana para todoss!!!

    Serve sim, Fernanda. Em setembro do ano passado fui com umas amigas para Puerto e Paraguai (saindo de Foz) e uma das minhas amigas usou a CNH. Não sabíamos que podia, mas o taxista disse que um acordo recente autorizava isso.

Eu estava com identidade e o marido com CNH, o marido foi barrado e voltamos. A informação não é atual, isso ocorreu em 2002.

Ajudem-me, por gentileza!
Vou a Foz e queremos ir À Puerto Iguazu. A viagem é semana que vem. Somente hoje vi que minha identidade simplesmente sumiu!!! a pergunta é:
consigo entrar no paraguai e em puerto com minha CNH? Alguém passou por essa situação?
Li que existe um acordo entre os países em questão que aceitem a cnh, mas gostaria muito que alguém me falasse se passou por isso na prática e o que ocorreu. Abraços e obrigada.

    Minha sogra esteve lá na semana passada e não conseguiu entrar com a CNH, Zuzu. Eu acho melhor não arriscar.

    Não. Para entrar na Argentina, só vale RG (de preferência com menos de dez anos, ou com foto de você já adulto) ou Passaporte. Sem eles, você não entra nem no free-shop da fronteira. No Paraguay eu não sei, porque faz muito tempo que eu não vou, mas até uns seis anos atrás ninguém nunca me pediu nenhum documento para entrar.

    Paraguai, com certeza, afinal não pedem nada para entrar, é como se não tivesse aduana, eles não param ninguém. Puerto Iguazu, talvez. Quando eu fui haviam pessoas somente com Habilitação que conseguiram entrar, mas não é a norma.

    Cuidado com o caso Paraguaio. Mesmo que não te peçam documentos na entrada, podem te pedir na saída. E aí, vc tem um problemão para resolver…

    Fernanda,
    Boa tarde, bem como voce vai ate a cidade de puerto iguazu nao havera problema sua CNH, pois se voce prescisar viajar por exemplo: Buenos Aires ou outra cidade argentina com mais de 40Km ou permanencia de mais de 72hrs no pais vizinho. Voce tera que fazer um pedido de permisso que libera voce oercorrer tudo isto via aerea ou terrestre, porem para fazer este pedido voce tem que estar com o RG, ou o Passaporte todos originais e com sua validade em dia.
    Passaporte ( data de vencimento)
    RG ( no maximo com 10 anos apartir da data de emissao)

    Desejo desde ja boa Viagem
    se acaso nao programou sua estadia em foz com transporte e passeios, fico desde ja a disposiçao.

    45 9132-4841 vivo
    45 9974-3278 tim

    [email protected]

    wladimir simoes amaral

    Em Puerto Iguazú não se entra com CNH. Experiência própria.

    Oi, Fernanda.
    Eu estive em Foz na Semana Santa e, embora tenhamos entrado todos com a identidade “comum”, o taxista que nos levou a Puerto Iguaçu comentou que já eles aceitam a CNH.
    Parece que deu um rolo com um dos nossos congressistas, que queria entrar mas estava sem a identidade, e passaram a permitir a CNH. Coisas do Brasil… 😉

    Moro em Foz do Iguaçu então posso te passar essa informaçao, existe um acordo e agora estão aceitando a CNH, mas apenas para idas a Puerto Iguazu, além de Pto Iguazu apenas com Identidade ou Passaporte

Eu vou passar o São João no Chile e cheguei até essa página por conta da minha dúvida. Enfim, não possuo passaporte, mas sei que há esse acordo de ‘livre acesso’ pelos países da América do Sul. O que eu gostaria de saber é se quem possui RG Militares também podem usufruir desse direito. Minha carteira é da Marinha, pois meu pai é Sargento da mesma. Tirei uma SSP mas parece que não ficará pronta até o dia da viagem.

E então, corro o risco de ser barrado com minha RG Mari-SSA?

Fábio Sales
Salvador-Ba

    O melhor a fazer é consultar a cia. aérea. São eles que em última instância deixam você embarcar com o documento ou não.

    Legalmente, os comandos militares são análogos às SSP para emissão de documento de identificação. Não é como o caso de conselhos profissionais, que possuim equivalência, mas sim um poder delegado direto.

    A questão é verificar os detalhes com a cia. aérea

Estou pensando em ir com o passaporte, of course, e levar o RG para identificação, será que rola? Ou é melhor uma xerox autenticada do passaporte?

    Alô, Mayra! O que o Comandante recomenda é o uso do passaporte, mesmo. Leia o texto com atenção! 🙂

Tive que buscar ajuda diplomatica em Salto Guayra para entrar de carro no Paraguai e ir até a Posadas na Argentina. A imigracão paraguaia exigiu CARIMBO DE SAÍDA DO BRASIL em meu passporte. Em Encarnacion também exigiram o carimbo para sair. Não levei minha Cart. de identidade por ter mais de 10 anos, entretanto fui aconselhada pelo CONSULADO BRASILEIRO ,a levá-la, na proxima vez que retornasse aquele país. Achei um ABSURDO. Não precisa carimbar o passaporte no país de origem, ainda mais o Brasil que é um país livre.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito