América do Sul: RG ou passaporte?

Entrando no Uruguai com passaporte

Existe um acordo, começado no Mercosul e depois ampliado para todos os países da América do Sul com exceção das Guianas, que permite aos cidadãos circularem livremente pelas fronteiras portando apenas o documento nacional de identidade.

Ou seja: dá pra viajar (por ordem alfabética) pra Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela só com RG original.

A carteira de motorista só é aceita na fronteira de Foz de Iguaçu, mas permite viajar no máximo 30 km território argentino adentro. (Não há controle na fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.)

Porém… a questão é cheia de pegadinhas. Para começar, a carteira de identidade precisa estar em bom estado. Você tem que estar reconhecível na foto. Há quem diga que só as carteiras emitidas há menos de 10 anos têm validade. (Esta parece ser uma lenda urbana, ou pelo menos uma regrinha válida apenas para argentinos em viagem.)

O grande defeito desse acordo é que a validade da carteira é decidida ao bel prazer de quem tem o poder de deixar você passar ou não. Desde o funcionário do check-in da cia. aérea (ah, não posso deixar a senhora embarcar com essa carteira velha não) até o guardinha da fronteira do país X com o Y que pode alegar isso ou aquilo pra descolar uma propinazita.

Minha recomendação: faça um passaporte. Renove sempre o seu passaporte antes de 6 meses do vencimento. Viaje sempre com o seu passaporte. Mesmo que seja pra Argentina ou pro Uruguai.

Um passaporte dentro da validade nunca é questionado. Um passaporte com carimbos vale mais na hora de você passar por uma imigração na Europa ou pedir visto pros Estados Unidos.

E viajando com o passaporte você pode deixar o dito cujo no cofre do hotel e sair na rua, aí sim, com o seu RG.

Resumindo: dá, sim, pra viajar pra qualquer lugar e atravessar qualquer fronteira na América do Sul (fora as Guianas) só com carteira de identidade. Mas vá com o passaporte. É muito melhor.

Leia mais:

Passagens mais baratas para a América do Sul no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões com a Viator

383 comentários

Gostaria muito de obter uma informação que para mim é de suma importância: tenho um histórico de entradas e saídas de vários países da Europa dentro dos prazos pre estabelecidos e sem qualquer problema… quando meu passaporte vencer e eu renovar para um novo passaporte, perderei todo este histórico que conta a meu favor, entregando meu passaporte velho na PF??? Penso que se for assim, poderia haver uma forma de preservar minha história de bom cidadão cumpridor de meus compromissos!!!!

    Olá, Artur! Não precisa entregar não… peça para cancelarem e o antigo e fique com ele. Quem tem visto americano no passaporte antigo continua viajando com o antigo.

    Se não tiver visto americano válido nele, porém, o passaporte antigo só vai servir de recordação mesmo.

Eu, se fosse você não arriscaria. Ainda mais para Buenos Aires. Lá eles adoram um passaporte, imagina o que vão achar de uma identidade vencida? Você deveria ter providenciado isso logo que ganhou a viagem. Já poderia estar com a identidade novinha em folha.

galera o que faço? ganhei uma viagem para buenos aires para o feriado, que acontece na semana que vem e e minha identidade tem mais de 10 anos, como faço para nao perder a oportunidade e conseguir entrar em buenos aires, como ja esta tudo marcado nao tenho como nao ir, será que arrisco?

fala lucas, sim pode mano vai tranquilo tu tem que ir dereito na aduana da venezuela ali se chama “saime” tu vai mostrar teu rg vai receber um dcs temporal tipo uma folha papel carta que tem ate 90 dias habiles ai tudo legal e certinho!

Alguém sabe se eu posso entrar na Venezuela (por avião) só com RG? Tenho que ir pra lá no mês que vem e meu passaporte está vencido.

Bem pessoal..apesar do R.G valer como documento..a impressão que tive a primeira vez que fui na Argentina em 2009 foi que o pessoal de Aeroporto,Casas de Câmbio não gostam mto do RG.Tentei trocar real por peso no Banco de La Ciudad de Buenos Aires que fica dentro do Aeroparque e o pessoal da Agencia meio que fez cara feia com o RG. Ano passado voltei com o Passaporte e parece mais tranquilo.Outra coisa não percam de forma alguma o papel com o carimbo da Imigração Argentina quando passar por ela..eles vão pedir de volta o mesmo papel quando passar na imigração na volta para o Brasil.

E para quem vai alugar apartamento em Buenos Aires (ou seja, sem hotel com cofre pra deixar o passaporte), como faz, sai na rua com o passaporte mesmo? Ou arrisca deixar na mala trancada pra sair com a cópia?

Vou pra Buenos Aires daqui uma semana e nem o passaporte, nem o RG novo ficarão prontos até lá, meu RG tem 11 anos, consigo entra na Argentina com ele?

    Olá, Martha! Essa lei dos 10 anos não existe. Mas as companhias aéreas podem pegar no seu pé. É isso que o texto diz, releia com atenção.

Provavelmente não. O único documento válido no acordo do Mercosul – além do passaporte – é o RG com foto recente. Abs

Marcio Alexandre, a carta verde não é frescura, é um seguro obrigatório que todos os paises do Mercosul solicitam. Os argentinos e uruguaios também tem de pagar a Carta Verde para ingressar com seus carros no Brasil. A União Europeia também solicita um seguro de 30.000 para o ingresso de turistas em seu território. Acho que o nome é seguro Schengen.
Nas normativas e deliberações do Mercosul foi estipulado que o documento de ingresso é o passaporte ou carteira de identidade. CNH e carteira de identidade profissional ( tipo OAB) não são considerados documentos de ingresso.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito