Férias no Brasil: como fugir da chuva

Mundaú, Ceará -- sem chuva de julho a dezembro

Mais uma vez o verão começou bastante chuvoso no Sudeste (e de quebra trouxe essa tragédia da Serra fluminense, que abalou o Brasil inteiro). Antes disso, a primavera já tinha trazido frio e tempo feio à região. O que está acontecendo? O clima realmente enloqueceu? Nada disso. Por estas bandas entre Rio, São Paulo e Minas o normal é as primaveras serem frias e cinzentas e os verões, chuvosos. Só que todos os anos nos esquecemos disso, porque temos na cabeça uma noção romanceada das estações — que podem valer nos climas temperados, mas não correspondem à vida real dos trópicos.

Em outras partes do Brasil, no entanto, o que define as estações é realmente o clima, não o calendário. O nordestino sabe que o seu inverno começa em março ou abril. O paraense celebra a chegada do verão em junho; o cearense e o tocantinense, em julho. Se São Paulo ficasse na Ásia, isso que conhecemos por verão se chamaria “monções”. Você marcaria uma viagem para a praia durante as monções?

Veja a seguir as melhores épocas para viajar pelas diversas regiões do Brasil com probabilidade de menos chuva.

Litoral do Sudeste

A virada do ano e janeiro costumam ser bastante chuvosos. Quem aposta em fevereiro na praia normalmente se dá um pouco melhor. A elevada umidade da época – a mesma que provoca as enxurradas do fim de tarde – pode fazer com que frentes frias (vindas do sul) e zonas de convergência tropical (vindas da Amazônia, via Brasil Central) estacionem na região. O Espírito Santo registra os verões mais ensolarados do Sudeste (mas este ano, como se viu, também começou debaixo d’água). O clima mais gostoso para viajar só começa quando as férias escolares acabam: o outono oferece dias secos e quentes e noites agradáveis. Essas condições costumam continuar inverno adentro – prejudicadas apenas por uma ou outra frente fria (que no meio do ano passam mais rapidamente do que no início). É por isso que todos os anos as tevês mostram reportagens de praias lotadas no Rio no meio do ano (agosto é o mês mais seco do por lá). Na primavera as frentes frias são mais freqüentes e não é raro termos a sensação de passar mais frio – ou pelo menos um frio mais prolongado – do que no inverno. Veredicto: recupere-se das chuvas de verão descendo à praia nos fins de semana ensolarados do outono.

Sul

Não difere muito do tempo no Sudeste: verões úmidos com pancadas de chuva no fim da tarde e frentes frias preguiçosas; outonos secos, primaveras chuvosas. O inverno é mais seco em Santa Catarina do que no Rio Grande, onde julho e agosto são bastante úmidos. As temperaturas são sensivelmente mais baixas do que no Sudeste, então praia no inverno (e no início da primavera) é só para olhar, mesmo. Veredicto: o outono em Santa Catarina é perfeito: quem resolve pegar praia por lá entre o Carnaval e a Páscoa dificilmente perde a viagem (e de quebra não enfrenta os problemas do trânsito no verão).

Norte da Bahia ao Rio Grande do Norte

O verão da faixa leste do Nordeste corresponde totalmente ao que sonhamos para a estação: dias predominantemente ensolarados e bastante quentes. Eventualmente zonas de convergência tropical vindas da Amazônia podem nublar alguns dias (ou mega frentes frias do Sudeste podem chegar à Bahia), mas são eventualidades que justificam reclamações expressas a São Pedro. Basta abril chegar, porém, para “invernar”. O grosso das chuvas vai até junho ou julho. O estio volta a predominar em agosto, e entre outubro e dezembro é registrado o tempo mais firme, com chuvinhas rápidas e espaçadas. (Mas atenção: para o Sul da Bahia, veja mais abaixo) Veredicto: se você não quer passar o Réveillon e as férias de janeiro na chuva, já sabe aonde ir.

Ceará ao Maranhão

No litoral brasileiro voltado para o norte o verão começa mais cedo: julho já tem sol garantido todos os dias. Os meses mais esturricantes são de setembro a dezembro – conhecidos no Ceará como “os meses bró”. O segundo semestre é também a época mais ventosa, atraindo legiões de praticantes de kite e windsurfe. A partir de janeiro o inverno pode chegar a qualquer momento (ou não chegar nunca, em anos de seca brava). A época mais chuvosa, segundo o caderninho, vai de março a maio. Veredicto: prefira esta região para as férias de julho. Entre julho e agosto, pegue as lagoas cheias nos Lençóis Maranhenses.

Amazônia

A Região Norte tem duas estações: a chuvosa e a seca (que também poderia ser chamada… menos chuvosa). A época das chuvas começa em dezembro e vai até maio – e tem o seu encanto para os turistas, sim, porque é nas cheias que os igarapés e igapós são mais navegáveis. O verão amazonense começa em junho. As águas vão baixando e revelam as praias de rio lá por agosto. Veredicto: lembre-se de ir a Alter do Chão entre setembro e outubro.

Interior do Sudeste e Centro-Oeste

O verão é chuvoso, mas tanto o outono quanto o inverno têm tempo firmíssimo, dificilmente abalado pela chuva ocasional trazida pelas frentes frias que trafegam pela faixa litorânea. De abril ao fim de setembro, você não precisa levar guarda-chuva para as cidades históricas de Minas, as termas do Rio Quente, as Chapadas dos Veadeiros, dos Guimarães (e a Diamantina também, que está quase no Cerrado), o Jalapão, Pantanal e Bonito (mas aqui as águas dos rios cristalinos estarão bastante frias). Veredicto: no meio do ano, o sol sempre brilha no meião do Brasil.

Sul da Bahia

As regiões de Ilhéus e Porto Seguro têm chuvas bastante bem distribuídas ao longo do ano. Isso significa que você provavalmente vai pegar sol e chuva em qualquer época. Acredite, é uma vantagem: os verões costumam ser bem menos chuvosos que os do Sudeste, e naqueles meses de “inverno” no Nordeste mais para cima, a região sempre é uma aposta melhor. Veredicto: faça chuva ou faça sol, não deixe de ir.

Tira-teima

Está na dúvida sobre algum lugar específico? O lugar mais fácil de consultar é o site do Jornal do Tempo, que usa informações da Somar Meteorologia. Pesquise a previsão dos próximos dias no destino desejado e, quando a previsão carregar, role até o pé da página: lá você vai encontrar um gráfico de temperatura e precipitação mês a mês.

Originalmente publicado na minha página Turista Profissional, que sai toda 3a. no suplemento Viagem & Aventura do Estadão.


Onde pegar praia, mês a mês


Guias de praias: Brasil


Guias de praias: caribe

173 comentários

Olá, conheci a pouco este site e estou gostando muito.
Pretendo tirar uma semana de férias no início de maio/2011, ja li os posts sobre os resorts do nordeste mas ainda estou confusa.
Qual o melhor destino para o inicio de maio por favor?

Riq, eu tentei achar algo mais específico no perguntódromo, mas não consegui.
Meus pais estão saindo de férias na segunda quinzena de Março e querem um lugar beeem tranquilo, com praia, sem agitação, sem movimento, com boas paisagens e natureza.

Eu pensei no Sul da Bahia, mas alguns pontos acredito estarem ainda cheios nesta época. Pensei também nos Lençois Maranhenses, mas o período bom de ir começa em Junho.
Enfim, o que você me recomenda pesquisar??

Obrigada e abraços!

    Alô, Clara! O Comandante costuma dizer que praias só ficam cheias em janeiro, no réveillon, no carnaval e em feriadões. O resto do ano é tranqüilo, até julho. Em março tente Rota Ecológica, sul da Bahia ou Santa Catarina. Fora da semana do carnaval, claro! 😉

Bom dia,

Vou passar nossa lua de mel final de março e começo de abril e assim surgiu algumas duvidas de destinos.
1ª opção (Trancoso): Vi que em Salvador essa época é de bastante chuva mas no sul da Bahia me falaram que ainda ta na época de sol, agora com esse post dizendo que sempre vai ter sol e chuva vi que continua uma boa opção.
2ª opção (Fernando de Noronha) : Li em alguns lugares que nessa época é mt chuva cm não tem nada no seu post sobre essa época gostaria de saber a respeito. É mt chuva essa epoca?? vale a pena?? pergunto isso pq tipo é um lugar que quero mt conhecer, mas tipo quero ver aquele tons de azul maravilhoso no mar e se for pra la pra ver aquilo acho que pode ser um pouco frustante. O que vc acha??
3ª opção (Maceió) essa opção seria pra conhecer as praias de Alagoas tipo Maragogi, praia do gunga e outras, essa época vale a pena?? cm anda o mar??

dentre as 3 opções qual seria melhor em relação a chuva e as praias??

Agradeço pela atenção

Este ano está difícil fugir da chuva no Brasil.
Em Natal o tempo fechou desde a última quarta-feira e acho que fica assim pelos próximos dias.
Uma amiga que tinha vindo aqui antes, neste janeiro, relatou a mesma situação, poucos dias de sol na cidade e muitos dias nublados.

Caros Trips,
Pra quem quer uma praia em julho, recomendo muitíssimo as praias dos rios Araguaia e Tocantins. São deslumbrantes! As mais famosas são Caseara, no Tocantins e Conceição, no Pará. E julho/ agosto é a alta temporada do Jalapão. Preparem-se para o calor- temperatura chega aos 40 graus fácil. Nada que um mergulho no rio não resolva!

Cheguei ontem de Fortaleza. Uma semana de muita chuva. Sou nordestino e acabo de aprender que “No litoral brasileiro voltado para o norte” só depois de junho …

Como disse a Daniele, este post é de utilidade pública!! E veio bem na hora de planejar o ano. Minha meta p/2011 é ir aos Lençóis Maranhenses e descer até Jeri. Estava justamente pensando qdo seria a melhor época. Vou me programar p/agosto/setembro. Valeu, comandante!

    Lu, fiz esse trecho (na verdade, de São Luís até Fortaleza) na segunda quinzena de junho do ano passado e foi memorável.
    Minha única frustração foi não ter feito o sobrevôo dos lençóis porque o aeroporto de Barreirinhas estava interditado (não sei se ainda está, mas certamente voltarei lá para sobrevoar os lençóis).

    Olá, Lu! Não deixe para muito tarde em setembro, não! Lembre-se que as lagoas estão cheíssimas no fim de junho e vão secando lentamente.

Mto bom!!!
Alguém tem alguma indicação do que fazer em Floripa com chuva??
Tem previsao de chuva até o final do mes 🙁
Valeu

    bem, eu daria um pulo até São João Bastista e me esbaldaria de comprar sapatos nas lojas da estrada. Também faria um passeio pela Lagoa da Conceição com o ônibus-barco que sai ao lado da ponte das Rendeiras e pararia em qualquer restaurante que o “motorista” me indicasse – e comeria muito camarão a preços bem mais módicos do que nas Rendeiras. Iria a Santo Antônio de Lisboa e passearia pelo bairro – se possível, almoçaria por ali também 🙂 Se não estiver chovendo muito, no sul da Ilha iria à Lagoa do Peri no fim da tarde ver o pôr do sol mais incrível do mundo (bem não tão fim da tarde assim, lá pelas 4-5h), atrás dos montes.

    Fugindo ida aos 3 Shoppings da Cidade. E as muitas horas de trânsito que as chuvas causam.

    Museus e Palácio Cruz e Souza, talvez a mais bela edificação do centro de Florianópolis e Catedral, ambos ao redor da Famosa Praça XV e sua Figueira (porém com chuva debaixo dela caem gotas enormes pelo acumulo de d’água).
    https://www.guiafloripa.com.br/mhsc/

    Outro museu próximo e de vistação válida é a casa e Museu Vitor Meirelles, o pintor da primeira Missa do Brasil e da Batalha do Paraguai, ambos obras no Museu de Belas Artes no rio de Janeiro. no museu exitem exposições temporarias e algumas obras de menor expressão do Vitor Meirelles.
    http://www.museuvictormeirelles.org.br

    No centro ainda, vistaria o Mercado Público, observar os peixes e frutos do mar a venda, tomar um chopp e comer um Pastel no Famoso Box 32. Na volta passaria no largo da Alfandega.
    https://www.box32.com.br

    Pode ir no Forte São José da Ponta Grossa, na praia do Forte.
    https://www.guiafloripa.com.br/turismo/fortes/ponta_grossa.php3

    Na BArra da Lagoa, no leste da ilha, existe uma das sedes do Projeto Tamr, com um criador das belas Tartarugas Marinhas.
    https://www.tamar.org.br/cv_sc_barradalagoa.php

    Passeios de Scunna, se não tiver vento é uma boa também, você vistará o Forte de Anhatomirim e um Passeio belas baias da Cidade. com sorte avistará os Golfinhos na Baia dos Golfinhos.
    Diferença que vc não mergulhará, e as fotos ficarão com fundo triste.

    Abaixo da Ponte Hercílo Luz, tem um Forte da época Colonial e o Museu das Armas, sobre a história dos Bomberiros e a Polícia Militar.

    Passeio até o Ribeirã da Ilha, no sul da ilha e sentar no Ostradamus ou Porto do Retrato e cair no Pecadao da Gula e esbaldar-se de ostras, Lulas e Camarão. Programa $$$, mas excelente.
    Na cidade possui uma ampla gastrônomia Internacional, de Tailandeses, Japoneses, Mexicanos, Franceses, Portugueses, Argentinos, fora as já tradicionais casas de Frutos do Mar.
    Temos Boliches, Kart Indoor, Pista de Patinação.
    Porém sempre a cidade fica mais bela com Sol.

    Fiz quase um post. Depois monto e coloco no meu Blog também.
    QQr coisa estamos a disposição.

    Obrigada Gustavo e Cristina,
    Ainda bem que hj e ontem meio que deu um solzinho, assim dá mais vontade de sair e as fotos ficam bem melhores, dicas anotadas!!
    fico até mes que vem, agora tenho mais opcoes de programa!
    Valeu

    Kely
    Vc. está esquecendo que está na Santa e BELA Catarina. Em um raio de 100km.(máx.1h),com boas estradas; tem mais de 200 praias.Tanto ao sul quanto ao norte.Vida noturna “bombando” com gente bonita.Restaurantes os mais variados. Lembre-se q. pode estar chovendo em Balneário Camboriu mas não em Garopaba.Passeios em Nova Trento,Blumenal, Pomerode,etc…
    Passeios de escuna, fortes antigos restaurados, museus, mergulho, surfe, banana boat, jet, ufa!
    Desculpe; mas do que é mesmo que vc. mais gosta?
    Ps. não se esqueça de levar seu protetor solar junto; senão periga levar um sapecão.

    Oi Wagner!
    Obrigada pelas dicas, considero só de Floripa pra cima para sair, pq descendo a 101 tá horrível depois de Palhoça, infelizmente tem poucos trechos bons, mas 101 ao norte já temos ótimas opções 🙂
    Gosto bastante de esportes, praia tranquila, transito nao 😀 (meio impossivel nessa época por aqui)
    Valeu as dicas

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito