Santiago: metrô, táxi, Uber, ônibus ou carro alugado?

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Santiago do Chile

Com metrô bastante eficiente e bairros predominantemente planos, Santiago é bastante fácil de destrinchar pelo turista desmotorizado.

  • Chegando pelo aeroporto

Táxi

Não há por que se estressar. Ao desembarcar, você naturalmente vai passar pelos guichês dos táxis oficiais. Há duas opções: o táxi comum, que vai pelo taxímetro, e o táxi especial, que é tabelado. Como os taxistas de Santiago não são lá muito confiáveis, é melhor ir direto no especial. A corrida vai custar entre 20.000 e 25.000 pesos (108 a 135 reais, ao câmbio de agosto/2017) e você pode pagar no cartão de crédito. Sem engarrafamentos, o percurso até o seu hotel vai levar entre 30 e 45 minutos.

Os táxis estão disponíveis 24 horas. Caso você vá chegar de madrugada no seu hotel, reserve desde a noite anterior e avise o horário de chegada por email.

Van

No mesmo balcão dos táxis você encontrará o serviço de trânsfer compartilhado em van. Custa 8.000 pesos por pessoa (43 reais ao câmbio de agosto/2017). Como a van precisa lotar para sair e vai parando nos hotéis para deixar os passageiros, o percurso deve levar entre 1h e 1h30. (Na minha opinião, só vale a pena para viajantes desacompanhados; em duas pessoas a van já sai 2/3 do preço do táxi...)

Ônibus + metrô

A maneira econômica de sair do aeroporto é com os ônibus da Tur-Bus ou da Centropuerto. A passagem custa 1.700 pesos (9 reais ao câmbio de agosto/2017) e leva ao centro de Santiago, com parada na estação Pajaritos do metrô (linha 1).

Os ônibus da TurBus continuam até o Terminal Alameda (a principal rodoviária, na estação Universidad de Santiago do metrô) e os da Centropuerto, até a estação Los Héroes do metrô (Centro de Santiago). Ambas estações também fazem parte da linha 1 do metrô.

Se continuar a viagem de metrô, você vai gastar entre 610 e 740 pesos mais (3,20 a 4 reais, ao câmbio de agosto/2017). Você também pode chamar um Uber.

Os ônibus da Centropuerto saem de 10 em 10 minutos entre 6h e 23h30; entre a meia-noite e as 6 da manhã há um ônibus a cada hora cheia. Os ônibus da TurBus saem a cada 10 minutos entre 5h e 1h.

  • Táxi e Uber

Evite andar de táxi em Santiago. O nível de reclamação dos leitores sobre táxis em Santiago só aumenta; está bem maior do que era o de Buenos Aires há alguns anos (veja aqui).

As principais queixas dos leitores são:

  • Taxímetros adulterados
  • Itinerários mais longos do que o necessário
  • Golpe da nota errada (o taxista substitui rapidamente uma nota de 10.000 por uma de 1.000 e diz que o passageiro errou)
  • Informações erradas (se você pega um táxi no ponto do shopping Parque Arauco para ir ao metrô, o taxista dirá que a estação está fechada)

Prefira andar de Uber. Não é perfeito, mas você passa menos perrengue. As tarifas são convidativas: de UberX as corridas dentro da cidade ficam entre 2.000 e 3.000 pesos (entre 11 e 17 reais, ao câmbio de agosto/2017). Quando voltei ao aeroporto, numa sexta-feira à noite, o UberX saiu 13.500 pesos (72 reais ao câmbio de agosto/2017).

De todo modo, prepare-se para duas pegadinhas:

  • O Uber é totalmente irregular; o motorista vai pedir para que um passageiro vá no banco da frente
  • É muito comum o motorista cancelar a corrida logo depois de aceitar. Houve uma corrida minha que só foi adiante com o quarto motorista que aceitou

Para se conectar à internet e pedir seu Uber, você pode usar o wifi do seu hotel ou restaurante, ativar o plano de roaming internacional de dados da sua operadora (normalmente custa R$ 39,99 por dia) ou comprar um chip local (veja aqui).

  • Metrô

É o meio mais conveniente para se locomover no eixo Centro - Lastarria - Bellavista - Providencia - Costanera Center. O horário de funcionamento é das 6h às 23h30 (as bilheterias fecham às 23h). O preço da viagem varia conforme o horário -- fica entre 610 e 740 pesos chilenos (entre 3,20 e 4 reais, ao câmbio de agosto/2017).

Para andar no metrô, compre na bilheteria um cartão ('tarjeta') Bip. Custa 1.550 pesos (8 reais, ao câmbio de agosto/2017) e deve ser carregada com créditos para as suas viagens.

Você vai usar sobretudo a linha 1, vermelha. Estações-chave: Universidad de Santiago (rodoviária para Valparaíso e Viña del Mar), Universidad Católica (noite do barrio Lastarria), Baquedano (noite de Bellavista), Manuel Montt e Pedro de Valdivia (Providencia), Tobalaba (Costanera Center e baldeação para a linha 4, azul, que vai até as vinícolas Cousiño Macul e Concha y Toro) e Escuela Militar (Omium Center, de onde saem as vans para Valle Nevado e Farellones).

Para turistar no centro, faça baldeação em Baquedano para a linha 5, verde, e desça na estação Plaza de Armas (veja roteiro para turistar no Centro de Santiago aqui).

Atenção: há batedores de carteira agindo no metrô. Cuidado com bolsa, mochila, celular e carteira. Se estiver portando passaporte ou cartões, use doleira. Veja mais aqui.

  • Ônibus

Há poucos anos o sistema de ônibus de Santiago foi inteiramente reformulado à maneira de Curitiba, com linhas-tronco que trafegam por corredores desimpedidos e linhas alimentadoras até estações de transbordo. Não cheguei a usar, mas não deve ser difícil de entender não. É preciso subir no ônibus com a tarjeta Bip. Para andar de ônibus em Santiago, baixe o aplicativo Moovit, que traça seu itinerário em tempo real.

  • Carro alugado

O trânsito em Santiago é bem complicado, e vem com pegadinhas: avenidas que invertem o sentido de acordo com o horário, vias expressas com pedágio... Os estacionamentos costumam ser pagos (a maioria funciona em subterrâneos; outros são controlados por flanelinhas oficiais com maquininhas). Eu já aluguei carro em Santiago, e digo por experiência própria: não compensa.

Se você está pensando em dirigir para Valle Nevado ou qualquer outra estação de esqui, tire essa idéia da cabeça. É um trecho repleto de curvas, que oferece muitos perigos no inverno, quando a pista pode ficar escorregadia com uma fina capa de gelo e será preciso usar correntes nos pneus.

O carro só se justifica para passeios aos arredores (Valle de Casablanca, Isla Negra, Valparaíso, Viña del Mar), mas ainda assim, pense duas vezes. No Valle de Casablanca você não vai poder beber. Em Isla Negra, Valparaíso e Viña, nunca deixe pertences no carro, porque há quadrilhas especializadas em identificar carros de turistas. Nem os porta-malas estão a salvo.

  • A Valparaíso e Viña del Mar

A Turbus Tur-Bus tem ônibus saindo a cada 10 ou 15 minutos do Terminal Alameda, uma rodoviária que fica pegada à estação Universidad de Santiago do metrô. É possível também embarcar no Terminal Pajaritos, ligado à estação Pajaritos do metrô (linha 1), já na saída para o litoral. A passagem de ida custa desde 2.700 pesos (15 reais, ao câmbio de agosto/2017). Valparaíso e Viña existe um metrô de superfície, o Merval, que funciona até às 10 da noite. Veja um roteiro de passeio em Valparaíso e Viña aqui.

Só recomendo alugar carro para ir a Valparaíso/Viña se você montar base no litoral para visitar Isla Negra e o Vale de Casablanca. Mas, como já disse mais acima, não faça essas visitas com bagagem dentro do carro. Há especialistas em arrombamentos que identificam carros de turistas, e nem o porta-malas está a salvo.

  • A Valle Nevado e Farellones

Para que arriscar com as curvas e o gelo na pista, se não falta quem leve à montanha?

Você tem duas opções: pegar um dos vários tours oferecidos pelas agências de Santiago, ou pegar as vans que, durante a temporada, saem toda manhã do shoppingzinho Omnium Mall, na av. Apoquindo, 4.900 (a três quadras da estação Escuela Militar do metrô). O transporte a Valle Nevado pela SkiTotal sai 18.000 pesos ida e volta (97 reais, ao câmbio de agosto/2017). O transporte a Farellones pelas vans do complexo El Colorado sai 12.000 pesos ida e volta (65 reais ao câmbio de agosto/2017). Veja os detalhes: para Valle Nevado, aqui; para Farellones, aqui.

  • A Mendoza

Alugar um carro e atravessar fronteira requer que isso seja negociado de antemão com a locadora (que equipará o carro segundo a legislação do país vizinho e providenciará os seguros necessários). Prepare-se para perrengues extras na fronteira. Se estiver pensando em alugar num país e devolver no outro, tire seu esquizinho da neve: se não for impossível vai ser caríssimo.

Posso sugerir? Vá de ônibus, é prático, barato e lindo (leia aqui).

Leia mais:

139 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Renato
RenatoPermalink

Olá Janasp.

Quando vc aluga o carro vem com um aparelhinho que serve para cobrar algo como um "pedágio metropolitano", em Santiago.
Já nas estradas você paga nas cabines mesmo, igualzinho no Brasil. Para Viña creio que foram 2 ou 3 pédagios de mais ou menos 2 mil pesos (uns sete reais).

Abs

Daniel
DanielPermalink

Vou ficar 2 semanas em Santiago/Mendoza (talvez litoral). Meu embarque é dia 13 de Abril. Nenhum chance de eu pegar Neve? Consigo ir a Valle Nevado, Farellones ou alguma outra, nem que seja para conhecer?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniel! Nenhuma chance de pegar neve.

Está bem claro neste post:
http://www.viajenaviagem.com/2010/07/santiago-com-neve-um-dia-entre-valle-nevado-e-farellones/

Marcelo
MarceloPermalink

Olá,

Tem ônibus de vina del mar até o aeroporto logo de manhã??
Meu voo sai perto do meio dia, se não houver ônibus terei q alugar um carro.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Se você for de ônibus, saia o mais cedo que puder. Você vai ter que descer na estação Pajaritos (a primeira de Santiago) e lá pegar um táxi ou o ônibus para o aeroporto. Conte em levar umas 2h30 no trajeto inteiro.

Seu hotel em Viña deve saber de vans ou táxis.

Dai
DaiPermalink

Olá, Parabéns pelo site, adorei.. muito didático. Vou com meu marido pela primeira vez no início de março para Santiago( já sei que não haverá neve)gostaria de duas dicas:
1 - mesmo sem neve faz muito frio?
2 - dia 11/03 é aniversario do meu amor e gostaria de fazer uma surpresa, tem alguma dica?

Agradeço desde já

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Dai! Em março as temperaturas vão estar mais amenas. Para dicas sobre o que fazer na cidade, visite:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Joanna
JoannaPermalink

Boa tarde! Adorei as dicas! Tenho uma viagem ao Chile no final de março e queria ir até Isla Negra. O melhor é ir e voltar de Santiago no mesmo dia ou me hospedar lá por uma noite?
Vou ficar seis dias (chego em uma segunda-feira e volto no domingo cedo). Você acha que é viável fazer um roteiro Santiago / Puerto Varas (de avião) / San Fernando / Isla Negra? Ou estou querendo demais? rsrs
Obrigada pela atenção

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Joanna! Está muito bem explicado no texto.

Isla Negra é possível fazer em bate-volta. Você pode dormir em Valparaíso se quiser aproveitar Valparaíso num fim de semana.

O Ricardo Freire recomenda de 3 a 4 dias em Puerto Montt. Não dá para fazer a sua viagem segundo os parâmetros recomendados pelo Ricardo Freire.

Vinicius
ViniciusPermalink

Ola!!!

Estou indo para Santiago dia 26/04 e partindo para Puerto Montt no dia 27/04 aonde fico ate o dia 30/04.
Cotei tranfers tipo Aeroporto / Hotel em Santiago e em Puerto Montt mas achei carissimo pela agencia!
Tem alguma opiniao? Vou ficar hospedado em Puerto Varas.

Obrigadoo!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vinicius! Trânsfer é mais caro do que táxi.

Em Santiago o táxi custa o equivalente a 30 dólares.

Em Puerto Montt você encnotrará táxis no aeroporto. Nesta região é interessante estar de carro alugado.

Eraldo Ckeber
Eraldo CkeberPermalink

Eu preciso ficar dois dias Santiago e de levar viajar de ônibua a Bariloche. Algum hotel com preço entre 70 e 100 reais que estivesse num itinerário de coletivo a partir do aeroporto?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eraldo! De ônibus você vai até a estação Pajaritos do metrô e de lá segue ao centro, onde há hotéis em conta.

Não há transporte entre Santiago e Bariloche. Você vai precisar ir de ônibus a Puerto Varas (11 horas de viagem), então fazer a travessia (mais 6 horas).

Manuela
ManuelaPermalink

Boa noite! Estou indo a Santiago no inicio de maio,qual o melhor lugar para hospedagem? O que não posso deixar de fazer? Tenho chance de pegar neve?
Obrigada!

Allani
AllaniPermalink

estou indo no final de maio. Existem opçoes de cia de onibus de Santiago a Pucon? Qual a melhor? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Allani! Aqui você encontra as opções:
http://www.pucononline.cl/articulo.php?p_id_seccion=20

Get
GetPermalink

Ola!
Parabens pelo site.

Estarei indo pra Santiago em 22/maio. Pergunto:

Chance de neve? Farelones ou Vale Nevado?
Algum hotel recomendado?
Agradeço pela resposta.
Abração

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Get! Leia sobre neve neste post:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Marcelo
MarceloPermalink

Estou indo para Santiago com um grupo de 08 pessoas (04 casais) de 07 a 14 de julho e pensamos em alugar uma van com motorista que ficaria por estes dias exclusivo para nosso uso com passeios para as estações de esqui e Viña e Valparaiso. O que acha da idéia? Poderia sugerir alguma empresa para isso. Ou acha que poderíamos alugar só por 02 ou 03 dias e os demais (dentro de Santiago) usar metro e taxi.
Obrigado e parabéns pelas dicas

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Você acha todas as informações aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Teresa Wangg
Teresa WanggPermalink

Bom dia !

Estarei em Santiago com minha familia. Como vamos ficar 11 dias, gostaria de saber mais sobre os lugares fora ou aos arredores de Santiago que poderiamos conhecer indo e voltando todos os dias. Quais são as opções que realmente valem a pena ? Para esses casos vale apena alugar um carro ? Sou eu, meu marido e 3 filhos. E quanto ao Vale Nevado, qual a melhor forma de ir e se em um dia da tempo de curtir ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Teresa! Tudo o que você procura está neste post:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Teresa Wangg
Teresa WanggPermalink

Olá !!

A estação de esqui do Vale Nevado é paga a entrada? Quanto custa ? Vale apenas comprar antes, ou na hora que chegar lá ?
E em relação ao ticket do metro, qual o valor? Vale apena comprar o ticket que inclui todas as linhas incluindo onibus?
Os museus como outras atrações em Santiago são cobradas entradas? Qual a media de preço ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Teresa! Sobre combinação metrô e ônibus está explicado no texto.

Não se paga para entrar em Vale Nevado, mas não é barato chegar lá.

Leia sobre valores e entre nos links dos principais museus neste post:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Fernanda
FernandaPermalink

Olá!!

Existem outras estações de esqui sem ser Vale Nevado? P/ quem nao quer esquiar, mas quer só curtir o visual, qual vc recomendaria? E em relação a preço?

Gostaria de visitar alguma vinícola também. Vc tem idéia do preço e qual vinícola é legal? Já ouvi falar da Concha y Toro.

Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! Você tem acesso a todas essas informações a partir deste post:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Bianca
BiancaPermalink

Olá!!! Parabéns pelo blog, minha mãe me indicou e gostei muito.
Estou indo para Santiago em junho (feriado de Corpus Christi) e fiquei preocupada com a localização do hotel que reservei. É o Kennedy Hotel. Fica no Alto de Las Condes e pelo que vi aqui no blog não há metro por perto. Vou com meu marido, somos um casal jovem e gostamos muito de bons restaurantes. O que devo fazer, ficar com este hotel ou cancelar a reserva e ficar em um que tenha o metro mais prómixo.
Obrigada!!!
Um abraço

Antonio
AntonioPermalink

Boa noite, desculpe o pitaco mas vc deve ficar perto de um metro, é muito facil se localizar e andar. Em providência é muito legal de dia e sossegado à noite. Fique em um Apart, vc pode cozinhar, fica mais barato. A cotação do real em relação ao peso é de 245 pcl para 1 real.Sendo assim, calcule uma refeição a 5000 pcl em lugares comuns e 10000 em bons rstaurantes por pessoa mais bebidas e "propinas". boa viajem

LAURA
LAURAPermalink

Oi, uma colega voltou de Santiago agora, após a semana santa, e ficou impressionada com os preços de lá. Decerto que ela é meio muquirana, mas será que tem razão em dizer que o prato indivual nos shopings custa em méida R$60,00? É tudo caro assim em Santiago?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Laura! Comer em santiago é um pouco menos caro do que no Brasil, mas não é barato. Cuidado com conversões de preços, as pessoas se enganam, arredondam e exageram.

Pedro
PedroPermalink

Olá Amigo, que trabalho bacana, sempre que viajo seu site é minha referencia, acabamos de voltar de Noronha e passaremos esse feriado em santiago porém meu tempo é curto pois chego na sexta (na verdade as 2am de sábado) e terei:
sabado - o dia todo
domingo - o dia todo
segunda - meu voo sai as 13:40 - Então ainda resta um tempo para pequena caminha e café a cerca do hotel.

As opções que tenho de hotéis são: Hotel Bonaparte, Hotel NH Ciudad de Santiago e Hotel Park Plaza - Você destacaria um desses ou indicaria algum outro que ;e ainda mais charmoso, elegante e bem localizado?

Que roteiro você me recomendaria para cada um dos dias? Só o highlight que monto o restante pelas tuas dicas no site, exemplo: Sábado vá a Valparaiso, DOmingo passeio por santiago a pé.

Pode destacar restaurantes bons para almoçar e jantar nos roteiros?

Acho que estou abusando... mas me ajudaria muito

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pedro! Dois dias é bem pouquinho para uma cidade como Santiago. Tome por base o roteiro elaborado pelo Comandante e enxugue para caber no tempo de que vocês dispõem:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Aline
AlinePermalink

Boa Tarde, estou indo para Santiago neste sabado(21 de abril,chego provavelmente as 23 hs e gostaria de saber se para utilizar as vans (transfer ate o hotel) necessita de reserva, quero gastar pouco com o transfer , mas nao gostaria de ter que utilizar dois transportes.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aline! Não é necessário reservar, mas não sabemos se haverá vans à hora que você vai precisar (conte em levar até uma hora entre a aterrissagem e a saída do aeroporto). Vale a pena investir 30 dólares no táxi.

Simone
SimonePermalink

Vamos parar na cidade em uma conexão entre vôss, de 4h. Será que dá tempo de pegar o tranfer, bus ou metrô e dar um voltinha no centro ou conhecer alguma parte da cidade? O que indicaria? (visto que o aeroporto é distante do centro, e só o tempo de deslocamento já vai "comer" parte do tempo)
Quanto tempo demora em média do aeroporto ao centro? (ou á alguma localidade que valha a pena conhecer por lá)

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Simone! Com trânsito, o percurso pode levar uma hora. Você precisa estar de volta uma hora antes do vôo. Não dê sopa para o azar, fique no aeroporto.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/01/intervalo-entre-voos/

Diego / Blog Meus Roteiros de Viagem

Diego / Blog Meus Roteiros de Viagem
26 de abril de 2012 às 16:29 | Permalink | Responder
Estive em Santiago na semana passada e publiquei quatro posts no meu blog envolvendo esse assunto de locomoção pela cidade.

Na chegada utilizei o transfer da empresa Transvip do aeroporto para o hotel. Estavamos em dois e tivemos que optamos por um veículo exclusivo que custou 36 dólares (R$72,00). Foi prático e eficiente, recomendo.
http://www.meusroteirosdeviagem.com/2012/04/aeroporto-santiago-chile-transfer.html

No primeiro dia fiz passeios pela cidade a pé, de taxi e de metrô. Não tive uma boa experiência com taxistas, apesar de ser um serviço barato. E o metrô eu não gostei muito, achei apertado e escuro, mas possui uma rede bem extensa que serve os principais pontos turísticos da cidade, então vale a pena.
http://www.meusroteirosdeviagem.com/2012/04/taxi-metro-mapa-santiago-chile.html

Cheguei a pensar em utilizar os serviços da Turistik ou Turistour para ir a Valparaiso e Viña del Mar, mas acabei desistindo. Os motivos podem ser encontrados no post: http://www.meusroteirosdeviagem.com/2012/04/agencia-passeio-tour-santiago-chile.html

Aluguei um carro com a United Rent a Car nos dois últimos dias. Ela possui um escritório no bairro Providencia e tem um preço muito melhor que as outras locadoras. Permite retirar e entrega o carro no aeroporto, mesmo não possuindo um escritório lá. Recomendo!
http://www.meusroteirosdeviagem.com/2012/04/aluguel-carro-santiago-chile-united.html

Abraço,
Diego

Evanildo Ribeiro
Evanildo RibeiroPermalink

Olá, irei para Santiago no inicio de Junho, na primeira semana. Existe a possibilidade de pegar neve? De as estações estarem abertas?
Estou fazendo os meu roteiro baseado nos relatos do site. Muito bom.

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Evanildo! Leia tudo sobre uma primeira viagem a Santiago aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Francisco
FranciscoPermalink

Rick, viajo agora em maio. Qual a melhor opção para um passeio de 1 dia, bate-e-volta? Portillo, Vale Nevado, Farelones... Não vou esquiar, ainda que tivesse neve. Vale a pena ir lá nessa época? o que há para se fazer? Obrigado,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Francisco! Aqui quem responde é A Bóia.

Leia aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Rodrigo
RodrigoPermalink

Olá Bóia!

Primeiramente, parabéns pelo site! Sempre estou o lendo para minhas viagens!!

Já li os posts sobre como fazer um bate e volta de Santiago a Vina del Mar/Valparaíso e estou quase decidindo pelo ônibus + metrô de superfície, porque acho que deve ser um saco a excursão e definitivamente não sou carromaníaco!

Mas me tire, se possível uma última dúvida: o que se tem para conhecer nas duas cidades dá para fazer a pé, ou terei que ficar pegando vários taxis? São grandes as cidades? Em qual das duas em geral se leva mais tempo (claro, sei que depende de cada um!)?

Abraços!

Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! Em Valparaíso você sobe ao Cerro Alegre e lá anda a pé.

Os "pontos turísticos" de Viña del Mar, seus palacetes, estão fechados.

Neste post você encontra links para roteiros pela cidade:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Silvia
SilviaPermalink

Olá, Boia! Para o visitante dos shoppings Las Condes e Parque Arauco, existe algum sistema de transfer a partir dos hoteis e posterior devolução do turista de volta a eles? Também gostaria de saber se existem outras formas de passear em Valle Nevado por um período sem ser através da Turistik e Turistour? Acho o passeio deles muito caro pelo que oferecem...

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvia! Leia sobre tudo isso neste post:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Leonardo
LeonardoPermalink

Ola, adorei as dicas, mas chego numa quarta a noite e vou embora no domingo pela manha....adoro vinho, mas quero conhecer um pouco outras coisas...o q vc sugere?

Giselle
GisellePermalink

Olá, somos uma familia de 5 pessoas( um casal e 3 filhos adolescentes) que iremos ficar em Santiago de 3 a 9 de julho de 2012.Nos hospedaremos no hotel Times Suites em Las Condes. O que voce recomendaria para nosso roteiro la? A nossa hospedagem esta adequada? O hotel é bom? Queriamos ir as vinicolas e Valle Nevado. Vale a pena dormir em Santa Cruz? Agradecemos antecipadamente.Abraco, Giselle e Nestor.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Giselle! Por favor leia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Lacerda
LacerdaPermalink

Ola´!

Vamos para Santiago no final de novembro. Estaremos em 2 casai e 2 crianças, de 2 e 4 anos de idades. Vc sabeia informar se as empresa que oferecem tours (vina del mar, por ex) possuem cadeirinhas de carro para crianças? Se não, acho que alugar uma minivan, para 7 pessoas, será a unica opção, né? Alguma sugestão de lugar para alugar carro?

Alguma sugestão de um apart hotel, com boa estrutura e bom preço na região da Providência?

Valeu

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lacerda! Não sabemos quanto a cadeirinhas das empresas de tours.

Tudo o que sabemos sobre Santiago e o Chile você pode achar a partir deste post:

http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

igor
igorPermalink

Ola ! estou indo para o Santiago em Julho e estou com um duvida vou sair de Santiago para Santa Cruz em 12/07 pela manha e tenho que retornar para Santiago para pegar o avião no dia 15/07 pela manha. Vc sabe qual o tempo de viagem entre Santiago - Santa Cruz? Tenho como sair de Santa Cruz dia 14/07 na parde da noite para chegar pela manha em Santiago no dia 15/07 bem cedo? Pq dependendo do tempo tenho que fechar mais uma diaria em Santa Cruz. Onde posso ver horarios e valores de passagens de onibus!?

Muito Obriagao

Igor

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Igor! Durma na véspera em Santiago. Leia sobre distâncias ao vale do Colchagua aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

A Bóia
A BóiaPermalink

Para mais informações, clique aqui:

http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/