Caribe, Lima, Panamá, Caracas, Bogotá: pediram vacina pra você?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Certificado internacional de vacinação contra febre amarela

Eu estava numa sala de embarque de Cumbica, prestes a pegar o vôo para St. Maarten, quando fui reconhecido por leitores gaúchos. A Gol não tinha deixado que eles embarcassem para Barbados por falta de certificado de vacina amarela; então eles pagaram uma multinha e trocaram a passagem para St. Maarten.

Não entendi nada. Até onde eu sabia, Barbados não exigia vacina para quem viesse do Sudeste ou do Sul; e St. Maarten exigia vacina de todo brasileiro. (Eu tinha inclusive feito meus companheiros de viagem se vacinarem às pressas, uma semana antes do embarque, para a vacina ter validade.)

Pois bem. Alguns dias antes, a Sylvia tinha tuitado que não é necessário vacina para Lima. Mas dias depois a Adriana contaria que o check-in da Taca em Guarulhos impediu seu embarque rumo à Costa Rica por falta de vacina válida.

O que me traz de volta à recomendação de sempre: tome o quanto antes a infeliz dessa vacina e desencane desse pormenor pelos próximos 10 anos de viagens. Largue dessa vida de sair pesquisando que nem louco na internet ou ligando para as companhias aéreas ou pra Anvisa (0800-642-9782, 2a. a 6a., das 7h30 às 19h30, outra dica da Sylvia) pra saber se precisa ou não precisa.

Na internet quase sempre você vai encontrar a informação de que é necessário; na vida real, só conferiram a minha vacina na África e na Ásia. (Em nenhuma das ilhas do Caribe para onde fui nenhum funcionário de imigração jamais se deu ao trabalho de procurar o meu certificado.) Mas para que ficar na mão de um atendende de check-in de companhia aérea, não é mesmo? Bora tomar a vacina, gente (saiba como clicando aqui).

Isto posto (ficou claro? minha posição é: tome a vacina e desencane por 10 anos) continuo curioso para saber o que acontece na vida real de quem viajou para (ou apenas fez conexão em) Lima, Bogotá, Caracas, Santa Cruz de la Sierra, Panamá, Barbados, Aruba, Curaçao, St. Maarten, Punta Cana, Cuba. Alguém em algum momento pediu o seu certificado de vacinação contra febre amarela? O vendedor do pacote? O funcionário do check-in da companhia aérea? O agente da imigração do país da conexão/do desembarque?

Se você viajou para um desses lugares recentemente, por favor colabore com a enquete. (Procure ser o mais completo possível: a operadora exigiu, mas depois ninguém viu. Ou: conferiram no check-in e no desembarque também. Etc.)

Se você ainda não viajou, leia os comentários -- mas siga o meu conselho: tome a vacina e desencane por 10 anos.

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


373 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Adriano
AdrianoPermalink

Olá Pessoal, estou indo pro Canadá neste fim de semana e fiquei sabendo somente agora que preciso da vacina contra a febre amarela, estou indo pela Copa, não sei oq fazer, se desisto da viagem ou arrisco em ir, não sei oq fazer, se alguem puder me ajudar agradeço muito.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriano! Não é preciso vacina para o Canadá, e o Panamá não exige vacina de quem faz conexão.

Você chegou a ler o texto e os comentários anteriores?

Alexandre
AlexandrePermalink

Oi, vou pro Panamá sexta-feira e acabei de descobrir que preciso da vacina e nao tomei, devo arriscar ir sem? o que devo fazer?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alexandre! Pelo relato de outros leitores, eles não são rígidos quanto a isso no Panamá. Recomendamos a todos se vacinarem para não passarem pelo stress que você passará.

Alexandre
AlexandrePermalink

Bom, tomei a vacina hoje!
To levando a carterinha da anvisa, seja o que deus quiser, depois aviso como foi!

Stefanie
StefaniePermalink

Pessoal, o site da ANVISA diz que não existe nenhuma exigência sanitária para viajar ao Peru. Dá pra confiar?

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Stefanie, Estive em Lima em abril passado e não pediram o certificado de vacinação.

Stefanie
StefaniePermalink

Obrigada Lu, estava preocupada pois só pude tomar a vacina hoje por causa de medicação que eu estava tomando e viajo na quarta-feira. Vi também no site da OMS no pdf que não é exigido. Estou mais tranquila agora. smile

Tobias
TobiasPermalink

Olá, pessoal! Tudo bem? Viajarei daqui a dois dias para Portugal e o site da Anvisa diz que eu precisaria de vacina para a febre amarela. Não tomei a vacina, o que eu faço? Desisto da viagem, ou vou assim mesmo, apostando que eles não sejam tão rigorosos quanto a isso?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tobias! Em Portugal não exigem, não.

Stefanie
StefaniePermalink

Bóia, essa é uma dúvida minha: podemos confiar no site da Anvisa para vacinação?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Stefanie! Claro smile

Ana Luiza Lima
Ana Luiza LimaPermalink

Pessoal, como é o caso da Colômbia? No site da OMS vi que não é obrigatório, mas, em alguns relatos vi que foi exigido sim, sabem me dar um notícia atual? Vou para Cartagena. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Luiza! A Colômbia não tem exigido vacina contra febre amarela, mas a gente recomenda tomar e não ter mais essa preocupação.

Leia mais:
http://www.viajenaviagem.com/2013/03/febre-amarela-onde-tomar-a-vacina-e-como-emitir-o-certificado-internacional-para-viagem/

Bruno Diniz
Bruno DinizPermalink

Ola Boia,

Vou embarcar para Punta Cana no proximo sabado (13/07) e so tomei vacina contra febre amarela hje (10/07). Amanha vou na ANVISA pra tirar a Certificaçao Internacional.
Vou voar pela GOL e acredito que o voo é direto para Punta Cana sem conexao no Panamá. Será que posso ter problemas na entrada de Punta Cana?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bruno! A Gol voa via Caracas. Não devem pedir o certificado -- ainda bem, porque a vacina só começa a valer 10 dias depois de tomada. wink

cristiano teixeira
cristiano teixeiraPermalink

estou indo para o mexico dia 24-07-2013 e ainda não achei uma unanimidade em respostas se preciso ou não da vacina da febre amarela se puder me ajudar obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristiano! Há unanimidade, sim. Não precisa, nunca precisou, nunca precisará grin

Joao guilherme
Joao guilhermePermalink

Olá, Portugal exige ou nao o cartão? de acordo com esse link ele precisa : http://www.aip.ufv.br/modelos/Inf_Vacinas.pdf

boia me tire a duvida por favor, viajo sábado pra PT. Tomei a vacina hoje (inferior a 10 dias).

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, João Guilherme! Não exige. Só países dos trópicos exigem. Não há febre amarela fora dos trópicos.

Érica
ÉricaPermalink

Vou para cancum com conexão no panama e ainda não tomei a tal da vacina que está em falta. Falatm 12 dias para minha viagem devo correr atrás da vacina?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Érica! A vacina não tem sido exigida na Cidade do Panamá para quem faz conexão.

Camila
CamilaPermalink

Nunca me pediram o certificado. Fui para o Caribe e Venezuela, mesmo assim sempre levo!

Socorro Melo
Socorro MeloPermalink

Eu gostaria de saber . se é preciso o selo da anvisa no cartão de vacina contra febre amarela. Vou para a Europa , já me vacinei . O cartão é do SUS. é válido sem o selo da anvisa?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Socorro! A Europa não pede vacina contra febre amarela. Mas para a sua vacinação ser aceita nos países em que for preciso, você vai ter que trocar esse certificado do SUS por um certificado internacional da Anvisa.

Veja como:
http://www.viajenaviagem.com/2013/03/febre-amarela-onde-tomar-a-vacina-e-como-emitir-o-certificado-internacional-para-viagem/

Antonio Carlos
Antonio CarlosPermalink

Olá Ricardo. Adoro o seu blog... Entendi perfeitamente sua sugestão de tomar a vacina e desencanar por 10 anos... Mas tenho o seguinte problema: na verdade já tomei a vacina em 2008, em uma cidade do interior de Minas. Tenho o cartão de vacinação, porém sem nenhuma identificação de lote, aplicador, etc., exigida para a emissão do CIVP... E tenho lido que dá bastante reação quando a vacina é tomada antes de 10 anos da última dose... Vou para Cancun, via Miami, no meio de agosto (meu tempo para tomar, se for tomar, está se esgotando). O que tenho encontrado em sites da internet é que não precisa (VnV, Anvisa), mas alguns sites relatam ser necessário... Meu grande medo é ser impedido de embarcar em função da falta de comprovação de uma vacina... O que você me sugere? Posso ir desencanado, sem vacina, para Cancun? Abraço e parabéns pelo trabalho...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Antonio Carlos! O México não consta na lista da OMS divulgada pela Anvisa de países que exigem vacina contra febre amarela de brasileiros.
http://www.viajenaviagem.com/2013/03/febre-amarela-onde-tomar-a-vacina-e-como-emitir-o-certificado-internacional-para-viagem/

Em Miami os fiscais costumam ser mais rígidos, e se aparecer no sistema que você precisa da vacina, eles vão cobrar. Temos relatos de leitores que já precisaram de comprovante para ir, via Miami, a Barbados, St.-Martin e Bahamas. Para Cancún, ainda não recebemos depoimentos.

Tente descobrir se não há possibilidade de recuperar os dados que faltam para o seu certificado.

Ilca
IlcaPermalink

Estou na mesma situação que você Antônio... minha "carteirinha" é de folha A4, mal e porcamente preenchida... também tomei em 2008. Agora vou ter que ver o que consigo com este "papel", já que moro no interior do RS e só tem Anvisa no aeroporto (horas antes do embarque)

moacir
moacirPermalink

olá bóia. tenho uma dúvida. para viajar para as ilhas do caribe, ao que tudo indica, é necessário o cartão internacional de vacinação emitido pela Anvisa. ocorre que existem casos em que as pessoas não podem tomar a vacina por recomendação médica (febre amarela porque é virus vivo) e, neste caso, será que com uma atestado médico consigo alguma espécie de autorização junta à anvisa - ou algo que o valha - para não precisar apresentar a vacinação de febre amarela?
grato

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Moacir! Só Barbados pede a vacina; caso você viaje via Miami, a exigência pode aparecer também antes de embarcar para St Maarten.

Leia como conseguir isenção da vacina:
http://www.viajenaviagem.com/2013/01/vacina-contra-febre-amarela-certificado-de-isencao/

ROSE
ROSEPermalink

ola, gostaria de saber se estão exigindo comprovante de vacinação contra febre amarela para entrar na Grecia. Viajo na quarta para lá.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rose! Não é necessário. Só países tropicais exigem a vacina de pessoas provenientes de outros países tropicais.

ROSE
ROSEPermalink

valeu bóia!!!!

Carol
CarolPermalink

Olá Bóia!

Vou tomar a vacina hoje (12/0cool mas viajo daqui a 9 dias para Bogotá (21/0cool. Você já ouviu alguma história de que eles liberam por causa de 1 dia de diferença?

Obrigada, este post aqui é muito útil!

Um abraço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carol! Pelos relatos que temos recebido dos leitores, não estão cobrando a vacina na Colômbia. Caso um fiscal quisesse implicar, poderia implicar por um dia, sim.

Magda
MagdaPermalink

Olá Bóia, vou para Londres , agora em Setembro, preciso me vacinar, acha que eles pedem essa carteira de vacinação, eles são tão charo na imigração.Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Magda! Não precisa se vacinar contra febre amarela para ir a Londres, não smile

Adriana
AdrianaPermalink

Oi, pessoal! Essa questão da vacina é um pouco mais complexa para mim. Faço uso contínuo de um medicamento (hidroxicloroquina) que me impede de tomar a tal vacina. Estou quase fechando um pacote para Aruba com escala em Bogotá. Como eu faço? Pego um atestado com minha médica?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! Indicamos o que fazer para conseguir um certificado de isenção aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2013/01/vacina-contra-febre-amarela-certificado-de-isencao/

Cris
CrisPermalink

Olá, somente hoje li este post, em todo caso, aqui vai a minha experiência. Estive em Cuba no fim de 2009 e tive de tomar a vacina sim. A orientação foi da agência de viagem. Fui ao Instituto Pasteur, na Avenida Paulista, e foi rapidinho. Estava pesquisando porque vou ao Amazonas e queria conferir qual vacina é necessária. Li que vacina contra tétano tbem é recomendada? Será? Aiaiaiaiai....
Grata
Cris

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cris! Se você se vacinou contra febre amarela em 2009, já está coberta para o Amazonas.

marcos
marcosPermalink

vou para orlando dia 30 de agosto de 2013, GOL faz uma conexao na republica dominicana de 50 minutos, preciso da vacina? na relaçao de paises em pdf nem aparece os eua?

obrigadao mesmo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcos! Não precisa!

Ricardo
RicardoPermalink

Boa noite!!! Queria saber se preciso me vacinar...vou para punta cana pela COPA no dia 06/10 até 13/10. Tem conexão no Panamá. Obrigado!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricardo! A vacina não tem sido exigida na Cidade do Panamá para quem faz conexão. Punta Cana não exige vacina.

Rodrigo
RodrigoPermalink

Desculpe a redundância, mas ter uma confirmação nunca é demais: Vou para os EUA nesse final de semana, dia 25, tomei minha vacina dia 19/08, mas como o certificado só é válido 10 dias depois, gostaria de saber se terei algum problema assim que eu fizer minha conexão em Panamá City? Desde já agradeço pela resposta.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! A vacina não tem sido exigida na Cidade do Panamá para quem faz conexão. Do contrário, você teria problemas wink

Anna
AnnaPermalink

Pois é... acabei fazendo o que está escrito em seu post: correndo atrás para checar a bendita informação de necessidade do Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela. Embarco para Bogotá dia 11 de setembro e estou na mesma dúvida.

Tomei a vacina em 2009 no Instituto Pasteur, na Av Paulista, em SP. Liguei pra lá e me disseram que não emitem o tal Certificado, que eu teria que ir até o aeroporto de Guarulhos pra fazê-lo. Como é longe de casa, decidi ligar pra Anvisa do aeroporto e não souberam me informar... Só preciso do Certificado, pois já estou vacinada.
Quê fazer?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anna! Veja como e onde emitir o certificado internacional aqui: http://www.viajenaviagem.com/2013/03/febre-amarela-onde-tomar-a-vacina-e-como-emitir-o-certificado-internacional-para-viagem/

Pelos depoimentos que temos recebido dos leitores, a fiscalização não tem cobrado a vacina na Colômbia.

monica leles
monica lelesPermalink

Ola pessoal,
Represento o hotel The Crane de Barbados e é obrigatória a vacina de febre amarela.
Concordo plenamente com voce...esta vacina dura 10 anos, entao melhor tomar e ficar tranquilo quanto à necessidade da vacina.
Boa viagem a todos.
Monica Leles

Stefanie
StefaniePermalink

Tenho uma viagem pra China na quarta feira dia 29/08 porém não tomei a vacina da febre amarela, sei que posso tomar a vacina amanhã 2 feira, porém ela terá validade na minha viagem?

Eu tomei essa vacina em 2008, para ir ao Mexico, porém na epoca nao precisei da carteirinha internacional e eu perdi o comprovante dessa vacinação, tem como eu conseguir esse comprovante no local onde eu tirei e conseguir a carteirinha internacional.

Ou tomo a vacina novamente e faço a carteirinha.

Obrigada

Arlete
ArletePermalink

Ola
Meu marido é portugês com direito de igualdade de brasileiro. Vamos viajar para punta Cana em fevereiro, ele precisa de passaporte? E de visto?
Grata, Arlete.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Arlete! Não precisa de visto, mas precisa de passaporte.

Vitor Rosa
Vitor RosaPermalink

Olá!

Eu irei fazer uma viagem para a Nova Zelândia terça feira (dia 17-09) e tive que tomar a vacina contra a Febre Amarela.
Li em VÁRIOS sites que deveria ter tomado com no minimo 10 dias antes da viagem (tomei a vacina dia 13-09).
Terei algum problema chegando na Austrália para fazer a conexão?

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vitor! Se você ficar apenas na área de trânsito internacional, não fará imigração, logo não precisará mostrar seu certificado. Tudo dependerá do comportamento do atendente do check-in aqui no Brasil.

Poliana Canha
Poliana CanhaPermalink

Olá!
Estou indo pro Caribe em 11/10. Ficarei 1 dia no Panamá e 3 noites em Aruba e Curação.
Na minha cidade não tem posto para emissão do Certificado Internacional. Deve ir até Curitiba para fazê-lo?
Obrigado!

Poliana Canha
Poliana CanhaPermalink

Liguei em Curitiba e eles estão em falta da vacina e não emitem CIVP sem se vacinar lá! Que legal!

Anneliese
AnneliesePermalink

Olá,
Estou indo para a Grécia amanhã e maioria das informações que encontro na internet relatam a necessidade de tomar a vacina contra febre amarela para entrar no país.
Fiquei perdida e muito preocupada.
Saberia me informar isso?
Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anneliese! Não temos relatos de leitores sobre a necessidade de vacina para embarcar para a Grécia. Não adiantaria tomar a vacina agora; é necessária uma antecedência mínima de 10 dias. Desencane pelas próximas horas e veja no aeroporto no que vai dar.

Anneliese
AnneliesePermalink

Muito obrigada!
Soube de 3 amigos que foram ano passado para a Grécia e não necessitaram do certificado de vacinação. Fiquei um pouco mais tranquila.
Pelo que li, acho que recentemente foi feita uma reformulação pelo CDC e pela WHO. Alguns países mudaram de status quanto ao risco de infecção e transmissão da doença. Talvez por isso tanta incoerência na internet.
Mas não achei nada muito concreto. Enfim, agora é torcer para dar tudo certo.
Obrigada novamente!

Fabi
FabiPermalink

Ola, vou para Aruba e Curaçao em novembro.
Gostaria de saber se realmente preciso tomar a vacina da febre amarela.
As informaçoes não estao claras e seguras para este caso.
Qdo fui pra Cancun não tomei a vacina e não tive problemas...
Ajuda ai! Please!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabi! Muitos leitores relataram que a vacina não foi exigida. Uma leitora precisou apresentar o certificado, voando via Manaus e Caracas, a partir de Recife. http://www.viajenaviagem.com/2011/03/caribe-lima-panama-caracas-bogota-pediram-vacina-para-voce/comment-page-2/#comment-121974

gustavo
gustavoPermalink

Boa noite,

Estou indo para o Peru dia 30 set, liguei para o consulado é não é exigido a vacina.

Minha dúvida é: Ao chegar no brasil, eles irão pedir se eu tenho carteirinha de vacinação ou não??

Cesar Fonseca
Cesar FonsecaPermalink

Pretendo viajar para o Marrocos. É necessário o Cert. de Vac. Internacional?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cesar! Nâo é. Mas recomendamos que você faça a vacina e o certificado, e desencane dessa preocupação por 10 anos.

Everton
EvertonPermalink

Olá pessoal , estou indo no inicio de Novembro para st maarten (via panamá )pela Copa , pelo que li nos comentários vou precisar sim da vacina contra a febre amarela , alguém pode me confirmar isso e se for obrigatório é somente esta ou precisa de outra também....abs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Everton! Nas viagens via Miami a vacina é pedida. Não é pedida via Panamá. Mas a nossa recomendação é que você FAÇA A VACINA e desencane dessa dor de cabeça por 10 anos.

TANIA JANIN
TANIA JANINPermalink

Viajo constantemente para Cuba e jamais me pediram para ver o certificado de vacinação nem meu seguro.
Já viajei para o Panamá assim como já fiz várias conexões no Panamá tanto para Cuba como pros EUA e nunca me pediram nem atestado de vacina nem seguro.

luiz carvalho
luiz carvalhoPermalink

Ricardo, parabéns pelo blog sensacional.Estou indo para a grécia dia 12 de outubro para um cruzeiro até a Turquia é necessario estar vacinado contra a febre amarela,estou preocupado com o que tenho lido.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiz! Quem responde é A Bóia. Não é não.

Aline
AlinePermalink

Oi Ricardo, vou para St barth em novembro via Miami e estou gravida,....será que consigo isenção da vacina para viajar? Sabe de alguém que viajou assim? Obrigada

Erika
ErikaPermalink

Olá,
Viajo para Portugal segunda feira (dia 14). Eu e meu marido temos esse certificado internacional de vacinacao contra febre amarela. Temos desde 2008.
Porém tenho um filho de 1 ano que não tomou a vacina. Descobri apenas hoje que em Portugal é exigido esse certificado, e não tenho mais 10 dias até a viagem para vaciná-lo. Vou dar a vacina hoje para ele e tentar fazer o cartão internacional, mas hoje é dia 10.
O que eu faço? Deixo de viajar? Eles pedem para ver esse certificado? Arrisco ir?
Já fui pra Colombia, Caribe, etc e nunca nem pediram pra ver esse cerificado, será que em Portugal eles conferem?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Erika! Não é preciso vacina de febre amarela para entrar em Portugal. Países de clima temperado não exigem a vacina. Apenas países em zonas equatoriais/tropicais.

Eis a lista completa:
http://www.who.int/ith/chapters/ith2012en_annexes.pdf

Denis
DenisPermalink

Olá! Vou viajar para Punta Cana dia 20 e ainda não tomei a vacina. Faço conexão via Panamá e gostaria de saber se vou ter problemas para prosseguir viajem. Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Denis! O Panamá não pede vacina para conexões.

André
AndréPermalink

Vou viajar para o Panamá e apesar de ter tomado a vacina em 2007, não tenho a carteira da anvisa.
Vcs se tem sido exigida a comprovação no Panamá.
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, André! Recomendamos fazer a carteira da Anvisa e desencanar do assunto.

Livia
LiviaPermalink

Bom dia!
Vou para Miami com conexão no Panamá, devo tomar a vacina ou os fiscais de Miami deixam passar sem problemas?
Sei que já tem várias respostas sobre esse assunto e que não andam exigindo o certificado em conexões no Panamá, mas meu medo é chegar em Miami e não deixarem entrar por ter feito conexão no Panamá e não ter tomado a vacina.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Livia! Na dúvida, recomendamos tomar a vacina. http://www.viajenaviagem.com/2011/03/caribe-lima-panama-caracas-bogota-pediram-vacina-para-voce/

Karina
KarinaPermalink

Olá!!! Vou viajar com o meu marido e minha filhinha de 1 ano e 7 meses para Punta Cana via Miami, precisamos tomar a vacina?

Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Karina! Brasileiros costumam ter problemas com vacinas em conexões a Miami. Nos Estados Unidos eles são inflexíveis, se no sistema deles constar a exigência da vacina para qualquer destino. Na dúvida, é sempre melhor tomar. Entenda aqui: http://www.viajenaviagem.com/2013/03/febre-amarela-onde-tomar-a-vacina-e-como-emitir-o-certificado-internacional-para-viagem/