Creta pra Carmen

Porto de Xania, Creta, Grécia

Nossa querida Carmen, correspondente da Bóia em Barcelona e apaixonada pelo Brasil, vai passar mais umas férias no exílio, empurrada pelos preços salgadíssimos do patropi.

Este ano ela está cogitando ir para a Grécia — mais especificamente para Creta, que é servida por vôos diretos e baratos de Barcelona. Já andou pesquisando hotéis (ela sempre descobre uns lugares bem bacanas), mas queria checar a opinião dos trips sobre o destino.

O plano dela é ir para o oeste da ilha, baseando-se na pitoresca cidadezinha de Xania (ou Chania, ou Hania, dependendo de onde você pesquisa; a pronúncia brasileira seria “Raniá”). Em julho, segundo o Weather.com, a temperatura varia entre 22 e 29ºC, e não chove uma gota sequer.

Eu já estive em Creta, duas encarnações atrás. Era 1985, eu estava no meu mochilão europeu, e peguei um charter de Amsterdã para Atenas. Lá, um ferry noturno para Xania. Estava com um amigo e passamos uns cinco dias na ilha. Lembro que gostei de Xania e de Réthymnon (uma outra cidadezinha da costa norte), mas detestei Heraklion, a capital. Fizemos a travessia a pé da garganta de Samara e fomos a praias de pedrinhas. Mas não aproveitei tudo o que poderia: cada vez que eu passava por uma lojinha e via os postais com aquelas casinhas branquinhas dependuradas no morro e igrejas de cúpulas azuis, eu sabia que era para lá que eu precisava ir. Então não sosseguei enquanto não pegamos um barco para Santorini.

O que leio por aí sobre Creta é que a cidade mais aprazível continua sendo Xania, mesmo; e que a costa sul (oposta à costa onde estão as cidades) ainda guarda praias selvagens — muitas, de difícil acesso.

O Décio Mattar, do Guia Grécia, lista como as praias mais bonitas da ilha Frangokastelo, Damnoni e Matala, todas na costa sul.

Mas esta lista de “10 praias mais bonitas” do Suite 101 traz praias também no norte e no noroeste, próximas a Xania.

O Lonely Planet elenca nada menos que 112 coisas para fazer em Xania.

A Carmen também descobriu que a Patricia de Camargo já andou por Creta e publicou ótimos posts no Turomaquia; e a Patricia, por sua vez, indica o relato da Cacá do Um Pouquinho de Tudo.

E você? Já foi a Creta? O que você pode contar pra Carmen, que nos conta tudo sobre Barcelona? Adelante!

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


42 comentários para “Creta pra Carmen”

  1. Eu estive em Creta, em idos de 2005, em pleno julho. Fiquei muito pouco, na verdade, que já era o fim de toda a viagem pela Grécia; mas os dias estavam lindos, estava calor (mas um calor bem agradável) e, veja só, eu adorei Heraklion! Amei me perder nos labirintos do Minotauro, curti a noite acanhada e, veja só, depois de muitos dias de praia nas outras ilhas, eu (shame on me) simplesmente não fui à praia lá :( Como o tempo era curto, resolvemos nos ater às atrações culturais/históricas – mas não me arrependi, não, viu? Curti Creta ;)

  2. Creta foi a melhor surpresa da aventura grega. Superou, e muito as expectativas. A ilha é enorme, e tem desde trekking na maior garganta de montanha européia a arte minóica e micênica, sem contar toda a parte bizantina e a influência veneziana, e praias quase selvagens de areia branquinha e mar esmeralda, UFA!!!
    beijos

  3. Obrigadíssima, Ricardo (pela paciência comigo e sua generosa amizade)
    Gracias, queridas Mari y Patricia!

  4. Estive em Creta em outubro do ano passado. No meu blog, há estes dois posts sobre a cidade. Gostei demais, principalmente do Palácio de Cnossos.

    http://perrengueiros.blogspot.com/2010/10/creta-palacio-de-cnossos.html

    http://perrengueiros.blogspot.com/2010/10/creta-museu-e-fortetsa-veneziana.html

    Espero que se divirta como eu! Abraços.

  5. Luciane,
    Obrigada pela informação.
    Suas dicas são muito interessantes. Gostei do post do Palácio de Knossos e do post do Museu Veneciano!
    Lindo texto e lindas fotos, certo!
    Bjs

  6. Alugue um carro para conhecer a ilha melhor… tem varias ruinas de cidades-estado espalhadas pela ilha: Knossos e Phaestos, Heraklio e’ bom para conhecer o museu arqueologico, Vai Beach e’ a melhor praia do mundo!!! Estarei em creta no meio de julho deste ano, nao aguentamos e vamos retornar a creta!

  7. Carmen,
    embora Heraklion nao seja a cidade mais bonita, se vc tiver um tempo no centro historico, nao deixe de visitar o Cafe Veneto e beber um frape gelado de cafe, que e a bebida (nao alcoolica) oficial do verao grego. O cafe funciona em um terraco ao ar livre no alto de um predio historico de frente para o porto veneziano e tem uma linda vista! Passei 10 dias em Creta e amo a ilha. Aproveite!
    Cida
    p.s. desculpe a falta de acentos. Problemas com o teclado…

  8. Priscila e Cida, obrigada, vou anotar suas dicas!

    (eu quero conhecer a Vai Beach, também Falasarna, Elafonisi, Plaka, Kissamo, Preveli, Chania e Balos. Vou a Creta em julho e toudos os conselhos são bemvindos)
    Eu duvidava entre viajar a Corfú ou Creta, mas Creta é maior e acho que pode fazer mais coisas.

  9. Se tiver tempo, no sul da ilha tem uma prainha charmosa chamada Sfakiá, que tem um pouco daquele clima casinhas brancas + telhadinhos azuis. Em pequena escala, mas tem. O único problema é que a orla é de pedras, e das grandes. Precisa levar uma sandália que fique firme nos pés. A Fortaleza Veneziana também é muito interessante.
    Em Heraklion, o museu arqueológico vale a visita. E, ainda na costa norte, o mosteiro Arkadi, perto de Rhetmynon.

  10. Aconselho visitarei as praias do oeste: elafonisi, balos, kisamos falasarna, ficar sediado em Chania. Para a parte cultural, ver o palacio cnossos e os castelos venezianos, proximos a hierakion.

  11. Onde posso me hosperdar em Creta? Alguma dica boa e com um bom preço?

  12. Eu fui a Creta em setembro de 2009, mas fiquei no lado oposto de Chania, fiquei em Elounda e conheci só o lado leste – Agios Nikolaos, Väi Beach, Ierapetra e a maravilhosa Ilha de Chrissi. Eu amei tudo o q vi e vivi lá, e pretendo voltar um dia pra conhecer a outra metade da ilha.

  13. Eu fui a Creta em agosto de 2011, conheci Iraklio, Réthymnon e Chania! A que eu mais gostei, sem dúvida, foi Chania. Rethymnon também é muito legal. Já Iraklio eu gostei mais pela parte histórica, já que tem Cnossos e também um museu arqueológico muito bom; mas a cidade em si não é bonita como as outras.

  14. Pretendo passar 15 dias na grecia em junho próximo. Como é a minha primeira viagem ao pais, estou em duvida qto ao tempo de permanencia em cada ilha. Minha ideia é ficar 4 dias em mikonos, creta e rodes e 3 dias em santorini.
    Gostaria de saber se esse roteiro está equilibrado e compativel com cada local, sobretudo com creta,
    onde eu iria ficar por 5 dias. Mas estou achando mais interessante dar um dia a mais para rodes (4 no total),
    q tbem é mto elogiada.
    Agradeço qquer colaboração.

    1. Olá, Fernando! O gargalo desses roteiros por ilhas gregas é o transporte. Verifique se você consegue confirmar vôos diretos entre as ilhas que quer visitar. Se depender de barco, você vai perder muito tempo entre uma ilha e outra.

  15. Ja chequei o aereo e ha voos entre todas as ilhas. Exceto o trajeto santorini – mikonos, q farei
    de barco – e q é mais curto.
    4 dias em creta sao suficientes ou vc acha melhor ficar 5 por la e apenas 3 em rodhes?
    Grato pela ajuda.

  16. Crise economica na Grécia. Algum problema para turismo em 2ª quinzena de junho?

    1. Olá, Angela! A crise é dos gregos, o turismo é bem-vindo.

  17. Alguem me indica uma praia bacana, perto da badalação em Creta e Rodes??

  18. Oi será que ir em novembro pra Santorine e Creta é furada ????

    1. Olá, Jocimara! É sim. Vá às ilhas gregas entre maio e setembro.

  19. Eu e meu filho de 22 anos há muito desejamos conhecer a Grécia e está surgindo a oportunidade finalmente.
    Porém o período é entre 22 de dezembro/2012 a 05 de Janeiro de 2013 e os comentários não são tão favoráveis para essa época.
    Será que desperdiçaremos a sonhada viagem?
    Ou mesmo não sendo verão ainda vale a pena?
    Peço suas preciosas dicas e se possivel com alguma urgência pois os bons hotéis estão se esvaindo ….kkkkk
    Pensamos em Athenas e Creta, o que acha?
    Obrigada!!!!!!!

    1. Olá, Ivete! A recomendação é ir para as ilhas entre meados de maio e iniciozinho de outubro.

  20. Olá ,
    Vou para Creta no mês que vem , chego de navio e só tenho um dia para conhecer! O que me indica fazer?

    1. Olá, Paula! Há vários portos em Creta. Você terá poucas horas. Priorize passeios no próprio ponto em que você aportará; melhor do que gastar suas poucas horas em deslocamento pela ilha.

  21. Alguém já foi em agosto????Como chegar de Creta para Santurini?Não achei voos.Obrigada

    1. Olá, Luciana! Centenas de milhares de pessoas vão à Grécia em agosto :D

      De Creta a Santorini há barcos rápidos que saem de Heraklion: veja em http://www.seajets.gr . A viagem leva duas horas.

      Há também ferries tradicionais, que levam 5 horas.

      Podem sair de Heraklion http://www.ferries.gr/gaferries ou de Agios Nikolaos http://www.ferries.gr/lane

  22. Boas,
    Vou de lua de mel para creta, mais precisamente a 02 Setembro.
    Ficarei hospedado no Sunshine village hotel em Chersonissos.
    Esta zona é boa de prais ou aconselha outros sitios?
    Obrigado abraço

    1. Olá, Nuno! Não temos conteúdo próprio sobre Creta. O que temos foi deixado por leitores nos comentários anteriores deste post.

  23. Como me disseram que as melhores prais nao eram nesta zona…. fiquei um bocado com receio.

  24. Estou indo para Creta e não sei onde me hospedar. Ficarei na região de Chania ou por ali próximo. Claro que quero curtir as MELHORES PRAIAS (Balos, Elefanossi, Falassarna) mas tb quero ir para as baladinhas em Chania. Meu unico receio é que não sei nada em relação a passeios turisticos, pacotes, transprote em geral. pode me ajudar? Acha que vale a pena ficar mesmo em Chania ou é melhor escolher logo uma praia dessa e ficar por la o tempo inteiro? Onrigada! :D

    1. Olá, Milena! Infelizmente não temos conteúdo próprio sobre Chania, por isso abrimos esse post participativo.

  25. Estou preparando uma viagem para a Grécia em junho de 2014. Não consigo achar barcos (ferryboats ou catamarãs) que façam a viagem de Rodes para Creta. Alguém saberia me dizer se realmente não há?
    Agradeço,
    Valéria

    1. Olá, Valéria! Não existem linhas entre ilhas de grupos distintos.

    2. Oi Valéria, também Creta em junho

  26. Muito obrigada pela resposta.
    Então, só me resta o avião.
    abs,
    Valéria

  27. Oi, Adorei o seu post. Vou viajar para Grécia em Agosto e queria saber algumas coisinhas. Vou primeiro para Atenas e depois queria ir para Creta e depois Santorini e Mykonos. Queria saber como é o transporte de Atenas para Creta de barco e o tempo +/-, E se de Creta para Santorini e Mykonos tem muitos barcos e onde (heraklion ou chania).
    Não vou alugar carro, consigo passear por Creta de transportes? Obrigada! =)

    1. Olá, Karen! Verifique os ferries na Grécia aqui:

      http://www.greekferries.gr/

      Pesquise horários de ônibus em Creta:
      http://www.cretetravel.com/travel_tips/crete-bus-schedules-heraklion-iraklion/

  28. Enganei, quis dizer. Adorei sua página kkk.

    1. Olá,Karen!

      Fui a Grécia ano passado.Aconselho o aluguel de carro em todas as ilhas senão vc nao vai conseguir aproveitar….

      bjs

      1. Oi Vanessa, eu estou sozinho. Será que compensa um carro ou ir através de passeios turísticos?

        1. Olá,Paulo

          Fui a 4 ilhas Ciclades ano passado:Milos,Ios,Santorini e Mykonos
          Os passeios q vi sendo oferecidos foram o passeio de barco em Milos(imperdível) e passeio ate o vulcão em Santorini(achei dispensável e nao fiz)
          Lá nao ha passeios de grupos q fazem tour pelas praias das ilhas ,como acontece aqui no Brasil…..
          Ha algum transporte publico nas ilhas mais turísticas como Santorini e Mykonos mas ai vc fica dependente de horários…..aconselho o aluguel de carro sim!Te da muito mais liberdade!!
          Espero ter ajudado : )

ATENÇÃO:
Desculpe, mas esta caixa está inativa e seu comentário não aparecerá. Estamos aprontando um novo Viaje na Viagem. No novo site a caixa de comentários voltará a funcionar. Obrigado pela compreensão!