Feliz ano novo! (Ou: para onde viajar ao longo de 2011)

Lagoa Azul, Barreirinhas, Lençóis Maranhenses

Todo mundo sabe que no Brasil o ano só começa depois do carnaval. Só esqueceram de combinar: é na quarta-feira de cinzas ou na segunda-feira seguinte?

Se você já chegou a 2011, veja como aproveitar as estações e os feriadões no departamento viagem. (Não se empolgue muito. Os feriados este ano resolveram se amotinar e caem quase todos nos dias errados!)

Abril a junho

O outono é a melhor época para aproveitar o litoral do Sudeste e de Santa Catarina (em Santa Catarina, quanto mais cedo, menos frio). Começa a estação seca em todo o interior do Brasil — pense em cidades históricas de Minas, Chapadas, Bonito, Jalapão. No Nordeste, o Sul da Bahia é a melhor aposta (apesar de o sol não ser 100% garantido). O Caribe tem preços ótimos e não há furacão (mas maio pode ser chuvoso em Punta Cana e St. Maarten). A Europa e os Estados Unidos estão menos gélidos e vão esquentando aos pouquinhos — junho é delicinha para ir lá pra cima. Na América do Sul, Machu Picchu volta à baila (as chuvas terminam em março). Em junho as estações de esqui iniciam suas temporadas, mas a neve pode atrasar em Bariloche. Não é uma boa época para ir à Ásia — monções e chuvas estão na ordem do dia.

Tiradentes + Páscoa: 21 de abril é quinta, e emenda com a sexta-feira santa (22), São Jorge (23, sábado, feriado que os cariocas vão perder…) e domingo de Páscoa (24). Bom para ir ao Rio, São Paulo, Paraty, Floripa, Foz do Iguaçu, Tiradentes, Buenos Aires, última chance para Punta del Este antes da cidade hibernar total, Caribe. Tem ConVnVenção Mundial em Nova York, tá sabendo?

1º de maio: cai num domingo. Não folgamos em sabê-lo…

Corpus Christi: este ano cai na quinta-feira 23 de junho. Vai coincidir com São João! Se não quiser muvuca, fuja das Serras — todo mundo vai ter a mesma idéia. Valem as recomendações de Tiradentes (menos Punta e Floripa). Em São Paulo tem Parada Gay. E, claro, pode ser a desculpa que faltava para você ir conferir alguma festa junina — minha intuição diz que as de Aracaju devem ser as mais bacanas (por não ter o gigantismo de Caruaru ou Campina Grande). Mas é palpite de um não-entendido! Bumba-meu-boi em São Luís + Lençóis Maranhenses também é uma grande pedida.

Julho a setembro

Em julho, o pior das chuvas já passou no Nordeste, mas só Maranhão, Piauí e Ceará (assim como a Região Norte inteira) podem dizer que entraram no verão. Nos demais estados nordestinos o verão vai chegando aos poucos, começando por Rio Grande do Norte e Noronha (em agosto); o tempo fica superfirme em toda a região lá por setembro. O interior do Brasil continua valendo, assim como as serras, claro (em agosto e setembro, menos muvucadas). É a época ideal para ir aos Lençóis Maranhenses. No começo de julho tem Parintins, o festival mais bonito do Brasil. As praias de rio no Amazonas e no Pará começam a aparecer. No Caribe, julho é o último mês para quem não quer arriscar pegar furacão em Cancún, Punta Cana, Cuba e St. Maarten (Aruba, Curaçao, Los Roques, Barbados e Cartagena estão imunes). O sul da Europa (Portugal, Espanha, sul da França, Itália, Grécia) fica cheio em julho e abarrotado em agosto; mas são meses interessantes para ir à Inglaterra, à Suíça, à Holanda, à Alemanha e à Escandinávia. (Os lugares mais populares do Leste Europeu também ficam lotadões.) Nova York vive dias quentíssimos (leve Havaianas). As estações de esqui do Hemisfério Sul estarão a mil. Na Ásia chove.

9 de julho – cai no sábado. Paulistas que não trabalhem no comércio não folgam em sabê-lo.

7 de setembro – cai numa quarta-feira. Nhé.

Outubro a dezembro

Melhor época do ano para ir ao Nordeste — tempo ótimo, preços bons, pouca muvuca (o sul da Bahia pode receber alguma chuva). Evite litoral do Sudeste e de Santa Catarina — a primavera costuma ser friorenta e chuvosa. Volta a chover no interior do Brasil também. Esqueça neve no Cone Sul — nessa época não tem mais. É também época chuvosa em Aruba e Curaçao. Em dezembro, porém, cessa a ameaça de furacões em todo o Caribe. É uma época excelente para ir à Ásia. Nos Estados Unidos e na Europa, volta o frio (dezembro é bastante chuvoso em Portugal).

12 de outubro – cai numa quarta. Nhé. Só estudantes e professores aproveitam (Semana do Saco Cheio).

2 de novembro – cai numa quarta. Nhé. Um feriado morto. 😳

15 de novembro – cai numa terça! Só não vai fazer ponte quem for proibido por lei. Sugestões: Buenos Aires, Santiago, Foz do Iguaçu, qualquer capital do Nordeste, compras e agitos em São Paulo ou no Rio (aqui, sem muita expectativa de praia).

20 de novembro – o dia da Consciência Negra cai num domingo. Nhé.

Vésperas de Natal e Ano Novo – também caem num sábado. Mas será o Bento XVI?

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


46 comentários

Ola, Ricardo, Gostaria de saber se em junho é quente em Florianópolis. Estou com medo de pegar chuva e frio. Grata . Juliana

    Olá, Juliana! Quem responde é A Bóia. Em junho você pegará pouquíssima chuva. Os dias estarão agradáveis debaixo do sol (ainda assim, vai ser difícil tirar a camiseta na praia), mas as noites serão frias. Se passar uma frente fria, será fria de verdade.

    A melhor época para SAnta Catarina é o começo do outono, abril até meados de maio. Quanto mais tarde, menos quente será.

Olá Ricardo!

Será se este ano tu não virás finalmente vir conferir a maior festa folclórica do Brasil, que é a festa do Bumba-meu-boi aqui em São Luís do Maranhão??? olha já estás convidado e eu faço questão de ciceroneá-lo! Também quero te oferecer uma viagem (de graça) para a semi-selvagem e linda Ilha dos Lençóis, nas Reentrâncias Maranhenses! que tal?!?! abs

Ricardo, lua de mel no Brasil, final de maio/11, apenas 1 semana, preferencialmente praia (como chove essa época…). Dicas?

    Olá, Fito! Aqui quem responde é A Bóia. Veja que nesta época o Ricardo Freire recomenda Rio-São Paulo e Santa Catarina. Está no texto! 😀

Este ano está dificil de feriados…
Pior que a esposa trabalha em Banco, então nem tem como aproveitar as pontes NHÉEEEEEEEEEEE

Se não sair agora na Páscoa, só ano que vem… que dureza!

riq… aproveitando que você deu umas dicas de temperatura , de tempo em alguns lugares durante o ano… ja escolhi minha viagem pra londres e ny agora em 29 de março e volta 15 abril… ja olhei as dicas que voce deu pra ver a temperatura média no site weather etc.. mas a duvida é e ai? fiz escolha boa , é uma época boa? seguindo o tema do post acima.
grato

    Olá, Samuel! Aqui quem responde a Bóia. Tem gente que gosta de viajar com neve, tem gente que gosta de viajar com calor… No quesito “temperatura”, só quem pode mesmo dizer se será agradável ou não é você mesmo 😉

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito