Você já alugou apartamento de temporada? Conte tudo!

Apartamento em Friedrichshain, Berlim

Quando você (a) vai passar mais de cinco dias num lugar, (b) quer se sentir um pouquinho morador da cidade e (c) gosta de brincar de casinha, alugar um apartamento pode ser uma bela experiência.

O processo de achar e alugar um apartamento, porém, é bem mais trabalhoso do que o da reserva de um quarto de hotel. Por mais que a internet tenha simplificado as coisas, alugar apê ainda é um garimpo. Se você não tem paciência, melhor nem começar.

Muita gente, porém, aparece nas caixas de comentários pedindo uma dica mágica e certeira daquele apartamento bem localizado, bem mantido e administrado por uma agência honesta.

Daí pensei: bem, uma maneira de ajudar esse povo é tentar fazer um pequeno banco de dados de locações que deram certo (e também que deram errado!). Funcionaria no mínimo como um ponto de partida — se não desse para alugar o apartamento específico (é preciso muita sorte — ou muita antecedência — para coincidir um apartamento indicado por alguém com as datas exatas que você tem para viajar), valeria ao menos para avalizar a agência/site.

Bora então?

Se você já alugou apartamento fora da sua cidade para passar férias, diga quando e onde. Conte se valeu a pena — se lembrar de detalhes, tanto melhor. E se puder botar o link do apartamento seria maravilhoso.

(Depois a gente faz uma compilaçãozona organizada por cidade pra ficar mais fácil de todo mundo achar.)

Da minha parte, tem link para oito apartamentos que eu aluguei em 2008 neste post.

Leia também:

Como alugar apartamentos de temporada no exterior

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


97 comentários

ORLANDO? MICKEY? COMIDINHA EM CASA? Se os planos incluirim crianças pequenas e, quem sabe, um grupo de amigos, alugar uma casa ou um apartamento em Orlando é uma boa. Ideal para quem fica mais de uma semana. Seguem os links :
casa: http://www.disney4villas.com/villa/7/emerald-island-disney-orlando.htm
apto: http://www.vistacayresort.com/
lINK do post que escrevi no Café Viagem https://cafeviagem.blogspot.com/2011/03/hospedagem-em-orlando-com-criancas.html
Abs Alexandra Aranovich

Eu aluguei apartamento no Rio de Janeiro pro Carnaval, num ponto ótimo do Leblon, e deu tudo super certo! Encontrei o apto através do site http://www.aluguetemporada.com.br, mas depois do primeiro contato com a proprietária, seguimos falando por email, fizemos contrato, tudo direitinho. Minha experiencia foi excelente!

Um lugar de onde eu queria dicas pra alugar apto era o Rio. Alguem sabe como alugar um bom apto por la? Tipo no Leblon ou Ipanema, limpinho e bem decorado? Só isso… 🙂

    Maryane, acabei de colocar um comentário sem ter visto o seu antes. Eu consegui um apto no Leblon super legal pro Carnaval nesse site: aluguetemporada.com.br

    Já aluguei duas vezes apartamentos grandes no Arpoador, e pretendo continuar. As duas vezes foram pelo AlugueTemporada

    Bem , nao é na zona sul mas ja q estao falando do Rio, eu aluguei a 1 ano atras esse ape no PEPE-barra, pode acreditar , ele é tao clean qto parece e o edificio de luxo ! 2 quartos, sendo 1 suite separada e o outro quarto meio q integrado a sala…….. pode confiar…
    Na epoca saiu a 300 reais a diária, na beira mar da barra com alt luxo ? DEva confortavelmente para 6 pessoas, na sala tem um sofá, q vira uma confortavel cama

Alugamos um apartamento de dois quartos em Manhattan no Executive Plaza (W 51st St quase esquina com a 7th Ave, ao lado do Michelangelo Hotel e do Sheraton) por 21 dias em dezembro/janeiro 2009/2010. Além dos dois quartos de casal tinha um sofá cama para mais duas pessoas na sala. O apartamento era todo equipado com cozinha, fogão, etc (mas quem precisa disso numa cidade onde tem tantas opções gastronômicas?)

Perto de tudo. 8 quadras do Central Park, 2 da 5ª, 4 quadras da Times Square. Perto de várias linhas de Metrô para onde se quiser ir.

Tudo isso por U$ 6.200(incluindo taxas de limpeza), dividido por 6 pessoas por 21 dias sai quase de graça. Recomendo muito.

    Gostaria de saber de DARLAN BUTTCHEVITS por onde eu poderia alugar o apto do Executive Plaza ?
    Obrigada

Alugamos um apê em NY na E 48th St porque eu precisa estar perto da Grand Central Station pra pegar o trem pra ir trabalhar fora de Manhattan. Foi numa semana de conferência na ONU e todos os hotéis estavam lotados e/ou absurdamente caros e o apartamento não ficou muito longe, mas pelo menos saiu mais em conta do que se tivéssemos que reservar 2 quartos de hotel pelos preços astronômicos que eu estava encontrando, fora que a localização não ia ser a que eu precisava. Aluguei com uma corretora brasileira em NY que a Marcie recomendou, Dora Davis [email protected] Não tem site, eu mandei email perguntando se ela tinha algum apartamento nas datas que eu queria e na localização que precisava, e ela me mandou as fotos e preços do que ela tinha disponível. Acertamos tudo por email e a chave estava na portaria na chegada. O apartamento era ótimo tamanho pros padrões de NY, num prédio com elevador, no lugar perfeito pra eu ir andando e pegar o trem. Da próxima vez que eu for a NY de novo vou mandar outro email pra Dora 😉

Vamos agora no final do mês pra Paris e alugamos um apartamento com a Paris Attitude no 6o, parece lindo e super bem localizado pertinho do Jardim de Luxemburgo, na volta eu conto se deu tudo certo e dou o link direto do apartamento se a gente ficar satisfeito.

    Riq e trips, estou de volta da viagem e o apartmento em Paris foi excelente. Passo o link direto pra vocês: https://www.parisattitude.com/apartment.asp?numProduit=4675 As fotos fazem jus ao apartamento, é isso aí mesmo. É enorme, estava bem limpo, as camas e chuveiros eram muito bons, a localização idem. A estação Luxemburgo do RER B que vem direto do Charles de Gaulle e vai pra Gare du Nord (de onde saem os trens pra Bélgica, Holanda, Inglaterra, etc) fica literalmente 20 passos da porta do prédio. Pelo preço dividido por 5 pessoas a gente nunca ia conseguir um hotel no mesmo nível (espaço e localização). Tanto a agência quanto o dono do apartamento foram corretos e nos deram todas as instruções necessárias, o dono devolveu o dinheiro do depósito no mesmo dia que fomos embora. Pra não dizer que o apartamento é perfeito: alguns cômodos precisam de uma pinturinha e o chão de madeira super antigo é barulhento. De resto está ótimo. Ah, fica no segundo piso (dois lances de escada) mas tem um micro elevador que é suficiente pra levar as malas, então ninguém precisa arrastar malas escada acima.

Em novembro de 2009 alugamos apt. em Paris por uma semana. Utilizamos o site http://www.rothray.com a partir das recomendações do conexão paris.
Nosso apt. (Rue Française) era exatamente o descrito no site. Tudo funcionando. O Ray já estava no apt. quando chegamos e foi muito simpático. Inclusive, ele recebeu em sua casa nossas malas extraviadas pela Lufthansa para que não tivéssemos de perder um dia de passeio esperando no apt.
O apt era super bem localizado. Muuuito perto da estação de metrô/RER e atrás de uma rua cheia de bares e restaurantes. O único porém é que, como a maioria dos prédios em Paris, este também não tinha elevador e subimos a escada com a mala a tiracolo…
Enfim, recomendo o aluguel pelo site acima.
Elisa

Depois de seguir as dicas do VnV eu e minha namorada alugamos um studio em Midtown, NY para 2 semanas. Encontramos no Craigslist e negociamos tudo por e-mail. Depois de concordar com os termos de aluguel, depositei um adiantamento pelo Paypal para reservar a data e este adiantamento serviu de “calção”. Chegando ao apto pagamos o restante em dinheiro. A negociação foi tranquila e fomos muito bem tratados. Tanto que a proprietária nem fez os procedimentos de check out convencionais, ela só pediu para “deixarmos a chave sobre a mesa e bater a porta!”
Recomendo, a diária saiu U$90 para duas pessoas.

    vc não ficou com medo de levar golpe? to olhando uns aps bacanas no craiglist, mas que medo de ser fria!

    Não tive medo. Conversamos bastante por e-mail e por Skype o que meu deu segurança suficiente para alugar. Mas o risco sempre tem.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito