As 25 melhores praias do mundo (pelos leitores do TripAdvisor)

Grace Bay, Providenciales, Turks & Caicos

O TripAdvisor, maior site de resenhas do mundo, divulgou esta semana as 25 melhores praias do mundo segundo seus usuários.

Não foi feita uma votação específica; a apuração foi feita pela tabulação das notas dadas espontaneamente nas resenhas dos leitores sobre lugares onde foram. Os que estão cadastrados como “praia” participaram da tabulação. O resultado reflete, portanto, o grau de satisfação dos viajantes com as suas escolhas; os vencedores são destinos de praia que melhor corresponderam — ou superaram — as expectativas dos turistas.

A grande maioria das 25 primeiras colocadas está nos destinos usuais de praia dos americanos — Caribe e México –, com o acréscimo de ilhas paradisíacas por excelência, como Maldivas (11º lugar) e Bora Bora (14º). Fora do circuitão, as surpresas são a filipina Boracay (2ª colocada), a costa-riquenha Santa Teresa (10ª), a cipriota Ayia Napa (19ª),  a grega Skiathos (22ª) e a tailandesa Kho Phangan (25ª).


A grande campeã de 2011 (e que está aí na minha foto de 2007) é a ilha de Providenciales, em Turks & Caicos. Ali fica a praia de Grace Bay, que sempre está relacionada entre as mais bonitas do Caribe e se tornou, nos últimos anos, numa fronteira imobiliária dos Estados Unidos e da Inglaterra.

Das praias visitadas por brasileiros, as mais bem classificadas são Aruba (em 3º lugar), Punta Cana (8º) e Miami Beach (13º).

A Riviera Maia emplacou quatro praias: Tulum (5º lugar), Isla Mujeres (15º), Playa del Carmen (17º) e Cancún (20º). É interessante ver como Cancún propriamente dita ficou fora ficou na rabeira entre as vizinhas (o que só reforça a minha impressão de que, no quesito praia, é a menos bacana de toda a Riviera).

As demais praias do Caribe que entraram na lista são Negril, na Jamaica (4ª colocada),  Seven Mile Beach, em Grand Cayman (7ª), a ilha de Vieques em Porto Rico (18ª) e o Cabo Santa María, em Cuba (21º).

Fecham a lista uma série de praias americanas: Myrtle Beach, na Carolina do Sul (6ª), Cape May, em New Jersey (9ª), Panama City Beach, na Flória (12ª), a ilha de Sanibel, na Flórida (16ª), Clearwater, na Flórida (23ª) e Honolulu no Havaí (24ª).

É curioso notar que a única praia do Pacífico que chegou à lista é Santa Teresa, na Costa Rica. O Pacífico mexicano (incluindo a badalada Los Cabos, praia com a qual implico sem nunca ter ido…) ficou de fora.

Na lista das 10 melhores praias da América Central e do Sul (ou seja, sem México nem Caribe), a Costa Rica dá um banho no Brasil, emplacando cinco praias, contra duas do Brasil (Búzios e Porto de Galinhas). O resultado reflete o mapa de viagem do americano, que simplesmente não vem à praia no Brasil. (Nunca fui à Costa Rica mas tenho certeza que das praias de lá a gente não perde não.)

Leia também:

10 praias nota 10 no Caribe

Florianópolis: 10 praias

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


57 comentários

Na boa, estive na praia de Manuel Antônio na Costa Rica, não sou muito fã de praia, quase tirei da viagem… mas sinceramente… é de longe a praia mais fantástica que já estive. O Brasil até tem praia do nível, mas sem nenhuma estrutura para o turismo, logo se ninguém viu ninguém vai falar. Para quem gosta de praia, Costa Rica é um prato cheio.

Os americanos devem realmente boicotar a Venezuela. Quase todas as praias de Los Roques são lindíssimas!!! Adorei Madrisqui!!!

Acho que o assunto e compilicado na medida em que temos em cada regiao, em determinados paises um tipo de praias segundo um clima desta mesma. em pemba MOcambique temos a praia de wimbe que proporciona melhores condicoes de lazer para os visitantes, mas para os nativos vem algum normal.As melhores praias nao depende de tratamento humano, mas sim condicoes proprias da natureza.

Acabo de voltar de Porto de Galinhas. Eu já tinha passado uma tarde lá há 8 anos atrás. Mas agora fui para ficar 1 semana. E foi maravilhoso!!! A praia é uma delícia (Muro Alto e Carneiros – há mais ou menos 30 km – são as melhores). Praia limpa, com toda estrutura, água sem ondas e quentinhas. Moro no Rio e, quando vou à praia, costumo ficar na areia, mas lá é impossível sair da água. Em Porto de Galinhas se come muito bem. Não deixe de ir no Restaurantes Domingos (o camarão no abacaxi e o camarão com molho de laranja e pimenta rosa são FANTÁSTICOS). O BarCaxeira também é imperdível (tem o melhor escondidinho do mundo). Lugar honesto para ficar? Pousada Beija-Flores. Fica bem pertinho da vila e da praia. Chuveiro bom, colchão bom, ar condicionado funcionando e bem limpinho. Com café da manhã simples mas gostoso (fazem tapioca e ovos mexidos na hora, é só pedir). Agora a maré é verdade. Verifique o melhor horário para ir à praia ou vc não vai encontrar areia para ficar…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito