China: as dicas dos leitores

Xangai, China

Os queridos Mirella e Kiko do Mikix, que estão morando em Brisbane, na Austrália, estavam com uma escapada marcada para o Japão. Nesse momento de incertezas quanto à real extensão da contaminação radioativa, porém, resolveram mudar os planos, e estão indo para a China.

E pedem opiniões e sugestões:

Nosso roteiro será : Pequim, Xi’An e Xangai. Teremos 11 dias inteiros, que dividirei 5 + 2 + 4 respectivamente (pitacos são aceitos aqui também) eheheh…

Pesquisei o seguinte até o momento sobre os hotéis (nosso orçamento é US150 – US220 por dia):

– Pequim: Hotel G – a preocupação aqui é o barulho!!!

– Muralha: estou empolgada em fazer o passeio Jiankou to Mutianyu Great Wall Walk com o Beijing Hikers… alguma dica contra?

– Xi’An: acabei reservando o flat Citadines: super review no TripAdvisor e preço quase inacreditável.

– Xangai: estou vendo as dicas da Tofu na China… mas ainda estou em dúvida sobre a localização.

Sei que está tudo desparceirado, mas como o tempo está curtíssimo para organizar essa viagem, ajudas são mais que bem-vindas!!!

A Tati Akamime, do Por aí, já respondeu com um link para o seu post de planejamento para Xi’an, e sugerindo que em Xangai os Mikix fiquem no bairro French Concession.

E você? Tem dicas de Pequim, Muralha da China, Xi’an e Xangai pra Mirella? Contaí, pufavô!

126 comentários

Hangzhou é sensacional.
Eu e minha companheira adoramos.
Até os perrengues foram engraçados e renderam ótimas estórias.
vale muito a pena.

Lu, complementando a dica do Philipp, baixe um vpn antes de ir para poder usar seu email e redes sociais. O wechat tbm serve como tradutor e é o que eles mais usam (se precisar dar o telefone para alguém escrever/ditar fica mais fácil).
Em Beijing tem um food tour incrível chamado Lost Plates, recomendo muito. Tem em Xian tbm e deve ser muito bom. E em Xián a rua anterior à murada próxima do portão norte tem vários “botecos”. Vá um fim de tarde porque é bem legal, tem muito churrasquinho e comidas típicas e só tem locais, que adoram apresentar tudo para nós….

Bóia, querida, comprei passagem para China há poucos dias e estou indo para lá em meados fevereiro, longe das principais comemorações do ano novo. Chego por Pequim e volto por Shanghai. Terei 20 dias e como gosto de viajar devagar pensei em ficar 7 dias em Pequim, 3 em Xian, 3 em Hangzhou e 7 em Shanghai fazendo os deslocamentos internos de trem rápido. Não dá para incluir Hong Kong, a cidade vai ter um festival de artes bem na época em que estarei pelo país e está lotada. Ainda não tive tempo de fazer o meu dever de casa, só dei uma olhada rápida no Descobrimento da América +, no Viagem Afora e na Viajoteca para reservar alguma hospedagem 😉 Enfim, será que você teria como ressuscitar esse post só para pedir dicas mais fresquinhas? Alguma roubada a que devo ficar atenta? É a minha 1a viagem para um destino novo com menos de 2 meses de planejamento. 🙂 Obrigada e feliz 2019

    Em geral me parece de bom tamanha os tempos para nao ficar corrido. Nos estivemos em Beijing por 5 dias e Xian por 2 e foi complicado pelo frio (fomos final de Dez, inicio de Jan). Shanghai ficamos 5 dias tambem, com 2 a mais me parece adequado.

    Fizemos quase tudo sozinhos e vao algumas dicas:

    – Beijing nos locomovemos de Metro, taxi e Didi (o uber deles), tiramos um dia para fazer um hiking com pessoal da Beijing Hikers (dica que peguei da Mirella – Mikix) no trecho de Jinshanglin a valeu muito a pena foi o highlight de nossa viagem. Contratamos um dia com nosso hotel guia para irmos no trecho de Mutianyu e visitar os Túmulos Imperiais, antes da viagem deixei claro que nao queriamos parar para comprar coisas e que somente se tivessemos tempo queriamos ver coisas de seda para comprarmos uns cachecois e correu tudo bem.

    – Xian: 1 dia tiramos para conhecer o centro da cidade (achamos lindo), passear de bicicleta pelo muro etc, tudo de taxi e metro. No segundo contratamos um motorista para nos levar ate’ os guerreiros, combinando para chegar bem cedo antes dos grandes grupos. Nosso voo saia no final da tarde (por volta das 6pm) e ficamos por la’ umas 4 horas (nao daria mais pelo frio inclusive).

    Hangzhou nao tenho como opinar e no seu lugar eu iria para Chengdu para ver os Pandas, mas questao de interesse. 😉

    Shanghai fizemos tudo de metro e Didi nao achamos necessario contratar guia em nenhum dia. Tiramos um dia para fazer bate volta para Suzhou por trem-bala e gostamos muito conforme relato acima.

    Nao deixe de baixar o We-chat e Alipay, na China pagamento e’ prache por telefone. Para traducao utilizei o tempo todo Google Translate, mas eu tenho um plano nos EUA com acesso a dados internacionais e que por algum motivo que ainda desconheco meu acesso a FB, Instagram, Google e afins nao estava bloqueado, de qualque maneira recomendo pesquisar logo antes qual VPN esta’ funcionando. Era engracado eu falando no telefone e a outra pessoa respondendo para meu telefone mas a comunicacao fluiu bem desta forma 😀

    Philipp, muito obrigada pelas dicas! Vou ver direitinho como é essa história dos pandas, dependendo de como for o esquema, refaço a programação. Feliz ano novo!

Queria um esclarecimento : estive em fev/18 na união europeia entrando e saindo por Portugal. Cheguei sábado último na Alemanha , e percebi que meu passaporte não constava carimbo de saída da viagem de fevereiro ( sai por uma área de leitura do passaporte biométrico do aeroporto de Lisboa que libera brasileiros e portugueses ) o funcionário da fiscalização alemã não queria me deixar entrar , alegando que eu não tinha saído da UE desde fevereiro. Depois de muitas comprovações tive meu acesso permitido, quando ele entendeu que houve alguma falha da aduana portuguesa na viagem anterior . Vc tem conhecimento de algum evento similar ? Essa leitura otica de passaportes não tem um registro unificado no sistema da UÉ?
Estou bastante intrigada com o que me aconteceu e não tenho onde recorrer para perguntar se a exigência da imigração alemã é pertinente .
Obrigado

    Olá, Marcia! Pode ter havido uma falha de anotação do sua saída pelo sistema eletrônico, ou o agente alemão poderia não saber da existência dessa facilidade para brasileiros em Portugal.

    Vale como um aviso para brasileiros em Portugal. Mas contando o seu caso num post com o título “China: as dicas dos leitores”, infelizmente você não vai ajudar ninguém.

Oi Luciana, eu fiz um bate e volta para Zhujiajiao. Fomos de ônibus, fica a 50km de Xangai, bem tranquilo. É também uma cidade cortada por canais. É pequena mas bem bonitinha!

Ricardo Freire, me socorre… Usei tuas dicas em 99s minhas viagens.
Agora estou indo p Shanghai e não encontro muitas informações. Como vou ficar 12 dias, vale um bate-volta p alguma cidade vizinha?? Qual é mais recomendada?

    Olá, Luciana! Quem responde é A Bóia. Vou compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    Luciana, recomendo muito Suzhou, a cidade e’ muito bonita (exageradamente chamada de Veneza do Oriente). Fomos de trem bala de Shanghai o que tambem e’ uma atracao.

    Outro destino que nos pareceu interessante, porem nao tivemos tempo para ir e’ Nanjing.

    Olá Luciana,
    Concordo com o Philipp, recomendo também Suzhou.
    Fui de carro de Shanghai para Suzhou (1 h e meia de viagem).
    Visitei o museu de Suzhou, fiz um passeio de gôndola e assisti uma apresentação de música local. Visitar a cidade parece uma viagem no tempo. Vale a pena! Abs e boa viagem!

    Luciana, passei 3 dias em Suzhou e achei pouco, rsrs. Mas ainda assim, se só tivesse um dia, iria para conhecer ao menos um jardim, passear pelas ruelas históricas e provar um chá em frente a um canal. Vale muito a pena

Olá a todos!

Gostaria de deixar aqui minha contribuição do roteiro que fiz de 20 dias em abril desse ano pela China. Como sempre recebo ajuda desse site maravilhoso, nada melhor do que compartilhar também minha experiência!

Viajei com um grupo de 6 pessoas da família, incluindo meu sogro de 72 anos, e por conta disso optamos em fechar um pacote para parte da viagem através de uma agência em SP que recomendo, a Chinatur. Hong Kong e Macau fizemos por conta própria. Confesso que fiquei com um pouco de “medinho” de fazer sem agência, pois a China não é como Europa que o inglês/espanhol salva em vários momentos. Mas chegando lá percebi parte do roteiro, além de Hong Kong e Macau, poderíamos ter feito sozinhos.. vivendo e aprendendo 🙂

O roteiro que montamos foi o seguinte:
28/03 – Rio-Beijing
30/03 – Chegada em Beijing
31/03 – Beijing
01/04 – Beijing
02/04 – Beijing/ X’ian
03/04 – X’ian
04/04 – X’ian/ Luoang/ X’ian
05/04 – X’ian/ Shanghai
06/04 – Shanghai
07/04 – Shanghai/ Suzhou
08/04 – Suzhou/ Hangzhou
09/04 – Hangzhou/ Guilin
10/04 – Guilin/ Yangshuo/ Guilin
11/04 – Guilin/ Hong Kong
12/04 – Hong Kong
13/04 – Hong Kong
14/04 – Hong Kong
15/04 – Hong Kong/ Macau/ Hong Kong
16/04 – Hong Kong
17/04 – Hong Kong-Rio
18/04 – Chegada ao Rio

Algumas dicas:
– O roteiro ficou bem compacto e talvez só acrescentaria mais um dia em Shanghai. Não tiraria nenhum dia de Hong Kong porque há muitos passeios, compras, e vistas de tirar o fôlego.
– Macau foi uma decepção total. Considera-se visto!
– Andei de metrô em X’ian, Shanghai e Hong Kong. São super seguros, bem sinalizados e muitos fáceis de andar. Recomendo!
– A melhor parte da muralha, e mais vazia, é Mutianyu. Fica um pouco mais longe de Beijing. Sobe-se de teleférico, e dá pra descer em uma espécie de carrinho de rolimã. Meu sogro desceu. Sensacional!
– Me senti segura em todas as cidades que fui. Inclusive em Hong Kong faz-se o câmbio em moeda em lojas no meio da rua. Andei o tempo todo com uma câmera profissional e mochila, e em nenhum momento fui abordada por alguém.
– Os guias que contratamos falavam espanhol..e incrivelmente bem! Por sinal, turistas espanhóis e ingleses por lá não faltam.. não sei porque.
– Para quem tem medo das comidas aconselho o McDonalds e Burguer King. O gosto dos sanduíches são os mesmos daqui do Brasil. Jamais coma no KFC a menos que você seja fã de sanduíches com pimenta de fazer chorar!
– Para as mulheres: carregue sempre com você um rolo de papel higiênico e utilize os banheiros para deficientes (com alguém acompanhando pois a porta não tem tranca). Eles não disponibilizam papel, e os de deficientes são os únicos com vaso sanitário comum. O restante é vaso turco!

Se alguém tiver interesse no que fiz em cada dia, ou outras dicas é só pedir!

Espero ter ajudado a outras pessoas a organizar melhor sua viagem. 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito