Hotéis em Roma: os relatos dos leitores

Coliseu visto de Monti, Roma

Este post compila e organiza todos os depoimentos sobre hotéis em Roma deixados por leitores do Viaje na Viagem em diversos posts. Os hotéis estão divididos por região e, dentro de cada região, listados em ordem alfabética. Caso o hotel não esteja relacionado aqui, é porque ainda não foi comentado por nenhum leitor. Se você tiver algum depoimento para dar, positivo ou negativo, use a caixa de comentários e logo editaremos o seu hotel na lista, obrigado!

Termini ou não, eis a questão. O grosso da hospedagem econômica de Roma está em torno da estação principal de trem, o Termini. Não é um lugar bonito, e existe o folclore de que seria perigoso. Não é; é apenas mal encarado. A região imediatamente no entorno é habitada/freqüentada por imigrantes. Mas não é preciso ter medo de pobre. O problema do turista em Roma está nos mãos-leves, trombadinhas e pilantras, e esses atuam em todo lugar onde houver turista na cidade. (A estação, claro, é um dos pontos em que você corre mais risco.) Eu pessoalmente evitaria ficar próximo ao Termini porque prefiro dormir e acordar num lugar mais bonito e mais romano. Mas há vantagens, claro, no fato de poder descer do trem (vindo de outra cidade ou do aeroporto) e poder ir caminhando até o hotel, sem precisar pegar táxi, metrô ou bumba. Se quer minha opinião, eu recomendo procurar hotel em lugares simpáticos como o Campo de’ Fiori (região do centro histórico menos assombrada pelo turismo de massa), Trastevere (melhor lugar da cidade pra brincar de estar na Itália) e a região de Monti e Coliseu, que é charmosa e oferece bom custo x benefício.

Sim, é caro pra chuchu. Pelo que oferece (quartos pequenos, equipamentos ultrapassados e, no caso do Termini, vizinhança mal-encarada), Roma tem a hospedagem mais cara da Europa. Quanto mais baixas forem as suas expectativas, melhor 😀

Centro Histórico

(cartões postais à porta; hordas de turistas 24 horas)

Centro Histórico: Campo de’ Fiori

(cantinho mais autêntico do coração de Roma)

Via Veneto & Villa Borghese

(área nobre colada ao centro histórico)

Trastevere

(cantinas e mais cantinas; romanos e turistas)

Coliseu & Monti

(pedaço charmoso entre Termini e centro histórico)

Vaticano & Prati

(bons preços; região menos central)

Termini

(ao redor da estação principal de trem)

Repubblica

(primeira estação de metrô entre o Termini e o centro)

Leia mais:

355 comentários

Fiquei no Mamma Mia B&B. É bem pertinho da estação de metrô Manzoni, e dá pra ir andando pro Coliseu.
Era um apartamento que foi transformado em hotelzinho, com poucos quartos, coletivos e suítes. Ficamos na suíte, que era um quarto enorme, com uma TV enorme, e com um banheiro pequeno. Como dava de frente pra rua, era barulhento, pois a rua é movimentada (passa até bonde).
Era limpo, mas o quarto não foi arrumado enquanto estávamos lá (coisa de hostel mesmo). O café era bem simples, mas compensava. Tinha um brasileiro na equipe que era super prestativo e nos deu altas dicas da cidade.
Concluindo, não tem charme nenhum mas, recomendo por ser tão perto do metrô.

No fim do ano passado eu me hospedei no http://www.suitedreams.it (já indicado no post) e super recomendo! Achei mto bem localizado, do lado da estação Repubblica, perto do centro histórico e do Termini. O hotel tem uma decoração moderninha e tudo no quarto parece que é novo. Como hospedagem em Roma é caro paguei 180,00 Euros por noite, mas achei que valeu mto a pena.
Mas aviso, é difícil encontrar o hotel, pq ele fica no 2º andar de um prédio antigo e tem uma placa mto pequena com o nome, então é fácil passar batido. E a numeração da rua é toda estranha… Então cuidado para não se perder carregando um monte de mala como eu fiz. Acho que vale fechar o transfer…

Riq, estive duas vezes em Roma (1998 e 2003) nas quais fiquei no hotel Papa Germano, na região da Termini, dica do Frommer’s. Tá certo que já faz um tempo, mas pelo que vi no site parece que o hotel até deu uma melhorada (na minha época não tinha breakfast, por exemplo). Concordo que não é a região mais bonita (embora a rua do hotelzinho desemboque nas Termas de Diocleciano que, iluminadas, à noite, dão certo clima), mas no mais, àquela época, tudo era muito escuro à noite. Ainda assim, a proximidade do metrô facilita. O Papa Germano não fica exatamente em frente à estação, está a umas 5 quadras, então a rua é tranquila, estreita, não tá na muvuca nem no trânsito. O hotel (e hostel) em si é simples, tem quartos coletivos e duplos com banheiro no quarto,limpos, o chuveiro é bom e o dono do hotel, signore Gino, é uma entidade local, muito simpático e disposto a dar dicas aos viajeiros. Para quem não tem muita grana, o preço é bem conveniente. Endereço via Calatafimi, 14a.

Adorei a dica da Dri: café da manhã com vista para a Fontana Di Trevi! Mas não é barulhento e muvucado?

Fiquei no Hotel Picasso em março de 2008, no centro, perto da Fontana de Trevi. Boa relação custo-beneficio. É num casarão antigo, com elevador de filme (tipo gaiola subindo no meio da escadaria, onde da para ver tudo de fora!)Quartos limpos e café da manhã bom. Recomendo.
https://www.picassohotel.com/

    Acabei de reservar o Hotel Picasso, para estes 2 dias em Roma, por R$460,00, com café da manhã e cancelamento gratuito.No site e no Tripadvisor diz que é possivel ir a pé para vários locais turisticos e também tem metro, onibus, supermercado e restaurantes perto.Valeu a dica Silvia Granata. Se tiver mais alguma dica da aréa do hotel pra falar meu email é anaolandim arroba uol.com.br 🙂

Vou dormir 2 noites em Roma (1ª x)em inicio de julho.Aguém já ficou no Hotel Genio na Praça Navona?160 euros/noite é um bom preço ou devo procurar mais?

Adorei a útlima frase “Quanto mais baixas forem as suas expectativas, melhor”, porque é exatamente o que penso, para não me frustrar. Não é pessimismo é realismo!

Olá trips,

Ano passado estive em Roma e fiquei no Una Hotel, do ladinho da Termini. Concordo que a região não é muito charmosa, mas é bem fácil se locomover para todos os lugares.
Amei o hotel!! É super novo, limpo, quartos grandes, atendimento super cordial, super café da manhã carpichado!! Na época o preço foi super camarada!O Una Hotel está recomendadíssimo!
Beijo

puxa, q azar! 🙁
ralei vários dias fuçando hotéis entre os comentários de posts sobre roma/itália do site e cruzando com as informações do tripadvisor, até me resolver pelo hip suites, no trastevere.
agora tá tudo organizadinho aqui…
mas da próxima vai ser tremendamente + fácil, graças a esse trabalhão aí de cima! 🙂
bom, quem sabe daqui a pc ñ pinta um post reunindo bons locais pra comer em roma (meaning: nem armadilha pra turista, nem armadilha pra carteira), pois esse é outro eterno desafio da ‘cittá eterna’.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito