Noronha: as praias

Baía do Sancho, Fernando de Noronha

Desde 2000, já fui sete vezes a Fernando de Noronha. Sabe quantas vezes eu mergulhei? NENHUMA. Sim, sei que isso é quase um crime de lesa-viagem, mas o fato é que eu me contento completamente com o que vejo na superfície. Noronha tem uma coleção de praias que faria bonito em qualquer lugar do mundo.

Para aproveitar. Vá com tempo. Numa primeira ida a Noronha, qualquer estada menor que cinco dias inteiros é curta demais. Os pacotes de três dias não dão pra nada: normalmente o primeiro dia é perdido entre chegada e dispersão entre pousadas. Ficar só no ilhatour é bobagem: se você só quer apreciar a praia, não precisa ir até lá; basta ver as fotos. As praias em Noronha são deliciosas e devem ser curtidas com o pé na areia.

O dia em Noronha é muito melhor aproveitável do que na costa leste do Nordeste. O fuso horário é correto (no leste do Nordeste, é adiantado), então o sol nasce na hora certa, por volta das 6h, e se põe também lá pelas 18h. As melhores praias estão voltadas para o noroeste, então os morros não fazem sombra antes da hora. Dá perfeitamente para pegar praia de manhã, almoçar e pegar outra praia à tarde.

Quando ir. A época em que o mar está mais calmo, gostoso e fotogênico vai de meados de abril a meados de outubro. A estação seca vai de agosto a janeiro. Então os meses mais desejáveis para se estar em Noronha são agosto e setembro.

Quem surfa vai entre dezembro e março, quando a Cacimba do Padre e a Conceição oferecem as ondas mais desejadas do Brasil. Nesta época a Baía dos Porcos costuma estar com o mar mexido. O Sancho não fica tão transparente quanto no meio do ano, mas ainda assim está bonito.

Maio, junho e julho, apesar de estarem na época da chuva, não são inteiramente desaconselháveis, não. O mar está lindo e  calmo e, se você for com tempo sobrando, certamente vai conseguir pegar dias de sol. Em alguns anos o inverno em Noronha pode ser bastante chuvoso, mas o mais comum é ter pouca chuva.


AS PRAIAS

Estão aqui em ordem geográfica, começando no Porto e contornando a ilha. Cada uma é identificável no mapa pelo marcadorzinho ao lado do nome.


Visualizar Praias de Noronha em um mapa maior

PRAIA DO PORTO Marcador: alfinete amarelo

Praia do Porto, Fernando de Noronha

Não é especialmente bonita, e está sempre cheia de embarcações. Mas é bastante usada para fazer snorkel. Acesso: por asfalto, direto; a BR começa bem ali. Nas redondezas: há um bar de açaí e uma loja de aluguel de máscaras e snorkel no píer. O Mergulhão, o bar/restaurante mais badalado do momento, fica debruçado na praia. O bolinho de tubalhau do Museu do Tubarão também está por aquelas bandas.

PRAIA DO CACHORRO Marcador: alfinete verde

Fernando de Noronha: Praia do Cachorro

É a prainha da Vila dos Remédios, com barracas de bebidas. Mas só pode ser usada na época de calmaria do Mar de Dentro (abril-setembro); quando o swell entra traz pedras que tomam o lugar da areia. Acesso: entre na Vila dos Remédios e vá pra baixo toda vida. Quando acabarem os paralelepípedos, procure a escada. Nas redondezas: a Vila dos Remédios tem pousadas, bares e restaurantes.

PRAIA DO MEIO Marcador: alfinete vermelho

Fernando de Noronha: Praia do Meio

Como o próprio nome indica, fica no meio do caminho entre a Praia do Cachorro e a Praia da Conceição. É bem vazia. Acesso: a pé, pelo Cachorro ou pela Conceição. Nas redondezas: no canto da praia há um bar, estratégico para ver o pôr do sol.

PRAIA DA CONCEIÇÃO Marcador: alfinete azul-escuro

Fernando de Noronha: Praia da Conceição

Fernando de Noronha: Praia da Conceição

É o Posto 9, o Porto da Barra, a Maresias de Noronha: a praia que concentra a vida social. É a melhor praia para pegar de tarde, depois de ter passeado de manhã. Na temporada de swell (novembro/fevereiro) dá surf.

Fernando de Noronha: Bar Duda Rei, Praia da Conceição

Fernando de Noronha: Praia da Conceição

O Bar Duda Rei é o único bar bacaninha que permitem funcionar pé na areia em Noronha; tem cerveja gelada e faz boas caipiroskas. Peça um queijo de coalho grelhado, aproveite o chuveiro de água doce instalado na banheira e aprecie o pôr do sol. Acesso: uma estradinha de paralelepípedos liga a Vila dos Remédios à praia; dá 5 minutos de bugue ou 15 minutos a pé. Outra estrada, a da Alamoa (de terra), vem pela BR, passando em frente à pousada Teju Açu. Nas redondezas: o Bar do Meio, no canto direito da praia, é uma alternativa para ver o pôr do sol.

PRAIA DO BOLDRÓ Marcador: alfinete azul-claro

Fernando de Noronha: Praia do Boldró

É a Praia da Conceição espelhada; só não tem uma ilha em frente. Em compensação, oferece uma piscina natural rente à areia, que aparece na maré baixa. Acesso: entre na Vila do Boldró, vá até o fim da rua; quando o asfalto acabar, continue morro abaixo pela estradinha de chão. Nas redondezas: o bar que existia pé-na-areia foi fechado. Há um bar no alto do morro, com vista. Na Vila do Boldró você encontra o Tartarugão e o café do projeto Tamar.

PRAIA DO AMERICANO Marcador: alfinete roxo

Fernando de Noronha: Praia do Americano

Das praias do Mar de Dentro, é a menos freqüentada. Antigamente dizia-se que era uma praia de nudismo, mas com a instalação do bar do forte de São Pedro e São Paulo, no alto do morro, duvido que alguém arrisque… Acesso: saia da BR para pegar a estrada (de terra, em sua maior parte) para a Cacimba do Padre. Pare no estacionamento da Praia do Bode e pegue a trilha da direita. Nas redondezas: almoce na Cacimba do Padre, na barraca das Gêmeas.

PRAIA DA CACIMBA DO PADRE Marcador: pontinho verde

Fernando de Noronha: Praia da Cacimba do Padre

É a mais extensa das praias do Mar de Dentro — se você contar o canto direito, conhecido como Praia do Bode. Primeira praia de onde você avista os Dois Irmãos por inteiro ao rés do chão. Na temporada do surf (dezembro/fevereiro) é sede de campeonatos e uma das mais concorridas pelo pessoal da prancha. Acesso: saia da BR e pegue a estradinha, que é asfaltada só no comecinho e já vira de terra. Coma bastante poeira e estacione no final. Nas redondezas: há duas barracas-restaurantes próximas à entrada da praia. A mais recomendada é a das Gêmeas. Caminhando para a esquerda você pega a trilha que sobe o morro e leva à Baía dos Porcos.

BAÍA DOS PORCOS Marcador: pontinho amarelo

Fernando de Noronha: Baía dos Porcos

Única que consegue rivalizar com o Sancho nos concursos de praia mais bonita da ilha. Não é uma praia de tomar sol, mas de fazer snorkel. Na época do swell (novembro/fevereiro) fica com o mar mexido. Acesso: a pé, por uma trilha contornando o morro, a partir da Cacimba do Padre. A trilha do Sancho está fechada. Nas redondezas: há serviço de bordo na Cacimba do Padre. O melhor mirante, porém, fica no caminho da Baía do Sancho.

BAÍA DO SANCHO Marcador: pontinho roxo

Fernando de Noronha: Baía do Sancho

Fernando de Noronha: Baía do Sancho

Pro meu gosto — e de 98% das pessoas que se atrevem a fazer listas de praias bonitas no Brasil — não existe outra mais linda em território nacional. Se bem que sua beleza é amplificada por uma primeira visão do alto, que revela toda a cristalinidade de sua água verde-azulada. Só fica crowdeada quando chegam os barcos de passeio, no meio da manhã e no meio da tarde (a permanência média é de 40 minutos).  Cedo no dia ou na hora do almoço está deserta, graças ao acesso difícil por terra.

Fernando de Noronha: acesso à Baía do SanchoFernando de Noronha: acesso à Baía do SanchoFernando de Noronha: acesso à Baía do Sancho

Acesso: saia da BR um pouco antes do aeroporto, seguindo as placas para Sancho e Baía dos Golfinhos. Depois do estacionamento há uma trilhazinha de 5 minutos. Para descer à praia é preciso enfrentar uma escadinha instalada numa fenda da rocha. Depois ainda há muitos degraus até a areia (na volta a gente sofre, mas vale a pena). Lá embaixo não se vende nada; leve água. A maioria dos visitantes chega pelos passeios de barco.

Fernando de Noronha: Baía do Sancho

Nas redondezas: há um quiosque que vende coco, refrigerante e cerveja junto ao estacionamento, lá em cima. Antes de descer à praia, pegue a trilha curtinha à direita, que leva ao mirante da Baía do Sancho.

PRAIA DO LEÃO Marcador: pontinho vermelho

Fernando de Noronha: Praia do Leão

Primeira praia do Mar de Fora, fica mais calma e bonita quando o Mar de Dentro está agitado, entre novembro e fevereiro. É santuário de desova de tartarugas marinhas. Acesso: vá até o final da BR e pegue a estrada de terra à direita. Do asfalto, dá pouco mais de 5 minutos de bugue. Lá é preciso descer o morro a pé. Nas redondezas: há um quiosque no alto do morro.

BAÍA DO SUESTE Marcador: pontinho rosa

Fernando de Noronha: Baía do Sueste

Sua maior qualidade é permitir o mergulho com tartarugas marinhas (procure o guia no quiosque). Na temporada de cruzeiros, fica lotada, porque é onde os ilha-tours concentram os cruzeiristas, que são proibidos de descer na praia do Leão. Acesso: fica ao final da BR; o asfalto vai até lá. Nas redondezas: há um quiosque na praia. Hóspedes das pousadas Maravilha, Solar dos Ventos e do Sueste podem ir à praia a pé.

PRAIA DA ATALAIA Marcador: pontinho azul-claro

Fernando de Noronha: Praia da Atalaia

É o endereço do maior aquário natural da ilha, represado na maré baixa. O acesso é totalmente controlado pelas autoridades do parque. Pede-se não usar filtro solar quando mergulhar na piscina natural. Acesso: a pé, pelo costão, em grupos guiados. Não existe mais acesso de bugue pela praia do Sueste. Nas redondezas: não há nada na região. Leve água e barras de cereal para a caminhada.

Leia também:

Todas de Fernando de Noronha no Viaje na Viagem

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


72 comentários para “Noronha: as praias”

  1. Lindíssimas praias!

  2. Lindas demais! Uma

  3. OMG!! Isso sim é paraíso!

  4. Adorei! Sou louca pra ir pra Noronha.

    1. Eu também… Louca pra ir a Noronha…

      1. Eu tambem, louca e meia…

        1. Velho sonho, vivo tresloucada de vontade de conhecer Noronha!

  5. Riq, viajo amanhã para Noronha! Post veio na hora certa. Brigada. Bjs

  6. No canto direito da praia do cachorro tem, entre as pedras tem uma piscina pequena, funda, bem legal, chamada buraco do galego …

  7. lindo post !! fui em setembro e a baia dos Porcos e a praia do Sancho estavam assim como nas fotos : mar calminho, azul esverdeado. Fiquei 5 dias e achei pouco : não mergulhei mas vi de snorkel ou da superficie mesmo : tubarão, tartarugas, golfinhos,peixinhos. O mar é transparente mesmo.

  8. Estou planejando ir em junho, mas morrendo de medo de dar azar com relação às chuvas…

  9. que boa vontade….praia do cachorrro da podre … limpar o que está sujo é tão básico….

    trata-se de elogiador

  10. Nossa, meu deu uma saudade…

    Depois de ir 7 vezes a Noronha (ainda chego lá), minha única sugestão para o Riq é: na próxima, mergulhe. Você não vai se arrepender. É como se você duplicasse as opções de praias…

    abs

  11. Noronha parece um sonho! Fui na primeira semana de outubro e estava lindo e calmo como nas fotos. Foi a primeira vez e espero ir muitas outras para este paraíso. Post perfeito, adorei a lista das praias!

  12. Realmente que puder ir na melhor época eu recomendo muito, como as praias de Noronha são exaustivamente fotografadas, e as fotos gerlamente são das melhores épocas, pode ser um pouco frustrante para quem nunca foi e escolhe justamente o período de maior agitação no Mar de Dentro, como aconteceu com um amigo meu. Mas na época certa é de fato o que há de melhor em termos de praia por aqui, considerando desde cor até temperatura e passando por tranquilidade das águas; as melhores praias de Arraial do Cabo poderiam concorrer não fosse a água fria.

  13. Olá Ricardo.

    Vou à Noronha agora em Maio, em um cruzeiro. Ficarei dois dias lá, mas com tantas dicas eu não faço a mínima ideia do que fazer, estava pensando em mergulhar para dar uma olhada na vida marinha, mas agora não sei mais se será necessário. hehehe
    Como aproveitar melhor esses dois dias? O que você me sugere?
    Vlw.

    1. Olá, Raphael! Aqui quem responde é a Bóia! Comece sua pesquisa pela página-guia de Fernando de Noronha! http://www.viajenaviagem.com/brasil/fernando-de-noronha-ricardo-freire/

  14. Que delícia ver Noronha de novo, lindas fotos! Adorei a ilha.
    Fui no final de agosto / início de setembro de 2009, passei 3 dias e meio na ilha e saí com gostinho de “quero mais”.
    Minhas impressões sobre a ilha: http://www.viagenseandancas.com.br/2011/03/fernando-de-noronha-e-um-pouquinho-de-natal/
    Vale muito a pena!
    []’s

  15. Concordo RIC que não é preciso mergulhar para aproveitar Noronha, mas nem um snorkeling para ver o verdadeiro mundo de nemo a poucos centímetros da superfície? Estive 3 x na ilha, mergulhei com cilindros só na primeira, as outras aproveitei praia e descobri ótimos lugares para o snorkelling que é de graça e não exige experiência, além disso, é muito mais rico em peixes e corais. Confira as dicas no post http://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/08/noronha-para-curtir-dois.html

  16. Ótimas dicas! Poderia fazer também uma sugestão de roteiro para 5 dias em Noronha!

    1. Olá, Ana! A receita do Ricardo Freire é voltar ao Sancho quantas vezes for possível. E assistir todas as noites à palestra no Ibama.

    2. Ve se te ajuda isso Ana. Semana que vem tem outro post detalhado.
      http://viagenscomidas.blogspot.com/search/label/Viagens-Fernando%20de%20Noronha

  17. Pessoal ,

    Estou indo agora em Janeiro 2012 e fiquei um pouco frustrado com as informacoes passadas sobre as praias para este periodo. Nao sou surfista e adoro praia sem onda , a minha pergunta é , todas ficam com o mar agitado ou algumas ficam tranquilas? Por favor me respondao pois ainda da tempo de eu mudar a minha viagem para outro lugar…

    Obrigado!

    1. Olá, Tiago! As praias do Mar de Dentro Fora — Leão, Sueste — nesta época estão tranqüilas. O Sancho também não chega a ter ondas. Mas definitivamente não é a melhor época para ver a Noronha dos postais. A Baía dos Porcos estará pura espuma.

      1. Olá, Boia. Uma pequena correção: Leão e Sueste são praias do mar de fora.

        1. Obrigada, Leonardo! Corrigi.

  18. Ricardo,

    Suas dicas foram valiosas. Acabei de voltar de Noronha. Viagem inesquecível. Apesar de ser janeiro, o swell não estava forte para decepção dos surfistas. Todos diziam que era uma exceção e que tivemos muita sorte. A parada no bar Dudarei com o pedido do queijo coalho vale muito!!!! Delícia!!!

    Abraço a todos.

  19. Acabei de retornar de Noronha (Fev/12). Olha, sem brincadeira, estou sonhando todas as noites (literalmente) com a ilha. Falei inclusive com minha esposa que não sou de sonhar dormindo, mas TODAS as noite sonho com algum canto, alguma praia, o ambiente, o ar, a paisagem, o “viver e estar lá”. Fantástico! Vale cada centavo investido (não serão poucos, lá tudo é caro!). Esse posto me ajudou a localizar sobre as praias. A dica de largar correndo as malas na pousada e ir logo pra praia da conceição pegar o final de tarde do primeiro dia foi tudo! Valeu!

  20. Olá, Ricardo e Boia!
    Gostaria de saber quanto custa em média pra fazer mergulho, e quais são as praias que ele é feito…gostaria de ver golfinhos!

    1. Olá, Natalia! Você pode fazer snorkel na Baía dos Porcos, no Sancho e no Sueste. Para mergulho de cilindro, consulte as operadoras como a Atlantis.

  21. Olá, somos um casal e estamos indo para Noronha no final de agosto, gostaríamos de saber qual passeio não poderemos deixar de fazer, já vamos ficar apenas 3 noites e 4 dias, quais as praias imperdíveis e como aproveitar ao máximo em tão pouco tempo…O que vc nos sugere? abraços.

    1. Olá, Leonardo! O Ricardo Freire sugere curtir as praias do Mar de Dentro (Sancho, Baía dos Porcos, Cacimba do Padre) e não perder as palestras do ICM-Bio.

  22. Olá ! Vou para Noronha semana que vem com meu marido, peguei todas as dicas aqui no site ! ótimo !! Só me resta uma dúvida… queria saber se posso ir a Atalaia sem fechar com nenhuma operadora, tipo ir de buggy alugado até lá e lá mesmo “alugar” um fiscal para nos acompanhar na trilha até a piscina…. Obrigada,
    Elaine

    1. Olá, Elaine! A Atalaia está fechada para bugues, só se chega a pé, com guia. Informe-se na sua pousada.

  23. Olá Ricardo e Bóia, td bem?

    Este site sempre foi minha referência pré-viagens desde 2003 e escrevo pra dar um toque sobre um dissabor que tive em Noronha, agora, em 02/09/12. Esclareço, de antemão, que sou “mochileira”, sem frescuras, de pegar transporte coletivo onde quer que eu vá, e fazer farofa no quarto de hotel ou cozinha do hostel sem problemas, se o cansaço é demais.

    A cozinha do Duda Rei fecha ANTES do final do Por do Sol e o quiosque logo após. Então, quem chega pelo voo da Gol, não vá pra lá achando que irá petiscar algo substancial. Coma alguma coisa durante o vôo, leve uma barrinha/maçã pra comer no caminho da pousada, e logo depois das 18h zarpe pra outro local. Recomendo o Restaurante da Edilma, casinha roxa com cortinas brancas, na frente do Correio. É no caminho de volta mesmo (Eta subidinha chata!) da praia da Conceição.

    O Guia 4 Rodas Brasil 2011 trazia a informação do horário de fechamento do Duda Rei (vi depois), mas o post do Ricardo aqui e os comentários dos demais leitores me induziram a erro. Como hipoglicêmica acompanhada de minha mãe sexagenária diabética, o episódio não foi legal. Ainda bem que eles chamaram um taxi pra gente. Rumamos pro Xica da Silva – carinho, porções comedidas, mas muito boa a qualidade!

    Outro toque importante. A cozinha do Zé Maria parece ter decaido. Não sofri eu mesma, mas dois casais da pousada onde fiquei (Mar Aberto – excelente) sofreram perrengues devido ao preço extorsivo frente a má qualidade da comida (as queixas principais foram de carnes bovinas sem tempero, esturricadas, porções diminutas e casos como batata sauté ser mera batata inglesa comum descascada cozida na água). Se deu melhor quem pediu pene com frutos do mar borrachudos. Olha que o gerente da pousada recomendou aos casais irem justamente nas noites normais, fora dos dias do festival (4ª e sáb, se não me engano). Um dos casais fez questão de formalizar a reclamação, mas como o gerente não estava, deixaram a crítica por escrito. Os trabalhdores do local também justificaram o fato por estarem cansados do festival da noite anterior (?!) Fatos acontecidos entre os dias 04 e 09/09/12.

    Ah, o quilo Flamboyant é razoável, boa relação custo-benefício, (R$ 42 o quilo), mas desista de comer peixe no almoço. Nas duas vezes que tentei, o único peixe, Anchova, estava péssima, ressecada, enxarcada de óleo e sem tempeiro (nem sal!!!).

    Gente! E que frustração a tal Barraca das Gêmeas! Mesas, saleiro, guardanapo, etc cheio de poeira, areia, terras… A comida é simples e boa, preços justos pra Noronha. Mas como não se fazem banheiros naquela região (Cacimba do Padre próximo ao acesso pra Baía dos Porcos), há moscas pra tudo qto é lado! Claro que elas tentam minimizar, trazem borra de café com algo fazendo fumaça pra espantá-las… Qualquer escoteiro ou pessoa que saiba o mínimo de acampamento sabe que dejetos humanos espalhados a esmo, próximos ainda de local com cozinha ajudam a atrair e manter fauna sinantrópica. Espero que, com a concessão da ICM BIo pra EcoNoronha o negócio fique mais higiênico e confortável.

    Ah, a taxa única de turismo da EcoNoronha (R$ 65,00 pra brasileiros e R$ 130 para estrangeiros) vai começar a ser cobrada em 30/09/12, segundo o blog da afiliada da Globo em Pernambuco, vivendo noronha. Vimos a construção de Postos de Informação e Controle (os tais de PICs, onde haverá guarda volumes e banheiros) na praia do Sueste e já há nativos da ilha trabalhando pra eles no passeio do Atalaia.

    Por fim, percebi que há muito interesse contrário à instituição do aluguel de bicicletas. Perdem o posto de gasolina, a associação dos taxistas (que tem 60 veículos cadastrados), a empresa do microônibus de linha e as empresas que locam bugues.

    Por falar nisso, em 8 dias lá, não é necessário locar esse veículos primitivo (pior que fusca pra fazer curva), inseguro (qualquer acidente pode ser gravíssimo), e beberrão-poluente. (Sim, meu quadro está meio carregado, pois trabalho com segurança no trabalho, sou sensível à problemática da segurança no trânsito e já me acidentei em férias com quadriciclo na em Mikonos – Grécia. Carro eu loco, pois tem lataria e cinto de segurança te protegendo.) Ficando na Floresta Nova, faz-se tudo ou a pé, ou de microônibus de linha (R$3,10). Como os passeios no Parque Nacional demandam a contratação de guias de turismo, contrate com eles também os transfers. Apenas pra voltar da palestra do TAMAR ou de balada (forró) no Cachorro ou (roda de samba) na Pizzaria (do lado da igreja), vc precisará de taxi. Há bons restaurantes (No Mar – comemos duas vezes lá) que tbm tem transfer.

    (nossa, me alonguei, rs)
    Boas viagens pros leitores!

  24. Olá Bóia, Ricardo e pessoal que está por aqui,
    Eu teria a oportunidade de ir para Fernando de Noronha em março do ano que vem, mas pelo o que eu vi não é uma época muito aconselhável e como é uma viagem cara, estou com receio de desperdiçar a minha grana, até porque tenho vontade de mergulhar, a pergunta é: valeria a pena ir mesmo assim ou seria melhor programar outro destino? Estou procurando algo perto de Recife.
    Obrigada.

    1. Olá, Lívia! Como descreveu o Comandante, em março você não aproveitaria Noronha da forma que gostaria. Pense em outro destino!

  25. Ops, gente… Esqueci de dizer que o passeio do NaVi – Natureza Viva. Nenhum leitor tinha postado nada.

    É um passeio de cerca de 1 hora num barco russo com lente no fundo, que navega feito lancha (supendendo a lente e o fundo) — dizem haver apenas 5 iguais no mundo — vale muito a pena pra quem não se arrisca/tem preguiça/não pensou nisso antes (fazer curso) em/de mergulhar (ainda mais no encontro no mar de dentro e o de fora – mtas ondas e vento incessante). A palestra de 30 min, antes de embarcar, é interessantíssima e, dependendo da sorte, dá pra ver golfinhos, filhotes de tubarão, garantido mesmo são os barcos naufragados, peixes e corais. Foi ótimo, pois ir pra Noronha e não ter sentido o gostinho nem de mergulho de snorkel… Minha mãe sexagenária amou!

    Dica: faça tudo por conta própria – ligue (o fone está no foloheto que te dão ao desembarcar) e reserve, depois vá ao local da palestra sozinha/taxi ou microônibus. As empresas de turismo cobram muito mais do que um taxi por essa intermediação. De R$ 165 passa p/ R$190 pela Atalaia.

    Outra coisa “engana turista” – por do sol no Forte do Boldró. Não contrate o passeio, faça por conta própria. O Microonibus pára a 300 metros de lá. Em meia hora vc vai lá, tira qtas fotos quiser e volta pro ponto, pois o microônibus é de 30 em 30 min. Ah… Lá há um quiosque com tecnobrega e forró no último!

    Por fim (juro que é a última tá, Ricardo e Bóia, ;^) ): gente, assim que chegarem, ou mesmo ANTES – agendem a trilha pro Atalaia! É mto restrito o nº de pessoas que podem descer (o ICMBio controla horário – sempre na maré baixa – e nº. de pessoas, duração do mergulho e só se desce com guia – de novo, melhor contratar incluindo transfer), e o mar/vento podem mudar e estragar a chance de vivenciar o aquário natural maravilhoso que aquilo lá é. Ah, é proibido óculos de natação comum (fui surpreendida), não pode nadadeira e é obrigatório uso de colete flutuador. Só pode conjunto máscara snorkel – há quisoque pra aluguel desses itens na entrada, junto ao controle do ICMBio.

    PS- vale a pena ir lá por conta própria e aguardar as vagas remanescentes, pois furões (gente que reserva e não vai) há de monte!

    Curtam muito Noronha! A antiga “Ilha Maldita” ou “Fora do Mundo” (apelidos carinhosos que os condenados davam pra lá)! Por falar nisso, minha mãe devorou os livros com “causos” da ilha, muito legais.

    1. Marcia,
      Ia agradecer no outro post quando vi esse aqui. Obrigada!!!! mesmo tanto tempo depois, foi muito util.

  26. Estou pensando em comprar passagem para Curaçao para ir em abril, já tenho milhas para Fernando de Noronha, mas tenho medo de me decepcionar com o mar de Noronha nesta época e com chuvas.
    Tô errada??
    Alguém foi em abril a Noronha???????
    obrigada

    1. Olá, Luciana! Para saber como é abril em Noronha, consulte o Praiômetro :mrgreen: http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

  27. Olá pessoal!
    Já peguei informação com vcs sobre Porto de Galinhas, que iremos em janeiro.
    Aproveitando que estaremos no nordeste, queremos ir para Fernando de Noronha. Li alguns comentários de vcs de que não vale a pena, mas é tão ruim assim?
    Eu e minha esposa não fazemos mergulhos (ñ sabemos nadar), ela só curte praia calma, que dê para ficar na tranquilidade, e não curte muito passeios de barco.
    Em janeiro, qual praia valeria a pena ir, e que tenha essas condições?
    E onde é melhor e mais perto para ficar (pousada) o mais próximo e de fácil acesso as praias?
    Ahh, e tem aluguel de bike?
    Valeu

    1. Olá, Edison! Noronha em janeiro = ondas. O mar não está como nas fotos que você tem na cabeça.

  28. Um grande sonho que ainda realizarei com grande fé em Deus. conhço pouco o nordeste, sou baiana, quero ir a Fernando de Noronha de carro próprio, é possível? gosto de pegar boas ondas, é possivel em meiados de janeiro? qual valor de diárias por favor preciso de ajuda Obrigada!

    1. Olá, Vi! Para Fernando de Noronha, só de avião. De dezembro a março é justamente época do surfe em Noronha.

      Leia mais aqui:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/
      http://www.viajenaviagem.com/2010/02/pousadas-em-noronha-pelotao-intermediario/

  29. KKKKK carro próprio!!!

  30. oi, comprei passagem para agosto. não sou surfista, pelo post, parece que acertei. conhecem a pousada do guilherme? estou pensando em ficar lá. ou tem outra indicação na faixa de preço (r$160,00 por dia para um casal?)

  31. Oi pessoal.Estou pretendendo ir com minha familia a Noronha entre final de setembro e inicio de Outubro.Meu marido e eu mergulhamos e tenho dois filhos um de 18 e outro de 21 que gosta de surfar.Gostaria que vs me orientassem qual a melhor praia para nos hospedarmos (considerando principalmente,,a demanda dos meus filhos)e se seria necessario a contratacao de um guia.Minha intencao e de ficar por volta de 8 a 10 dias,
    Valeu pela atencao!!

    1. Olá, Claudia! Leia tudo isso a partir da página inicial de Noronha:

      http://www.viajenaviagem.com/brasil/fernando-de-noronha-ricardo-freire

  32. Olá! Estarei em Noronha em Junho e gostaria de saber se há risco de não conseguir fechar os seguintes passeios: Ilha Tour, Batismo e passeio de barco. É preciso fechar antes de ir???

    1. Não! Nenhuma necessidade de antecipação.

      1. Obrigada!

  33. Alguém sabe informar quanto é cobrado para fotografar o mergulho batismo?

    1. Olá, Quezia! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

      Se não aparecer, dê uma ligadinha ou mande um email para as operadoras — Atlantis, Noronha Divers e Águas Claras.

      1. Vou aguardar. Obrigada novamente!

  34. Oi, Quezia. Eles fotografam o mergulho e depois você escolhe as fotos. Foi em 2011 que eu fiz Fernando de Noronha, mas se não me engano eles cobravam cerca de R$ 25,00 por foto. Vale a pena, as fotos ficaram maravilhosas. Outra coisa que vale muito a pena é alugar uma máquina subaquática, lá em todo lugar você encontra, por R$ 50,00 a diária. Se tiver interesse, dá uma olhadinha no meu blog, tem algumas fotos lá. Abs. http://viagenscinematograficas.blogspot.com.br/2012/02/fernando-de-noronha-julho-de-2011.html

  35. Oi Fábio! Suas fotos estão lindas, fiquei preocupada com as chuvas porque vou em Junho! Sobre as fotos, o preço é bem salgado, já mergulhei em Porto de Galinhas e em Maragogi o preço do mergulho variou de 60 a 150 reais com direito a todas as fotos gravadas num CD! Mas sei que Noronha é Noronha…A máquina subaquática é uma boa dica, você usou? Tenho medo de não aproveitar o mergulho e nem fotografar direito…Vou pensar nas possibilidades, obrigada! :)

    1. Quezia, obrigado. O preço para o mergulho é realmente bem salgado, fiz mergulho em Porto de Galinhas e o preço de Noronha, na época, era mais ou menos 3 x maior. A máquina subaquática é essencial, mesmo que você não use no mergulho com cilindro, com certeza irá utilizar se você gosta de nadar com snorkel. Tanto que lá todo mundo aluga, o cara da pousada tinha, o motorista da agência de turismo, enfim, é só perguntar que sempre tem alguém para alugar. Na Baía dos Porcos, no Sancho, na Atalaia, até mesmo na praia ao lado do porto, você vê muitos peixes, até tartarugas. Eu como sou meio fanático por fotografia, gosto de levar uma lembrança. Abs e boa viagem!

  36. Boa dica. Vou alugar sim, afinal as fotos são as melhores lembranças.Obrigada mais uma vez!

  37. Estamos programado para embarque inicio de junho 2013, para conhecer , vai ser muito divertido, assim espero

  38. 1- Na ilha tem Banco do Brasil?
    2- Tem caixa automático (ATM)? No centro ou só no aeroporto?
    3- As agências de viagem aceitam cartão Visa ou Mastercard?
    4- E as empresas de mergulho?
    5- E os passeios de barco, pode-se pagar com cartão?
    6- Tenho que levar dinheiro em espécie?

    Obrigada.

    1. Olá, Maria de Fátima! Existe um caixa do Banco 24 Horas no Banco Santander da Vila dos Remédios e um caixa do Banco do Brasil no aeroporto. Algumas operadoras aceitam cartão de crédito. Muitos restaurantes e bares também.

    2. Tem também uma agência postal do Bradesco.
      A maioria aceita cartão, mas fica mais caro, em dinheiro quase tudo é mais barato.

  39. estive agora mesmo em noronha (13 a 20 de agosto). parei na pousada do guilherme, simples, barata e bem localizada. café da manhã excelente!!! o ilhatour é essencial e deve ser o primeiro passeio. depois, a partir dele, marque os demais. fiz um pacote com o ilha tour, passeio de barco (do porto à sapata) e entardecer vip (pranchinha + “janta” + por do sol). em dinheiro, cheque ou débito, r$290 por pessoa na ocean blue. fiz atalaia longa (grau de dificuldade pesado) 5 km e 3 piscinas em 4 horas, r$70,00, guia da pousada, ótima! depois, fui passeando cada dia numa praia, à pé ou de bus. uma semana foi o período ideal. dica de alimentação caseira – restaurante jacaré, vila n. s. remédios, à esquerda do santander,de quem desce, caminho para a praia conceição e do meio. na praia do porto, “tendinhas” da graça (fim de semana) ou da regina. simpáticas, mesa perto da água, com guarda sol, almoço e bebidas da manhã e almoço por 60 pila. dica: não alugamos buggy, pois caminhando um pouco + bus fica melhor (pra mim, claro); já estou com saudades.
    ps – comprei uma câmera subaquática compacta da sony por tipo r$500,00 antes da viagem. vale mais do que alugar. comprei (lá) o conjunto máscara/snorkell por r$100,00 e achei que valeu (teria gasto r$50 dia câmara e r$10,00 dia o snorkell (fora o “nojinho” de outras bocas). na minha visão, mais higiene.
    recomendo ir nesta época. uma chuvinha de nada 1 dia, mar espelhado, tudo perfeito

  40. Oi! Eu peguei uma das fotos acima para falar de Fernando de Noronha no meu blog. O crédito da foto está na legenda.
    Se houver algum problema me avise que tiro do ar.
    Abraços!!!
    (pode apagar esta msg rs)

  41. É preciso reservar com antecedência o aluguel de bugre em Noronha ? Ou chegando lá (mesmo sendo feriado) tem disponibilidade ? Onde se aluga ? Obrigada a todos !

    1. Olá, Renata! Peça para sua pousada garantir um para você.

  42. Bóia, muito obrigada pela atenção de sempre. Seu blog é imperdível para qualquer viajante que se preze :) )

  43. Olá, Estou indo no próximo domingo, 10/11, para Noronha e fiquei um pouco triste em saber que se trata de uma época ruim para vê as praias e desfrutar de um mar calmo. EStou indo com minha filha de 1 ano (rs) e queria uma sugestão de melhores programar e praias para fazer com ela.
    Obrigada.

    1. Olá, Daniela! Ela vai gostar do Sueste.

  44. Olá. Queria parabenizar pelo site e pelas ótimas dicas. Sempre quis ir a Fernando de Noronha, mas achava que só dava pra ir via mar – e tenho complexo de Titanic…rsrsrs – mas agora estou alimentando o plano de conhecer esse lugar incrível em 2014, provavelmente em julho. Lerei as várias dicas aqui pra me situar melhor. Valeu!

ATENÇÃO:
Desculpe, mas esta caixa está inativa e seu comentário não aparecerá. Estamos aprontando um novo Viaje na Viagem. No novo site a caixa de comentários voltará a funcionar. Obrigado pela compreensão!