Noronha: as praias

Baía do Sancho, Fernando de Noronha

Desde 2000, já fui sete vezes a Fernando de Noronha. Sabe quantas vezes eu mergulhei? NENHUMA. Sim, sei que isso é quase um crime de lesa-viagem, mas o fato é que eu me contento completamente com o que vejo na superfície. Noronha tem uma coleção de praias que faria bonito em qualquer lugar do mundo.

Para aproveitar. Vá com tempo. Numa primeira ida a Noronha, qualquer estada menor que cinco dias inteiros é curta demais. Os pacotes de três dias não dão pra nada: normalmente o primeiro dia é perdido entre chegada e dispersão entre pousadas. Ficar só no ilhatour é bobagem: se você só quer apreciar a praia, não precisa ir até lá; basta ver as fotos. As praias em Noronha são deliciosas e devem ser curtidas com o pé na areia.

O dia em Noronha é muito melhor aproveitável do que na costa leste do Nordeste. O fuso horário é correto (no leste do Nordeste, é adiantado), então o sol nasce na hora certa, por volta das 6h, e se põe também lá pelas 18h. As melhores praias estão voltadas para o noroeste, então os morros não fazem sombra antes da hora. Dá perfeitamente para pegar praia de manhã, almoçar e pegar outra praia à tarde.

Quando ir. A época em que o mar está mais calmo, gostoso e fotogênico vai de meados de abril a meados de outubro. A estação seca vai de agosto a janeiro. Então os meses mais desejáveis para se estar em Noronha são agosto e setembro.

Quem surfa vai entre dezembro e março, quando a Cacimba do Padre e a Conceição oferecem as ondas mais desejadas do Brasil. Nesta época a Baía dos Porcos costuma estar com o mar mexido. O Sancho não fica tão transparente quanto no meio do ano, mas ainda assim está bonito.

Maio, junho e julho, apesar de estarem na época da chuva, não são inteiramente desaconselháveis, não. O mar está lindo e  calmo e, se você for com tempo sobrando, certamente vai conseguir pegar dias de sol. Em alguns anos o inverno em Noronha pode ser bastante chuvoso, mas o mais comum é ter pouca chuva.


AS PRAIAS

Estão aqui em ordem geográfica, começando no Porto e contornando a ilha. Cada uma é identificável no mapa pelo marcadorzinho ao lado do nome.


Visualizar Praias de Noronha em um mapa maior

PRAIA DO PORTO Marcador: alfinete amarelo

Praia do Porto, Fernando de Noronha

Não é especialmente bonita, e está sempre cheia de embarcações. Mas é bastante usada para fazer snorkel. Acesso: por asfalto, direto; a BR começa bem ali. Nas redondezas: há um bar de açaí e uma loja de aluguel de máscaras e snorkel no píer. O Mergulhão, o bar/restaurante mais badalado do momento, fica debruçado na praia. O bolinho de tubalhau do Museu do Tubarão também está por aquelas bandas.

PRAIA DO CACHORRO Marcador: alfinete verde

Fernando de Noronha: Praia do Cachorro

É a prainha da Vila dos Remédios, com barracas de bebidas. Mas só pode ser usada na época de calmaria do Mar de Dentro (abril-setembro); quando o swell entra traz pedras que tomam o lugar da areia. Acesso: entre na Vila dos Remédios e vá pra baixo toda vida. Quando acabarem os paralelepípedos, procure a escada. Nas redondezas: a Vila dos Remédios tem pousadas, bares e restaurantes.

PRAIA DO MEIO Marcador: alfinete vermelho

Fernando de Noronha: Praia do Meio

Como o próprio nome indica, fica no meio do caminho entre a Praia do Cachorro e a Praia da Conceição. É bem vazia. Acesso: a pé, pelo Cachorro ou pela Conceição. Nas redondezas: no canto da praia há um bar, estratégico para ver o pôr do sol.

PRAIA DA CONCEIÇÃO Marcador: alfinete azul-escuro

Fernando de Noronha: Praia da Conceição

Fernando de Noronha: Praia da Conceição

É o Posto 9, o Porto da Barra, a Maresias de Noronha: a praia que concentra a vida social. É a melhor praia para pegar de tarde, depois de ter passeado de manhã. Na temporada de swell (novembro/fevereiro) dá surf.

Fernando de Noronha: Bar Duda Rei, Praia da Conceição

Fernando de Noronha: Praia da Conceição

O Bar Duda Rei é o único bar bacaninha que permitem funcionar pé na areia em Noronha; tem cerveja gelada e faz boas caipiroskas. Peça um queijo de coalho grelhado, aproveite o chuveiro de água doce instalado na banheira e aprecie o pôr do sol. Acesso: uma estradinha de paralelepípedos liga a Vila dos Remédios à praia; dá 5 minutos de bugue ou 15 minutos a pé. Outra estrada, a da Alamoa (de terra), vem pela BR, passando em frente à pousada Teju Açu. Nas redondezas: o Bar do Meio, no canto direito da praia, é uma alternativa para ver o pôr do sol.

PRAIA DO BOLDRÓ Marcador: alfinete azul-claro

Fernando de Noronha: Praia do Boldró

É a Praia da Conceição espelhada; só não tem uma ilha em frente. Em compensação, oferece uma piscina natural rente à areia, que aparece na maré baixa. Acesso: entre na Vila do Boldró, vá até o fim da rua; quando o asfalto acabar, continue morro abaixo pela estradinha de chão. Nas redondezas: o bar que existia pé-na-areia foi fechado. Há um bar no alto do morro, com vista. Na Vila do Boldró você encontra o Tartarugão e o café do projeto Tamar.

PRAIA DO AMERICANO Marcador: alfinete roxo

Fernando de Noronha: Praia do Americano

Das praias do Mar de Dentro, é a menos freqüentada. Antigamente dizia-se que era uma praia de nudismo, mas com a instalação do bar do forte de São Pedro e São Paulo, no alto do morro, duvido que alguém arrisque… Acesso: saia da BR para pegar a estrada (de terra, em sua maior parte) para a Cacimba do Padre. Pare no estacionamento da Praia do Bode e pegue a trilha da direita. Nas redondezas: almoce na Cacimba do Padre, na barraca das Gêmeas.

PRAIA DA CACIMBA DO PADRE Marcador: pontinho verde

Fernando de Noronha: Praia da Cacimba do Padre

É a mais extensa das praias do Mar de Dentro — se você contar o canto direito, conhecido como Praia do Bode. Primeira praia de onde você avista os Dois Irmãos por inteiro ao rés do chão. Na temporada do surf (dezembro/fevereiro) é sede de campeonatos e uma das mais concorridas pelo pessoal da prancha. Acesso: saia da BR e pegue a estradinha, que é asfaltada só no comecinho e já vira de terra. Coma bastante poeira e estacione no final. Nas redondezas: há duas barracas-restaurantes próximas à entrada da praia. A mais recomendada é a das Gêmeas. Caminhando para a esquerda você pega a trilha que sobe o morro e leva à Baía dos Porcos.

BAÍA DOS PORCOS Marcador: pontinho amarelo

Fernando de Noronha: Baía dos Porcos

Única que consegue rivalizar com o Sancho nos concursos de praia mais bonita da ilha. Não é uma praia de tomar sol, mas de fazer snorkel. Na época do swell (novembro/fevereiro) fica com o mar mexido. Acesso: a pé, por uma trilha contornando o morro, a partir da Cacimba do Padre. A trilha do Sancho está fechada. Nas redondezas: há serviço de bordo na Cacimba do Padre. O melhor mirante, porém, fica no caminho da Baía do Sancho.

BAÍA DO SANCHO Marcador: pontinho roxo

Fernando de Noronha: Baía do Sancho

Fernando de Noronha: Baía do Sancho

Pro meu gosto — e de 98% das pessoas que se atrevem a fazer listas de praias bonitas no Brasil — não existe outra mais linda em território nacional. Se bem que sua beleza é amplificada por uma primeira visão do alto, que revela toda a cristalinidade de sua água verde-azulada. Só fica crowdeada quando chegam os barcos de passeio, no meio da manhã e no meio da tarde (a permanência média é de 40 minutos).  Cedo no dia ou na hora do almoço está deserta, graças ao acesso difícil por terra.

Fernando de Noronha: acesso à Baía do SanchoFernando de Noronha: acesso à Baía do SanchoFernando de Noronha: acesso à Baía do Sancho

Acesso: saia da BR um pouco antes do aeroporto, seguindo as placas para Sancho e Baía dos Golfinhos. Depois do estacionamento há uma trilhazinha de 5 minutos. Para descer à praia é preciso enfrentar uma escadinha instalada numa fenda da rocha. Depois ainda há muitos degraus até a areia (na volta a gente sofre, mas vale a pena). Lá embaixo não se vende nada; leve água. A maioria dos visitantes chega pelos passeios de barco.

Fernando de Noronha: Baía do Sancho

Nas redondezas: há um quiosque que vende coco, refrigerante e cerveja junto ao estacionamento, lá em cima. Antes de descer à praia, pegue a trilha curtinha à direita, que leva ao mirante da Baía do Sancho.

PRAIA DO LEÃO Marcador: pontinho vermelho

Fernando de Noronha: Praia do Leão

Primeira praia do Mar de Fora, fica mais calma e bonita quando o Mar de Dentro está agitado, entre novembro e fevereiro. É santuário de desova de tartarugas marinhas. Acesso: vá até o final da BR e pegue a estrada de terra à direita. Do asfalto, dá pouco mais de 5 minutos de bugue. Lá é preciso descer o morro a pé. Nas redondezas: há um quiosque no alto do morro.

BAÍA DO SUESTE Marcador: pontinho rosa

Fernando de Noronha: Baía do Sueste

Sua maior qualidade é permitir o mergulho com tartarugas marinhas (procure o guia no quiosque). Na temporada de cruzeiros, fica lotada, porque é onde os ilha-tours concentram os cruzeiristas, que são proibidos de descer na praia do Leão. Acesso: fica ao final da BR; o asfalto vai até lá. Nas redondezas: há um quiosque na praia. Hóspedes das pousadas Maravilha, Solar dos Ventos e do Sueste podem ir à praia a pé.

PRAIA DA ATALAIA Marcador: pontinho azul-claro

Fernando de Noronha: Praia da Atalaia

É o endereço do maior aquário natural da ilha, represado na maré baixa. O acesso é totalmente controlado pelas autoridades do parque. Pede-se não usar filtro solar quando mergulhar na piscina natural. Acesso: a pé, pelo costão, em grupos guiados. Não existe mais acesso de bugue pela praia do Sueste. Nas redondezas: não há nada na região. Leve água e barras de cereal para a caminhada.

Leia também:

Todas de Fernando de Noronha no Viaje na Viagem

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


79 comentários

Nossa, meu deu uma saudade…

Depois de ir 7 vezes a Noronha (ainda chego lá), minha única sugestão para o Riq é: na próxima, mergulhe. Você não vai se arrepender. É como se você duplicasse as opções de praias…

abs

que boa vontade….praia do cachorrro da podre … limpar o que está sujo é tão básico….

trata-se de elogiador

lindo post !! fui em setembro e a baia dos Porcos e a praia do Sancho estavam assim como nas fotos : mar calminho, azul esverdeado. Fiquei 5 dias e achei pouco : não mergulhei mas vi de snorkel ou da superficie mesmo : tubarão, tartarugas, golfinhos,peixinhos. O mar é transparente mesmo.

No canto direito da praia do cachorro tem, entre as pedras tem uma piscina pequena, funda, bem legal, chamada buraco do galego …

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito