Praga: o luxo zen do Mandarin Oriental

Vista da suíte presidencial, Mandarin Oriental Prague

Quando passamos o Natal em Praga, no ano passado, apareceu a oportunidade de nos hospedarmos no Mandarin Oriental, um dos hotéis mais luxuosos da cidade. Na penúltima vez, em 2001, ficamos em outro hotel top: o Four Seasons, que tinha inaugurado havia pouco.

Mandarin Oriental, Praga

São dois estilos inteiramente distintos. Enquanto o Four Seasons é opulento, o Mandarin Oriental é intimista, sutil e delicado. O Four Seasons oferece vista para o rio e para o castelo — no Mandarin Oriental, a vista realmente espetacular é a do ocupante da suíte presidencial (na foto do alto do post). Em compensação, o Mandarin Oriental está no ponto mais desejável de Praga: Malá Strana, em meio a residências e embaixadas, e a oito minutos a pé da Ponte Carlos.


Mandarin Oriental, PragaMandarin Oriental, PragaMandarin Oriental, Praga

Foram necessários anos de restauração até a inauguração do hotel, em 2006. Hoje o Mandarin Oriental ocupa um conjunto de prédios que originalmente incluía um mosteiro dominicano do século 14, uma gráfica do século 19 e a ala de serviço da igreja de Santa Maria Madalena. Algumas partes estavam totalmente decrépitas. Arcos e abóbadas foram mantidos e restaurados. Arqueólogos participaram das obras, recuperando artefatos históricos, que hoje podem ser vistos num pequeno museu no hotel.

Mandarin Oriental, PragaMandarin Oriental, PragaMandarin Oriental, Praga

Uma ala contemporânea — mais baixa do que o prédio, para não destoar da paisagem de Malá Strana — foi construída aproveitando uma nesga do pátio interno. Foi nela que ficamos, num apartamento amplo e confortável, com vista para o pátio. Os apartamentos desta ala são padrão; nos prédios históricos, cada apartamento tem uma configuração diferente, aproveitando a arquitetura pré-existente.

Mandarin Oriental, Praga

Mandarin Oriental, Praga

O hotel impressiona pelo (pequeno) tamanho: são apenas 99 apartamentos, o que faz com que você se sinta num lugar ainda mais exclusivo — e elegante e sutil e tranqüilo. Duvido que mesmo na Ásia haja algum Mandarin Oriental mais zen do que este. É delicioso voltar do burburinho de Praga para a paz absoluta do hotel.

Mandarin Oriental, Praga

Dos detalhes, o que mais mais curti foram os sinais de não perturbar e arrumar o quarto. Dá uma olhada:

Mandarin Oriental, PragaMandarin Oriental, PragaMandarin Oriental, Praga

Jantamos na noite de 25 de dezembro no restaurante. Em vez do menu de Natal, escolhemos do cardápio fixo. Há duas seções: uma de cozinha tcheca revisitada e outra de pratos asiáticos. Pedimos do menu oriental. Da sopa de camarão thai ao tandoori indiano estava tudo uma delícia.

Mandarin Oriental, Praga

Mandarin Oriental, Praga

Não experimentei o spa, mas a localização não poderia ser mais propícia: as celas do mosteiro proporcionam um espaço perfeito para os tratamentos.

Mandarin Oriental, Praga

O hotel oferece um tour das instalações para os hóspedes (foi assim que eu visitei a suíte presidencial e o spa). Reserve com o concierge.

Adorei. Recomendo muito para quem esteja pensando em passar a lua de mel ou comemorar alguma grande data em Praga. As diárias começam em €315.

Leia também:

Luxo no Viaje na Viagem

Todas de Praga no Viaje na Viagem

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


10 comentários

ola Boia to indo pra Berlim Praga e Budapeste dia 10 de junho, depois de amanha! mas claro que estou muito preocupado com as chuvas, melhor adiar essa viagem?

Oi Riq, conhecendo o Four Seasons e o Mandarin, qual vc ficaria novamente hoje?

    Olá, Rose! Aqui quem responde é A Bóia, assistente do Ricardo Freire. Fique no Mandarin se você gosta de um lugar mais zen e queira ficar no coração de Malá Strana. Fique no Four Seasons se você estiver em busca de um luxo mais ostentatório, numa região mais movimentada.

É impressão minha ou os sinais de arrumar o quarto e não perturbe são iguais ao do Faena?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito