Comprou Iberia online? Leve o cartão de crédito pro check-in!

Aeroporto de Barajas, Madri

Por incrível que pareça, inventaram mais um obstáculo para entrar na Espanha… A amiga da Nydia quase não conseguiu embarcar no Brasil porque o cartão de crédito que ela tinha usado na compra não existia mais. Leia o depoimento:


Oi pessoal. Gostaria de deixar meu sufoco aqui registrado para ninguém mais passar o que eu passei!! Eu e uma amiga viemos aqui para Europa pela Ibéria, sábado dia 21/05 (vôo GIG-MAD) e qual não foi nossa surpresa quando chegamos ao aeroporto e descobrimos que era obrigatória a apresentação do número do cartão de crédito que tinha sido usado na compra da passagem.

O problema foi que minha amiga não tinha mais o tal número porque pediu uma segunda via do cartão. Tentamos de tudo, até pagar a passagem novamente e nada…

Foi um sufoco mesmo, ela quase não embarca! Faltando 7 minutos para o fim do check in conseguimos!! Mas enfim… Espero que não aconteça com mais ninguém. Abraços!

Grathias, Nydia! Fica a dica!

😯

ATUALIZAÇÃO: Na caixa de comentários, vários leitores atestam que a regra de apresentar o cartão de crédito usado na compra na hora do check-in está claramente explicada no processo de compra. E que é padrão também em outras companhias. Moral da história: é preciso ler com atenção as condições de venda de tudo o que se compra pela internet.

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


131 comentários

Conforme alguns relatos aqui, também estou passando pelo problema da demora na cobrança do cartão. Realizei duas compras no site da Iberia, uma há um mês, e outra um pouco mais recente, e nenhuma delas aparece em minha fatura ainda. Entro recorrentemente no site para consultar minhas reservas, e ambas aparecem como confirmadas, aparentemente tudo ok, mas fico preocupada de ter algum problema no momento do embarque…

Olá pessoal,
Alguem saberia me dizer se mesmo tendo feito a compra atraves de uma agencia de intercâmbio, terei que levar o cartao no dia do embarque?
A compra foi feita na latam mas os voos são operados pela iberia.

    Olá, Clari! Esse post é bem antigo, nunca mais tivemos nenhum relato do gênero.

Olá, pessoal. Vi alguns relatos aqui idênticos ao que está acontecendo comigo. Comprei passagens pela Ibéria, Rio-Madri, para 2024. A compra foi autorizada e recebi o código localizador e os bilhetes do voo. No entanto, até agora a compra não foi faturada no cartão e aparece como “negada”. Entrei em contato com a Ibéria e eles dizem que está tudo certo e pedem para eu falar com o banco. Já o banco diz que a Ibéria pediu autorização para a compra, mas não enviou o débito para faturamento. Todo dia consulto o voo no site da Ibéria e está tudo certo, mas ainda não consta o parcelamento no cartão. Pelo visto isso é mais comum do que eu imaginava.

    Atualizando a situação que descrevi antes, para tranquilizar quem, porventura, passar por isso: após quase um mês, mesmo a compra das passagens tendo sido autorizada e dias depois negada no meu cartão de crédito, o valor foi lançado normalmente na fatura. Tudo certo agora.

Oie
Tudo bem?
Vou viajar para Madri, pela Ibéria, no dia 20/03/23
Vc acha melhor pagar pela escolha dos assentos? Será que corro o risco de não pagar e não conseguir assentos juntos com o meu marido?

    Olá, Cristiane! Sim, não há garantia que sobrem lugares juntos quando abrir o web check in.

Estou com um problema e envolve a Iberia. Comprei minhas passagens para Paris através do site da Iberia, porém os bilhetes são da British Airways. Foi aprovada a compra, estava em compra a serem processadas, mas agora sumiu do meu cartão, estou com os bilhetes, já fiz a gestão das passagens no site da British, até escolhi minha refeição e nada de cair as parcelas na fatura! O que devo fazer? Imagine ir pro check-in e não conseguir embarcar…

    Olá, Luciane! Verifique o status da sua reserva. Se estiver OK, não haverá problema.

    Bóia, o status está ok… recebi email pedindo pra eu confirmar a alteração do voo, já pedi até alimentação de baixa caloria… meu medo é que na hora do embarque dê algum problema, se não for cobrado no meu cartão a passagem…

    Oi, Luciane. Correu tdo bem em sua viagem? Pois estou passando pela mesma situação agora em 2022….

    Luciane ou Luizy, vocês conseguiram embarcar? Estou com o mesmo problema… Não efetivou a compra no meu cartão (compra expirada) mas consigo acessar os bilhetes

    Como ficou a situação de vocês, Luciane, Luizy e Pedro? Estou passando pelo mesmo problema.
    Bóia, uma dúvida: minha viagem é só para 2024 e o check in já está disponível na Ibéria. É normal check in com tanta antecedência?

Sr.(s) e Sra(s) A exigência do cartão de crédito no check-in e para ajudar a evitar fraudes com o cartão de crédito e não é uma exclusividade da Ibéria, muito menos do governo da Espanha.
Outras cias adotam o mesmo procedimento, sendo que algumas aceitam uma carta quando o cartão é de terceiros, outras exigem que a dona do cartão esteja presente, somente na ida, na hora do embarque

Olá pessoal !
Quando li este post fiquei preocupada, pois comprei as passagens para meus pais irem a Europa com meu cartão, e moro nos EUA, então impossível eles apresentarem na hora da compra. Mas enfim, liguei na companhia e eles alegaram que é por motivo de segurança. No caso, é só o proprietário do cartão, ir até alguma agência da Ibéria (em qualquer lugar do mundo) e liberar o cartão, pois o bilhete ficará bloqueado enquanto o proprietário do cartão não aparecer.
Espero que tenha sido esclarecedor.
Att,
Jezane.

comprei passagens p voar com a Ibéria sp/madri e gostaria que me informassem como faço para marcar o assento nos voos.

    Olá, Ana Maria! Entre em contato com a Ibéria por telefone ou pelo site para marcar os seus assentos. 😉

Essa exigência acontece com a British Airways também? Comprei uma passagem com cartão de terceiro e agora estou com medo de não embarcar…

    Olá, Jessica! Não sabemos. Para desencanar, ligue para o atendimento telefônico da cia. É possível arranjar outros meios de confirmação de cartão sem precisar levar o cartão fisicamente ao check-in.

Iberia, a empresa aérea mais complicada de todo o planeta terra. Morei na Europa muitos anos e sempre tive problemas viajando com Ibéria. O atendimento é péssimo, os comissários de bordo pensam que estão te fazendo um favor em realizar o serviço deles e ainda por cima são extremamente arrogantes. Viajo sempre para a Europa e mesmo encontrando bilhetes mais econômicos com Ibéria prefiro outras empresas.
Não é verdade que outras empresas pedem o cartão de crédito utilizado na compra para o check-in. EU mesmo fui para Barcelona em agosto desse ano com Singapore airlines e não teve essa burocracia. Evitem viajar pela Ibéria. Uma vez ouvi uma crítica sobre várias empresas aéreas e segundo o documentário a tripulação da Ibéria parece estar sempre em greve. Isso diz tudo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito