Comprou Iberia online? Leve o cartão de crédito pro check-in!

Aeroporto de Barajas, Madri

Por incrível que pareça, inventaram mais um obstáculo para entrar na Espanha… A amiga da Nydia quase não conseguiu embarcar no Brasil porque o cartão de crédito que ela tinha usado na compra não existia mais. Leia o depoimento:


Oi pessoal. Gostaria de deixar meu sufoco aqui registrado para ninguém mais passar o que eu passei!! Eu e uma amiga viemos aqui para Europa pela Ibéria, sábado dia 21/05 (vôo GIG-MAD) e qual não foi nossa surpresa quando chegamos ao aeroporto e descobrimos que era obrigatória a apresentação do número do cartão de crédito que tinha sido usado na compra da passagem.

O problema foi que minha amiga não tinha mais o tal número porque pediu uma segunda via do cartão. Tentamos de tudo, até pagar a passagem novamente e nada…

Foi um sufoco mesmo, ela quase não embarca! Faltando 7 minutos para o fim do check in conseguimos!! Mas enfim… Espero que não aconteça com mais ninguém. Abraços!

Grathias, Nydia! Fica a dica!

😯

ATUALIZAÇÃO: Na caixa de comentários, vários leitores atestam que a regra de apresentar o cartão de crédito usado na compra na hora do check-in está claramente explicada no processo de compra. E que é padrão também em outras companhias. Moral da história: é preciso ler com atenção as condições de venda de tudo o que se compra pela internet.

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


130 comentários

Bom, como já disseram, muitas empresas aéreas já exigem o cartão usado na compra no momento do check in, seja no Brasil ou em qualquer lugar do mundo.

Sem falar que nos sites eles deixam isso bem claro no momento de pagar. Não há mais porque ter surpresas quanto a isso.

Agora, se a Ibéria não informou… quem não viaja tanto está sujeito a ter uma surpresa desagradável como essa.

As fraudes usando cartões de crédito são muito comuns nas cias aéreas. Você compra hoje e viaja amanhã. Depois a cia descobre que o cartão foi clonado ou roubado.

Cada dia essa exigência vai ficar mais comum e não guarda relação alguma com a Espanha. Eu não deixaria de ir a Espanha porque tenho que apresentar o cartão de crédito usado numa compra online, apesar de ter todo o direito de ficar enfurecido de não ter sido avisado no momento da compra sobre a exigência (deixaria de voar nessa cia aérea independente do destino).

Para quem se incomoda com a situação e não quer ter esse “problema” é só solicitar a emissão da passagem por meio do seu agente de confiança.

Isso vai permanecer até que as empresas consigam outro método de segurança. No caso das lojas online, ainda podem rastrear o endereço de envio.

Assim, devemos nos habituar com essa exigência. Como disse o Gabriel, as boas cias aéreas deixam isso bem claro no momento da compra pela internet.Muitas pessoas não tem por hábito ler as regras das passagens nem as regras associadas as compras online. Quando eu decidi ser meu próprio agente de turismo, eu assumo também algumas responsabilidades também.

Além de ter vacina contra Febre Amarela em dia e pesar as malas para ver se não ultrapassam a franquia (as empresas estão cada dia mais rígidas com isso), levar o cartão de crédito usado na compra deve se tornar uma rotina independente do destino, da cia aérea ou da exigência formal.

Condutas preventivas que te poupam de ter chateações gratuitas.

Viagem de avião internacional nos dias atuais envolve levar documentação e apresentá-la em vários momentos, levar provas de reservas e condição de permanecer no exterior, passar por um sem número de checagens de segurança, levar algum tipo de seguro saúde e por ai vai.

    Rodrigo. Ouvi falar que a TAP está sendo comprada pela British. Procede essa informação?

    Todo mundo já disse que vai comprar a TAP… até a GOL!

    Eunice,

    Todo dia aparece uma especulação sobre uma cia aérea interessada na Tap.

    Gol, Lan/Tam, British/Iberia (hoje são uma única empresa), Qatar e Lufthansa já apareceram nas fofocas.

    Quem comprar, vai levar uma estatal com muitos vícios (parte das ações em caso de venda devem ficar na mão dos funcionários)e ótimas rotas para o Brasil.

    Ainda vejo a Tap como um ótimo complemento para a Lan/Tam (que sofre para aprovar a compra no Chile) ou para alguém que queira comprar a Gol (na minha opinião ela só está esperando a oferta certa e a mudança das regras de participação societária para mudar de mãos) e a Tap juntas…. Mas isso que escrevi é pura especulação minha.

    O Victoria está com milhas reduzidas para o vôo Porto Alegre/Lisboa como ja demos a dica no Aquela Passagem. Uma boa oportunidade para gastar milhas de um programa que deve viver indefinições de rumo quando a cia aérea for mesmo colocada a venda.

Legal o aviso, mas eu preciso admitir que gosto da medida para evitar fraudes no cartão e se as pessoas acabaram embarcando significa que no final a companhia foi compreensiva com a situação. Comprei passagens pela Ibéria pelo site e fui BEM informada sobre esta necessidade de apresentar o cartão (nada de letrinhas miúdas, o aviso é grande – tanto que o cartão que eu usei para a tal compra já ficou meio separado, pra não correr o risco de ‘sumir’ e me trazer problemas).

A Ibéria tem uma legião de inimigos, nenhum fã e zilhões de reclamações na internet. Resolvi pagar para ver atraída pelo preço (não achei nada parecido com os 3.400 reais para duas pessoas em pleno verão europeu, saindo de Curitiba para Barcelona e voltando por Paris). Confesso que estou com frio na barriga de tanto ler reclamações, mas agora o negócio é ter paciência e torcer para que não aconteça nenhuma catástrofe. O que posso fazer é caprichar na mala de mão e ir preparada para encontrar aero-velhas rudes, comida ruim e falta de entretenimento a bordo (mas esta parte eu nem dou bola, pensando que com a diferença eu posso bancar um livro legal, uma revista, palavras cruzadas mega-difíceis e várias entradas de museus).

    Você já irá preparada, então as chances de decepções são menores. Os problemas podem começar até antes do voo, com trocas de horários, fique atenta.

    A empresa só sobrevive no Brasil pelo fator preço. Se cobrar o mesmo que as outras, ninguém viaja nela.

    Quero dar meu crédito à Iberia: ela não é excelente, mas não é esse monstro que pintam. Já perdi mala com a Air France enquanto na vez que viajei de Iberia elas chegaram perfeitas. Isso pode acontecer em qualquer companhia.
    Na classe econômica, onde viajo 🙁 a comida é basicamente a mesma tranqueira de qualquer outra, assim como o espaço não traz grandes diferenças.
    As comissárias nos voos transatlânticos não são as bruxas que falam por aí, o atendimento delas é formal no estilo espanhol de ser (o que alguns confundem com grosseria, mas não é).
    O único ponto realmente negativo é o entretenimento a bordo, nisso realmente a Iberia parou no tempo.

    Acho que é isso. Não adoro, mas voaria novamente sem problemas…

    É o monstro que pintam sim. É uma péssima companhia aérea. Em voos curtos sequer oferecem ÁGUA aos passageiros, algo tão simples e fundamental.

    E quem voa em Iberia é desavisado, pois pode-se encontrar ótimos preços em companhias aéreas melhores. A Singapore Airlines, por exemplo, está com excelentes preços desde a sua chegada ao Brasil.

    Gabriel, não é por você ter um opinião que ela se torna a verdade para todos. Se fosse tão insuportável voar na Iberia, ela não teria mais clientes.

    Quando fui voar de Iberia, me preparei para viver as 11 piores horas da minha vida devido a comentários assustadores que são feitos por aí, e no final garanto que foi uma experiência tão desagradável quanto voar em qualquer classe econômica.

    Eu sou somente eu. É uma opinião generalizada. Ela só tem clientes pelo PREÇO, pois não há qualidade alguma.
    Quem não tem experiência com outras companhias aéreas fica sem parâmetro. Eu, que já voei em diversas, posso comparar bem e noto que a diferença é gritante.
    Eu voei agora na Qatar Airways, considerada a melhor classe econômica em 2010. E posso te garantir que não foi uma experiência desagradável. E foram 14 horas de voo.
    Para comparar é preciso ter base.

    Nossa! Falou a pessoa muito viajada e com muita experiência!!
    Pois te digo que também já voei em diversas, também posso comparar bem e na minha opinião voar de econômica é ruim em qualquer companhia. Para mim pode ser mais ou menos ruim, mas é sempre ruim.
    Respeitar a opinião dos demais é bom às vezes, ao invés de apelar para o argumento de que é muito viajado. Sorry.

    Então você realmente precisa de mais experiência! O dia que você voar na econômica da Qatar, Singapore, Asiana e Emirates mudará de opinião.

    Não estou apelando. É fato! Só este ano já foram 4 viagens internacionais.

    Não Gabriel, não me faltaram argumentos não. Só percebi que não vale a pena perder meu tempo discutindo com você, apesar que estou perdendo de novo. 🙂 Você deixa bem claro que não aceita opiniões contrárias a sua e que quer impor sua opinião como sendo a verdade absoluta.

    Nesse dia que conversamos, dei uma passeada pelo “Aquela Passagem”, e vi suas opiniões por lá. Seu comportamento é o mesmo do daqui: só sabe desmerecer quem se sentiu satisfeito com a Iberia, não sabe fazer outra coisa.

    Mas realmente percebi que não vale a pena perder tempo com você quando li por lá um comentário seu, de 28 de abril: “sim, tudo que é muito barato não presta….”

    https://www.aquelapassagem.com.br/iberia-vale-a-pena-voar-nela/comment-page-8/#comments

    Desculpa, mas uma pessoa que tem uma mentalidade capaz de escrever isso mostra que não é capaz de uma discussão com um mínimo de nível. Eu digo o contrário: Sim, existem coisas muito baratas que prestam. E não, nenhuma passagem aérea para a Europa é muito barata.

    Ah, se você já fez 4 viagens internacionais nesse ano, bom para você, mas isso nada agrega a ninguém. E por favor, use argumentos mais fortes, pois você não sabe quantas vezes viajei nesse ano e nem em quais empresas já viajei na vida, ok? Não vou falar isso porque nada agrega e não sou como você, que parece querer parecer superior por fazer “muitas” viagens.

    Voltando a falar de Ibéria, sua grande experiência com Iberia foi um voo de 1 hora entre Lisboa e Madri que você descreve no seu site? Tudo isso? É pouquinho né, para quem se propõe a desacreditar uma empresa com tanto esforço como você faz.

    Bom, perdi meu tempo com você de novo, mas não vou voltar nesse post novamente para não ter que perdê-lo de novo.

    Grande abraço, fique com Deus. Espero que nos encontremos em outros posts onde possamos discutir algo de forma não tão polarizada.

Mas esse procedimento é informado a quem fez a compra? Porque se não for, é o fim!! Quantas vezes a gente não troca de cartão de crédito? Principalmente se a compra for feita com muita antecedência.

Não me admiraria saber que a Ibéria não avisa com antecedência, porque a lembrança que eu tenho da empresa é bem ruim (nada contra a Espanha).

    Em empresas de primeiro nível, sim. Inclusive se você não marca a opção de que é o pagador e o viajante a empresa diz que você não pode viajar.
    A Iberia é uma empresa de segunda linha.

    No caso da British Airways e Air Belin, em vôos partindo aqui da Europa, a regra é a mesma: compras com cartão precisam de ter cartão apresentado no embarque! Há até explicações para os casos excepcionais de perda com os procedimentos. E isso viajando com passagem em seu próprio nome.

    Comprando passagem para outras pessoas e nào viajando junto, muitas cias. exigem apresentação do cartão original usado para compra no check-in.

    Lena,

    Essa informação é fornecida quando a passagem é comprada diretamente no site da Iberia. Quando comprada através de um agência de viagens, cabe a agência informar aos passageiros essa exigência da companhia aérea.
    De todo modo, eles informam antes essa obrigatoriedade.

Não levem a mal, mas este procedimento é tacanho, ultrapassado e totalmente incompatível com qualquer sistema de compras pela Internet. Imaginem se a Amazon passa a exigir que o cartão de crédito seja apresentado no momento da entrega do produto…Todos iam ter que ficar esperando o dia inteiro para recebê-lo? O mesmo se diga da Americanas, Submarino e afins. As compras pela Internet funcionam bem sem esta exigência estapafúrdia, que se servir para proteger alguém seriam as próprias administradoras de cartão de crédito. E na verdade não protege, pois se eu clonar um cartão irei apresentá-lo sem maiores problemas.
A exigência é ainda mais idiota quando se pensa que a passagem é comprada com razoável antecedência, então se houver algum problema haverá tempo hábil para sua identificação. A administradora irá cancelar a autorização, e a passagem poderá ser cancelada. Enfim, penso que é só um constrangimento desnecessário.
Quanto à Espanha, realmente é um país maravilhoso. Mas que está prejudicando sua imagem, principalmente no Brasil, com a política de entrada de estrangeiros. Há casos de funcionários públicos, com crianças, cartão de crédito, dinheiro, reserva de hotel, que foram barrados e obrigados a retornar ao Brasil.
Para evitar este risco, pago o dobro do preço da passagem na Air France mas não viajo de Ibéria.

    Dá próxima vez tbm não!!!!! Nunca mais. Estou passando um sufoco e não sei se eles irão me deixar embarcar. Viajo nesta sexta-feira (13-07-2012). Comprei com o cartão de crédito do meu pai. Liguei na Ibéria e, além de cada um falar uma coisa, não fazem questão nenhuma de te ajudar, muio menos de serem educados. Estou tentando resolver isto desde sexta-feira passada e nada. Um 3 atendentes diferentes disseram q meu pai teria que ir obrigatoriamente e pessoalmente desbloquear o cartão na Ibéria. Depois outro me disse que era só levar os documentos dele. Depois outro de novo disse que não. Ele precisa ir pessoalmente. Acontece que meu pai tem quase 80 anos, problemas de saúde e mora no interior há 5 horas de viagem. É o fim!! Estou revoltada!! Disse que levaria uma procuação registrada, filmava, qquer coisa, mas um dos malatendentes disse que não adiantava. Aí um outro ainda disse pra eu ligar no próprio aeroporto (na Ibéria, pois até então estava falando com outros setores). Pergunta se alguém atende aquela m… de telefoen. Sem brincandeira. estou passando meu dia telefonando e ninguém atende (quer dizer a tarde, pois lá só “atendem” de tarde). Aí hj de manhã liguei em outro lugar da Ibéria (sei lá eu aonde)e o moço entrou nos sistema com meu código de reserva e disse q eu não precisava levar nada, que ele não sabia o porquê e por sorte não havia a mensagem de exigência de documentos na minha passagem. Como assim por sorte? Por que as coisas mudaram? Agora vc acha que eu acredito em que,e quem? O que eu faço? Só sei que eu vou arrumar um “escarcéu” nesse aeroporto se eles não me deixarem embarcar.Com polícia e boletim de ocorrência.Estou levando todos os documentos do meu pai. O pior que não tenho nenhum protocolo q comprove as minhas milhões de ligações e o que eles disseram, pois qdo eu pedi o protocolo pro moço q disse q eu poderia embarcar (por sorte) sem mostar os documentos, ele disse que lá não era central de atendimento e que não tinha protocolo, todo grosso. Tô muito nervosa com tudo isso.

    E ai Tatiane, como você resolveu? conseguiu embarcar? acho q estou passando pelo mesmo probelma.

    O meu problema todo é que quem comprou minha passagem foi meu marido. Ele já está em Londres. Não há a mais remota possibilidade de eu ter o cartão em mãos no momento do embarque. Como faço?

    Olá, Aline! Entre em contato com o atendimento telefônico da Iberia, é o melhor a fazer. Este post é antigo, talvez haja novas maneiras de validar a compra do cartão, já que nunca mais tivemos reclamações por aqui.

    Viajei pela Ibéria no começo deste ano, comprei a minha passagem pelo cartão do meu chefe. Na hora do embarque, apresentei a cópia do cartão (xerox colorida/scanner) e uma declaração simples informando o numero do vôo, meu nome, e o núemro do cartão e embarquei sem problemas. A atendente da Ibéria ainda me disse que utilizando esse procedimento não teria o menor problema.

acho que precisa ter o número do cartão e código de segurança, não preeisa estar com o cartão em mãos…..mas não tenho certeza….. pela Air France não precisei de nada, mas meu sobrenome era o mesmo da pessoa dona do cartão….. de qq forma, acho que uma autorização autenticada serviria, né??? sei lá….

Esse procedimento é usado por Qatar Airways, Singapore Airlines e outras companhias aéreas. Mas normalmente é no voo de ida que é necessária a apresentação. E, uma vez apresentado, fica liberado no sistema para todos os voos.

Não Leonardo, Espanha não é povoada por um bando de malfeitores que espera a primeira oportunidade para maltratar o povo brasileiro. Haja noção!
São medidas para evitar fraudes com cartão de crédito, parece-me compreensível.
Por exemplo, no caso da TAP, se o bilhete for pago por um cartão de crédito que não seja o da pessoa que viaja é obrigatório que a pessoa que paga a viagem dê autorização antes de se dar início à viagem.

    Deixa de ser bobo, cara. Ninguém compra passagem na hora do voo, já está comprada há muito tempo e a empresa inclusive já deve ter recebido o valor. Isto é um misto de ignorancia com incompetencia mesmo.

fica a dica: Iberia N E V E R!

    Nunca mesmo. Em abril voltando de Londres com todo o trecho comprado pela Ibéria, todos os voos q vinham de outras capitais européias se “atrasaram”, detalhe q todos os passageiros perceberam q o avião ficou dando voltas no ar. O pior foi q os passageiros com conexões (ou seja, TODOS os atarasados) foram impedidos de sair da aeronave!!! Sendo os último a desembarcarem. Conclusão qdo chegamos no portão de embarque,mesmo com o avião ainda em solo fomos impedidos de entrar. Agora imaginem uma multidão (sério!) perdendo o voo. Mas, a maior sacanagem foi nos deixar por 3 HORAS numa fila ( com direitos a brigas) no aeroporto para nos acomodarem num hotel para o próximo voo – q não era direto para Recife e sim para o Rio de Janeiro. Qdo chegamos no Rio mais uma surpresa para algumas pessoas, as malas não vieram ou foram para ou outro destino…huahuahua

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito