Comprou Iberia online? Leve o cartão de crédito pro check-in!

Aeroporto de Barajas, Madri

Por incrível que pareça, inventaram mais um obstáculo para entrar na Espanha… A amiga da Nydia quase não conseguiu embarcar no Brasil porque o cartão de crédito que ela tinha usado na compra não existia mais. Leia o depoimento:


Oi pessoal. Gostaria de deixar meu sufoco aqui registrado para ninguém mais passar o que eu passei!! Eu e uma amiga viemos aqui para Europa pela Ibéria, sábado dia 21/05 (vôo GIG-MAD) e qual não foi nossa surpresa quando chegamos ao aeroporto e descobrimos que era obrigatória a apresentação do número do cartão de crédito que tinha sido usado na compra da passagem.

O problema foi que minha amiga não tinha mais o tal número porque pediu uma segunda via do cartão. Tentamos de tudo, até pagar a passagem novamente e nada…

Foi um sufoco mesmo, ela quase não embarca! Faltando 7 minutos para o fim do check in conseguimos!! Mas enfim… Espero que não aconteça com mais ninguém. Abraços!

Grathias, Nydia! Fica a dica!

😯

ATUALIZAÇÃO: Na caixa de comentários, vários leitores atestam que a regra de apresentar o cartão de crédito usado na compra na hora do check-in está claramente explicada no processo de compra. E que é padrão também em outras companhias. Moral da história: é preciso ler com atenção as condições de venda de tudo o que se compra pela internet.

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


130 comentários

Quanto a exigencia do cartão, creio que não há problema SE ISTO FOR INFORMADO DE FORMA CLARA NACOMPRA e no E TICKET

Caso contrário, tai uma otima ação para ganhar um bom dinheiro, pois a Iberia e uma das empesas campeas em reclamações na Justiça do Estado de São Paulo, e so perde para a TAM, e para a American Airlines.

Já fui de Ibeira, e achei o serviço ruim, 4 horas de atraso, e sequer pagaram meu taxi em Paris ( com o atraso o metro tinha fechado), e fui tratado com total arrogancia por funcionaros mal educados . Só viajo de novo com eles se houver uma diferneça signifcativa que compense o tratamento grosseiro. Eles compratolham esta posição no ranqking pataulico com as Aerolineas Argentins.

Em tempo: porque eles não investem no atendimento ao passageiro? custos, pois preferem serem condenados em algumas ações, pois sabem que a maioria dos passageiros não vai reclamar na Justiça. Não há também qualquer meta da empresa quanto a reclamações atendidas e solucionadas.
Isto me foi confirmado por um gerente da empresa.

    Ernesto, a exigência de apresentar cartão etá apresnetada nos “termos e condições de compra”, ao lado dos quais vc ter de clicar para fazer um “x” no “Agree to terms and conditions of sale”. Ao clicar em “concordo”, vc está assumindo que leu as condições que podem ser acessadas com o clique no “read terms and conditions” ao lado do menu. É praxe entre cias. aéreas.

    Quanto a táxi, cia. aérea não tem obrigação de prover transporte além do aeroporto, exceto se vc for ser alojado em um hotel por conta da cia. por um atraso em conexão ou partida em que a cia. seja culpada. Nào existe obrigação alguma de te fornecer um transporte alternativo se o transporte público no aeroporto estiver indisponível, de greve etc.

    Já acotneceu comigo, em HEathrow: cheguei atrasado, sem metrô e sem Heathrow express… e lá morreram £ 50.

    Em companhias aéreas sérias, a compra só é realizada mediante marcação de um campo onde você informa ser o dono do cartão e o viajante.
    Se ficar somente nos termos, a maioria não lê. Imensa maioria.

    Andre

    Deixe-me explicar melhor.

    Creio que se tivesse processado a Ibeiria teria ganho. Não é que eles tenham a obrigação de me fornecer um taxi, mas é que o voo estava programado para chegar as 20 horas, e chegou as 1:00 da manhã, e nesta hora o metro estava fechado, por culpa do atraso da Iberia. Por sorte, eu comsegui uma carona no onibus dos funcionários do aeroporto, que me levou a um lugar mais ou menos central em Paris, perto de um hotel, onde por cortesia me arrumaram e eu estava com pouca bagagem, pois iria ficar 5 dias, e o taxi foi barato. Por 25 euros nao valia a pena entrar com uma ação, mas acho que a Iberia teria perdido.

    Quanto a questão do cartçao, as condições, que tornam necessaria a apresentação do cartão de credito acho que elas devem estar bem em destaque, pois a fraude não se presume. O que impede alguem de presentear um terceiro com uma passagem com seu cartão de credito, VIAJANDO SEPARADAMENTE, em datas diferntes, ou mesmo não viajando junto. E não é necessario ser parente. Pode ser amigo, amante, etc… Se o pagamento do cartão foi aceito e validado pelo portador, onde a fraude? Eu já usei o cartão da minha esposa por várias vezes, pois ele dava seguro e milhagem, e uma vez o de um amigo numa ferrovia do Peru onde so aceitavam Visa, que eu não possuo. Nunca hovue qualquer problema, até porque a compra não foi contestada pelo dono do cartão. Se a compra for legitima, e não houver informação bem espeifica, acho que cabe o proecesso, com grnades chances de ganho.

    A TAM esta recusando o embarque de pessoas com nomes digitados errados, ou exigindo altas taxas de remarcação, alegando “razões de segurança”. Ora, para cobrar tem segurança, mas para embarcar, não?? Uma letra faltando, que é um erro possivel de acontecer numa compra via interet, invalida o processo de compra, especialmente quando o valor da passagem já foi debitado do cartão? claro que não. Logo, logo vão começar a sair as sentenças, e a TAM vai ver o quanto custa esta ganância.

    No cartão, se não houver uma informação bem clara sobre o assunto, entendo que este tipo de controle so procede se houver contestação do dono do cartão, indicando fraude no uso.

Concordo com o Gabriel. Enquanto tiver demanda, ninguém faz nada. Eu particularmente, viajei com a Iberia no mês passado para Madrid e depois para Milão e felizmente não tive nenhum problema. Não pediram o cartão de crédito na hora do check-in, talvez por eu já tê-lo feito pela internet, mas havia sido alertado pelo atendente da Cia desta necessidade. Enfim, não posso reclamar, e tirando o avião que realmente é meio velho, a Iberia não é muito diferente das demais que atendem o Brasil.

O que não consigo entender é pq uma cia tão mal-falada como a Iberia não investe em atendimento aos pax ;mesmo utilizando aeronaves ultrapassadas poderiam melhorar a imagem com um call center atencioso.


    Ignorar os fatos históricos e pensar assim em 2011 é o caminho perfeito para a cerimonia-de-cremação .

    Os brasileiros em geral pensam, em primeiro lugar, no preço. Os voos da Iberia estão sempre lotados. E, quando há problemas, a maioria acaba deixando para lá e não corre atrás dos seus direitos. Pensando assim a companhia aérea não irá querer mudar nada. É aquele pensamento: “Em time que está ganhando não se mexe”.

Como vários já disseram, a apresentação do cartão de crédito da compra da passagem online na hora do check-in é obrigatória em diversas cias aéreas internacionais, onde esta exigência está escrita com todas as letras. Fiquem bem alertas em relação à isso.

    E isso vale para caso de pai, mãe, enfim outra pessoa que tenha comprado a passagem aérea. Essa pessoa terá que comparecer e mostrar o cartão da compra ali no balcão ou empresta-lo.

Não acredito que essa atitude seja uma barreira para não visitarmos esse país. A Espanha é um país rico culturalmente, com cidades históricas bem simpáticas e uma gastronomia muito saborosa.

Não deixaria de viajar para lá por conta dessa história do cartão, mas começaria o planejamento da viagem cotando passagens com outras cias que voem para lá e deixaria a Ibéria como última opção

(Isso sem contar a minha super implicância com a Ibéria, tá? :D)

    As cias aéreas tradicionalmente problemáticas só devem ser consideradas como opção ( ao meu ver ) se a tarifa for muito muito em conta e a gente estiver disposto a encarar os perrengues
    sem stress 😳

    essa é a solução: muito espírito esportivo e zero de stress

Quando viajei pela Iberia, o processo de compra pelo site não funcionava. Cada vez que eu consultava os vôos para emissão apareciam valores diferentes, e quando tentava confirmar dava a mensagem de que não existiam tarifas para o vôo (!!!). Ligando pra central em SP, a atendente falou que era falha no sistema mesmo. Tirei as passagens por essa central, mandando por fax (!!!) a autorização do cartão assinada e cópia do RG e do cartão. Por isso não me foram exigidos no aeroporto esses documentos.

Marquei os assentos com a mesma central, mas tanto na ida quanto na volta, ao fazer o check in no aeroporto vieram os assentos errados. Como estava com minha mãe fiz confusão ainda em Guarulhos e a atendente (não a do check in, mas de uma sala de controle da Iberia) trocou na marra. Na volta, não percebi isso até entrar no avião. Aí a aeromoça tirou na marra (!!!) a moça desacompanhada que estava ao lado da minha mãe pra me dar o lugar. A moça ficou lá, no meio do avião, com as coisas na mão sem entender nada.

De resto os vôos foram normais. Nem uma Air France, mas também nenhuma Gol. Mas, com tantas opções, no final das contas não achei a diferença de preço tão significativa que merecesse uma segunda chance.

    fabteixeira, em geral eu sou uma pessoa tranquila, mas se algo me deixa bravo e hostil (não que eu vá xingar, mas com boa vontade zero, e mantendo minha posição) é alguém querer pedir que eu saia do meu assento para deixar outras pessoas viajarem juntas. Eu tenho tolerância abaixo de zero para casos assim (e quase sempre viajo sozinho). Eu faço um esforço grande para pegar assentos que quero, e não troco a pedido de passageiro algum. Só abro exceção para caso hipotético de alguém doente (não uma dorzinha de cabeça) ou com alguma deficiência física/mental séria. Criança, família, namorado(a)/marido(espora)… não troco de lugar mesmo.

    “Eu faço um esforço grande para pegar assentos que quero”. Somos dois André, viajando só ou, principalmente, acompanhado. Foi o caso, pois os assentos juntos foram reservados com antecedência. Sem motivo aparente, a Iberia não os honrou nem na ida nem na volta. E pra resolver um problema, criaram outro, pois achei deplorável o tratamento da comissária ao desalojar sem nenhum tato a moça que estava desacompanhada.

    Agora, cada um na sua. Gosto de escolher meus assentos. Mas não vejo problema em, viajando sozinho, trocar de assento para deixar uma família ou quem estiver acompanhado junto, a menos que seja por um lugar muito ruim. Pequenos atos podem deixar outras pessoas mais felizes, e não custam muito. Além disso, a gente nunca sabe quando também pode precisar. Quando a tarifa promocional não permite, ou por um erro da cia aérea, ou por um vôo lotado mesmo.

Trips
Venho aqui relatar a minha experiência recente com a Iberia (desculpem os erros de português)
Fiz a compra online dos trechos Recife-Madri e Barcelona-Porto Alegre para voar no final de abril e inicio de maio.
Lembro perfeitamente que para concluir a compra foi necessário ligar pra central de atendimento da Iberia em SP porque ao termino do processo a compra não foi autorizada de imediato pelo cartão. Mas lembro muito bem de que APÓS a conclusão do procedimento no site veio a informação de que eu tinha que apresentar o mesmo cartão utilizado para a compra no momento do check in.
Ate aí não vi maiores problemas embora pensasse na hipótese de perda do cartão como o passageiro deveria proceder.
Ocorre que a compra online tem outra pegadinha: dependendo da classe tarifaria NÃO eh possível marcar o assento antecipadamente. Aí descobri que quem estah inscrito no programa de milharem deles (IberiaPlus) consegue fazer isso. Então me inscrevi no programa mas ainda assim não consegui reservar lugar, acredito que por ter sido depois da compra do bilhete.
Somente após recorrer novamente a central da cia eh que consegui marcar assento mas só do vôo de ida.
Nem no balcão da Iberia na Espanha consegui marcar somente quando abriu o check in online. Mas mesmo assim só para o vôo Barcelona-Madri. Somente no aeroporto pouco antes do embarque eh que o funcionário da Iberia conseguiu marcar o lugar mas num assento diverso do que eu tinha pedido (e que eu acreditava que ele havia marcado).
Todo esse perrengue só foi amenizado porque ganhei upgrade para executiva no trecho Recife-Madri.
No trecho de retorno a econômica não foi tão ruim assim. Tive uma experiência bem desagradável em Janeiro num vôo intercontinental com a Turkish, e acho que foi melhor em termos de conforto do que um vôo que fiz com a Tam a Frankfurt há uns 3 anos.
Se eu voarei novamente com a Iberia? Provavelmente não. Acredito haver cias com serviços melhores e com preços não muito distantes dos praticados pela Iberia.
Ah! E diferente de muitos relatos que li, a bagagem veio sempre direitinho e não houve atrasos significativos. Mas eles pecam muito no atendimento ao consumidor.

    Perfeita a frase!

    “Se eu voarei novamente com a Iberia? Provavelmente não. Acredito haver cias com serviços melhores e com preços não muito distantes dos praticados pela Iberia.”

    É exatamente isso que indico. Não somente para companhias aéreas, mas para hotéis, empresas de aluguel de carro e etc. Procure sempre pelo melhor custo/benefício, não pelo preço mais baixo.

Pessoas, isso não acontece só na Iberia. Ano passado, ao viajar para Londres pela British Airways, o atendente no Check-in fez a mesma solicitação. Só conseguimos embarcar depois de mostrar o cartão de crédito que foi usado na compra das passagens. O problema mesmo é que no ato da compra, muitas empresas não avisam deste procedimento.

    Fabiana, avisar eles avisam, está sempre escrito naqueles boxes que vc tica antes de confirmar a compra. O problema é que muita gente só vai clicando em “Agree” and “I declare I have read the terms and conditions” e sequer sabe o que está aprovando…

Isso não tem relação com o fato de ser Ibéria ou de ser Espanha, e nós sermos brasileiros… É um processo que outras empresas usam e lembro de já terem me pedido, acho que foi na Gol.

No geral, eles avisam isso no ato da compra, muitas vezes com letras grandes em negrito. Vamos dar um desconto e lembrar que muita gente não tem o costume de ler as avisos e recomendações que aparecem durante ou depois do ato de compra. Não digo que foi esse o caso, mas é comum não lermos e depois sermos pegos por esses percalços.

Não sou fã da Iberia, voei uma ida-volta (GRU-MAD), não achei uma maravilha, mas não é essa desgraça que pintam não. O entretenimento a bordo é péssimo, mas o resto é bem na média das outras companhias.

Na Espanha (Madri) é terrível. A gente chega e sai do aeroporto com medo de represálias etc.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito