I-94: preste atenção ao canhoto do cartão de entrada nos EUA

Canhotinho do formulário I-94

Os Estados Unidos montam um grande aparato de imigração na chegada aos Estados Unidos. Mas na hora sair a coisa é bem menos rígida.

Já reparou que não existe controle de passaportes no embarque internacional? O seu passaporte serve apenas como identificação. Mas nenhum oficial carimba a data de saída.

É por isso que é importantíssimo ver o que fazem com o seu canhoto do cartão de entrada. O nome oficial deste formulário é I-94.


Você é responsável por guardar o canhoto (algumas vezes o oficial de imigração grampeia o papelzinho no seu passaporte, outras não). E é responsabilidade da companhia aérea recolher o cartãozinho na hora do embarque e repassar ao controle imigratório.

Caso não recolham o seu papelzinho, você pode ter problemas ao voltar aos Estados Unidos — simplesmente porque o sistema não terá como registrar a sua saída. Você pode ser investigado por ultrapassar o período permitido de estadia. (Este período é concedido na chegada pelo agente de imigração: pode ser um, três ou seis meses.)

Neste caso, guarde o seu cartão de embarque do vôo de volta e siga essas instruções da Embaixada Americana em português (você vai precisar mandar o canhoto com a cópia do cartão de embarque para um endereço em Londres London, Kentucky).

Deixando os Estados Unidos por via aérea, o cartão só não vai ser recolhido pela cia. aérea se eles dormirem no ponto.

Mas se você sair dos EUA por via terrestre, realmente não haverá ninguém para recolher o seu cartão, então guarde todas as provas de que você deixou o país, incluindo passagem de ônibus iou trem ou recibo de devolução de carro no país vizinho.

Tenho, porém, uma boa notícia para quem sair por via terrestre e retornar também por via terrestre, ainda durante a permanência permitida: o seu canhotinho não-recolhido vai servir como cartão de reentrada aos EUA. Foi o que acabou de acontecer comigo. Saí dos Estados Unidos por Vermont sem passar pela imigração americana (só a canadense); na volta, por Niagara Falls, apresentei meu canhotinho, respondi a duas perguntas e pronto, estava de volta aos Estados Unidos sem precisar de novo carimbo.

Agradeço ao André Lot e ao Márcio Cabral de Moura pela idéia do post e informações importantes.

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


153 comentários

Já aconteceu comigo de não carimbarem e nem colocarem a minha entrada! O_o
Mas o papelzinho recebi pelo menos.

Em março entrei nos EUA pelo JFK com meu irmão. Em sua última viagem o canhoto do I-94 não foi recolhido e ele tb nem se incomodou em ir atrás de saber. Ao entrar comigo em março o oficial da imigração foi grosseirissimo e ainda passou o maior sermão nele. Foi bem chata a situação.

Riq, meu marido entrou e saiu dis EUA por via terrestre (Laredo/ México) e realmente, na saida nao pediram nada. Chegando no Brasil, ele foi ao consulado do Rio, e pediram pra enviar o papel pelo correio pros EUA. No fim das contas ele nem enviou. Quando ele voltou aos EUA, desta vez entrando via avião, ele entregou o papel pro rapaz da imigração, e o carinha nem olhou. Amassou o papel, jogou no lixo e carimbou o passaporte :p

Gente, só sai dos EUA uma vez em 2006. Na época fiz isso por um guichê digital no aeroporto Dallas, onde o próprio passageiro registra sua saída (com a digital) e c/ os dados da passagem e recebe na hora um papel c/ um código, comprovando sua saída (igual extrato de caixa eletrônico de banco).

Tenho este comprovante grampeado no meu antigo passaporte. Achei que era assim. Muito perigoso (e tabajara!) esse negócio de esperar que alguém pegue um papelzinho ou carimbe algo… Analógico demais p/ minha cabeça. Ainda mais em 2011!
Estou indo p/ lá mês que vem e volto pelo JFK, NY. Espero que eu não tenha problemas.
Se alguém tiver mais informações, divulgue por favor.

    Esse registro voluntário, direcionado principalmente a vistos de longa duração, seria expandido como um controle de saída amplo, mas foi abolido em setembro/2007 pelos custos bilionários que implicaria (basicamente, dobrar a estrutura de imigração nos aeroportos).

Várias vezes eles deixaram de recolher o papelzinho. Deixei dentro do passaporte e apresentei ao policial quando de uma próxima viagem. Nunca deu problema.

Agora, entre nós: é o fim da picada, nénão? Digo, se eles são tão preocupados em saber quem vai e quem vem, no mínimo deveriam melhorar o monitoramento da saída.

Caros,

Tive o mesmo problema agora voltando de Chicago em Março.

Não recolheram meu canhoto. Procurei a embaixada em São Paulo e a orientação é que se você saiu via avião então eles dão baixa pela lista de passageiros.

Pedem pra que não se envie nada para Londres, somente para aqueles que sairam por outros meios dos EUA.

    Sim, Lorenzo, vc está correto. Com os novos procedimentos de checagem de listas anti-terrorismo, todos os passageiros não-americanos de aviões que partem com destino aos EUA precisam, de alguma forma, ter registrado os dados do passaporte e, com isso, a lista de saída da cia. aérea faz o cruzamento. O “raios” é quando vc sai por terra ou mar E não retorna aos EUA antes de voltar para seu país de origem.

Recolher, recolheram… mas o que será que fizeram com ele? Oremos!

Riq, a minha saída pelo terminal da 7, da British em JFK, foi uma coisa q nao estava acostumada: só tinha uma oficial muito antipática, em frente a fila da segurança, q abria o passaporte, olhava p vc, falava alguma coisa (no meu caso disse q eu estava diferente da foto do passaporte, q é novinho, por sinal) e devolvia o passaporte, sem carimbar, sem nada.

No meu caso, não tenho o I-94 pq usei o passaporte belga, mas mesmo assim eu sei q é necessário um carimbo de saída (já tive um super problema c isso). Eu vi q ela não carimbou, mas achava q passaria por outro controle após passar pela securiry (que é o normal em todos os aeroportos), mas nada. Era só ali naquela fila mesmo. Achei estranho. E, fiquei encucada c isso. Já guardei cartao de embarque e até o ticket da bagagem, nunca se sabe, né ?

    Dani G., eu também tenho uma segunda nacionalidade (italiana). No nosso caso, o formulário é verde, e o código é I-94W (W = waiver). Mas quem entra no Visa Waiver Program também preenche, desde 2009, o ESTA (Electronic Security Travel Authorization), e no ESTA já tem o número do passaporte (sem o que vc nem consegue embarcar para os EUA, seja qual for a origem do seu vôo), e o registro da saída é automático. Mas saídas por terra dos EUA para quem entra com Visa Waiver são ainda mais complicadas em termos da possibilidade de esquecerem de registrá-la.

Também voltei com a American Airlines e não pediram!
Estou guardando, junto com o cartão de embarque da volta, e da próxima vez, apresento os dois juntos na entrada.
Espero que não tenha nenhum problema!

    Camila, o meu entendimento do post do Riq é q justamente vc não pode guardar e apresentar na próxima viajem!! Faça como ele disse e mande HOJE mesmo p/ o Kentucky seus papeizinhos todos!

    Olá, Maria Helena! Recomenda-se guardar o original do cartão de embarque caso dê algum problema no Correio!

Voltei com a American airlines e eles não pediram nada! Lá vou eu para mais burocracia americana!!!

    Achei que tinha sido só comigo! A American em Miami também não pegou, mas eu deixei com um dos comissários. Agora vou mandar uma carta para eles para confirmar! Que saco….

    Saí em 2009 e não entreguei o formulario, estou voltando para la este mes. Como faço para entrar, não da mais tempo de regulamentar a documentação.Por favor se puderem me ajudem!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito