I-94: preste atenção ao canhoto do cartão de entrada nos EUA

Canhotinho do formulário I-94

Os Estados Unidos montam um grande aparato de imigração na chegada aos Estados Unidos. Mas na hora sair a coisa é bem menos rígida.

Já reparou que não existe controle de passaportes no embarque internacional? O seu passaporte serve apenas como identificação. Mas nenhum oficial carimba a data de saída.

É por isso que é importantíssimo ver o que fazem com o seu canhoto do cartão de entrada. O nome oficial deste formulário é I-94.


Você é responsável por guardar o canhoto (algumas vezes o oficial de imigração grampeia o papelzinho no seu passaporte, outras não). E é responsabilidade da companhia aérea recolher o cartãozinho na hora do embarque e repassar ao controle imigratório.

Caso não recolham o seu papelzinho, você pode ter problemas ao voltar aos Estados Unidos — simplesmente porque o sistema não terá como registrar a sua saída. Você pode ser investigado por ultrapassar o período permitido de estadia. (Este período é concedido na chegada pelo agente de imigração: pode ser um, três ou seis meses.)

Neste caso, guarde o seu cartão de embarque do vôo de volta e siga essas instruções da Embaixada Americana em português (você vai precisar mandar o canhoto com a cópia do cartão de embarque para um endereço em Londres London, Kentucky).

Deixando os Estados Unidos por via aérea, o cartão só não vai ser recolhido pela cia. aérea se eles dormirem no ponto.

Mas se você sair dos EUA por via terrestre, realmente não haverá ninguém para recolher o seu cartão, então guarde todas as provas de que você deixou o país, incluindo passagem de ônibus iou trem ou recibo de devolução de carro no país vizinho.

Tenho, porém, uma boa notícia para quem sair por via terrestre e retornar também por via terrestre, ainda durante a permanência permitida: o seu canhotinho não-recolhido vai servir como cartão de reentrada aos EUA. Foi o que acabou de acontecer comigo. Saí dos Estados Unidos por Vermont sem passar pela imigração americana (só a canadense); na volta, por Niagara Falls, apresentei meu canhotinho, respondi a duas perguntas e pronto, estava de volta aos Estados Unidos sem precisar de novo carimbo.

Agradeço ao André Lot e ao Márcio Cabral de Moura pela idéia do post e informações importantes.

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


153 comentários

Riq: Tô indo pela primeira vez aos EUA agora em julho e fiquei confuso com TODAS essas informações dos leitores, cada um dando uma dica diferente. No fim, o quê é prá fazer: caso não recolham meu cartão de entrada I 94, tenho de pedir para o cara da alfândega grampear no passaporte ou entregar o cartão para alguém da minha companhia aérea? Nesse caso, para quem entrego: aeoromoça, fiscal, piloto?! Fiquei perdido…

    Olá, Carrico!

    Aqui quem responde é A Bóia.

    Resumindo a história:

    1) ao entrar nos Estados Unidos, o agente de imigração vai carimbar o seu passaporte e devolver o canhoto do formulário de entrada. Se ele não grampear o canhoto na folha do carimbo, use um clipe.

    2) ao sair dos Estados Unidos, o funcionário da cia. área do check-in ou do portão de embarque deve retirar o canhoto.

    3) caso o funcionário não retire o canhoto, guarde o canhoto e o cartão de embarque para comprovar que você saiu dos Estados Unidos, caso a sua saída não tenha sido registrada no sistema. Leve com você da próxima vez que entrar nos Estados Unidos.

    4) se quiser desencanar mais cedo, siga as instruções da embaixada americana e envie o canhoto para o Kentucky

    5) caso saia por via terrestre ou marítima e não volte para os Estados Unidos, não marque bobeira, porque neste caso não haverá nenhum registro da sua saída e você constará como ilegal no sistema.

    Bóia,

    O item #5 é o mais importante de toda essa lista! Cias. aéreas hoje em dia informam ao governo a saída, mas viagens de carro para o Canadá são o “buraco negro” desses controles.

Riq, olha o que achei:

. Esqueci de entregar o meu Cartão de Entrada e Saída (I-94/I-94W)? O que fazer?

Se você esqueceu de entregar o seu formulário de saída dos EUA, o I-94 (branco) ou o I-94 W (verde) que, em geral, é grampeado em seu passaporte, pode ser que sua partida não tenha sido registrada. Se você saiu dos EUA em vôo de companhia aérea comercial ou em navio de cruzeiro, sua partida pode ser verificada e não é necessário tentar devolver o I-94. Mas, é importante guardar tanto o formulário quanto o canhoto do seu cartão de embarque para mostrar ao agente da imigração em uma próxima viagem aos EUA. Se você saiu dos EUA por terra, barco ou avião particular, você precisa informar à imigração sobre a sua partida. Se não comprovar em tempo hábil, da próxima vez em que tentar entrar nos EUA ou solicitar visto, o CBP (U.S. Customs and Border Patrol) poderá concluir que você nunca deixou o país e que ultrapassou o período de estada legal. Se isso acontecer, seu visto pederá ser concelado e você pode ter que retornar ao seu país de origem imediatamente. Pelo Programa de Isenção de Vistos (VWP), visitantes que ficam nos EUA além do período permitido pela imigração, não poderão retornar aos EUA sem ter solicitar outro visto em um consulado no seu país de origem. Se você viaja pelo Programa de Isenção de Vistos por terra, para o México ou Canadá e, de um desses países, pega um vôo para os EUA, é imprescindível que registre a sua saída no caso do seu I-94 W não ter sido entregue a um agente da imigração. Se você viaja pelo Programa de Isenção de Vistos e sai dos EUA em vôo de companhia aérea comercial ou em navio de cruzeiro, não precisa se preocupar em registrar sua saída. Para enviar o seu I-94 e registrar sua saída dos EUA, enviar o formulário com outros documentos que provem a sua saída (canhoto do seu cartão de embarque) para: DHS – CBP SBU 1084 South Laurel Road London, KY 40744. Não envie seu formulário I-94 e outros documentos para consulados, embaixadas ou outros escritórios do CBP. Apenas no endereço acima é possível fazer correções nos arquivos de entrada e saída de passageiros. O escritório do London, Kentucky não responde correspondências e não poderá enviar confirmação de recebimento ou de processamento do pedido. Para mais informações, clique aqui

Fonte: https://www.embaixadaamericana.org.br/index.php?action=materia&id=7884&submenu=consular.php&itemmenu=86

Fiquei até mais aliviado agora ; )

Cheguei mes passado de Nyc e fiquei louca!! Achando que ia dar problema, porque eu tenho passaporte italiano e nem I-94 dão. Depois de mandar email ate pra Obama, embaixada, etc resolvi ligar pra United e a atendente disse que não tem carimbo na volta. :-/
Resultado: tão nem ai pra quem sai, mas pra quem entra…

Acho que comentei em um outro post sobre isso. Minha mãe passou o maior aperto no aeroporto de Atlanta quando estava retornando para os EUA. Quando ela foi para o Canadá no ano anterior, eles não retiraram o I-94 dela e depois deu pepino na reentrada aos EUA…
Mas se não me engano a validade do visto de entrada continua valendo por 6 meses, como você mencionou acima. Então pode entrar e re-entrar nos EUA com o mesmo I-94.
Uma dica para o Canada. O visto de uma entrada canadense dá direito a você entrar em sair dos EUA sem problemas durante a validade do seu visto, não precisando ter o de multiplas entradas (geralmente 6 meses). Mas só é valido para os EUA, se você for para o Mexico e depois quiser retornar para o canadá, aí precisará do visto de multiplas entradas 🙂

    Ah sim.. mas tem que ter visto americano tb, né? O visto canadense não substitui o americano, tem que ter os dois:)

    Sério Mirella? Eu sempre pensei que fosse necessário o canadense de múltiplas entradas, mesmo para um pulinho em Niagara, por exemplo.

    Sendo assim, acho que a sobrinha de minha esposa tirou o visto de múltiplas entradas canadense desnecessariamente.

    Marcio,
    A Mirella esta correta… Confirmei esta informaçao pessoalmente no consulado Canadense, entao nao precisei pagar o de multiplas entradas ja que pretendo fazer o bate-volta entre Niagara e Buffalo…

Minhas cunhadas tb sofreram com o I94 no final do ano passado e estavam pesquisando sobre o que fazer – como não sei se solucionaram, vou mandar já o link e agradeço por elas!

Em Outubro/2010, a American Airlines não recolheu o meu I-94 (voo saindo de NY). Guardei-o junto com a passagem de volta, para apresentar na imigração quando eu voltasse aos EUA. Voltei agora em Abril (entrei por Miami). O rapaz da imigração não falou nem pediu nada, entrei tranqüilamente. Na volta, saindo de Las Vegas com AA, novamente não pediram. Ao despachar as malas, perguntei se era necessário devolver o I-94. A moça, então, grampeou o papelzinho no bilhete de embarque…

Prezados,
Só uma correçãozinha: Esta “Londres”, na verdade, fica no Kentucky !!
https://goo.gl/maps/p2Zo

O endereço é da firma de TI terceirizada que presta serviço para o Governo Americano.

Também achava (e ainda acho) muito estranho, nos retornos que eu ja fiz (tanto em Miami quanto em NY), os oficiais do CBP não fazerem nenhum controle “mais” rigoroso na saida, como foi na entrada… no máximo, só uma olhadela para ver se a foto confere, mas não registraram nada em lugar nenhum.
Deixar este controle totalmente a cargo das cias aereas é algo que soa meio paradoxal, para quem vive nesta “neura” pós 11/09, né não ?

Eu perdi este papel antes de embarcar de volta de NY e a cia aérea disse que não haveria problemas. Agora vendo esta notícia, fiquei com medo de ter problemas na alfândega na minha próxima viagem. E agora?

Sinceramente não sabia e não me atentei para tal. Agora fiquei por dentro e vou ter mais cuidado na minha próxima ida aos EUA.

Isso já não é mais assim há algum tempo. As aéreas são obrigadas a enviar a lista de passageiros com número do passaporte. Assim eles dão baixa na imigração. O I-94 é só para você andar nos EUA e provar até quando você está autorizado a ficar.

    O controle é imperfeito, Claudio. Há vários relatos recentes aqui de gente que enfrentou perrengue por causa disso. Ninguém precisou voltar pra casa, mas passou por uma iimigração menos agradável do que o costumeiro.

    Riq, caso aconteça de o I-94 permanecer afixado no passaporte, é só retirar. Nenhuma fonte oficial admitiria isso, é claro, mas é a presença do I-94 no passaporte que acaba chamando a atenção dos oficiais em uma reentrada. Reforçando o que o Claudio colocou bem, o controle se saída é feito eletrônicamente através dos manifestos de passageiros obrigatoriamente enviados pelas cias aéreas. Esse sistema hoje é em real-time entre as empresas e o DHS. Acontece algumas vezes até de pessoas que passaram do período de visita autorizado serem buscadas pelas autoridades de imigração já no finger, quase embarcando.
    O I-94 é o documento que atesta que nossa presença lá é ou não legal, de acordo com a data. E é apenas um layer a mais nos controles de saída, que são primariamente de caráter migratório, e não de segurança. Observando o desprezo com que algumas companhias cuidam deles ao recebê-los de passageiros em conexão, isso fica ainda mais evidente.
    É muito comum o I-94 ser esquecido no passaporte quando se vai dos Estados Unidos para o Canadá, ou quando se volta ao Brasil à partir de um voo doméstico que se conecta com outro internacional. Já aconteceu comigo, o que não mudou muita coisa pq eu depois voltei aos Estados Unidos na mesma viagem. Mas meu pai já voltou do Canadá para o Brasil duas vezes com o I-94 preso no passaporte. Eu nunca deixei ele fazer o procedimento oficial de correção disso. Simplesmente tirei o cartão e ele não só fez reentradas normalmente como também já fez renovação de visto após estes pequenos percalços.
    Sem dúvidas que é melhor ficar atento e entregá-lo mesmo quando a cia aérea dorme. Mas, acontecendo, eu, pessoalmente, jamais entraria com ele afixado, nem chamaria atenção fazendo o procedimento oficial.
    Um abraço e ótimo ´resto´ de viagem!

    Mario, não é bem assim, não.

    Ano passado eu fui com a família para os EUA, via a fronteira terrestre com o Canadá de Vermont.

    Estávamos em dois carros e o carro do meu cunhado demorou horrores para ser liberado. Depois descobrimos o porquê: ele tinha vindo ao Brasil em 2009, fazendo uma conexão em solo americano. Não pediram a ele o I-94 e ele não sabia que tinha que entregar. Pois bem, por isso constava como se ele estivesse nos EUA desde o final de 2009. Na fronteira de Vermont, ele não estava com o I-94 no passaporte, mas quase foi barrado (ou, pelo menos, teve que dar várias explicações). E olha que ele tem carteira de residente do Canadá.

    Caro Marcio, provavelmente o seu cunhado, por ser residente no Canada, utilizou a carteira de residente dele e/ou passaporte brasileiro em diferentes passagens pela fronteira, por ar e terra ou combinando ambos, o que pode ter gerado o nome dele em duplicidade nos sistemas do DHS, entre outros possíveis motivos para os questionamentos adicionais que ele enfrentou.
    Volto a afirmar que o controle de saída nos Estados Unidos, por via aérea, é feito por manifesto eletrônico e não por inventariação de I-94.
    Não sei se você se lembra sobre o caso de quatro suspeitos de terrorismo que foram retirados de um voo da Emirates que ia do JFK para Dubai no ano passado. Eles haviam entrado legalmente nos Estados Unidos, mas seus nomes foram incluídos na no-fly list enquanto estavam no país. O DHS, ao receber o manifesto online do voo fechado, teve um de seus flags de segurança disparados e o voo foi ordenado a voltar ao gate quando já se encontrava taxiando.
    Abs

    Eu já passei por isso. Já tinha entrado nos EUA 5 vezes, mas um dia fui barrado por não ter entregue o I-94 na saída. Eu me lembro que entreguei, mas o que fizeram com ele é o que ninguém sabe. Fiquei umas duas horas respondendo as mesmas perguntas. Queriam me pegar em alguma contradição. Então falei para o agente federal que ele deveria ligar para o meu irmão que é cidadão americano e estava me esperando no aeroporto. Após conversar com o meu irmão por uns 5 minutos, ele resolveu deixar eu entrar. Foi aí que disse que eu não tinha entregue o I – 94 na minha última saída. Hoje eu guardo até a passagem da volta. E fico atento para ver o que a cia aérea faz com o I-94. Todo cuidado é pouco para evitar constrangimento.
    ABs.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito