Montreal: como usar o metrô

Metrô de Montreal: passe de um dia

Quando a temperatura e São Pedro permitem, Montreal é um bom lugar para caminhar: quase tudo é plano (na parte central, a exceção é uma subidinha entre a rue Sainte-Cathérine e a Sheerbrooke, coisa de duas quadras). No frio ou debaixo de chuva, existe a famosa rede de galerias subterrâneas.

Com pressa ou preguiça, porém, o metrô é uma mão na roda: fácil de entender, limpo, fluido. E é a melhor maneira de chegar a lugares como a ilha de Santa Helena, o Parque Olímpico e o bairro do Plateau du Mont-Royal. Pra ser perfeito, só faltam algumas escadas rolantes.

A viagem avulsa é muito cara: 3 dólares canadenses (o câmbio está parelho com o dólar americano no momento). O negócio é comprar um passe de um dia (8 dólares canadenses) ou três dias (16 dólares canadenses). O passe de um dia se paga em três viagens; o de três dias, em seis.

O passe também é válido no ônibus da STM para o aeroporto, cuja tarifa avulsa é de 8 dólares canadenses (obrigado, Milton Lucio!).

Quem ficar em Montreal por pelo menos uma semana pode fazer um Opus Card, um cartão com chip que é usado pelos moradores. O cartão custa 6 dólares canadenses e pode ser carregado com um passe semanal (22 dólares canadenses; validade começa na segunda e termina no domingo) ou mensal (73 dólares canadenses, válido do dia 1º ao último dia do mês). (Obrigado, Aline!)

O passe só pode ser comprado nas maquininhas; a bilheteria humana apenas faz recargas nos cartões Opus. A maquininha é superfácil de usar. Só tem dois defeitos: nossos cartões não são aceitos (nhé!) e é preciso comprar um passe por vez. Mas aceita dinheiro e moedas, dá troco e recibo.

Metrô de Montreal: a catracaMetrô de Montreal: passando pela catraca com o passe de um dia

Para passar pela catraca, basta aproximar o cartão do leitor. Os paulistanos reconhecerão o mesmo sistema do Bilhete Único.

Metrô de Montreal: a catraca

Algumas estações importantes durante a sua estada:

Metrô de Montreal: as estações

Linha verde

Peel: desça aqui para ir ao Museu de Belas Artes e aos bares da rua Crescent e Maisonneuve.

Place des Arts: Museu de Arte Contemporânea.

Berri/UQAM: Rodoviária e barzinhos da rue St.-Denis. Funciona como uma estação central do metrô, pois é o entroncamento para a linha laranja e a linha amarela.

Beaudry: no coração do Gay Village.

Viau: você já sai dentro do Parque Olímpico.

Linha laranja

Bonaventure: Gare Centrale (estação ferroviária).

Square-Victoria: região de bares e restaurantes transados da Rue McGill, na direção do porto.

Place d”Armes: desça para a Cidade Antiga.

Champs-de-Mars: para Chinatown (Place d”Armes também serve)

Mont-Royal: restaurantes da avenida Duluth (caminhe algumas quadras)

Laurier: a mais próxima do Mile End (bairro judeu, padarias de bagel, restaurantes no Boulevard St.-Laurent)

Linha amarela

Jean Drapeau: ilha Santa Helena, saindo do ladinho da Biosphère. Para o Cassino ou o parque de diversões La Roule, tome um ônibus dali.

Galerias subterrâneas

Para explorar Montreal debaixo da terra, desça em Peel, McGill, Place des Arts, Bonaventura, Square-Victoria ou Place d’Armes.

Leia mais:

27 comentários

O ônibus 747 é uma mão-na-roda. Do aeroporto para o centro, sem dúvida é a melhor opção. Agora já pode comprar mais de um ingresso de uma vez.

Atualizando Opus Card ..Fomos em abril/17 e as bilheterias humanas (e bem simpáticas) agora vendem os cartões.
Mais uma vez o VNV nos ajudou muito em Quebec/Montreal e NY.

Boia,
Voce sabe se existe algum ônibus direto de Otawa para MONt-Tremblant em dezembro?
E de Mont-Tremblant para Quebec City? Queria ir direto destas cidades, sem ter que passar por MOntreal para ir até Mont-Tremblant pois meu voo de retorno será por Montreal, que irei depois de Quebec.
Desde ja agradeço pelas preciosas dicas

    Olá, Adriana! O único transporte público a Mont Tremblant é o que indicamos na resposta anterior. Você terá que ir de ônibus ou trem a Montreal e lá pegar a condução ao Mont Tremblant, seja o pinga-pinga que sai da rodoviária, seja o expresso que sai do aeroporto.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito