Montreal: como usar o metrô

Metrô de Montreal: passe de um dia

Quando a temperatura e São Pedro permitem, Montreal é um bom lugar para caminhar: quase tudo é plano (na parte central, a exceção é uma subidinha entre a rue Sainte-Cathérine e a Sheerbrooke, coisa de duas quadras). No frio ou debaixo de chuva, existe a famosa rede de galerias subterrâneas.

Com pressa ou preguiça, porém, o metrô é uma mão na roda: fácil de entender, limpo, fluido. E é a melhor maneira de chegar a lugares como a ilha de Santa Helena, o Parque Olímpico e o bairro do Plateau du Mont-Royal. Pra ser perfeito, só faltam algumas escadas rolantes.

A viagem avulsa é muito cara: 3 dólares canadenses (o câmbio está parelho com o dólar americano no momento). O negócio é comprar um passe de um dia (8 dólares canadenses) ou três dias (16 dólares canadenses). O passe de um dia se paga em três viagens; o de três dias, em seis.

O passe também é válido no ônibus da STM para o aeroporto, cuja tarifa avulsa é de 8 dólares canadenses (obrigado, Milton Lucio!).

Quem ficar em Montreal por pelo menos uma semana pode fazer um Opus Card, um cartão com chip que é usado pelos moradores. O cartão custa 6 dólares canadenses e pode ser carregado com um passe semanal (22 dólares canadenses; validade começa na segunda e termina no domingo) ou mensal (73 dólares canadenses, válido do dia 1º ao último dia do mês). (Obrigado, Aline!)

O passe só pode ser comprado nas maquininhas; a bilheteria humana apenas faz recargas nos cartões Opus. A maquininha é superfácil de usar. Só tem dois defeitos: nossos cartões não são aceitos (nhé!) e é preciso comprar um passe por vez. Mas aceita dinheiro e moedas, dá troco e recibo.

Metrô de Montreal: a catracaMetrô de Montreal: passando pela catraca com o passe de um dia

Para passar pela catraca, basta aproximar o cartão do leitor. Os paulistanos reconhecerão o mesmo sistema do Bilhete Único.

Metrô de Montreal: a catraca

Algumas estações importantes durante a sua estada:

Metrô de Montreal: as estações

Linha verde

Peel: desça aqui para ir ao Museu de Belas Artes e aos bares da rua Crescent e Maisonneuve.

Place des Arts: Museu de Arte Contemporânea.

Berri/UQAM: Rodoviária e barzinhos da rue St.-Denis. Funciona como uma estação central do metrô, pois é o entroncamento para a linha laranja e a linha amarela.

Beaudry: no coração do Gay Village.

Viau: você já sai dentro do Parque Olímpico.

Linha laranja

Bonaventure: Gare Centrale (estação ferroviária).

Square-Victoria: região de bares e restaurantes transados da Rue McGill, na direção do porto.

Place d”Armes: desça para a Cidade Antiga.

Champs-de-Mars: para Chinatown (Place d”Armes também serve)

Mont-Royal: restaurantes da avenida Duluth (caminhe algumas quadras)

Laurier: a mais próxima do Mile End (bairro judeu, padarias de bagel, restaurantes no Boulevard St.-Laurent)

Linha amarela

Jean Drapeau: ilha Santa Helena, saindo do ladinho da Biosphère. Para o Cassino ou o parque de diversões La Roule, tome um ônibus dali.

Galerias subterrâneas

Para explorar Montreal debaixo da terra, desça em Peel, McGill, Place des Arts, Bonaventura, Square-Victoria ou Place d’Armes.

Leia mais:

27 comentários

Alguém sabe como posso ir de Montreal para Mont-Tremblant no dia 17/12?somos 4 adultos. Vi que não tem trem da RAil neste trajeto. Algum onibus, van ou transfer particular?
Tenho medo de alugar um carro e ter muita neve no caminho.
E mais uma pergunta:
Tem lojas de aluguel de roupas de inverno em Montreal e em MOnt-Tremblant?

Adorei as dicas. Apenas uma dúvida (por enqto), consigo comprar o passe de 3 dias no aeroporto mesmo? obrigada

    Olá, Andreia! Não sabemos. O Ricardo Freire não usou este serviço desde o aeroporto.

    Na saída do aeroporto, perto do ponto do ônibus 747 que vai para o centro e metrô, antes da porta automática de saída existe uma máquina da STM que vende os passes. O de 3 dias seguidos custa 18 dólares canadenses.

    Sim, existe uma máquina para venda dos cartões no aeroporto, pagamento em espécie (dólar canadense) ou cartão de crédito internacional

Olá, o texto me ajudou bastante. Mas fiquei com algumas dúvidas:
1) O passe mensal vale para um número ilimitado de viagens em 1 mês?
2) Todos os ônibus aceitam esse bilhete mas cobram um extra(que nem o bilhete único)? Menos o 747 que conta como um metro tb???
3) O passe mensal vale por 1 mês depois que vc comprou ou vale até o fim do mês???
Se essas perguntas forem muito tontas desculpa, é que eu estou bem perdida =P
Abcs

    1) O passe mensal vale para um mês inteiro do calendário, por exemplo, se você adquire um passe para o mês de janeiro, você terá passagens ilimitadas do dia 1 até 31 de janeiro
    2) Dentro de Montreal o passe vale para metro e ônibus, número ilimitado de viagens
    3) A resposta 1) já contempla essa pergunta

Gostaria de saber se vc pode me informar a melhor maneira( e mais barata) para ir de Montrel para Toronto e se valeriaa pena ir para passar só o dia

    É muito longe, portanto não dá para fazer bate-volta. Além disso, Toronto merece mais do que 1 dia. Dá para ir de trem, avião ou carro e o mais barato depende do número de pessoas viajando e as promoçoes oferecidas pelas companhias aéreas.

Pessoal, quanto tempo é interessante ficar em Montreal? 5 dias, 1 semana? Alugar carro é uma boa opção ou uma roubada?
Abraço a todos!

    Olá, Juliano! Alugar carro é bom para ir a Mont Tremblant ou continuar a Québec. Só para ficar na cidade é um estorvo e caro.

    Concordo com a Bóia! Não vale a pena carro em Montreal, já que o transporte público é muito bom e você paga caro para estacionar nos hotéis. O metrô te leva pra tudo que é canto.
    Com relação ao tempo na cidade, depende muito de cada viajante. A cidade é muito legal, mas acho que uns 3 a 4 dias são suficientes. Se você deseja fazer bate-volta, então adicione mais dias.

Oi, muito fácil andar em Montreal, além de tudo as pessoas são muito educadas e qualquer dúvida é só perguntar que explicam direitinho. Vale também recarregar o cartão para uma semana, você paga CAD 22,00 e anda a vontade de domingo à domingo. Quem vai ficar mais tempo, vale comprar o do mês CAD 75,00.

Para quem chegar/sair de Montreal de avião:
Esse passe (de 1 dia ou 3 dias) também é válido para pagar o shuttle (747 Express Bus) de/para o Aeroporto Internacional Montréal-Trudeau, que avulso custaria os mesmos CAD 8,00 do passe de um dia.

https://www.stm.info/english/info/a-747.htm

O onibus para nos principais pontos da Boulevard René-Lévesque, e vai até a estação Berri-UQAM de metrô e a Rodoviária.

“La STM vous souhaite la bienvenue à bord! Prochaine station”

“Terminus, merci d’avoir voyagé avec la STM”

Nossos cartões não são aceitos por serem de chip,ou ,via de regra , cartões internacionais não são aceitos ?

    Zuzu, acredito que seja algum problema com cartões internacionais. Meu Visa que funcionou às maravilhas no metrô de Nova York não foi aceito pela maquininha de Montreal. Meu MasterCard também não. Mas saquei dinheiro do caixa automático e estou fazendo gastos com eles normalmente.

    Cartões internacionais de crédito são aceitos nas máquinas e nos guichês que ficam nas estações de metro. No aeroporto só tem a máquina, não tem guichê. Os passes (titres) das máquinas não recarregáveis o Opus Card (smart card) é recarregável mas só pode ser adquirido nos guichês. Nos ônibus pagamento em dinheiro somente em moedas e no valor exato da passagem CAD 3,25.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito