Quando a bagagem sai o preço da passagem…

Excesso de bagagem -- hmpf!

É o problema de comprar passagem no varejo, picadinho: de vez em quando aparece alguma taxa que não estava no gibi. Nos vôos da Jet Blue (Nova York-Burlington), da United (Buffalo-Los Angeles via Washington) e no primeiro da US Air (Los Angeles-Flagastaff via Phoenix) não nos cobraram nenhuma sobretaxa baseada em peso. Na JetBlue a primeira mala é grátis; na United e na USAir paga-se 25 dólares (pagamos).

Mas eis que, aqui no aeroporto de Flagstaff , o check-in da US Air disse que a nossa bagagem estava um número obsceno de pounds acima do permitido, e nos cobrou não 25 dólares por mala, mas… 125 dólares !!! (Ou seja, 90 dólares de excesso por mala.)


Como a passagem, com taxas, tinha saído 130, você deve imaginar como me sinto neste momento, no café do aeroporto, blogando o prejuízo.

(Atualização: não consegui subir a foto, então só estou publicando o post aqui em Las Vegas mesmo.)

Tentamos argumentar que na vinda a mesma US Air não tinha nos cobrado nada, mas ele bateu o pé e disse que nada podia fazer, porque a balança estava ligada ao computador. (Caso a gente tivesse voado desde o Brasil de US Air ainda teríamos alguma margem de negociação…)

Ou seja: acabei caindo na mesma armadilha que eu recomendo que ninguém caia nas viagens à Europa, quando o barato das low-costs no meio do caminho pode acabar saindo caro.

Enfim, fica a dica: numa viagem pelos Estados Unidos menos ziguezagueante do que essa minha, compare quanto custa fazer o máximo por uma mesma companhia, conservando a franquia da bagagem internacional.  Caso fique bem mais em conta fazer por um bem-bolado picadinho, entre nos sites das diferentes cias. aéreas para ver a política de cobrança de bagagem de cada uma para não ter surpresinhas desagradáveis como esta.

Viajando e aprendendo 😳

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


75 comentários

Ou consulte um agente de viagens que vai te dar todas essas informações sem te cobrar nada mais por isso…e melhor ainda pode pesquisar para você em todas as cias aéreas ao mesmo tempo e ver qual conecta com o destino interno que vc quer e qual a melhor rota.
Não estou falando daqueles agentes de viagens que vendem excursão, pacotoes pre-moldados de um portfolio pronto de uma grande operadora, claro!
Mas contar com um bom profissional independente encurta o seu tempo de busca por meio de conhecimento tecnico adquirido ao longo de anos, do dia a dia ….experiencia e conhecimento que um não profissional não consegue adquirir e cai em roubadas!

😉

Riq, vcs estavam com apenas uma mala cada um? Às vezes o peso em excesso em uma única mala é o que sai caro, pois a franquia por lb adicional é bem proibitiva. Uma segunda bagagem despachada ficaria em trinta e cinco dólares. Um abraço pra vcs

    É isso! Exatamente.

    Vale lembrar que mesmo que os vôos sejam todos no mesmo bilhete, o excesso de peso por volume pode ser cobrado. Tá no “fine print” das cias. aéreas. Na British Airways, por exemplo, eles tem até uma lista de aeroportos com restrições operacionais de peso, onde vc não pode embarcar com mais de 26kg por volume em hipótese alguma e outros onde as multas de excesso de peso por volume são dobradas.

Chato. Mas, tô com a Fabiana: tomara que vc recupere mil vezes isso na primeira brincadeirinha de jogatina por aí :mrgreen:
Falando em bagagem, voei agora de Paris a Barcelona pela Vueling (excelente voo, por sinal), que pede pagamento antecipado de 12 euros por mala despachada com até 20kg (na hora sai 20, se não me engano). Paguei direitinho na hora da compra do voo mas me surpreendi que, em Orly, eles não estavam pesando as malas já pagas antecipadamente, o que normalmente as low cost fazem com ultra afinco…

    Mari… farei 03 trechos com a Vueling a partir da próxima semana: LIS/BCN, BCN/ROM e ROM/ORY.

    Tb paguei antecipado pelo despacho de mala. Mas tô preocupado com a bagagem de mão. Tô levando uma mochila e tenho receio deles tentarem complicar o check in.

    Como tava a fiscalização qto à bagagem de mão? Podia ter algum item fora dela (tipo: máquina ou casaco)?

Sacanagem … bora pro bar-bar-bar fzer as moedas pingarem nos copos até alcançar 250 verdinhas de resultado 😀

No picadinho, haja contrato de viagem pra ler antes de cada trecho pra poder se enquadrar tim-tim-por-tim-tim nas variáveis das companhia.

Mas tem aquela vantagem: o picadinho te dá a liberdade de voar por qualquer aeroporto, principalmente aquele pertíssimo de onde você está mas que as cias grandonas não voam. Te dá um mundo de horários pra escolher e dá pra encontrar praticamente qualquer trecho sem escala, mesmo aqueles Interiorzão dos EUA – Interiorzão dos EUA.

Por isso eu nem pesquiso outras empresas. Faço todos os voos pela American Airlines e não tenho prejuízos e dor de cabeça.
Sendo membro elite ainda tenho os diferenciais. Por isso é importante a fidelidade!

Que chato , Riq! Também comprei minha passagem da Filadélfia para Aruba pela USAir e só fui saber que pagaria pela mala depois de comprado o bilhete, quando fui clicar no link que levava às regras de bagagem.
Aliás, eu poderia despachar até 3 malas, pagando US$25 por mala de 20 ou 22 kg (não lembro), mas eles salientavam que se uma delas ultrapassasse este limite a multa seria bem alta.
Também dizia algo sobre check-in de mala grátis para frequent flyers da StarAlliance. Eu cadastrei meu número da TAM, mas não consegui esclarecer este ítem. Preferi me ater ao limite mesmo…

Tenho certeza que Vc vai recuperar tudinho na primeira brincadeira em Vegas!!!!

Beijinhos

E como é voar na JetBlue?

    JetBlue é uma boa empresa. Eu ia voar nela agora, mas desisti justamente pela franquia de bagagem.

    Gabriel, todas as cias. americanas estão apertando as políticas de bagagem.

    Riq, o seu excesso nào foi pago pela bagagem estar acima de 70 pounds? Acima desse limite, uns regulamentos novos exigem manuseio especial, raio x de bagagem despachada especial etc.

    Uma vez a United queria me cobrar $ 200 de excesso de bagagem em um vôo para o Brasil pq ela tinha 73 pounds. Eu saí da fila, tirei 2 livros e um casaco da mala, que passou a ficar com 69 pounds, e nada paguei.

    Gabriel, fidelidade a companhias para conseguir status elite e seus privilégios é uma ótima estratégia e acho muito bacana que você traga a sua experiência para cá. Mas é uma estratégia interessante para um determinado perfil de viajante. E ainda assim não funciona em absolutamente todas as situações. Neste trecho, por exemplo, de nada adiantaria eu ser AAdvantage Platinum, porque a American nem voa para Flagstaff…

    Claro, sempre existem casos e casos. Mas, com a fidelidade em qualquer companhia aérea, você só tem a ganhar.
    Na Continental, por exemplo, você com status elite pode ter até 3 malas de 32 kg.
    Já na Copa, dependendo do seu nível, você consegue upgrade para executiva com facilidade.
    Fora isso, se você não for fiel, poderá ter as milhas espalhadas e nunca conseguirá emitir uma passagem com elas.

    Foi por estar acima de 50 libras (agora eu sei porque fui lá no site ver hehe). Uma tinha 57, a outra 59. De repente a gente até conseguiria mexer na configuração das malas (botar todos os livros e revistas nas mochilas, por exemplo; uma das mochilas estava carregando dois travesseirinhos de pescoço), mas na hora eu não entendi direito o que estava rolando, pensei que ele estava cobrando por quilo ou pound extras e não teria como diminuir drasticamente.

    Ou seja Riq, pelo que entendi, se vocês tivessem colocado este pequeno excesso em uma terceira mala, pagariam 25 dólares por ela ou daria até para deixar na mala de mão… 🙁

    Esta última viagem foi a primeira que pesei a minha mala antes de sair de casa, de não neurótica que eu fiquei quando vi as regras. E queria muito ter uma balança no hotel para pesar novamente antes de ir para o aeroporto.

    Acho que a segunda mala custa um pouco mais caro do que isso, mas sim, seria o caso. Só que o aeroporto de Flagstaff nem loja tem…

    Ano passado fiz o trecho LAX-JFK (Los Angeles a New York nonstop) pela Jetblue. Fora o detalhe de ter que pagar USD 25.00 pela 2a mala (como explicado pelo Riq acima), e o fato do fone de ouvido ser opcional (é cobrado USD 2,00 no portão de embarque, caso voce queira um), fiquei bem satisfeito com o serviço honesto da Jetblue (achei melhor do que o padrão Gol, por exemplo…). O avião utilizado neste trecho foi um Airbus 320 (eles tambem utilizam os brasileirissimos Embraer EMB 190 nos trechos mais curtos). A bordo, achei as poltronas confortaveis, tem telas LCDs individuais(programação da DirecTV ou filmes pay-per-view), snacks (salgadinhos) e refrigerante a vontade (não cobraram nem o repeteco). Enfim, gostei muito e viajaria com eles de novo.

    Eu voei de JetBlue de Chicago para Boston e achei o voo super tranquilo. Não paguei para despachar a bagagem porque tinha apenas uma mala. É basicamente como voar pela Azul, um voo mais descontraído, digamos assim 😀

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito