De carro na Califórnia, parte 3: de Carmel a Big Sur

Big Sur, Califórnia


Atenção: Highway 1 reaberta

  • Desde 20 de julho de 2018 o trecho de Ragged Point está reaberto ao tráfego, possibilitando percorrer toda a Highway 1 pela costeira. Leia aqui.

O segundo dia da travessia amanheceu feio — mas lá pelas 10, oba!, as nuvens foram se dissipando. Precisei trabalhar online, então só conseguimos sair perto do meio-dia.

O dia seria dedicado à segunda parte do filé (ou do medalhão de Kobe) da viagem: a costeira de Big Sur.

Por circunstâncias alheias à nossa blogagem, o objetivo não era muito ambicioso. Como a Highway 1 estava interditada logo depois de Big Sur (por desabamentos ocorridos durante enxurradas; não está mais), eu resolvi apenas marcar um almoço no restaurante do hotel Post Ranch Inn. De lá eu voltaria a Carmel e iria em direção à Highway 101 para seguir ao sul.

Foram 50 quilômetros daquilo que os antigos chamam de ~mais puro deleite visual~.

Carmel Mission

Na saída de Carmel, demos uma paradinha na Missão — e estava rolando uma primeira comunhão! (Tem pelo menos uma garota que não estava gostando muito da situação, não.)

Carmel Mission

Basta sair da zona urbana para a estrada se transformar numa mega-Niemeyer. Ou numa Rio-Santos sem construções (e com mais mirantes).

Big Sur, Califórnia

Big Sur, Califórnia

Big Sur, Califórnia

A comparação não é gratuita. Temos coisas tão-bonitas-quanto bem pertinho de casa.  (Uma costeira dessas em Itacaré ou mais pertinho da praia no norte de Ubatuba seriam um show igual.) Mas a posição da estrada e a paisagem intacta, sem vestígios de urbanização, realmente fazem diferença.  É uma lindeza.

Big Sur, Califórnia

Big Sur, Califórnia

Big Sur, Califórnia

De novo, os mirantes se sucedem, e a gente não consegue não parar em todos.

Big Sur, Califórnia

Lá pelo 40º quilômetro, porém, a estrada se afasta do precipício e entra numa região de parques. Por ali, logo no começo, se esconde a praia mais famosa do pedaço, a Pfeiffer Beach (é preciso pegar o Sycamore Canyon Drive, a única estrada asfaltada à sua direita entre os Correios — Big Sur Post Office — e a entrada do Pfeiffer big Sur State Park).

Big Sur, Califórnia
Mas eu não sou muito a favor de ter trabalho para achar praias que não vou aproveitar… então nem tentei achar.

Fui direto para o Sierra Mar, o restaurante do Post Ranch Inn, que funciona para almoço das 12h às 15h e aceita reservas de não-hóspedes.

Post Ranch Inn

Post Ranch Inn

O hotel é um dos precursores da onda do luxo despojado (as diárias das cabanas mais simples começam em US$ 550). Mas a vista é um sonho. E a comida, bem boazita (espere gastar uns US$ 140 para duas pessoas com entrada, prato e uma taça de vinho para cada. Mas o cardápio tem até hamburger).

Sierra Mar, Post Ranch Inn, Big Sur, Califórnia

Sierra Mar, Post Ranch InnSierra Mar, Post Ranch Inn

Já passavam das três da tarde quando retomamos a viagem… mas isso é assunto para o próximo post.

Parcial Carmel-Big Sur: 50 km

Total desde San Francisco: 263 km

Leia mais:

Passagens mais baratas para San Francisco no nosso parceiro Kayak

Passagens mais baratas para Los Angeles no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel em San Francisco no Booking

Encontre seu hotel em Los Angeles no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro em San Francisco na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Alugue carro em Los Angeles na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões Califórnia com a Viator

54 comentários

Legal demais. No dia 6 de maio eu e minha namorada fizemos o mesmo que o Eduardo pois queriamos passar também no Julia Pffeifer Burns State Park. E foi exatamente como o Eduardo relatou. Um tempo para subir a montanha (trecho meio chato) e depois fica tranquilo. E também não fomos revistados pelos militares. Achei que valeu a pena.

putz! sério que passa numa área militar e pode rolar revista de bagagens e tudo? oh lord…

Gostei do princípio ao fim!!! Eu quero ir para esse lugar visualmente magnífico, de naturaleza portentosa.
Adorei essa estrada com vistas de vertigem!!!
Simplemente bello!
Parabéns pela viagem!

Faltou o relato do Viajar e Pensar no Big Sur:

https://viajarepensar.blogspot.com/2010/06/dicas-da-california-o-imperdivel-big.html

Boa Viagem!!!
😉

    Oi Alessandro!

    Vi o mapa que vc fez e percebi que do ponto C (Carmel) ao ponto D (Big Sur) vc dá uma “volta”. Por que vc não continou pela H1 nesse trecho?
    Obrigado!!!

    Eduardo,
    Foi falha minha na hora de fazer o mapa. Eu não dei essa volta toda não e segui direto pelo H1 mesmo. Vou consertar. Valeu pelo aviso!

    i Alessandro!

    Vi o mapa que vc fez e percebi que do ponto C (Carmel) ao ponto D (Big Sur) vc dá uma “volta”. Por que vc não continou pela H1?
    Obrigado!!!

Com essas interdições na estrada estou morrendo de medo de agendar o Hearst Castle. A ideia é sair de Carmel por volta do meio-dia e marcar o Hearst para às 15:40, último horário. O que vcs acham?
Farei isso no dia 20/07.

    Olá, Silvia! Com a estrada livre, já é difícil fazer isso, porque naturalmente você vai querer parar muito. Se a estrada continuar interditada, vai ser impossível — você precisaria ir até San Luis Obispo por dentro para então subir de novo ao castelo.

Olá a todos, parabéns pelo post, está excelente mais uma vez, Riq. Foi um revival de 2 semanas atrás, qdo fiz o mesmo trajeto. Optei por pegar a Nacimiento Rd em vez de retornar a Carmel pra pegar a Hgw 101 (na altura da cidade de Bradley) e não me arrependo, na verdade, gastamos apenas cerca de 1h10 da rodovia costeira para chegar na 101. Retornando, o tempo gasto seria bem maior. Tirando a parte inicial, que é realmente muito mas muito mesmo sinuosa (gasta-se mais de meia hora pra rodar alguns poucos quilômetros), o restante é tranquilo e não tivemos problema com a base militar, somente ter que andar um pouco atrás de carros militares, sem ultrapassar, a uns 40 km/h. Abraços a todos

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito