Punta Cana: quando (não) ir à Ilha Saona

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Playa Dominicus, Bayahibe

Eu tinha dois motivos para me demorar dois dias em Bayahibe, a caminho de Punta Cana. A primeira, dar uma olhadinha no destino e entender esta praia dominicana (consegui; o próximo post vai falar disso).

A segunda era dar um pulinho na Ilha Saona, o passeio mais popular entre os turistas que vêm pra cá. As lanchas e catamarãs saem dali de Bayahibe; quem está em Punta Cana precisa rodar duas horas de bumba. Ou seja, é um repeteco dominicano do esquemita Maceió-Maragogi. Ano passado não tive tempo, porque estava investigando as diferenças entre os trechos de praia de Punta Cana e entre as diversas categorias de hotéis. Este ano a ilha não me escaparia: ficando duas noites, eu teria três dias disponíveis para o passeio. Um dos dias tinha que ser bonito.




São Pedro, porém, não cooperou. O primeiro dia estava chuvosíssimo. O segundo dia amanheceu fechado e só foi abrir à tarde (por sinal, ficou uma tarde belíssima). Tudo levava a crer que o terceiro dia amanheceria livre da frente embaçada (chama-se "zona de baixa pressão") que tinha estacionado sobre o leste da ilha.

Mas qual: as nuvens voltaram -- a foto do alto foi tirada na praia do hotel. E então eu decidi tirar o time. Passeios de barco para ver águas cristalinas são, por definição, feitos em dias de solaço. Fica pra uma próxima.

Talvez eu faça esse passeio desde Punta Cana, mas acho difícil. O tempo precisa ficar estável e esplendoroso rapidamente, o que acho difícil de acontecer até o fim de semana.

De mais a mais, ideologicamente eu acho que passeios de barco devem ser feitos a partir do lugar onde você está. Viajar algumas horas para pegar um barco, aqui, em Alagoas, no Rio ou em qualquer outro lugar que não se chame Grécia no alto verão, é pedir para ver o tempo virar antes de você chegar. Toy fuêra...

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


47 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
zuzu
zuzuPermalinkResponder

Que pena Riq!

Danielle S.
Danielle S.PermalinkResponder

Tomara que o tempo melhore! Quarta embarcamos pra Punta Cana em Lua de Mel... A princípio, o único passeio q pretendemos fazer será para nadar com os golfinhos (quero mto isso).

Eric Cortez
Eric CortezPermalinkResponder

É bem legal Danielle, recomendo. Minha esposa curtiu bastante nadar com os golfinhos. Só achei carinho, carinho... smile

Tadeu Zanoni
Tadeu ZanoniPermalinkResponder

O passeio dos golfinhos vale a pena mesmo. Fiz em janeiro...

leticia mota
leticia motaPermalinkResponder

Ola Rick.

Estive em Punta Cana no final de março/começo de abril e adorei a viagem. Fui a Ilha de saona como quase todos os turistas. A ilha e linda e o mar e de tirar o folego, mas nao sei se voltaria. A viagem do hotel ate o "porto" para pegar o catamara e muito demorada. E o tempo muda mesmo. Saimos do NH Real Arena com o dia nublado, depois fechou ainda mais, chuviscou e depois e que o sol realmente apareceu. O passeio dura o dia inteiro e a gente passa mais tempo no traslado do que na ilha. de qualquer forma, vale a pena. Mas ha de se ter paciencia.

A proposito, baseei minha viagem em dicas que vc e seus seguidores deram no site e posso confirmar que todas foram muito boas.

O hotel escolhido e um espetaculo tanto na estrutura, quanto no serviço e no atendimento.

E o povo e muito acolhedor.

Para quem quer curtir o hotel e laragtear a beira da piscina Punta Cana e o paraiso.

Obrigada.

Henrique Pereira

Estou em Punta Cana neste momento. Mais precisamente no NH Royal Beach, que agora como eles dizem por aqui "cambiou" de nome. Agora se chama Secrets Royal Beach. O vizinho NH Real Arena agora é Now Larimar.
Escolhi o hotel tbm com ajuda tbm do site. Estou gostando muito. Pessoal bem acolhedor e atencioso. Serviço mto bom e comida boa tbm. Único porém é a vista para o mar dos quartos. Se vc quer um Ocean view verifique se realmente compensa, pois os quartos normais a vista é parcial, de frente pra piscina e com mar ao fundo (na lateral) e não frontal como se imagina. As vistas frontais são apenas das suítes.

Com relação ao passeio na Ilha Saona fizemos a dois dias atrás e gostamos. É o verdadeiro mar do Caribe já que a maioria dos hotéis em Punta Cana estão no Oceano Atlântico. O lugar é bastante bonito, principalmente as piscinas naturais onde a maioria das excursões passa antes de chegar na ilha. O inconveniente é realmente ter de se pegar ônibus para se chegar até o local onde se pegam os barcos. Fica cansativo e se desperdiça o tempo do passeio, além da questão da mudança de tempo. Mas no nosso caso o tempo colaborou. Saímos do hotel com tempo nublado e chegamos lá com tempo ensolarado. Deu pra aproveitar o passeio.

Mas no geral recomendo o destino, o hotel e o passeio. Por um preço mais barato que em outros locais, da pra se curtir um hotel All-inclusive uma paisagem bonita e atendimento muito bom.

Luciana Bordallo Misura

Foi por isso que nao fizemos o passeio, quando vi o tempo de onibus, desisti...ainda mais com crianca!

Soraya
SorayaPermalinkResponder

Chegamos no sábado de Punta Cana e adoramos fazer o passeio a Ilha Saona, é belíssimo.

fabi c
fabi cPermalinkResponder

Quando nós fomos, o tempo virou quanto estávamos no barco.. Mas de ruim, passou a um super sol. Neste caso, valeu muito a pena e foram as fotos mais bonitas da viagem, disparado! É um pouco chato ficar duas horas no ônibus, mas depois compensou.. Ate porque dificilmente se fica em hoteis mais perto da ilha.. Eu recomendo.

Ernesto, o pato

Pena Riq....

Tadeu Zanoni
Tadeu ZanoniPermalinkResponder

Riq, vc está certo: é muito tempo de traslado. Com a desvantagem que vc não tem tempo e nem lugar para tomar um banho e trocar de roupa para a viagem de volta. Assim, são duas horas com o corpo úmido de água do mar. Podia ser melhor.

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Lástima do tempo... com sol é melhor ir as praias...

flavia
flaviaPermalinkResponder

Olá Carmen, devo chegar em Punta Cana amanha, e aprevisao do tempo nao é nada animadora, ta muito ruim o tempo por ai? Ficaremos no Hard Rock

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Flavia, desculpe o mal-entendido, mas eu não estou em Punta Cana...

Adriana Cristina

Alguem pode informar os preços dos passeios? Parece q no Hard Rock quem tem o bônus de 500 dólares pode descontar no passeio à ilha, alguem confirma? Estou indo agora em agosto.

É ótimo poder contar com as informaçoes aqui..

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Veja o relato de uma leitora que acabou de voltar do Hard Rock Hotel e usou os créditos para fazer passeios: http://www.viajenaviagem.com/2010/11/vou-para-o-caribe-e-me-dei-conta-que-e-inverno-e-agora/comment-page-1/#comment-144391

Mas veja que condições de ofertas são específicas de cada reserva. Não dá para generalizar.

Só recomendamos o bate-volta à Ilha Saona se o tempo estiver bastante firme e você tiver muita disposição.

No post sobre passeios de Punta Cana você tem acesso aos sites e aos preços atualizados:
http://www.viajenaviagem.com/2010/06/punta-cana-os-passeios/

Luana Balbine
Luana BalbinePermalinkResponder

Olá, pretendo ir ao Punta Cana em Setembro com começo de Outubro, é uma boa época de calor não?
Quais são as vantagens do Iberostar- Punta Cana?

ligia bigatte
ligia bigattePermalinkResponder

Por Favor, tenho uma viagem marcada pra Bayahibe, mas gostaria de saber se o mar e azul mesmo ou as fotos da internet tem muito photoshop?
Se alguem puder me responder agradeco.
Ligia.

Fabio Vasques
Fabio VasquesPermalinkResponder

Senhores, boa tarde. Eu gostaria de saber como é o tempo em Janeiro lá em Punta Cana. Se se alguém já ficou hospedado no The Punta Cana Hotel e no Riu Palace.
Desde já agradeço.
Fabio

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Fabio! Veja as médias de temperatura e chuvas em Punta Cana no Weather.com: http://www.weather.com/outlook/travel/businesstraveler/wxclimatology/monthly/graph/DRXX0022

As opiniões dos nossos leitores sobre resorts em Punta Cana estão compiladas neste post: http://www.viajenaviagem.com/2011/01/hoteis-de-punta-cana-os-depoimentos-dos-leitores/

Rita Lopes
Rita LopesPermalinkResponder

o que levar na bagagem?roupas,calçado,chapéu,etc.....
qual quantia em dolar?há opções à noite pra quem vai desacompanhado? quais passeios mais apreziveis?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rita! Tudo o que você pergunta, e mais o que ainda não lhe ocorreu perguntar, está respondido a partir destas duas páginas:

http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/punta-cana-ricardo-freire

http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/punta-cana-ricardo-freire/punta-cana-links-e-posts

milene
milenePermalinkResponder

Olá

Pretendo ir à Punta em julho do ano que vem.Teri problemas com furacões???

Estou receosa com isso e com muitas chuvas.

Aguardo sugestões

Valeu Milene

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Milene! Não é provável, mas tampouco é impossível. A estação de furacões começa em julho; engrena em agosto.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2010/06/furacoes-no-caribe-um-balanco/

Gabi
GabiPermalinkResponder

Oi Ricardo!
Estive em Punta em lua de mel, na semana de 22/11 a 29/11.
Fizemos o passeio e torcemos pelo tempo bom e deu certo! São Pedro não nos sacaneou e tivemos um dia muito agradável.
O passeio é um pouco cansativo, claro, pois saímos do hotel as 7h e voltamos as 19h. Mas valeu a pena.
Estávamos no Barceló Palace Deluxe e tivemos que pegar o bumba de 2h. Mas foi tranquilo, achei até que passou bem rápido. A guia que nos acompanhou ia falando de algumas peculiaridades dos locais por onde passávamos e isso ajudou o tempo a passar.
Nosso passeio ia antes para Altos de Chavón, uma cidade de pedra, tudo bem lindo. Mas espetacular mesmo é a ilha, aquele mar absurdo do Caribe, sensacional! Valeu muito a pena.

Luiz Felipe
Luiz FelipePermalinkResponder

Descobri um tour pra Ilha Saona que parece ser bem bacana, e é muito bem recomendado no Trip Advisor. A operadora chama Coligrin Tours (Capitan Gringo). (http://www.saona-tours.com). Tem duas excursoes deles pelo mesmo preço ($50,00 desde Punta Cana), uma delas além da Ilha Saona vai no Rio Chavon e na Ilha Catalinita, A outra vai somente na Isla Saona, mas numa praia que nenhuma outra operadora vai (Canto de la Playa). Ambas as excursões tem almoço com lagosta! smile Estou muito interessado em fazer essa excursão. Só estou em dúvida de como que faz pra pegar esse onibus (bumba), pois pelo que eu vi no site da operadora preço também a partir de Punta Cana. Será que algum representante deles busca no resort e vai com a gente no onibus? Vou deixar aqui os links que eu descobri a respeito do Capitan Gringo pra quem quiser fazer excursao com eles também:

http://www.saona-tours.com

http://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g790204-d1963454-Reviews-Capitan_Gringo_Saona_Tours-Isla_Saona_Dominican_Republic.html

http://www.portaldasviagens.com/topic/4464-report-excursao-ilha-saona-canto-de-la-playa-pelo-operador-capitan-gringo-30062009/

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:QXkoYyL8kfMJ:www.voltaomundo.net/forum/viewtopic.php%3Ff%3D121%26t%3D4400+Isla+Saona+-+Canto+de+la+Playa+(Capitan+Gringo)&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=safari

Luiz Felipe
Luiz FelipePermalinkResponder

Pelo que eu li em fóruns parece que essa operadora (Capitan Gringo) te busca no resort em Punta Cana e já te leva direto para o porto de Bayahibe! Melhor que isso não há! smile Descobri mais um link a respeito da excursão, que realmente parece tem um custo benefício muito bom!!

http://fororepublicadominicana.com/costa-sudeste-dominicana-punta-cana-foro/isla-saona-con-capitan-gringo-t191.0.html

Estou indo pra Punta Cana dia 9 de Janeiro, espero que o tempo por lá esteja firme! Pelo menos nessa época parece que deve estar, hehehe!

Um abraço a todos, espero que esse post ajude! smile

Luiz Felipe
Luiz FelipePermalinkResponder

Retificando o preço da excursão. Na verdade eu coloquei o valor em Euros, aí é só converter para o equivalente em dolares, que da por volta de US$70,00. Lembrando que nesse preço já tem o translado incluido para Bayahibe e almoço com lagosta lá na ilha!

Paulo
PauloPermalinkResponder

Luiz Felipe,

Eu tb já estive na Ilha Saona, mas pela via "tradicional". Fiquei muito interessado nessa sua dica, pois voltarei para o paraíso, digo, Punta Cana em agosto.

Assim, por gentileza, poste aqui suas percepções sobre o passeio depois que retornar!

Lili
LiliPermalinkResponder

Boa noite! Vou em Novembro. Alguém conhece o hotel Sanctuary Cap Cana? Grata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lili! Até o momento não recebemos resenhas de leitores que tenham ficado no Sanctuary Cap Cana. Para ver as opiniões de hóspedes no TripAdvisor, consulte:
http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g147293-d1022212-Reviews-Secrets_Sanctuary_Cap_Cana-Punta_Cana_Dominican_Republic.html

Thalita
ThalitaPermalinkResponder

Pessoal, irei para Punta Cana na próxima sexta, dia 16 ! Estou super empolgada com as fotos e com os comentários de vocês.
E com certeza quero conhecer a Ilha de Saona.
Algum comentário, sobre o Hotel Melia Caribe Tropical?

Luis Gustavo P. Montanheiro

Estarei em Punta Cana no dia 01/05/2012. Para ir a Ilha Saona, tem alguma forma de ir direto de Punta Cana, não precisando ir até Bayahibe?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luis Gustavo! Não tem não, se tivesse a gente teria dito...

Marleny
MarlenyPermalinkResponder

Voces saberiam me informar se o mes de setembro o tempo está bom em Punta Cana, quer dizer, tem sol? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marleny! De maio a novembro acontece a temporada de furacões do Caribe. Em Punta Cana você pode pegar pancadas de chuva como temos no verão brasileiro. Leia mais:
http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/punta-cana-ricardo-freire/

Marleny
MarlenyPermalinkResponder

Vixe!!! vou torcer então para que não aconteça em setembro, pois estarei por lá. O último foi em setembro de 2004, só sendo mesmo muito pé frio... rsrs. Muito obrigada "A Bóia".

Walter
WalterPermalinkResponder

Estou planejando viajar para Punta Cana em Outubro de 2013. Sei que é temporada de furacões no Caribe essa época. Fora isso, gostaria de saber a intensidade de chuva para o mês. Corro o risco de pegar 5 ou 7 dias só de chuva em Outubro?

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Temos maiores informações sobre o Capitan Gringo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Infelizmente não temos.

Walter
WalterPermalinkResponder

Olá. Gostaria de saber a melhor fase da lua para ir ao Caribe. Lua Cheia e Nova ensejam maré alta. Faz alguma difença isso em Punta Cana? Qual a melhor época do mês para viajar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá. Walter! Não faz diferença por lá, não.

Leia sobre chuvas no Caribe aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

Dayseane
DayseanePermalinkResponder

Olá estou pensando em ir para Punta cana em 19/9/2013 o pacote que estou olhando e no hotel:Sirenis Cocotal Beach Resort Casino & Spa o que vc tem a me falar questão do clima em setembro pois não posso pegar muito sol.
e estou em duvida pois na agencia me ofereceram cancum na mesma epoca o que é melhor? Punta Cana ou Cancum?? em setembro

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dayseanne! Não é um mês ideal para ir a nenhuma das duas.

Veja:
http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

O Sirenis fica numa praia com ondas, sugerimos que você escolha um resort numa praia de águas mais calmas.

Comece a sua pesquisa aqui:
http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/putna-cana-ricardo-freire